Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Focus soluça - ideias?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

Ford Focus soluça - ideias?

Caríssimos,

Venho beber um pouco da vossa sabedoria (e tentar não mandar a minha fiel montada para a sucata).

Carro:
    * Ford Focus
    * Motor 1.4l a gasolina (Duratec)
    * Naturalmente aspirado, injeção multiponto
    * Cerca 180.000km, bem tratado (não bebe óleo, anticongelante límpido, etc...)

Sintoma:
    * Soluça em aceleração depois de quente;
    * Temperatura perfeita, estabiliza no painel a 87ºC;
    * Os soluços começam a manifestar-se uns minutos depois já da temperatura estabilizada;
    * Não acusa nada na centralina, não acende a luz de motor;

O que já foi feito:
    * Verificadas velas
    * Limpeza de injetores, melhorou um pouco mas não resolveu.

Estou sem ideias, o mecânico também. O que sugerem que se veja? Como diagnosticar sem andar a trocar peças à toa até (eventualmente) acertar?​

Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Caríssimos,

Venho beber um pouco da vossa sabedoria (e tentar não mandar a minha fiel montada para a sucata).

Carro:
    * Ford Focus

Sintoma:
    * Os soluços começam a manifestar-se uns minutos depois já da temperatura estabilizada;

O que já foi feito:
    * Verificadas velas

Estou sem ideias, o mecânico também. O que sugerem que se veja? Como diagnosticar sem andar a trocar peças à toa até (eventualmente) acertar?​

Verificaram as velas como?

Anos atrás tinha um Alfa 33, que teve esse problema eram velas o electrodo partiu por dentro da ceramica não se notava nada exteriormente e até fazia faisca na mesma... lol
    O carro quando acelerava a baixa velocidade fazia um soluçar e depois acima de certa rpm andava bem como se não houvesse problema.

Comentário

Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post

Verificaram as velas como?

Anos atrás tinha um Alfa 33, que teve esse problema eram velas o electrodo partiu por dentro da ceramica não se notava nada exteriormente e até fazia faisca na mesma... lol
      O carro quando acelerava a baixa velocidade fazia um soluçar e depois acima de certa rpm andava bem como se não houvesse problema.
      Como foi feita a verificação das velas não sei, mas não me parece que o mecânico lhes tenha tirado um raio-x!!

Essa da vela fraturada no interior é de se lhe tirar o chapéu. Descobrir uma dessas é quase um mero acaso...

Comentário

Só soluça em aceleração? Em baixas ou altas? A máquina onde foi testada a centralina é multimarcas?

Assim à primeira apontaria ao sistema de injecção, até porque a limpeza dos injectores melhorou.

Comentário

Isso tem filtro de combustível?

Se tiver, começava por aí. É barato e até pode não ser a causa do problema, mas fica mudado e não se perde nada.

Comentário

Caríssimos,

Carro:
            * Ford Focus

Sintoma:

O que já foi feito:
            * Verificadas velas

Ir a outro mecânico.

Começava já por velas, cachimbos e cabos novos, DE QUALIDADE.

Comentário

Pelos sintomas, é muito provável que seja mesmo falha de ignição.
              Para uma falha de ignição aparecer como erro nessas centralinas, é preciso que o carro não tenha força para fazer descidas em ponto morto com 3 manfios a empurrar

Os cabos de vela são faceis de testar. Se o teu mecanico viu velas e não testou os cabos, troca de mecanico. Está com a mão na massa e não aproveita?

Já a bobine é preciso alguém que perceba mesmo do assunto para testar, ainda por cima a frio nem vale a pena testar porque estão quase sempre boas. Falham é a quente, exactamente com os sintomas que sentes.
              Os mecânicos que sabem testar bobines pagam-se caro, pode ser mais barato simplesmente trocar depois de testar o que é fácil testar.

Se tiver mais de 5 anos, nem sequer é dinheiro mandado à rua. Se não falha hoje, falha amanhã...

Comentário

Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                Para uma falha de ignição aparecer como erro nessas centralinas, é preciso que o carro não tenha força para fazer descidas em ponto morto com 3 manfios a empurrar

Os cabos de vela são faceis de testar. Se o teu mecanico viu velas e não testou os cabos, troca de mecanico. Está com a mão na massa e não aproveita?

Já a bobine é preciso alguém que perceba mesmo do assunto para testar, ainda por cima a frio nem vale a pena testar porque estão quase sempre boas. Falham é a quente, exactamente com os sintomas que sentes.
                Os mecânicos que sabem testar bobines pagam-se caro, pode ser mais barato simplesmente trocar depois de testar o que é fácil testar.

Se tiver mais de 5 anos, nem sequer é dinheiro mandado à rua. Se não falha hoje, falha amanhã...

Facto que se não tiver visto os cabos das velas, tem que se lhe diga... mas já não digo (escrevo neste caso) nada.

Quanto à bobine, sem sombra de dúvidas que é como referes.

Comentário

Long shot, mas já me resolveu um problema num ford a gasolina:

Esse carro tem uma EGR? Ela é controlada por vácuo? Tipo um pequeno tubo de vácuo que entra no topo da EGR. Se for o caso experimenta retirar esse tubo para a desactivar.

Tive um ford a gasolina com EGR (sim, um aspirado a gasolina com EGR... não me apedrejem), em geral são comandados por um solenoide que por vezes avaria, ou a válvula fica mesmo presa. Esse solenoide por sua vez comanda a abertura e fecho da pressão nesse tubo de vácuo. O teu carro sendo mais recente que este que falo, pode ter o comando já totalmente electrónico e aí terás de seguir a parte electrica e ver se consegues desligar alguma ficha aí nessa zona do solenoide ou EGR.

Isto parece estranho mas o facto é que o carro só andava bem com esse tubinho desligado. sempre que ia a uma revisão, os mecânicos já voltavam a meter o tubo desencaixado e era a primeira coisa que eu tinha de fazer... abrir o capot e retirar a linha de vácuo da EGR... se não soluçava. Há uma explicação cientifica para isso, ela estava totalmente aberta em rotações onde não devia, tipo presa numa das posições. Mas isso agora não interessa grande coisa.

Naturalmente que este carro que tive, sendo uma EGR totalmente mecânica e de comando por vácuo... não aparecia nada no OBD

Não dá muito trabalho testar. A não ser que o teu carro não tenha, claro. Atenção que esta hipótese é remota, mas na realidade fui eu quem desembruxou o carro...

Comentário

Ena, tanta sugestão. Obrigado a todos. Vou começar a seguir as vossas pistas.

Comentário

Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Só soluça em aceleração? Em baixas ou altas? A máquina onde foi testada a centralina é multimarcas?

Assim à primeira apontaria ao sistema de injecção, até porque a limpeza dos injectores melhorou.
                      Sim, imagino que tenha sido uma máquina multi-marcas, jé que é uma oficina genérica.

Soluça a baixos/médios regimes.

Comentário

Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                        Isso tem filtro de combustível?

Se tiver, começava por aí. É barato e até pode não ser a causa do problema, mas fica mudado e não se perde nada.
                        Dado que até ao ralenti se nota quando o motor quente começa a soluçar (é subtil, mas nota-se que o motor começa a vibrar um pouco mais) eu descartava para já a alimentação de combustível.

E, com o motor já a boa temperatura (mas ainda sem falhar) o motor puxa normalmente.

Comentário

Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

Ir a outro mecânico.

Começava já por velas, cachimbos e cabos novos, DE QUALIDADE.
                          E como distinguir cabos de qualiade?

Para este carro específico o Autodoc lista 33 fabricantes com preços de 15€ a mais de 100€.

Quero comprar coisas que funcionem bem, claro, mas não quero derreter dinheiro à toa. O carro tem 20 anos, não me parece que vá durar outros 20...

Comentário

Sim, imagino que tenha sido uma máquina multi-marcas, jé que é uma oficina genérica.

Soluça a baixos/médios regimes.
                            O único carro que tive problemas de bobines, era mesmo em baixas e médias, mas não era soluçar, era falhar. Não sei...

Comentário

Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

Não estive ao lado do mecânico, é pessoa de confiança e espero que use as boas regras da arte. Mas neste caso parece-me ter falhado, daí ter vindo ao fórum.

Também estou desconfiado que sejam bobines, até porque estas estão montadas mesmo na cabeça do motor, a apanhar todo o "calorzinho" que de lá emana.

Até é consistente com a ideia que atinge a temperatura estável um pouco mais tarde que o líquido de refrigeração (transitório mais longo), e que as falhas se mantém mesmo após o motor ter estado desligado um pouco.

A trocar as bobinas, recomenda-se alguma marca em especial? O Autodoc tem-nas desde 20€ a 150€... O carro não é para durar mais 20 anos.

Comentário

Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Long shot, mas já me resolveu um problema num ford a gasolina:

Esse carro tem uma EGR? Ela é controlada por vácuo? Tipo um pequeno tubo de vácuo que entra no topo da EGR. Se for o caso experimenta retirar esse tubo para a desactivar.

Tive um ford a gasolina com EGR (sim, um aspirado a gasolina com EGR... não me apedrejem), em geral são comandados por um solenoide que por vezes avaria, ou a válvula fica mesmo presa. Esse solenoide por sua vez comanda a abertura e fecho da pressão nesse tubo de vácuo. O teu carro sendo mais recente que este que falo, pode ter o comando já totalmente electrónico e aí terás de seguir a parte electrica e ver se consegues desligar alguma ficha aí nessa zona do solenoide ou EGR.

Isto parece estranho mas o facto é que o carro só andava bem com esse tubinho desligado. sempre que ia a uma revisão, os mecânicos já voltavam a meter o tubo desencaixado e era a primeira coisa que eu tinha de fazer... abrir o capot e retirar a linha de vácuo da EGR... se não soluçava. Há uma explicação cientifica para isso, ela estava totalmente aberta em rotações onde não devia, tipo presa numa das posições. Mas isso agora não interessa grande coisa.

Naturalmente que este carro que tive, sendo uma EGR totalmente mecânica e de comando por vácuo... não aparecia nada no OBD

Não dá muito trabalho testar. A não ser que o teu carro não tenha, claro. Atenção que esta hipótese é remota, mas na realidade fui eu quem desembruxou o carro...
                                Tanto quanto consigo ver, este carro não tem EGR.

Comentário

O único carro que tive problemas de bobines, era mesmo em baixas e médias, mas não era soluçar, era falhar. Não sei...
                                  Qual é a diferença? A falha de algumas ignições provoca o soluçar do carro...

Comentário

Qual é a diferença? A falha de algumas ignições provoca o soluçar do carro...
                                    Um soluço vejo-o de outra forma que uma falha. P.e. lembro que mesmo ao ralenti um dos testes era acelerar a partir de diferentes pontos de rpms iniciais. A sair do ralenti, falhava e depois de alguma rotação já ia certinho. Se saísse acima de 4 mil rpms já não falhava nada. Soluços nunca senti.

Comentário

o de outra forma que uma falha. P.e. lembro que mesmo ao ralenti um dos testes era acelerar a partir de diferentes pontos de rpms iniciais. A sair do ralenti, falhava e depois de alguma rotação já ia certinho. Se saísse acima de 4 mil rpms já não falhava nada. Sol
                                      Isso são testes com o carro parado e caixa em ponto morto. Se fosses para a estrada com o carro nesse estado ele dava solavancos, certo?

Comentário

Isso são testes com o carro parado e caixa em ponto morto. Se fosses para a estrada com o carro nesse estado ele dava solavancos, certo?
                                        Não dava soluços, falhava no início da aceleração, depois ia tranquilo pelo conta-rotações acima.

Comentário

Não dava soluços, falhava no início da aceleração, depois ia tranquilo pelo conta-rotações acima.
                                          Sim, esta é a falha normal de bobines, já o vi acontecer no meu Jazz, fiz uma limpeza dos contactos entre os cacimbos e as bobines e ficou ok.

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                          Working...
                                          X