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Troca de Correia/Corrente de Multijet 1.3 95cv Euro 6 (Fiat 500L 2016)

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    Troca de Correia/Corrente de Multijet 1.3 95cv Euro 6 (Fiat 500L 2016)

    Boas,
    tenho um Fiat 500L 2016 diesel Multijet 1.3 95cv Euro 6. O carro está com 110.000 e nunca foram mudadas as correntes ou correias (não faço ideia neste carro qual delas é nem quando/se se troca).

    Estou a ter algumas dificuldades a interpretar o manual para perceber o que preciso de fazer. Sei que as revisões são de 20 em 20k ou 12 meses (eu faço troca de óleo e filtro aos 12 meses, sempre com óleo adequado para o motor (LIQUI MOLY - TOP TEC 4310 0W-30) e nunca chego sequer aos 15.000 por ano).

    Aparece que aos 2 anos e aos 8 anos se deve fazer "Controlo visual das condições e tensionamento (versões sem tensor automático) da(s) correia(s) de comando dos acessórios". Isto é a do alternador, não é?

    Também aparece aos 6 anos ou 120k, para fazer "Substituição da(s) correia(s) de comando dos acessórios". Continua a ser a do alternador, não é?

    Também aparece aos 6 anos ou 120k "Substituição da correia dentada de comando da distribuição (excepto versões 1.3 16V Multijet). Esta já é uma correia interna, não é? Mas no meu modelo de motor não se faz? Será porque tem uma corrente e não uma correia? Não faço ideia.

    Obrigado por qualquer ajuda, queria tentar perceber afinal se tenho que substiuir a correia interna ou não, e quando.​​
    Editado pela última vez por pedro19; 27 October 2024, 16:44.

    #2
    É exactamente o que dizes mas com uma nuance que não vem no manual.

    A correia e respectivo tensor de acessórios é a que referes do alternador/bomba de agua e é visivel a olho. Deves trocar na data preconizada ou antes se necessario.

    o teu comando de motor usa efetivamemte corrente de distribuição em vez da correia em borracha dai ser excluído no prazo para verificação e troca.

    A nuance é que a corrente tem grande tendência a ganhar folgas e é amplamente conhecido esse defeito nos 1.3 multijet, dai que deve ser feita a troca do kit de corrente quando se começa a ouvir um chocalhar fora do normal que é sinal da tal folga.

    O kit em sim não é muito caro, a troca é um pouco mais trabalhosa e suja comparativamente às versões que usam correia em borracha.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
      É exactamente o que dizes mas com uma nuance que não vem no manual.

      A correia e respectivo tensor de acessórios é a que referes do alternador/bomba de agua e é visivel a olho. Deves trocar na data preconizada ou antes se necessario.

      o teu comando de motor usa efetivamemte corrente de distribuição em vez da correia em borracha dai ser excluído no prazo para verificação e troca.

      A nuance é que a corrente tem grande tendência a ganhar folgas e é amplamente conhecido esse defeito nos 1.3 multijet, dai que deve ser feita a troca do kit de corrente quando se começa a ouvir um chocalhar fora do normal que é sinal da tal folga.

      O kit em sim não é muito caro, a troca é um pouco mais trabalhosa e suja comparativamente às versões que usam correia em borracha.
      Obrigado! Então devo porventura continuar a usar bom óleo e estar atento a barulhos estranhos. Este motor é daqueles em que se a corrente se partir vai tudo à vida, tens ideia?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post

        Obrigado! Então devo porventura continuar a usar bom óleo e estar atento a barulhos estranhos. Este motor é daqueles em que se a corrente se partir vai tudo à vida, tens ideia?
        é por ai, mas nem é preciso partir, basta ficar demasiado folgada e passarem-se dentes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

          é por ai, mas nem é preciso partir, basta ficar demasiado folgada e passarem-se dentes.
          Ah, ok. Então se isso acontece, adeus motor, não é?

          Comentário


            #6
            Tens que substituir aos 6 anos ou 120mil kms, o que vier primeiro. Já passou o prazo de 6 anos, portanto é para trocar ontem.

            Por outro lado, esses motores estão feitos para que seja de reparação simples. Juntas, valvulas, touches, martelos, eventualmente arvores de cames, distribuição, e já está. 2mil e tal € por uma reparação bem feita, 4 ou 5 dias de imobilização, nada de complicado. é muito raro o bloco, pistons e cabeça ficarem com marcas.

            Comentário


              #7
              O 1.3 MJ tem corrente e não correia

              Muda se fizer ruído, a forma de conduzir é que dita a vida da corrente
              🙂

              O 1.6 é que tem correia

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                O 1.3 MJ tem corrente e não correia

                Muda se fizer ruído, a forma de conduzir é que dita a vida da corrente
                🙂

                O 1.6 é que tem correia
                De que forma influencia a codnução?
                Pensava que era mais pela qualidade do óleo usado e timming das trocas do mesmo

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                  #9
                  Sim o óleo (correto e a tempo e horas) também será importante, claro

                  Mas na condução, se a praticares com muitas reduções (feitas em regimes relativamente altos) a corrente leva porrada e encurtas a vida dela .

                  O 1.3 tem uma faixa de utilização curta, sendo relativamente fácil andar a recorrer a reduções. Tenho um Tipo 1.3 à 3 anos, conheço bem o desempenho do motor

                  Mas como é óbvio depende sempre de outros fatores o uso ou não de reduções

                  Comentário


                    #10
                    A nossa frota da empresa é toda 1.3 multijet (bom, entrou agora um 1.5 hdi).
                    O meu de serviço já conta com 430 mil.

                    Conheço bem os motores

                    Pensava era que o fator que mais influencia fazia era o óleo.


                    Sempre a aprender

                    Comentário


                      #11
                      Que problemas teve esse 1.3, pelo que vi noutros tópicos é um Punto, certo?

                      Comentário


                        #12
                        Sim é um Punto.
                        Por incrivel que pareça, apesar dos maus tratos não teve assim nada de especial.

                        Carro da empresa, já elvou muita porrada e andou em muitas mãos e até agora que me recorde foi manutenção normal, 2 kit de distribuição, 1 alternador, 1 bomba embraiagem, 1 kit embriaiagem (a precisar de outro para breve).

                        Injetores, EGR e Turbo nunca mexidos.
                        Sempre gasóleo do intermarché.

                        Temos mais outro na empresa com 300 e tal mil KM crescidos e um mais recente já a caminho dos 300 mil (este último já tem FAP)

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