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Problema de Motor Fiat Punto MK2

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    Problema de Motor Fiat Punto MK2

    Boas pessoal!
    Eu tenho um fiat punto mk2 de 1999 1.2 80cv motor 188, acontece é que ele tinha um pequeno problema, é que ás vezes dava uns soluços em 2º abaixo das 2000rpm, comecei pelo o óbvio mudei as velas, pronto ficou uma bela mer**, voltei a meter as que tinha (ainda estavam boas).
    Agora de um pequeno problema tenho um problema sério.
    O carro não desenvolve como desenvolvia antes, e engasga-se imenso, relantim instável, a subir não tem força nenhuma, não parece o mesmo.
    Que mal foi feito ? foi trocado velas e voltou-se a meter as mesmas.

    fica aqui um video ao relantim: https://www.dropbox.com/s/3e896m1fvz...917_195351.3gp

    nota: desliguei a MAP, e faz o mesmo.
    Editado pela última vez por fabiodobill20; 17 September 2013, 20:05.

    #2
    Com velas novas ficou ainda pior? Há carros que são esquisitos com as velas, por exemplo os Fiestas não sei se é o caso.

    Verifica o estado dos cabos de velas

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
      Com velas novas ficou ainda pior? Há carros que são esquisitos com as velas, por exemplo os Fiestas não sei se é o caso.

      Verifica o estado dos cabos de velas
      Ficou pior...tanto que voltei a meter as velas anteriores, e agora sim o problema que tinha de inicio ficou foi pior (se soubesse não mexia em nada)
      Como posso testar o cabo de velas?

      edit: estou a ficar mesmo stressado com isto.

      Comentário


        #4
        Testa a sonda lambda. Pode ser daí!

        Comentário


          #5
          Se andaste a mexer nas velas e cabos e ficou pior, provavelmente o problema será daí.
          Os cabos estão bons? Não estarão velhos ou mesmo traçados?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
            Testa a sonda lambda. Pode ser daí!
            Como posso testar?
            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
            Se andaste a mexer nas velas e cabos e ficou pior, provavelmente o problema será daí.
            Os cabos estão bons? Não estarão velhos ou mesmo traçados?
            Pois, foi a única coisa que se mexeu cabos de velas e velas, eles estão com bom aspecto, é o que posso dizer
            Ninguém tem ai um punto que possa emprestar os cabos ? é que ainda são caros (mas os cabos não justifica o fraco desempenho ou sim ?

            Comentário


              #7
              Tenho um Punto igual com o mesmo motor.

              Podem muito bem ser os cabos das velas a precisarem de ser trocados. Tira os cabos, investiga-os e se tiverem mau aspecto troca-os. É uma operação fácil e rápida de fazer. Pode-se também testar com cabos de um Punto igual, caso tenhas essa possibilidade, claro.

              Os cabos são recentes? Estarão muito rodados? Caso sejam recentes podes ter o mesmo problema que eu (vê aqui, tens que estar registado para ver), ou seja, algo causa o deterioramento precoce dos cabos e as consequentes falhas/engasgos do motor. No meu caso resulta de uma rotura do tubo de respiro do óleo que a pouco e pouco espirra óleo para a cabeça do motor e afecta uma das velas isolando os contactos entre o cabo e a vela. Como consequência cria foligem no contactos do cabo e corrói o mesmo. Mas isto é o meu caso e pode não acontecer contigo.
              Editado pela última vez por blindness2005; 17 September 2013, 20:36.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                Como posso testar?
                Não sei se basta desligar a ficha como no caso das MAFs, mas pode-se ligar a uma máquina de diagnóstico e se os valores estiverem fora dos parâmetros...

                O Punto MKI da minha soluçava muito até ter levado uma sonda nova. O meu Alfa 146 também soluçava a frio até a ter trocado..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                  Tenho um Punto igual com o mesmo motor.

                  Podem muito bem ser os cabos das velas a precisarem de ser trocados. Tira os cabos, investiga-os e se tiverem mau aspecto troca-os. É uma operação fácil e rápida de fazer. Pode-se também testar com cabos de um Punto igual, caso tenhas essa possibilidade, claro.

                  Os cabos são recentes? Estarão muito rodados? Caso sejam recentes podes ter o mesmo problema que eu (vê aqui, tens que estar registado para ver), ou seja, algo causa o deterioramento precoce dos cabos e as consequentes falhas/engasgos do motor. No meu caso resulta de uma rotura do tubo de respiro do óleo que a pouco e pouco espirra óleo para a cabeça do motor e afecta uma das velas isolando os contactos entre o cabo e a vela. Como consequência cria foligem no contactos do cabo e corrói o mesmo. Mas isto é o meu caso e pode não acontecer contigo.
                  Não sei se são recentes, eu comprei o carro à pouco tempo, tem apenas 45mil.
                  Eu até trocava os cabos o pior é que estar a comprar uns e não ser a origem do problema, como as velas, é mau e frustrante.
                  Vi por acaso que havia vestígios de óleo na tampa, mas os cabos parecem estar em bom estado.

                  Se levar a máquina eles fazem teste a tudo ? incluído os cabos, ignição, sensores...
                  Editado pela última vez por fabiodobill20; 17 September 2013, 20:49.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                    Não sei se são recentes, eu comprei o carro à pouco tempo, tem apenas 45mil.
                    Eu até trocava os cabos o pior é que estar a comprar uns e não ser a origem do problema, como as velas, é mau e frustrante.
                    Vi por acaso que havia vestígios de óleo na tampa, mas os cabos parecem estar em bom estado.

                    Se levar a máquina eles fazem teste a tudo ? incluído os cabos, ignição, sensores...
                    Eu entendo-te. Gastar dinheiro em tentativas falhadas não é solução.

                    Se não acende nenhuma luz no painel não vale apena ligares o carro à máquina, porque desse problema que tens não deverá acusar nada.

                    Se já viste o estado dos cabos e te parecem em boas condições (lá por parecerem bem não quer dizer que possam estar bons) e se estás com dúvidas do que será, o melhor é levares o carro a uma oficina para te fazerem um diagnóstico mais acertado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                      Eu entendo-te. Gastar dinheiro em tentativas falhadas não é solução.

                      Se não acende nenhuma luz no painel não vale apena ligares o carro à máquina, porque desse problema que tens não deverá acusar nada.

                      Se já viste o estado dos cabos e te parecem em boas condições (lá por parecerem bem não quer dizer que possam estar bons) e se estás com dúvidas do que será, o melhor é levares o carro a uma oficina para te fazerem um diagnóstico mais acertado.
                      Eu até experimentava os cabos, mas ainda é puxado o preço. Não há por ai ninguém de Lisboa que possa emprestar uns ?
                      Quanto é que não deve ser um diagnóstico ?

                      Comentário


                        #12
                        já assisti a um caso parecido e o problema estava na cdi...

                        Comentário


                          #13
                          Bem, vou mas é meter isto numa oficina acho que é o melhor...
                          Em Lisboa existe alguma honesta ?

                          Comentário


                            #14
                            Eu estou inclinado para os cabos. Tira um a um e vê se não estão descarnados, já me aconteceu num KIA os cabos estarem praticamente podres no cachimbo onde encaixa a vela. O cabo soltou-se do cachimbo. De resto tinha bom aspecto. Basta estar um em mau estado para haver esses problemas.

                            Se dizes que ficou pior depois de mexeres nos cabos/velas... É um bocado coincidência.

                            Comentário


                              #15
                              Se ficou pior depois de mexeres nas velas, então quase de certeza que são os cabos, o motor de 16V como tem os cabos por "dentro" da cabeça, estes aquecem muito e com o tempo estragam-se, é comum nesse motor, por pouco mais de 50€ deves resolver isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                Eu estou inclinado para os cabos. Tira um a um e vê se não estão descarnados, já me aconteceu num KIA os cabos estarem praticamente podres no cachimbo onde encaixa a vela. O cabo soltou-se do cachimbo. De resto tinha bom aspecto. Basta estar um em mau estado para haver esses problemas.

                                Se dizes que ficou pior depois de mexeres nos cabos/velas... É um bocado coincidência.
                                Pois, começo a ficar inclinado para os cabos... foi a única coisa que se mexeu.
                                Posso fazer o teste com o multímetro certo ? como neste video: TESTE DE CABOS DE VELAS - YouTube

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema está no isolamento do cabo e não na resistência. O cabo começa a deixar passar corrente para a massa, começa a faiscar. Observa bem toda a parte do cabo que fica dentro da cabeça do motor e vê se tens alguma fissura

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                    O problema está no isolamento do cabo e não na resistência. O cabo começa a deixar passar corrente para a massa, começa a faiscar. Observa bem toda a parte do cabo que fica dentro da cabeça do motor e vê se tens alguma fissura
                                    Vou ter de ver isso com mais calma então, agora vem a semana de trabalho vai ter de andar assim.
                                    O facto de ele estar ligeiramente instável no relantim pode ser também dos cabos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu tem o relantim +/- como o teu, varia entre 700 e 730. Os cabos notas quando aceleras e ele engasga ou demora a responder

                                      Comentário


                                        #20
                                        já comprei os cabos, logo a noite vou meter, depois dou feedback. Foram relativamente baratos, estava a espera de algo de 50€ para cima como estava a ver na net, dei uns 35€
                                        Mas agora o mais importante é que fique em condições, se só foi mexido em velas e cabos, meteu-se as velas que tinha antes e ainda ficou pior por isso troca-se os cabos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para mim são os cabos das velas, estou 154.000km e já vou no 2º jogo.
                                          Vais ter que trocar as velas também.

                                          jbarbosa

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                                            Para mim são os cabos das velas, estou 154.000km e já vou no 2º jogo.
                                            Vais ter que trocar as velas também.

                                            jbarbosa
                                            Eu vinha cá dar esse conselho também...trocar os cabos e as velas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu andava dar cabos das velas, literalmente.
                                              Ou seja comprava um jogo, passado 1.500km 2 pro lixo, andei assim n tempo, pensei que fossem as velas ngk e as fiat originais.
                                              Eu e o meu mecânico chateamo-nos (com a viatura, claro) arranjamos uns cabos 2ª mão que os tinha guardado.
                                              Fizemos várias experiencias, e chegamos á conclusão que estavam mesmo estragados.
                                              Agora já sei, de 60.0000km cabos novos, como tenho o carro a GPL ele recente-se mais.

                                              jbarbosa
                                              Editado pela última vez por joaobarbosajb; 18 September 2013, 15:05.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem pessoal!
                                                está resolvido, trocou-se os cabos até parece outro, de um fiat passou a ferrari

                                                Obrigado a todos!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Embora esteja resolvido tenta ter atenção também ao estado do rotor de distribuição e da tampa de distribuição. O meu carro soluçava imenso por causa do rotor que estava em fim de vida. Troquei velas e cabos de velas e não resolveu nada. Assim que se mudou o rotor, maravilha.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como foi diagnosticado? Foi tentativa-erro?

                                                    Também ando com um problema do mesmo estilo. Além de que manda um cheiroa gasolina pelo escape, meu deus!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                                      Como foi diagnosticado? Foi tentativa-erro?

                                                      Também ando com um problema do mesmo estilo. Além de que manda um cheiroa gasolina pelo escape, meu deus!
                                                      Foi um bocado, e dado que quando se mexeu no cabo das velas o carro ficou pior, alguma coisa era dali.
                                                      Se cheira a gasolina, acho que pode ser a lambda, atenção: dica de um zé da "tasca"
                                                      COMO TESTAR SONDA LAMBDA - YouTube

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                        Foi um bocado, e dado que quando se mexeu no cabo das velas o carro ficou pior, alguma coisa era dali.
                                                        Se cheira a gasolina, acho que pode ser a lambda, atenção: dica de um zé da "tasca"
                                                        COMO TESTAR SONDA LAMBDA - YouTube
                                                        Já a substitui

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vou aqui fazer um up a este tópico pois tenho um amigo meu que está com um problema parecido.
                                                          É um Punto Mk2 como este, 1.2 a gasolina do ano de 2000.

                                                          Ele diz que cada vez que liga o carro, aparece a luz amarela de avaria no motor. Se andar com ele, ele não responde quase nada até às 3 mil rpm e faz fumo branco (nível anti-congelante ok à priori).
                                                          Se esperar uns 4 minutos ao ralenti a luz apaga e segue viagem normalmente. Aí o carro anda sem stress nenhum. Se desligar e ligar o carro, volta ao mesmo.

                                                          Ele já trocou velas e cabos de velas.
                                                          O que poderá ser? Sonda lambda?
                                                          Obrigado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Algo eléctrico como sensor de ralenti, sensor da posição da borboleta, sensor de temperatura..

                                                            Liga-se à ficha e a ECU diz o que padece. Simples.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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