Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema de Motor Fiat Punto MK2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

Problema de Motor Fiat Punto MK2

Boas pessoal!
    Eu tenho um fiat punto mk2 de 1999 1.2 80cv motor 188, acontece é que ele tinha um pequeno problema, é que ás vezes dava uns soluços em 2º abaixo das 2000rpm, comecei pelo o óbvio mudei as velas, pronto ficou uma bela mer**, voltei a meter as que tinha (ainda estavam boas).
    Agora de um pequeno problema tenho um problema sério.
    O carro não desenvolve como desenvolvia antes, e engasga-se imenso, relantim instável, a subir não tem força nenhuma, não parece o mesmo.
    Que mal foi feito ? foi trocado velas e voltou-se a meter as mesmas.

fica aqui um video ao relantim: https://www.dropbox.com/s/3e896m1fvz...917_195351.3gp

nota: desliguei a MAP, e faz o mesmo.
    Editado pela última vez por fabiodobill20; 17 September 2013, 20:05.

Com velas novas ficou ainda pior? Há carros que são esquisitos com as velas, por exemplo os Fiestas não sei se é o caso.

Verifica o estado dos cabos de velas

Comentário

Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
      Com velas novas ficou ainda pior? Há carros que são esquisitos com as velas, por exemplo os Fiestas não sei se é o caso.

Verifica o estado dos cabos de velas
      Ficou pior...tanto que voltei a meter as velas anteriores, e agora sim o problema que tinha de inicio ficou foi pior (se soubesse não mexia em nada)
      Como posso testar o cabo de velas?

edit: estou a ficar mesmo stressado com isto.

Comentário

Testa a sonda lambda. Pode ser daí!

Comentário

Se andaste a mexer nas velas e cabos e ficou pior, provavelmente o problema será daí.
          Os cabos estão bons? Não estarão velhos ou mesmo traçados?

Comentário

Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
            Testa a sonda lambda. Pode ser daí!
            Como posso testar?
            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
            Se andaste a mexer nas velas e cabos e ficou pior, provavelmente o problema será daí.
            Os cabos estão bons? Não estarão velhos ou mesmo traçados?
            Pois, foi a única coisa que se mexeu cabos de velas e velas, eles estão com bom aspecto, é o que posso dizer
            Ninguém tem ai um punto que possa emprestar os cabos ? é que ainda são caros (mas os cabos não justifica o fraco desempenho ou sim ?

Comentário

Tenho um Punto igual com o mesmo motor.

Podem muito bem ser os cabos das velas a precisarem de ser trocados. Tira os cabos, investiga-os e se tiverem mau aspecto troca-os. É uma operação fácil e rápida de fazer. Pode-se também testar com cabos de um Punto igual, caso tenhas essa possibilidade, claro.

Os cabos são recentes? Estarão muito rodados? Caso sejam recentes podes ter o mesmo problema que eu (vê aqui, tens que estar registado para ver), ou seja, algo causa o deterioramento precoce dos cabos e as consequentes falhas/engasgos do motor. No meu caso resulta de uma rotura do tubo de respiro do óleo que a pouco e pouco espirra óleo para a cabeça do motor e afecta uma das velas isolando os contactos entre o cabo e a vela. Como consequência cria foligem no contactos do cabo e corrói o mesmo. Mas isto é o meu caso e pode não acontecer contigo.
              Editado pela última vez por blindness2005; 17 September 2013, 20:36.

Comentário

Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                Como posso testar?
                Não sei se basta desligar a ficha como no caso das MAFs, mas pode-se ligar a uma máquina de diagnóstico e se os valores estiverem fora dos parâmetros...

O Punto MKI da minha soluçava muito até ter levado uma sonda nova. O meu Alfa 146 também soluçava a frio até a ter trocado..

Comentário

Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                  Tenho um Punto igual com o mesmo motor.

Podem muito bem ser os cabos das velas a precisarem de ser trocados. Tira os cabos, investiga-os e se tiverem mau aspecto troca-os. É uma operação fácil e rápida de fazer. Pode-se também testar com cabos de um Punto igual, caso tenhas essa possibilidade, claro.

Os cabos são recentes? Estarão muito rodados? Caso sejam recentes podes ter o mesmo problema que eu (vê aqui, tens que estar registado para ver), ou seja, algo causa o deterioramento precoce dos cabos e as consequentes falhas/engasgos do motor. No meu caso resulta de uma rotura do tubo de respiro do óleo que a pouco e pouco espirra óleo para a cabeça do motor e afecta uma das velas isolando os contactos entre o cabo e a vela. Como consequência cria foligem no contactos do cabo e corrói o mesmo. Mas isto é o meu caso e pode não acontecer contigo.
                  Não sei se são recentes, eu comprei o carro à pouco tempo, tem apenas 45mil.
                  Eu até trocava os cabos o pior é que estar a comprar uns e não ser a origem do problema, como as velas, é mau e frustrante.
                  Vi por acaso que havia vestígios de óleo na tampa, mas os cabos parecem estar em bom estado.

Se levar a máquina eles fazem teste a tudo ? incluído os cabos, ignição, sensores...
                  Editado pela última vez por fabiodobill20; 17 September 2013, 20:49.

Comentário

Não sei se são recentes, eu comprei o carro à pouco tempo, tem apenas 45mil.
                    Eu até trocava os cabos o pior é que estar a comprar uns e não ser a origem do problema, como as velas, é mau e frustrante.
                    Vi por acaso que havia vestígios de óleo na tampa, mas os cabos parecem estar em bom estado.

Se levar a máquina eles fazem teste a tudo ? incluído os cabos, ignição, sensores...
                    Eu entendo-te. Gastar dinheiro em tentativas falhadas não é solução.

Se não acende nenhuma luz no painel não vale apena ligares o carro à máquina, porque desse problema que tens não deverá acusar nada.

Se já viste o estado dos cabos e te parecem em boas condições (lá por parecerem bem não quer dizer que possam estar bons) e se estás com dúvidas do que será, o melhor é levares o carro a uma oficina para te fazerem um diagnóstico mais acertado.

Comentário

Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                      Eu entendo-te. Gastar dinheiro em tentativas falhadas não é solução.

Se não acende nenhuma luz no painel não vale apena ligares o carro à máquina, porque desse problema que tens não deverá acusar nada.

Se já viste o estado dos cabos e te parecem em boas condições (lá por parecerem bem não quer dizer que possam estar bons) e se estás com dúvidas do que será, o melhor é levares o carro a uma oficina para te fazerem um diagnóstico mais acertado.
                      Eu até experimentava os cabos, mas ainda é puxado o preço. Não há por ai ninguém de Lisboa que possa emprestar uns ?
                      Quanto é que não deve ser um diagnóstico ?

Comentário

já assisti a um caso parecido e o problema estava na cdi...

Comentário

Bem, vou mas é meter isto numa oficina acho que é o melhor...
                          Em Lisboa existe alguma honesta ?

Comentário

Eu estou inclinado para os cabos. Tira um a um e vê se não estão descarnados, já me aconteceu num KIA os cabos estarem praticamente podres no cachimbo onde encaixa a vela. O cabo soltou-se do cachimbo. De resto tinha bom aspecto. Basta estar um em mau estado para haver esses problemas.

Se dizes que ficou pior depois de mexeres nos cabos/velas... É um bocado coincidência.

Comentário

Se ficou pior depois de mexeres nas velas, então quase de certeza que são os cabos, o motor de 16V como tem os cabos por "dentro" da cabeça, estes aquecem muito e com o tempo estragam-se, é comum nesse motor, por pouco mais de 50€ deves resolver isso.

Comentário

Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                Eu estou inclinado para os cabos. Tira um a um e vê se não estão descarnados, já me aconteceu num KIA os cabos estarem praticamente podres no cachimbo onde encaixa a vela. O cabo soltou-se do cachimbo. De resto tinha bom aspecto. Basta estar um em mau estado para haver esses problemas.

Se dizes que ficou pior depois de mexeres nos cabos/velas... É um bocado coincidência.
                                Pois, começo a ficar inclinado para os cabos... foi a única coisa que se mexeu.
                                Posso fazer o teste com o multímetro certo ? como neste video: TESTE DE CABOS DE VELAS - YouTube

Comentário

O problema está no isolamento do cabo e não na resistência. O cabo começa a deixar passar corrente para a massa, começa a faiscar. Observa bem toda a parte do cabo que fica dentro da cabeça do motor e vê se tens alguma fissura

Comentário

Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                    O problema está no isolamento do cabo e não na resistência. O cabo começa a deixar passar corrente para a massa, começa a faiscar. Observa bem toda a parte do cabo que fica dentro da cabeça do motor e vê se tens alguma fissura
                                    Vou ter de ver isso com mais calma então, agora vem a semana de trabalho vai ter de andar assim.
                                    O facto de ele estar ligeiramente instável no relantim pode ser também dos cabos?

Comentário

O meu tem o relantim +/- como o teu, varia entre 700 e 730. Os cabos notas quando aceleras e ele engasga ou demora a responder

Comentário

já comprei os cabos, logo a noite vou meter, depois dou feedback. Foram relativamente baratos, estava a espera de algo de 50€ para cima como estava a ver na net, dei uns 35€
                                        Mas agora o mais importante é que fique em condições, se só foi mexido em velas e cabos, meteu-se as velas que tinha antes e ainda ficou pior por isso troca-se os cabos.

Comentário

Para mim são os cabos das velas, estou 154.000km e já vou no 2º jogo.
                                          Vais ter que trocar as velas também.

jbarbosa

Comentário

Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                                            Para mim são os cabos das velas, estou 154.000km e já vou no 2º jogo.
                                            Vais ter que trocar as velas também.

jbarbosa
                                            Eu vinha cá dar esse conselho também...trocar os cabos e as velas.

Comentário

O meu andava dar cabos das velas, literalmente.
                                              Ou seja comprava um jogo, passado 1.500km 2 pro lixo, andei assim n tempo, pensei que fossem as velas ngk e as fiat originais.
                                              Eu e o meu mecânico chateamo-nos (com a viatura, claro) arranjamos uns cabos 2ª mão que os tinha guardado.
                                              Fizemos várias experiencias, e chegamos á conclusão que estavam mesmo estragados.
                                              Agora já sei, de 60.0000km cabos novos, como tenho o carro a GPL ele recente-se mais.

jbarbosa
                                              Editado pela última vez por joaobarbosajb; 18 September 2013, 15:05.

Comentário

Bem pessoal!
                                                está resolvido, trocou-se os cabos até parece outro, de um fiat passou a ferrari

Obrigado a todos!

Comentário

Embora esteja resolvido tenta ter atenção também ao estado do rotor de distribuição e da tampa de distribuição. O meu carro soluçava imenso por causa do rotor que estava em fim de vida. Troquei velas e cabos de velas e não resolveu nada. Assim que se mudou o rotor, maravilha.

Comentário

Como foi diagnosticado? Foi tentativa-erro?

Também ando com um problema do mesmo estilo. Além de que manda um cheiroa gasolina pelo escape, meu deus!

Comentário

Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                                      Como foi diagnosticado? Foi tentativa-erro?

Também ando com um problema do mesmo estilo. Além de que manda um cheiroa gasolina pelo escape, meu deus!
                                                      Foi um bocado, e dado que quando se mexeu no cabo das velas o carro ficou pior, alguma coisa era dali.
                                                      Se cheira a gasolina, acho que pode ser a lambda, atenção: dica de um zé da "tasca"
                                                      COMO TESTAR SONDA LAMBDA - YouTube

Comentário

Foi um bocado, e dado que quando se mexeu no cabo das velas o carro ficou pior, alguma coisa era dali.
                                                        Se cheira a gasolina, acho que pode ser a lambda, atenção: dica de um zé da "tasca"
                                                        COMO TESTAR SONDA LAMBDA - YouTube
                                                        Já a substitui

Comentário

Vou aqui fazer um up a este tópico pois tenho um amigo meu que está com um problema parecido.
                                                          É um Punto Mk2 como este, 1.2 a gasolina do ano de 2000.

Ele diz que cada vez que liga o carro, aparece a luz amarela de avaria no motor. Se andar com ele, ele não responde quase nada até às 3 mil rpm e faz fumo branco (nível anti-congelante ok à priori).
                                                          Se esperar uns 4 minutos ao ralenti a luz apaga e segue viagem normalmente. Aí o carro anda sem stress nenhum. Se desligar e ligar o carro, volta ao mesmo.

Ele já trocou velas e cabos de velas.
                                                          O que poderá ser? Sonda lambda?
                                                          Obrigado!

Comentário

Algo eléctrico como sensor de ralenti, sensor da posição da borboleta, sensor de temperatura..

Liga-se à ficha e a ECU diz o que padece. Simples.

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                                            Working...
                                                            X