Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.0 TCe 100 cv Renault. Durabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.0 TCe 100 cv Renault. Durabilidade?

    Boas. Qual a vossa opinião sobre os pequenos motores a gasolina, neste caso relativamente ao 1.0 TCe 100cv (2020) da Renault? É igual ao 0,9 TCe?

    Qual a durabilidade esperada de um motor destes? Obrigado


    #2
    Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
    Boas. Qual a vossa opinião sobre os pequenos motores a gasolina, neste caso relativamente ao 1.0 TCe 100cv (2020) da Renault? É igual ao 0,9 TCe?

    Qual a durabilidade esperada de um motor destes? Obrigado
    É um motor recente, é muito difícil de avaliar isso. Da minha experiência, o 1.0 é muito mais agradável de conduzir.

    Sent from my SM-A526B using Tapatalk

    Comentário


      #3
      Andei num Leon 1.0 c/ 115 cv nos últimos três anos e adorei. Na autoestrada mesmo a subir, até aos 190 km puxa sempre. Tive um Megane III 1.5 com 105 cv e era mais fraco que este, as mesmas subidas na mesma auto estrada, aos 170 o ponteiro já começava a baixar até aos 150.

      Para andar em cidade ainda melhor. Agora em relação à durabilidade, não faço a minima... mas teve 0 problemas.

      Comentário


        #4
        Tenho um clio com o 0.9 TCe.

        O motor não deslumbra, tirando o modo ECO até tem algum interesse mas é muito guloso. A caixa também em nada favorece o motor.

        Acaba por ser bastante fiável e robusto, apenas tive um problema com a caixa, que foi reparada em garantia.

        Nas mesmas condições, voltaria a comprar dada as premissas do negócio

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
          Boas. Qual a vossa opinião sobre os pequenos motores a gasolina, neste caso relativamente ao 1.0 TCe 100cv (2020) da Renault? É igual ao 0,9 TCe?

          Qual a durabilidade esperada de um motor destes? Obrigado
          é na sua essência um 0.9 com cilindrada aumentada.
          Boa fiabilidade, manutenção 'barata'.
          Aguenta uns 150.000km sem grandes intervenções.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Insignia Ver Post

            é na sua essência um 0.9 com cilindrada aumentada.
            Boa fiabilidade, manutenção 'barata'.
            Aguenta uns 150.000km sem grandes intervenções.
            É muito mais linear e confortável. Se há coisa que me chateia no 0.9 é o facto de ser bruto.

            Sent from my SM-A526B using Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
              É muito mais linear e confortável. Se há coisa que me chateia no 0.9 é o facto de ser bruto.

              Sent from my SM-A526B using Tapatalk
              bruto com 90cv /145Nm?? 😌

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Insignia Ver Post

                bruto com 90cv /145Nm?? 😌
                😂

                Não é bruto como no sentido associado a uma carro de 500cv, mas desajeitado na forma como entrega a potência em baixas rotações. O 1.0 é muito mais suave e linear.

                Comentário


                  #9
                  Tenho o 1.0 Tce 90cv de 2021, é agradável de conduzir, anda bem mas bebe ainda melhor pelo menos em cidade pura (média 12 km/h). O Clio 1.2 16V 75 cv gastava menos 2 litros aos 100 nas mesmas condições, mas era pior em tudo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                    Tenho o 1.0 Tce 90cv de 2021, é agradável de conduzir, anda bem mas bebe ainda melhor pelo menos em cidade pura (média 12 km/h). O Clio 1.2 16V 75 cv gastava menos 2 litros aos 100 nas mesmas condições, mas era pior em tudo.
                    Esse 1.2 estava num Clio II? Se for o caso não podemos esquecer a diferença de peso dos carros.

                    De qualquer forma é curioso como os consumos pararam de evoluir nos últimos anos.

                    Sent from my SM-A526B using Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Tive um Sandero II 0.9 TCE 90cv Bi-Fuel durante 3 anos e qq coisa, 95 mil KM.

                      Gostei mt do motor.
                      Talvez por ser no Sandero levezinho mas a falta de linearidade nunca senti assim muito, excepto se esmagasse o acelerador às 1300 RPM.

                      Nunca deu qq problema mas tb foram só 95 mil KM.

                      A unica coisa negativa é mesmo o comportamento a frio.
                      Nos primeiros KM é algo brusco, mesmo em termos de transmissão.

                      Temos outro Sandero igual, 0.9 TCE tambem bifuel e tambem se tem portado bem.
                      Houve 1 sensor qualquer que atrofiou mas foi resolvido em garantia, pelo que percebi foi caso isolado tanto que na Renault andaram em chamadas com França para se tentar perceber.

                      Entretanto tenho há 1 ano e pouco um Sandero III 1.0 TCE 100cv tambem bifuel ( a versão só gasolina é 90cv ) e surpreendeu muito.
                      É mais linear que o 0.9 TCE, e um pouco mais silencioso, tem caixa de 6 muito proximas o que faz com que esteja smp no binario ideal.

                      Consome 1 pouco menos que o 0.9 TCE.

                      Convem nao esquecer que são motores de entrada de gama, logo, não se pode esperar que sejam um 1.4 TSI 160cv.

                      Comentário


                        #12
                        Sim é um 0.9 com mais 100cm3, que para quem tem o ouvido atento os seus trabalhares e ruídos são iguais!
                        Eu tenho um 0.9 com quase 125mil num captur que nos últimos 2 anos tem feito percursos diários de envergonhar carros a diesel! O único problema que tive foi a falange do termostato que começou a verter eu próprio dei conta, pois o anticongente baixava mais que o normal (a peça ficou por 30 a 40€ de origem). De resto só manutenções programadas, às quais eu por opção própria faço sempre todos os anos e encurto para 15 a 17 mil kms no máximo!
                        Consumos de 6.2 no inverno e 5.8 no verão!

                        Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                          Boas. Qual a vossa opinião sobre os pequenos motores a gasolina, neste caso relativamente ao 1.0 TCe 100cv (2020) da Renault? É igual ao 0,9 TCe?

                          Qual a durabilidade esperada de um motor destes? Obrigado
                          Em relação ao 0.9 não sei.

                          A minha mulher tem um 1.0TCE 100cv num Captur de 2020. É muito suave. A caixa ajuda. Só se sente a falta de força fora da cidade a partir da 5 velocidade.

                          Em cidade é goloso. Fora da cidade faço sem preocupações em nacional consumos abaixo dos 6l/100km. Autoestrada é contar com 6,5-7 l/100kms

                          Se é um motor emocionante ou divertido? hmmm, sinceramente, acho que não. Mas cumpre.


                          Atenção que tenho ideia que o 1.0 Tce a partir de Janeiro de 2021 tem 90cv (ou 95?) e tem filtro de particulas. Se faz diferença? Não sei.

                          Comentário


                            #14
                            Qual a diferença entre o 1.0 TCE 100cv caixa de 5 e o 1.0 TCE 90cv caixa de 6? Tem os dois FAP, ou o primeiro não tem?

                            Como funciona um FAP num carro a gasolina? É que se o meu tem nunca senti a regenerar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                              Qual a diferença entre o 1.0 TCE 100cv caixa de 5 e o 1.0 TCE 90cv caixa de 6? Tem os dois FAP, ou o primeiro não tem?

                              Como funciona um FAP num carro a gasolina? É que se o meu tem nunca senti a regenerar.
                              Supostamente o de 90cv já tem fap, por isso a razão da perda de 10cv em relação ao anterior

                              Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                atenção que a perda de 10cv não é por ter GPF.
                                O facto de ser 66kw, permite melhor enquadramento fiscal em França e Alemanha (paises em que os impostos são em função da potência)

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu 1.0 100cv bifuel supostamente tambem tem FAP, veio lá nas indicações do stand.
                                  ( a menos que eles metam aquilo igual para as versões monofuel ).

                                  O ter 100cv terá mesmo a ver com o GPL, que deduzo que tenha afinação melhor, não sei.

                                  Certo é que ele quando está a GPL, tem de facto mais força que quando está a gasolina.

                                  E videos na net comprovam isso.

                                  E já o 0.9 TCE 90cv supostamente chegava quase aos 100cv em GPL.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A nível de fiabilidade de motor é muito bom, temos por casa um Duster de 2021/06 já com 165 mil km, bi-fuel. O único calcanhar de Aquiles é os periféricos, neste caso o turbo. Um aos 90 mil km e outro aos 155 mil km, simplesmente a wastgate bloqueia e desenvolve aos soluços.

                                    Fora isso não nos deixa mal. Revisões na marca a cada 30 mil km , mudança de óleo e filtro intermédia a cada 15 mil km e sempre pronto para transportar a malta ehehe

                                    Comentário


                                    • Eagle88
                                      Eagle88 commented
                                      Editing a comment
                                      Está a andar bem!

                                    • mok
                                      mok commented
                                      Editing a comment
                                      só faltava dizer que é fiavel mas teve de trocar o motor...
                                      acho que se não tivesse em garantia este comentário seria bem diferente, e a grande maioria das pessoas atinge essa kilometragem fora da garantia

                                    #19
                                    165kkm e 2 turbos, não parece um carro fiavel..por acaso está em garantia, se não estivesse...

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                      165kkm e 2 turbos, não parece um carro fiavel..por acaso está em garantia, se não estivesse...
                                      Um dos turbos já deve ter sido fora da garantia. A garantia da Dacia acho que são 3 anos ou 100 mil kms (antes de 2022), atualmente tem de dar 3 anos sem limite de kms. Na Renault a mesma história, 5 anos ou 100 mil kms

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                        165kkm e 2 turbos, não parece um carro fiavel..por acaso está em garantia, se não estivesse...
                                        O motor em si é fiável, até nos tem surprendido, com estes KMS todos e a fazer trajectos porta a porta (TVDE) com tantas horas de motor ainda está com excelentes níveis de compressão e o consumo de óleo em 15 mil KMS entre mudas é praticamente nulo.

                                        Sim nesse aspecto é a nossa sorte, por isso não falhamos com a manutenção para que eles ajudem sempre.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post

                                          Um dos turbos já deve ter sido fora da garantia. A garantia da Dacia acho que são 3 anos ou 100 mil kms (antes de 2022), atualmente tem de dar 3 anos sem limite de kms. Na Renault a mesma história, 5 anos ou 100 mil kms
                                          Fora da garantia? Caia o Carmo e a trindade, era o que mais faltava! Temos os 24 meses de garantia obrigatório por lei com KMS ilimitados desde que façamos a manutenção na marca. Nós não temos culpa que não tenham arranjado solução para o problema... Eu só tenho pena que tenham mudado o sistema de sobrealimentação, porque tenho quase a certeza que se a wastgate fosse ainda controlada por vácuo como era no 0.9 TCe quase jurava que não tinha levado estes turbos.

                                          Comentário


                                            #23
                                            O meu tem os 5 anos / 120 mil KM.
                                            Ou era isso ou manutenção programada paga durante 1 ou 2 anos ja nem sei. Ou 3...

                                            De qq forma, a wastgate do 1.0 TCE ouve-se pa caraças, bem cool 😊

                                            Comentário


                                              #24
                                              O problema do barulho da wastegate alguém tem?

                                              Vi isto e até soltei uma pinguinha https://www.youtube.com/watch?v=2unED4pxkzs

                                              Comentário


                                              • Brunofig
                                                Brunofig commented
                                                Editing a comment
                                                Já levo com isso desde os 2000 km, sempre que se muda o turbo fica ok, mas passando uns kms volta ao mesmo. Ainda estou a espera da solução definitiva da Dacia.

                                              #25
                                              Nos 1.3TCE também é conhecido uma situação de um "chocalhar" a frio...e é originário da haste da wastegate do turbo...tem uma certa folga e acontece esta situação.

                                              O meu desde novo (nas minhas mãos desde os 8km)...sempre achei estranho este "chocalhar" tendo inclusive reportado à Renault...ao qual me respondem que "é normal".

                                              Um dia que me dê vontade, passo numa casa especializada em turbos e pergunto se há algum tipo de "buchas" e/ou "anilhas" (borracha ; teflon ou algo próprio) que me retirem aquele barulho.

                                              Comentário


                                                #26
                                                Eu no meu novo motor já não tenho esse problema.

                                                E acho que o novo do 1.0TCe já vem solucionado segundo o chefe de oficina da concessão onde comprei tanto o Duster como o Clio.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  O meu tb faz esse chocalhar em desaceleração.
                                                  Na prox revisão chateio-os.

                                                  Não sei é do que eles se referiram quanto ao verão.
                                                  Que problemas dá?
                                                  O meu n tem tido stress mas tb ainda só atravessou 1 verão.

                                                  Por isso é que é fixe aqueles motores com origem nos anos 90, vendidos ainda em 2000 e 2010's, aspirados e sem grandes mariquices, nunca mais acabam :P

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    O 0.9 também sofre deste problema?

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                      Esse 1.2 estava num Clio II? Se for o caso não podemos esquecer a diferença de peso dos carros.

                                                      De qualquer forma é curioso como os consumos pararam de evoluir nos últimos anos.

                                                      Sent from my SM-A526B using Tapatalk

                                                      agora os carros a gasolina também têm filtro de particulas, será disso?

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                        Esse 1.2 estava num Clio II? Se for o caso não podemos esquecer a diferença de peso dos carros.

                                                        De qualquer forma é curioso como os consumos pararam de evoluir nos últimos anos.

                                                        Sent from my SM-A526B using Tapatalk
                                                        Os motores atmosféricos gasolina sobretudo em carros leves permitem excelentes consumos desde que claro não se abuse no pedal.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X