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Problema de ralenti , Ford Fiesta Xtrend 1.25 Zetec (2005).

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    Problema de ralenti , Ford Fiesta Xtrend 1.25 Zetec (2005).

    Boas novamente,

    O meu charuto Fiesta de um dia para o outro, a frio, não aguenta o ralenti, leva umas "gazadas", aquece um pouco e lá se aguenta. Depois de aquecer já trabalha normalmente.

    O carro nos últimos 2 anos tem andado pouquíssimo e desde aí, volta e meia tem um bug, mas nada de grave. Desta vez parece ser mais "sério" visto que desde novo nunca teve uma avaria.

    Já limpei o corpo da borboleta, substitui as velas e mudei o filtro de ar, o que acham que pode ser?

    #2
    Como está a saúde da bateria? Quando tinha o 206 e a bateria morreu, tive esses sintomas. Pegava, o ralenti oscilava imenso até desligar, a ponto de ter que andar a acelerar para que o ralenti não baixasse dos 900. Troquei a bateria e voltou tudo ao normal.
    Editado pela última vez por mpereira; 06 February 2023, 23:48.

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      #3
      Também via velas correctas, cabos e/ou bobine.

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        #4
        Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
        Boas novamente,

        O meu charuto Fiesta de um dia para o outro, a frio, não aguenta o ralenti, leva umas "gazadas", aquece um pouco e lá se aguenta. Depois de aquecer já trabalha normalmente.

        O carro nos últimos 2 anos tem andado pouquíssimo e desde aí, volta e meia tem um bug, mas nada de grave. Desta vez parece ser mais "sério" visto que desde novo nunca teve uma avaria.

        Já limpei o corpo da borboleta, substitui as velas e mudei o filtro de ar, o que acham que pode ser?
        Os 1.25 Zetecs são um pouco esquisitos com as velas, se não forem as correctas, ele queixa-se. Para além do que o amigo eblase referiu, limpar a massa de ar, mudar filtro de combustível e verificar os tubos do vácuo que estão por detrás da admissão.

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          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Também via velas correctas, cabos e/ou bobine.



          As velas são novas e iguais às que lá estavam, são umas ngk R platinium, os cabos/bobines dos testes que fiz parecem estar bons, a maf, pelo que tenho lido dos "profissionais" dos Ford está boa, referem que quando existem problemas nos sítios acima referidos que o carro falha bastante, soluça, perde força e por momentos trabalha a 3 cilindros (acende luz do motor).

          Coisa que com este não acontece, só vai abaixo no primeiro cold start do dia, aquecendo um pouco fica normal. só me falta verificar os tubos de vácuo.

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            #6
            Já agora verificar se o alternador está a carregar bem. Quantos km tem o "bicho"?

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              #7
              Pode ser que ajude . . .
              https://www.youtube.com/watch?v=LtNRczEF5wo

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                #8
                Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                Já agora verificar se o alternador está a carregar bem. Quantos km tem o "bicho"?



                O alternador está bom, e a bateria é nova (tem uns 2 meses).

                Tem pouco mais de 110mil kms.;)

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                  #9
                  Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post



                  No meu motor esta válvula ou está num local diferente, ou não tem. (algo que não acredito)

                  Mas, a maioria dos periféricos estão em locais diferentes dos primeiros 1.25.

                  Comentário


                    #10
                    Será isto . . . ? 286759761.1920.jpg

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                      Será isto . . . ? 286759761.1920.jpg



                      Sim, é igual a este.

                      Comentário


                        #12
                        Então não é Zetec mas sim Duratec e não tem válvula de relanti. A borboleta é toda eléctrica por isso controla tudo. Experimenta desligar a bateria durante 1h e depois vai dar uma volta (mínimo 30Km sem desligar o motor). Nos Zetec's este procedimento limpava os erros da centralina. Por último, ligar o carro a um aparelho/pc para ver os erros guardados na ECU.
                        Editado pela última vez por AfonsoAlbufeira; 08 February 2023, 09:36.

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