Boas,
tenho um Fiat 500L 2016 diesel Multijet 1.3 95cv Euro 6. O carro está com 110.000 e nunca foram mudadas as correntes ou correias (não faço ideia neste carro qual delas é nem quando/se se troca).
Estou a ter algumas dificuldades a interpretar o manual para perceber o que preciso de fazer. Sei que as revisões são de 20 em 20k ou 12 meses (eu faço troca de óleo e filtro aos 12 meses, sempre com óleo adequado para o motor (LIQUI MOLY - TOP TEC 4310 0W-30) e nunca chego sequer aos 15.000 por ano).
Aparece que aos 2 anos e aos 8 anos se deve fazer "Controlo visual das condições e tensionamento (versões sem tensor automático) da(s) correia(s) de comando dos acessórios". Isto é a do alternador, não é?
Também aparece aos 6 anos ou 120k, para fazer "Substituição da(s) correia(s) de comando dos acessórios". Continua a ser a do alternador, não é?
Também aparece aos 6 anos ou 120k "Substituição da correia dentada de comando da distribuição (excepto versões 1.3 16V Multijet). Esta já é uma correia interna, não é? Mas no meu modelo de motor não se faz? Será porque tem uma corrente e não uma correia? Não faço ideia.
Obrigado por qualquer ajuda, queria tentar perceber afinal se tenho que substiuir a correia interna ou não, e quando.
tenho um Fiat 500L 2016 diesel Multijet 1.3 95cv Euro 6. O carro está com 110.000 e nunca foram mudadas as correntes ou correias (não faço ideia neste carro qual delas é nem quando/se se troca).
Estou a ter algumas dificuldades a interpretar o manual para perceber o que preciso de fazer. Sei que as revisões são de 20 em 20k ou 12 meses (eu faço troca de óleo e filtro aos 12 meses, sempre com óleo adequado para o motor (LIQUI MOLY - TOP TEC 4310 0W-30) e nunca chego sequer aos 15.000 por ano).
Aparece que aos 2 anos e aos 8 anos se deve fazer "Controlo visual das condições e tensionamento (versões sem tensor automático) da(s) correia(s) de comando dos acessórios". Isto é a do alternador, não é?
Também aparece aos 6 anos ou 120k, para fazer "Substituição da(s) correia(s) de comando dos acessórios". Continua a ser a do alternador, não é?
Também aparece aos 6 anos ou 120k "Substituição da correia dentada de comando da distribuição (excepto versões 1.3 16V Multijet). Esta já é uma correia interna, não é? Mas no meu modelo de motor não se faz? Será porque tem uma corrente e não uma correia? Não faço ideia.
Obrigado por qualquer ajuda, queria tentar perceber afinal se tenho que substiuir a correia interna ou não, e quando.
Comentário