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Hyundai Kauai perde força de aceleração

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    Hyundai Kauai perde força de aceleração

    Boas,

    Eu estou com um problema num Kauai de 2018, por vezes durante a aceleração em esforço (subidas maioritariamente) o carro deixa de "ter força" e só se resolve desligando a viatura.
    Ir na autoestrada a 120 numa subida e de um momento para o outro nem a 50 km/h consegue andar, sente-se mesmo o carro a deixar de acelerar imediatamente.
    Parece-me que este problema acontece mais com o AC ligado.

    Duas oficinas Hyundai e ninguém dá com o problema, como é uma situação que acontece ocasionalmente torna-se dificil de replicar e uma das oficinas disse mesmo que como não acende luz de motor não há problema nenhum, na outra cobraram por uma "actualização do software do motor" que não resolveu absolutamente nada.

    Alguém tem alguma ideia de como poderei resolver este problema?​

    #2
    Boas,

    Compreendo que seja completamente frustrante andar com o carro nessas circunstâncias.
    Sendo Hyundai deduzo que tenha 7 anos de garantia (se os requisitos forem cumpridos - revisões na marca, etc.)

    Esses que cobraram por uma "actualização do software do motor" que não resolveu absolutamente nada, mereciam que se preenchesse o livro de reclamações.
    E pede sempre orçamento antes, do que eles planeiam fazer.

    As possibilidades que vejo para já, seriam :
    - ir à oficina de outro concessionário e dizer que embora outros não tenham conseguido descobrir o problema, é impraticável andar com o carro assim;
    - se isso não for possível, voltar à oficina inicial e insistir para que resolvam o problema.
    (Mas não voltes aqueles que disseram: "como não acende luz de motor não há problema nenhum", pois esses claramente não têm competência para diagnosticar e resolver o problema.)

    Se já não estiver na garantia, o melhor mesmo é procurar um bom mecânico multi-marcas, que mais provavelmente conseguirá diagnosticar e resolver isso, do que alguns dos intrujas das 'marcas'.

    Depois se possível diz qual era o problema e como o resolveram.

    Boa sorte.

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      #3
      Obrigado pelas sugestões, infelizmente a garantia era de 5 anos e estes já passaram.

      De facto é frustrante, principalmente em viagens mais longas, ainda no fim de semana passado a voltar de Vigo, na AE entre Cerveira e Viana lá voltou a acontecer.

      Estas duas oficinas eram as únicas representantes da Hyundai aqui em Braga, talvez experimente levar a outra em alguma cidade aqui perto ou então como sugerido ir a uma multi-marca.

      Editado pela última vez por Liam2000; 24 August 2024, 10:01.

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        #4
        Passa na AM Auto - David Monteiro.
        É um esticãozito mas certamente que te resolve o problema

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          #5
          Boa noite, estou exatamente com o mesmo problema com um Kauai 2018, o carro por vezes em subida, perde aceleração e fica nas 3000 rpm, não surge qualquer luz sinalizadora, levei a uma oficina de diagnóstico e não detetaram qualquer erro. Pelo que já fui lendo, pode ter a ver com problemas no sensor do turbo, Liam2000 continua com a mesma dificuldade, ou já resolveu ?
          Editado pela última vez por Nene12; 09 September 2024, 22:33.

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            #6
            Aos 2 com o problema relatado: as velas foram substituidas no tempo estipulado?

            "In a GDI engine, on-time spark plug changes are absolutely vital to keeping the engine running clean — which is a great way to keep valve gunk deposits at bay. Most drivers should follow the “severe” spark-plug service interval in the owner’s manual, and change the spark plugs not a moment later than specified. Assume the used GDI-powered car you’re considering is overdue for a new set of plugs until you see service records or receipts that prove otherwise.

            Even a slight stretching of spark plug replacement intervals can result in dirtier combustion which creates more gunk-causing contaminants. Dirty spark plugs also cause strain on other ignition system components like ignition coils. This can further dirty the combustion process, creating a rapid snowball effect towards valve-gunk disaster. Do not underestimate the importance of on-time spark-plug changes and a healthy ignition system in the GDI engine."​

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              #7
              Obrigado pela resposta mpereira, a minha aquisição foi recente, não tenho essa informação, mas quando foi à máquina não acusou nada, falei ao mecânico e eletrecista se não podia ser das velas, desvalorizaram e indicaram que se fosse velas a máquina acusava e que teria outros sintomas no carro, como por exemplo o ralenti inconstante ou custava pegar a trabalhar. Estou mesmo desanimado com a situação, vou fazer um diagnóstico na Hyundai para ver se detetam algum erro, mas isto do momento para o outro em AE a puxar o carro descer para as 3000rpm é bastante perigoso, num espaço de um mês já me aconteceu 2 vezes e amabas não surgiu qualquer luz avisadora no painel, não posso continuar a correr estes riscos. Mas vou pedir para ver as velas de ignição e agradeço contribuições no tópico

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                #8
                Originalmente Colocado por Nene12 Ver Post
                Boa noite, estou exatamente com o mesmo problema com um Kauai 2018, o carro por vezes em subida, perde aceleração e fica nas 3000 rpm, não surge qualquer luz sinalizadora, levei a uma oficina de diagnóstico e não detetaram qualquer erro. Pelo que já fui lendo, pode ter a ver com problemas no sensor do turbo, Liam2000 continua com a mesma dificuldade, ou já resolveu ?
                Nene12 infelizmente continuo com o problema e pelo que vejo em forums estrangeiros há mais pessoal na mesma situação.

                Nos EUA a Hyundai está a fazer recall a várias viaturas com um problema que parece ser o nosso: https://1310kfka.com/abc-news/u-s-ne...f-drive-power/

                Há uns dias ligou a luz de motor e dizem que vão ter que trocar uma válvula do Turbo e que também pode estar relacionado com o problema.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                  Aos 2 com o problema relatado: as velas foram substituidas no tempo estipulado?

                  "In a GDI engine, on-time spark plug changes are absolutely vital to keeping the engine running clean — which is a great way to keep valve gunk deposits at bay. Most drivers should follow the “severe” spark-plug service interval in the owner’s manual, and change the spark plugs not a moment later than specified. Assume the used GDI-powered car you’re considering is overdue for a new set of plugs until you see service records or receipts that prove otherwise.

                  Even a slight stretching of spark plug replacement intervals can result in dirtier combustion which creates more gunk-causing contaminants. Dirty spark plugs also cause strain on other ignition system components like ignition coils. This can further dirty the combustion process, creating a rapid snowball effect towards valve-gunk disaster. Do not underestimate the importance of on-time spark-plug changes and a healthy ignition system in the GDI engine."​
                  Fiz as revisões todas na marca, presumo que eles saibam o que fazem, eu pessoalmente não percebo nada do assunto.

                  Mas faz sentido o que dizes, há uns tempos quando coloquei a situação num grupo de FB um utilizador disse ter tido o mesmo problema e que eram as velas.

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                    #10
                    Obrigado Liam 2000, Acho muito estranho esta situação, não me parece ser esse recall nos EUA porque se assim fosse, havia mais desesperados como nós e já existiam mais posts na internet. Uma pergunta no por favor, agora que tem uma luz amarela , já lhe disseram qual o erro? e em que circunstância foi despoletada, subida e o mesmo comportamento, perda de aceleração?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nene12 Ver Post
                      Obrigado Liam 2000, Acho muito estranho esta situação, não me parece ser esse recall nos EUA porque se assim fosse, havia mais desesperados como nós e já existiam mais posts na internet. Uma pergunta no por favor, agora que tem uma luz amarela , já lhe disseram qual o erro? e em que circunstância foi despoletada, subida e o mesmo comportamento, perda de aceleração?
                      A luz apareceu e desapareceu algumas vezes nos últimos dias, segundo a oficina é a valvula do turbo, vai ser arranjo para quase 1.000€.
                      Quando a luz aparece não noto qualquer diferença, não tenho o problema de perda de aceleração imediatamente ao ligar a viatura, continua a ocorrer apenas naqueles casos pontuais.

                      Tens casos no UK por exemplo, Kauai e Bayon: https://www.konaforums.co.uk/viewtop...33313736bcd511

                      https://www.reddit.com/r/Hyundai/comments/18nx4dj/kona_16t_struggling_to_accelerate/
                      https://www.reddit.com/r/Hyundai/comments/1bdx97m/hyundai_2023_kona_losing_power/
                      Editado pela última vez por Liam2000; 10 September 2024, 10:08.

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                        #12
                        Não sei de que zona vocês são, mas eu tenho feito revisões na minha Kia na Asializ (Torres Vedras) e estou muito satisfeito com o atendimento. Pelo menos lá sinto que ouvem o Cliente. Fugir de Santogal´s e afins, que só querem trocar peças e cobrar.
                        Tentem confirmar nas faturas das revisões se essas velas foram trocadas e quando.

                        Espreitei no site da marca e parece que a troca de velas é aos 75.000 (5 anos) e depois aos 150.000. Curiosamente, em cada revisão adicionam aditivo de combustível:
                        image.png
                        image.png

                        Costumam usar SC95 simples ou aditivada?​

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                          #13
                          Eu só tenho o carro há cerca de 1 mês, mas meto aditivada e não tenho forma de confirmar se as velas estão ok, certo é, que tirando essas 2 perdas de potência, o carro apresenta um comportamento normalissimo. Quando perda a potência, desligo e ligo e fica normal. Já li relatos de outras marcas e falam na pressão do turbo, é essa a minha esperança de resolver este problema, obrigado pelas vossas ajudas

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                            #14
                            Por acaso o problema no meu caso surgiu após essa revisão, estou a ver que o melhor será pedir para verem as velas.

                            Geralmente uso simples, mas por vezes coloco aditivada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nene12 Ver Post
                              Eu só tenho o carro há cerca de 1 mês, mas meto aditivada e não tenho forma de confirmar se as velas estão ok, certo é, que tirando essas 2 perdas de potência, o carro apresenta um comportamento normalissimo. Quando perda a potência, desligo e ligo e fica normal. Já li relatos de outras marcas e falam na pressão do turbo, é essa a minha esperança de resolver este problema, obrigado pelas vossas ajudas
                              No teu caso quando o problema apareceu eram dias de bastante calor?

                              Não tens garantia uma vez que compraste há 1 mês?
                              Editado pela última vez por Liam2000; 10 September 2024, 11:03.

                              Comentário


                                #16
                                Um dia estava muito calor, outro não e não tinha Ac ativo, sim tenho garantia de 18 meses e tenho vindo a reportar por escrito desde o 4° dia de aquisição, eles já foram a uma oficina com o carro, nada foi detectado e agora vão levá-lo à Hyundai e mediante o diagnóstico ou arranjam, ou vou ter que devolver o carro. Quero continuar com ele, mas a funcionar 😁

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nene12 Ver Post
                                  Eu só tenho o carro há cerca de 1 mês, mas meto aditivada e não tenho forma de confirmar se as velas estão ok, certo é, que tirando essas 2 perdas de potência, o carro apresenta um comportamento normalissimo. Quando perda a potência, desligo e ligo e fica normal. Já li relatos de outras marcas e falam na pressão do turbo, é essa a minha esperança de resolver este problema, obrigado pelas vossas ajudas
                                  Isto não remeterá para um problema electrónico/de software/sensor e não mecânico? É que se for um defeito mecânico, ele não desaparece só por ligar e desligar o carro, mas continua lá.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O problema não sei de onde bem, penso estar relacionado com o turbo, falei com um bom mecânico que me diz, que pode estar relacionado com a pressão do turbo e que as vezes que surgiu, pode ter sido originado por eu ter feito alguma aceleração a fundo em subida, o que é certo é que só aconteceu em AE e ambas em subida. O Liam2000 com o problema aparentemente identificado já está mais á frente, porque já tem a luz do motor acesa e isso deve clarificar a resolução, espero que a Hyundai identifique o problema do meu, mas tenho muitas duvidas, se não identificar tenho que escrever a relatar o sucedido, isto é muito mau, para quem compra um carro que toda a gente considera ser de boa qualidade e que não dá problemas. Vou rezar😇

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nene12 Ver Post
                                      O problema não sei de onde bem, penso estar relacionado com o turbo, falei com um bom mecânico que me diz, que pode estar relacionado com a pressão do turbo e que as vezes que surgiu, pode ter sido originado por eu ter feito alguma aceleração a fundo em subida, o que é certo é que só aconteceu em AE e ambas em subida. O Liam2000 com o problema aparentemente identificado já está mais á frente, porque já tem a luz do motor acesa e isso deve clarificar a resolução, espero que a Hyundai identifique o problema do meu, mas tenho muitas duvidas, se não identificar tenho que escrever a relatar o sucedido, isto é muito mau, para quem compra um carro que toda a gente considera ser de boa qualidade e que não dá problemas. Vou rezar😇
                                      Eu acho que o problema é exactamente o mesmo, aceleração contínua em subida, de um momento para o outro sente-se o carro a perder imediatamente a força de aceleração e só volta à normalidade desligando a viatura e voltando a ligar.

                                      Eu não sei se no meu caso está identificado ou não, este problema já se arrasta há mais de um ano e apenas recentemente acendeu e apagou a luz de motor, só colocam a hipótese de haver alguma relação devido a ser algo do turbo.

                                      Eu não vejo grande interesse das oficinas Hyundai em resolver o problema, para eles não acende a luz de motor e não acontece sempre então é como se o problema não existisse, mas existe e eu é que tenho um problema em mãos pois tenho uma viatura em que não sinto segurança nenhuma em fazer viagens que incluam autoestrada ou vias rápidas.

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                                        #20
                                        Pela experiência que tenho com um i30n de um familiar, os diagnósticos são um terror e as peças um absurdo de €.

                                        No caso dele foi a partir dos 100.000km, erros aleatórios, perdas de potência.... Borboleta de admissão + um sensor de qualquer coisa + um módulo abs, mais de 2000€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quando os mecânicos trocaram as caixas de ferramentas por pc´s com ligação a fichas OBD aos carros, começou o declínio. Quase ninguém sabe procurar um erro, ou analisar a queixa do ruído detetado por um cliente, ou quer perder tempo a investigar, é esperar que a centralina diga o que fazer e trocar por peça nova.
                                          Infelizmente é o novo normal.

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                                            #22
                                            Liam2000 infelizmente pelo comportamento que me descreves, estamos no mesmo barco, ou seja a viatura vai funcionando e de vez em quando prega-nos partidas que não são admissíveis, por outro lado este relato do camarada Luís Pedro assusta-me, eu tenho a garantia dos 18 meses, mas não estou disposto a passar a vida a correr para a oficina, nunca pensei que fosse assim tão mau..cada vez mais desanimado, alguém já viu um diagnóstico da Hyundai, podemos ter acesso a ele?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Encontrei este vídeo brasileiro, em que falam que a origem pode ser os bicos dos injetores carbonizados: https://www.youtube.com/watch?v=GjtaI4dl1Y4

                                              E outro: https://www.youtube.com/watch?v=lbeD0m4YAWo

                                              Comentário


                                                #24
                                                De que motor estamos a falar?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  1.0 tgdi

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Realmente lê-se na internet casos de problemas com a wastegate / atuador.

                                                    É estranho não acender qualquer luz.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                      Quando os mecânicos trocaram as caixas de ferramentas por pc´s com ligação a fichas OBD aos carros, começou o declínio. Quase ninguém sabe procurar um erro, ou analisar a queixa do ruído detetado por um cliente, ou quer perder tempo a investigar, é esperar que a centralina diga o que fazer e trocar por peça nova.
                                                      Infelizmente é o novo normal.
                                                      Imagina que perdes 16h num diagnóstico onde a solução passa por serviço de 2mins(nem tanto) mas demoraste 16h a chegar lá.

                                                      Qual é o cliente que vê com bons olhos um diagnóstico tão extenso e oneroso? Seguia logo carta para a marca numa viatura tão recente para livrar desta conta.

                                                      Foi preciso desmanchar meio carro para teres ideia .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                        Realmente lê-se na internet casos de problemas com a wastegate / atuador.

                                                        É estranho não acender qualquer luz.
                                                        Quando são mecânicas, não deixa erro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas nesses diagnósticos há informação do que foi visto, ou é meramente meter na máquina e ver se dá erro, isto falando nas oficinas da marca, alguém sabe ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não colocaria de parte problema da bomba de alta pressão...

                                                            De todo o modo, diagnóstico sem luzes de avaria, nos dias de hoje é algo muito difícil de realizar. Tentaria ao máximo provocar o erro ou agravar a avaria, nem que tivesse de andar a acelerar a fundo de travão de mão puxado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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