Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hyundai i30 sem embraiagem em AE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

Hyundai i30 sem embraiagem em AE

Como diz o título, após 2h a circular em AE em condução normal sem passagens de caixa, temperatura ambiente a rondar os 18°, ao abrandar na chegada às portagens, o pedal da embraiagem é como se não existisse. Sem pressão nenhuma e a 6a não desengatava. Carreguei com mais força e ficou preso, Consegui desprender após uns segundos e dei umas 3 ou 4 bombadas para ganhar alguma pressão. Resultou mais ou menos, deu para desengatar e engrenar uma 3a a baixa velocidade.

Isto tudo em poucos segundos. Após o drama a embraiagem só tinha pressão a meio curso e o ponto de embraiagem estava no fundo. As mudanças ora entravam bem, ou custava a entrar. Fiz assim os últimos 20km até casa.
    No dia seguinte, ao ligar e andar com o carro em cidade, continuou a pressão a meio curso e o ponto de embraiagem no fim, mas só durante uns minutos. Depois disso normalizou e após uma semana a fazer pequenos percursos em cidade e 30km de AE, continua normal.

Este episódio já me tinha acontecido uma vez nas mesmas circunstâncias (+2h de viagem) mas apenas senti a falta de pressão no pedal que recuperou após uns segundos. Na altura reportei isso na revisão e não descobriram nada. Essa primeira vez foi há 2 anos, o ano passado fiz road trip até França e não tive stress nenhum.

Motor 1.0 T-Gdi 120cv, caixa manual de 6.
    80 mil km, comprado novo e ainda na garantia (7 anos).

Parece-me motivo para ir urgentemente à marca verificar o que se passa, pois isso podia ter dado em acidente facilmente

Comentário

Pois podia... Vá lá que a revisão está para breve.

Fiz alguma pesquisa pelas interwebs, em inglês dei com um episódio semelhante num N com embraiagem dupla. Trocou embraiagem e roda do motor. Aparentemente houve uma nota de serviço de março de 2022 em que alguns modelos o disco foi colocado ao contrário.

Não é normal, nunca tinha tido problemas de embraiagem nos carros anteriores, também comprados novos e fizeram mais de 100 mil km.​

Comentário

Quando acabar a garantia eles descobrem

Comentário

Não lhes vou dar essa oportunidade...

Comentário

Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
            Quando acabar a garantia eles descobrem
            Pois, o usual.

Boa sorte com isso.

Comentário

Atenção a essas notas tecnicas. Aplicam-se aos modelos indicados nela, não ao resto da gama, por muito que os sintomas sejam parecidos.
              O N com embraiagem dupla partilha precisamente zero peças com o teu sistema de embraiagem.

O disco montado ao contrário dá sintomas permanentes, o que tu tens é hidraulico, provavelmente numa das bombas de embraiagem.
              Insiste com eles.

Comentário

Perdi completamente a embraiagem da minha vw Passat de 04/2015 de REPENTE!
                Estacionado em casa, sem qualquer sintoma, o pedal simplesmente não accionou!

O que aconteceu??

Fuga de óleo no hidráulico, que nunca deixou vestígios...

Bebeu o óleo todo do reservatório dos travões, até literalmente secar...

É algo usual acontecer, principalmente porque não se muda o óleo dos travões, este ganha ar, perde características, e... caput

Pergunta por esta hipótese, e vê como está o reservatório do óleo dos trvões.
                NOTA: o tubo de pesca para a embraiagem garante sempre que na parte dos travões fica lá óleo, não temam...

Boa sorte, dá feedback.

Comentário

Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                  Perdi completamente a embraiagem da minha vw Passat de 04/2015 de REPENTE!
                  Estacionado em casa, sem qualquer sintoma, o pedal simplesmente não accionou!

O que aconteceu??

Fuga de óleo no hidráulico, que nunca deixou vestígios...

Bebeu o óleo todo do reservatório dos travões, até literalmente secar...

É algo usual acontecer, principalmente porque não se muda o óleo dos travões, este ganha ar, perde características, e... caput

Pergunta por esta hipótese, e vê como está o reservatório do óleo dos trvões.
                  NOTA: o tubo de pesca para a embraiagem garante sempre que na parte dos travões fica lá óleo, não temam...

Boa sorte, dá feedback.
                  Eu perdi a embalagem mas foi momentâneo e ao fim de um dia a andar em cidade normalizou. O reservatório dos travões está dentro do normal.
                  Editado pela última vez por bscuba; 11 March 2025, 16:30.

Comentário

O carro já veio da oficina. Foi fazer a revisão dos 90k, mudou óleo de travões, filtros, etc. e estiveram de volta da caixa. O óleo foi drenado, usaram uma bomba de vácuo para testar fugas, os painéis não apresentavam vestígios de fugas e o sistema também não.

Eles também notaram que antes da intervenção o pedal não tinha pressão no primeiro terço do curso, após a troca do óleo o pedal ficou com pressão em todo o curso.
                    Também estiveram de volta das notas de serviço para este chassis e não existe nada referente a caixa de velocidades/embraiagem.

A razão para isto ter acontecido não se sabe.

Comentário

Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

O disco montado ao contrário dá sintomas permanentes, o que tu tens é hidraulico, provavelmente numa das bombas de embraiagem.
                      Insiste com eles.
                      Exactamente, o que me chateia é eu ter mencionado os sintomas, ter isso por escrito, da primeira vez andaram com o carro (em cidade) e disseram que não tinham visto nada de estranho - pudera!

Da segunda vez foi o que reportei no post inicial.
                      Entretanto durante as férias da Páscoa fiz 2000km 80% em AE e voltou a acontecer o mesmo.

Fiz uns vídeos que mandei num email ligeiramente azedo junto com os documentos das revisões, para a oficina, para a marca e para o vendedor.

Tive resposta quase imediata. Detectaram logo o problema pelos videos - tem de se trocar a bomba da embraiagem...

Até ir para a oficina só vou andar em cidade, como a embraiagem está sempre em uso, praticamente não tem sintomas, a única diferença é no 1° minuto o ponto de embraiagem estar mais em baixo e depois fica normal.

Comentário

Update: Deixei o carro na oficina, passam 3 dias sem dizerem nada. Vou lá e afinal têm para me dizer que um retentor da cx de velocidades deixou passar óleo para a embraiagem.
                        Uma semana depois informam por email que vão trocar o kit de embraiagem e rolamento de encosto.
                        As peças devem vir da Coreia do Norte, o carro está lá há 3 semanas e ainda não sabem quando chegam...

Além da falta de consideração para com o cliente, a demora das peças em chegar, o que me lixa é eu ter pedido o relatório da avaria por 3 vezes e ignorarem.

Bom, ao menos serviu para duas coisas. Este concessionário no Feijó da Seat e Hyundai está riscado. Idem para carros da Hyundai/Kia.

Comentário

Carros europeus deve ser mais rápido vir as peças.

Comentário

É perigoso perder a embraiagem assim eu aconteceu-me no meu A4 mas felizmente foi a baixa velocidade o pedal colou em baixo e por ai ficou, mas também não foi por falta de aviso já há 3mil km´s que eu me tinha apercebido que a embraiagem não estava em condições para memória futura já sei que estas embraiagens duram 120/130mil km´s é o preço de fazer 90% dos trajetos em cidade

Comentário

Originalmente Colocado por Lacatus Ver Post
                              Carros europeus deve ser mais rápido vir as peças.
                              Sim, sim.

Quase 1 mês para uma árvore de cames da PSA.

Comentário

Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

Sim, sim.

Quase 1 mês para uma árvore de cames da PSA.
                                Mas isso é por que a procura é muita

Comentário

Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                  É perigoso perder a embraiagem assim eu aconteceu-me no meu A4 mas felizmente foi a baixa velocidade o pedal colou em baixo e por ai ficou, mas também não foi por falta de aviso já há 3mil km´s que eu me tinha apercebido que a embraiagem não estava em condições para memória futura já sei que estas embraiagens duram 120/130mil km´s é o preço de fazer 90% dos trajetos em cidade
                                  Esta começou a ter os sintomas com metade desses km (65mil).
                                  E aos 30 mil mudou a distribuição devido a um rolamento gripado. Já me tinha esquecido disso, foi durante a segunda revisão.
                                  Num carro comprado novo, é muita fruta, o que safou foi ainda estar nos 7 anos de garantia. A ver se o despacho antes dos 90mil.

Comentário

Isso já é muita coisa para um carro com tão poucos kms.

Comentário

Originalmente Colocado por bscuba Ver Post

E aos 30 mil mudou a distribuição devido a um rolamento gripado. Já me tinha esquecido disso, foi durante a segunda revisão.
                                      Num carro comprado novo, é muita fruta, o que safou foi ainda estar nos 7 anos de garantia. A ver se o despacho antes dos 90mil.
                                      Foi comprado novo ou já tinha andado noutras andanças antes?

Comentário

Originalmente Colocado por mpereira Ver Post

Foi comprado novo ou já tinha andado noutras andanças antes?
                                        Novo, tinha 7km no odómetro. Comprado no concessionário da marca, onde fez todas as revisões.
                                        Editado pela última vez por bscuba; 05 June 2025, 21:18.

Comentário

Originalmente Colocado por bscuba Ver Post

Fogo 65mil km´s é de facto muito pouco mas ainda bem que estava na garantia.
                                          O meu a primeira embraiagem que levou foi aos 110/120mil não me recordo bem a segunda foi aos 244mil

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                          Working...
                                          X