Boa noite
Tenho uma carrinha Ford Mondeo 1.8 TCDI de 2011 que conta atualmente com quase 160.000 kms e desde há uns dois meses para cá me tem dado vários problemas.
Há uns dois ou três meses o carro começou a fazer um barulho a trabalhar que parecia quase um trator e tal barulho só aliviava ou em andamento ou estando parado e carregando na embraiagem. Pelo que a oficina me disse na altura tal acontecia derivado ao volante bimassa e que se deveria substituir o mesmo, tendo acabado por substituir o volante e o kit da correia de distribuição, visto que também já estava na altura.
Após os trabalhos é certo que o carro nunca mais voltou a ter os mesmos sintomas, mas vieram uns que nunca tinha tido até então.
Após ter ido buscar o carro à oficina, nas duas semanas seguintes o carro desligou-se por duas vezes em andamento, para além de também ter começado a "soluçar" de vez em quando. Falei com o mecânico e levei lá novamente a carrinha. Fizeram um diagnóstico e a única avaria que foi detectada foi o sensor de pressão do rail (penso que é este o nome). O dono da oficina disse-me que essa peça era muito cara e que por vezes os carros podiam dar esse erro mas o problema ser de algo diferente. Acabámos por mudar o filtro de combustível, uma vez que já não me lembrava de quando o tinha mudado e de que segundo o mecânico problemas no filtro de combustível poderiam originar pelo menos o sintoma dos "soluços".
Depois da mudança do filtro de combustível o carro já me voltou novamente a desligar em andamento e também a "soluçar". Para além disso num determinado dia quando ia sair do trabalho e me dirigi para o carro, o carro simplesmente não reconheceu a chave que é keyless. Só depois de carregar na chave para abrir é que as portas abriram (o normal é não ser preciso, visto que basta apenas a aproximação da chave para abrirem) no entanto o carro simplesmente não respondia. Ainda fui buscar a segunda chave mas foi dar ao mesmo. Só depois me lembrei que no passado já tinha tido um problema qualquer com as chaves e lembrei-me de desligar um dos bornes da bateria e voltar a ligar e bem dito bem feito, problema aparentemente resolvido.
Para além disso o carro já me custou a pegar pelo menos por uma vez, onde só consegui que pegasse passado uns 3 minutos de insistência, e ainda no outro dia voltou a engasgar-se até que após chegar a um semáforo acabou mesmo por desligar e só consegui voltar a ligar após alguma insistência.
Relativamente à condução do carro, o que eu noto é que mesmo que o carro não "engasgue", noto uma condução muito irregular sempre, quase como se estivesse a andar numa estrada com um pavimento com pequenos buracos.
O carro neste dois meses já voltou novamente à oficina umas duas ou três vezes, o mecânico já andou nele algumas vezes, e sorte ou azar, quando ele o experimenta o carro não apresenta nenhum destes sintomas. A verdade é que mesmo comigo que ando com ele todos os dias ele não faz sempre, mas mais cedo ou mais tarde acaba por fazer.
Na oficina, o mecânico e atendendo a estes sintomas todos já me falou por algumas vezes que podia ser injetores, mas pelos diagnósticos que foram feitos e pelo que parece acho que os valores dos injetores estão normais, e sinto que na oficina não estão muito à vontade com isto até porque parece que os injetores acaba por ser um palpite, um palpite que pode ficar a mais de 2000 €.
Outra coisa que me lembrei e que já falei com o mecânico, é que quando comprei a carrinha, há uns 10 anos talvez, tive um problema um pouco idêntico, nomeadamente a carrinha ainda durante o período da garantia começou a fazer esses tais "soluços", no entanto nessa altura nunca me chegou a parar em andamento ou a custar a pegar. Apesar de na altura ainda me ter dado algumas dores de cabeça, como estava na garantia, acabei por conseguir que o stand resolvesse a situação. Depois de algumas tentativas e segundo o que me foi dito na altura, o problema estava na EGR que penso que estaria entupida ou assim. Parece-me que mudaram a EGR e o que é certo é que nunca mais tive problemas idênticos até esta altura.
Cheguei a comentar essa situação com o mecânico mas ele desvalorizou um bocado e comentou que uma EGR entupida podia dar os tais sintomas dos "soluços" mas nunca fazer com que o carro parasse em andamento ou que custasse a pegar.
Numa breve pesquisa na internet pelos sintomas que descrevo já li em sítios que falavam de EGR, borboleta, contactor do canhão de ignição, entre outras coisas.
Alguma ajuda para resolver este "bruxedo"?
Obrigado.
Tenho uma carrinha Ford Mondeo 1.8 TCDI de 2011 que conta atualmente com quase 160.000 kms e desde há uns dois meses para cá me tem dado vários problemas.
Há uns dois ou três meses o carro começou a fazer um barulho a trabalhar que parecia quase um trator e tal barulho só aliviava ou em andamento ou estando parado e carregando na embraiagem. Pelo que a oficina me disse na altura tal acontecia derivado ao volante bimassa e que se deveria substituir o mesmo, tendo acabado por substituir o volante e o kit da correia de distribuição, visto que também já estava na altura.
Após os trabalhos é certo que o carro nunca mais voltou a ter os mesmos sintomas, mas vieram uns que nunca tinha tido até então.
Após ter ido buscar o carro à oficina, nas duas semanas seguintes o carro desligou-se por duas vezes em andamento, para além de também ter começado a "soluçar" de vez em quando. Falei com o mecânico e levei lá novamente a carrinha. Fizeram um diagnóstico e a única avaria que foi detectada foi o sensor de pressão do rail (penso que é este o nome). O dono da oficina disse-me que essa peça era muito cara e que por vezes os carros podiam dar esse erro mas o problema ser de algo diferente. Acabámos por mudar o filtro de combustível, uma vez que já não me lembrava de quando o tinha mudado e de que segundo o mecânico problemas no filtro de combustível poderiam originar pelo menos o sintoma dos "soluços".
Depois da mudança do filtro de combustível o carro já me voltou novamente a desligar em andamento e também a "soluçar". Para além disso num determinado dia quando ia sair do trabalho e me dirigi para o carro, o carro simplesmente não reconheceu a chave que é keyless. Só depois de carregar na chave para abrir é que as portas abriram (o normal é não ser preciso, visto que basta apenas a aproximação da chave para abrirem) no entanto o carro simplesmente não respondia. Ainda fui buscar a segunda chave mas foi dar ao mesmo. Só depois me lembrei que no passado já tinha tido um problema qualquer com as chaves e lembrei-me de desligar um dos bornes da bateria e voltar a ligar e bem dito bem feito, problema aparentemente resolvido.
Para além disso o carro já me custou a pegar pelo menos por uma vez, onde só consegui que pegasse passado uns 3 minutos de insistência, e ainda no outro dia voltou a engasgar-se até que após chegar a um semáforo acabou mesmo por desligar e só consegui voltar a ligar após alguma insistência.
Relativamente à condução do carro, o que eu noto é que mesmo que o carro não "engasgue", noto uma condução muito irregular sempre, quase como se estivesse a andar numa estrada com um pavimento com pequenos buracos.
O carro neste dois meses já voltou novamente à oficina umas duas ou três vezes, o mecânico já andou nele algumas vezes, e sorte ou azar, quando ele o experimenta o carro não apresenta nenhum destes sintomas. A verdade é que mesmo comigo que ando com ele todos os dias ele não faz sempre, mas mais cedo ou mais tarde acaba por fazer.
Na oficina, o mecânico e atendendo a estes sintomas todos já me falou por algumas vezes que podia ser injetores, mas pelos diagnósticos que foram feitos e pelo que parece acho que os valores dos injetores estão normais, e sinto que na oficina não estão muito à vontade com isto até porque parece que os injetores acaba por ser um palpite, um palpite que pode ficar a mais de 2000 €.
Outra coisa que me lembrei e que já falei com o mecânico, é que quando comprei a carrinha, há uns 10 anos talvez, tive um problema um pouco idêntico, nomeadamente a carrinha ainda durante o período da garantia começou a fazer esses tais "soluços", no entanto nessa altura nunca me chegou a parar em andamento ou a custar a pegar. Apesar de na altura ainda me ter dado algumas dores de cabeça, como estava na garantia, acabei por conseguir que o stand resolvesse a situação. Depois de algumas tentativas e segundo o que me foi dito na altura, o problema estava na EGR que penso que estaria entupida ou assim. Parece-me que mudaram a EGR e o que é certo é que nunca mais tive problemas idênticos até esta altura.
Cheguei a comentar essa situação com o mecânico mas ele desvalorizou um bocado e comentou que uma EGR entupida podia dar os tais sintomas dos "soluços" mas nunca fazer com que o carro parasse em andamento ou que custasse a pegar.
Numa breve pesquisa na internet pelos sintomas que descrevo já li em sítios que falavam de EGR, borboleta, contactor do canhão de ignição, entre outras coisas.
Alguma ajuda para resolver este "bruxedo"?
Obrigado.
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