Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança de óleo a cada 10 mil kms. Reduz desgaste ou dinheiro para o lixo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança de óleo a cada 10 mil kms. Reduz desgaste ou dinheiro para o lixo?

    Tenho um Renault Captur 1.0 TCE 100cv de 12/2020. Praticamente desde que o comprei, que faço mudas de oleo a cada 10 mil kms (a marca recomenda a cada 30 mil kms). Estou efetivamente a reduzir drasticamente o desgaste do motor? Ou estou apenas a deitar dinheiro ao lixo? Existe algum estudo que prove que mudanças de óleo mais reduzidas diminuem o desgaste do motor? Qual será a quilometragem indicada para mudar o óleo com claros benefícios para o motor? Já cheguei a fazer mudas com 5 mil kms, 10 mil kms e no máximo 15 mil kms. Sempre com oleo 5w30 RN17.

    Viatura a gasolina, já com FAP (nunca senti a regenerar, totalmente diferente de um diesel, é a mi ha primeira viatura a gasolina).

    #2
    Depende sempre do tipo de utilização do carro e dos km anuais

    Comentário


      #3
      20k anuais. 50% em AE

      Comentário


        #4
        Se tem FAP, possivelmente, sinceramente eu não sei se é igual ao diesel. Podes ter diluição de combustível no lubrificante. Aí faz sentido encurtar as trocas para manter o lubrificante em boas condições.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
          20k anuais. 50% em AE
          Passa a revisões anuais, era o que eu faria

          Comentário


            #6
            Se mudas de 10 em 10 e fazes 20k anuais, estás a mudar o óleo a cada 6 meses? isso é um perfeito exagero para a utilização que lhe dás, 1 muda anual chega perfeitamente.

            Comentário


              #7
              Como referido, se fazes essa quilometragem anual, 20.000km, podes o fazer aos 20.000km... ou então, aos 15.000km.


              Quanto à tua questão, os óleos ao longo do tempo (tendo ou não utilização no motor), degradam-se na mesma e assim sendo, claro que a sua capacidade de lubrificação/protecção vai diminuindo.

              Comentário


                #8
                Na minha opinião faria de 15k em 15k.
                como se costuma dizer nem tanto ao mar nem tanto à terra.

                Comentário


                  #9
                  de 15 em 15mil ou por ano se não atingires essa quilometragem.

                  O que fizeres abaixo dessa quilometragem...a resposta é...cada sabe o que fazer ao dinheiro que ganha (ou que herda)!

                  Abraço & boa sorte com a máquina

                  p.s.- o teu concessionário deve agradecer esses intervalos para muda de óleo...certifica-te que te fazem a mudança mesmo... não era o primeiro a dimunuir os espaços de muda, a cobrarem e a manterem o mesmo oleo porque não estava degradado...em concessão oficial). Uma marca pouco visivel no filtro de oleo pode ajudar a dissipar dúvidas.

                  Comentário


                    #10
                    Uma mudança por ano (20mil km) a usar oleo e filtro de qualidade é o suficiente, não é preciso mais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                      p.s.- o teu concessionário deve agradecer esses intervalos para muda de óleo...
                      O meu antigo aconselhou a cada 30 mil qnd lá fazia em 15, portanto depende sempre da seriedade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                        O meu antigo aconselhou a cada 30 mil qnd lá fazia em 15, portanto depende sempre da seriedade.
                        Isso é para depois te ir buscar o dinheiro em peças quando avariar (estou mesmo só a reinar!!)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 1000k Ver Post

                          Isso é para depois te ir buscar o dinheiro em peças quando avariar (estou mesmo só a reinar!!)
                          O q é certo é q despachei-o com 405 mil km, novo nas minhas mãos (1.4HDI)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                            O q é certo é q despachei-o com 405 mil km, novo nas minhas mãos (1.4HDI)
                            Bem bom, o motor ajuda, que é fiável. Depende muito do motor e do tipo de utilização.

                            Lá em casa, mudam os dois de 15 em 15k (Leon 1.0 115 Cv e Micra 1.2 80 Cv), a Leon porque grosso modo é o que faz anualmente, o Micra faz uns 30 a 35k, mas preciso que ele faça mais uns Kms sem avariar (vai nos 175K), pelo que prefiro prevenir (faz muitos Kms acima das 4k RPM).

                            Comentário


                              #15
                              Duvido que algum carro(normal, não estou a falar de psa com correias banhadas a oleo) a seguir o plano de manutenção da marca terá problemas devido à periodicidade da muda de oleo

                              Comentário


                                #16
                                Dou os meus 3 cêntimos:

                                Em carros diesel Euro 5 e 6, sem dúvida que trocaria a cada 10.000 km (é o que faço nos meus). O óleo aguenta bem fazer mais km, o problema está na contaminação resultante da injeção direta e dos sistemas anti-poluição. O motor começa a ficar sujo/com borra e se em motores de correia já tem os seus problemas, nos de corrente é para esquecer. Em carros Euro 4 ou inferior, aguenta bem fazer 15.000km (preferência) ou mesmo 20.000km sem o motor ficar sujo.

                                Em carros a gasolina, independentemente da norma Euro, 15.000km (preferência) a 20.000km está ótimo.

                                Quem faz 3.000km ou 5.000km ao ano, não há mal nenhum trocar a cada 2 anos. Mais também não convém por causa do "papel" do filtro de óleo.

                                Então mas qual é o problema do motor ficar sujo? De uma forma muito resumida, o óleo deixa de fluir com tanta facilidade por todas as zonas do motor (devido à acumulação de resíduos) o desempenho do motor é reduzido e a correta lubrificação das campas e segmentos deixa de acontecer, originando consumos de óleo e no pior dos casos a gripagem do motor. As linhas do turbo também começam a ficar obstruídas e a lubrificação fica deficiente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aconselho-vos todos a ver isto:
                                  https://youtu.be/fu7PlRsqMyA?si=0vhvZQ8AxRgeFfU3

                                  Sent from my 2107113SG using Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais de 15k kms com o mesmo óleo, seja diesel ou gasolina, tenha DPF ou não acho uma loucura. Pelo menos eu não consigo fazer isso, pois penso sempre em ficar com o carro pelo menos 8 a 10 anos. Então quando me falam em oleo para 30k kms....epa....é para o carro aguentar durante a garantia e depois dar o berro

                                    Comentário


                                      #19
                                      A minha questão é:

                                      Porque razão se há-de contrariar/encurtar (naquilo que o fabricante preconiza) na quantidade de Km entre muda de óleo?

                                      Penso que se for seguido à risca o que o fabricante "manda" não deve de haver à partida problemas salvo excepções das correntes em "banho Maria" 😄

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                        A minha questão é:

                                        Porque razão se há-de contrariar/encurtar (naquilo que o fabricante preconiza) na quantidade de Km entre muda de óleo?

                                        Penso que se for seguido à risca o que o fabricante "manda" não deve de haver à partida problemas salvo excepções das correntes em "banho Maria" 😄


                                        Todos os contrutores até preconizam dois tipos de uso, o convencional (e que será o de maior tempo ou quilometragem) e o uso severo/urbano, em que aí até podem manter o espaço temporal (para os casos em que é de um ano), mas reduzem o número de quilómetros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                          Então quando me falam em oleo para 30k kms....epa....é para o carro aguentar durante a garantia e depois dar o berro
                                          O meu 1.4HDI sempre mudou aos 30 mil (oleo p 15 mil), e fez 405 mil km desde novo nas minhas mãos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                            A minha questão é:

                                            Porque razão se há-de contrariar/encurtar (naquilo que o fabricante preconiza) na quantidade de Km entre muda de óleo?

                                            Penso que se for seguido à risca o que o fabricante "manda" não deve de haver à partida problemas salvo excepções das correntes em "banho Maria" 😄
                                            Como já foi dito inúmeras vezes, o fabricante diz que o carro aguenta esse tipo de manutenção durante o seu período de vida útil, ou seja, 10 anos ou 250.000km. Depois disso não há garantias de nada.

                                            Posso dar o exemplo da Mercedes, que inicialmente preconizou as revisões a cada 30.000km ou 2 anos e de há um bom “par de anos” para cá, reduziu o intervalo para no máximo 25.000km ou 1 ano. Penso que a BMW também já está a fazer o mesmo. A VW, em contradição, mantém os 2 anos ou 30.000km.


                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                              O meu 1.4HDI sempre mudou aos 30 mil (oleo p 15 mil), e fez 405 mil km desde novo nas minhas mãos.
                                              Também tenho na família um Pajero 2.5td comprado novo e atualmente tem 720.000km. Sempre levou 15w40 barato e regra geral a fazer trocas de óleo muito tardias (a média era a cada 20.000km). Ainda é tudo de origem, inclusive a embraiagem. E o motor “respira saúde e bem!”. É sorte? Diria que não, é mais o resultado de um motor resistente com baixas restrições de emissões.

                                              O teu 1.4hdi acaba por ser um exemplo deste tipo de “conjunto” resistente.

                                              O meu primeiro post está bastante explícito quanto esta questão da necessidade de trocar o óleo precocemente ou não.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu continuava a fazer aos 10.000, mal não faz e quer queiramos ou não os oleos podem ser muito bons, mas há sempre porcaria a diluir junto com oleo a degradar.
                                                De 10.000 em 10.000 o motor fica sempre limpo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Revisao anual chega perfeitamente, deita olho nessas correias distribuiçao convem mudar bem antecipadamente do que recomendado pelo fabricante

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                    Revisao anual chega perfeitamente, deita olho nessas correias distribuiçao convem mudar bem antecipadamente do que recomendado pelo fabricante
                                                    é corrente...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      se uma marca oferece revisões de 2 em 2 anos e 30k kms e outra é todos os anos ou 15 em 15 as pessoas vão comprar o primeiro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                        Mais de 15k kms com o mesmo óleo, seja diesel ou gasolina, tenha DPF ou não acho uma loucura. Pelo menos eu não consigo fazer isso, pois penso sempre em ficar com o carro pelo menos 8 a 10 anos. Então quando me falam em oleo para 30k kms....epa....é para o carro aguentar durante a garantia e depois dar o berro
                                                        Mas há óleos completamente diferentes e adequados para mudas mais frequentes ou mais longas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                                          Mas há óleos completamente diferentes e adequados para mudas mais frequentes ou mais longas.
                                                          Se deitares um monte de porcaria para dentro do oleo que é o que acontece em muitos motores pouco interessa que oleo lá está...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Alguém acredita que TVDE´s ou taxis, no geral, façam mais do que 2 mudas de óleo por ano (e, e...)? E falando em bem mais de 30.000km/ ano de utilização.
                                                            Eu sinceramente não creio, a não ser que o dono da empresa seja um "freak" por mecânica.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X