Originalmente Colocado por eblase
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Manutenção de Caixas automáticas - EAT6
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Navigation Ver PostEu não tenho habilidade é nem material!
Pelo que me parece é necessário sacar o óleo em vácuo e depois há uns truques!
Não vou arriscar!
Comentário
-
Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostSe é a Aisin não é preciso tirar nada em vácuo, mas entendo as reservas, procura então alguém que saiba mesmo o que está a fazer, porque isso não é tirar o velho e por o novo.
Uns é 350 outros 150...estamos a falar tudo de casas de renome que vai desde concessionários a bosch car serviçe!
A maioria nem devem ter percebido que se trata mesmo de uma caixa automática EAT6!!!
Comentário
-
Hoje tive um orçamento de 225€!
Numa oficina conhecida na zona onde moro...uma pequena oficina, que pelo menos percebeu à primeira que se tratava de um carro com uma EAT6 e não com uma CMP6!!
Sendo que o próprio dono me disse que a citroen não aconselha a fazer esse serviço mas que na opinião dele deve ser feito!!
Um gajo fica meio tolo com tamanha desinformação!!
Comentário
-
Originalmente Colocado por Navigation Ver PostHoje tive um orçamento de 225€!
Numa oficina conhecida na zona onde moro...uma pequena oficina, que pelo menos percebeu à primeira que se tratava de um carro com uma EAT6 e não com uma CMP6!!
Sendo que o próprio dono me disse que a citroen não aconselha a fazer esse serviço mas que na opinião dele deve ser feito!!
Um gajo fica meio tolo com tamanha desinformação!!
Infelizmente, muitos dos construtores automóveis indicam que as caixas não tem manutenção.... mas depois e no caso das caixas auto, vai-se a ver o que o produtor da caixa refere e é diferente...
Com isto, é de todo lamentável... mas é o que é.
Sem sombra de dúvidas, que o aconselhado é dar os devidos cuidados às caixas, sendo elas auto ou manuais.
Comentário
-
Voltando a esta temática da mudanças do óleo da caixa EAT 6 do meu Peugeot 5008 1.6Hdi, pedi orçamento a uma oficina Peugeot e o valor que me deram foi 433 €, com 5 litros de óleo (314 €) e mão de obra (104 €). O que acham deste orçamento? A mim parece-me excessivo, mas também não tenho noção dos preços praticados.
Comentário
-
Originalmente Colocado por tareias128 Ver PostVoltando a esta temática da mudanças do óleo da caixa EAT 6 do meu Peugeot 5008 1.6Hdi, pedi orçamento a uma oficina Peugeot e o valor que me deram foi 433 €, com 5 litros de óleo (314 €) e mão de obra (104 €). O que acham deste orçamento? A mim parece-me excessivo, mas também não tenho noção dos preços praticados.
Essa caixa (projectada pela AISIN) por forma a ser feita a troca de óleo como deve ser, devem ser gastos cerca de 12 litros se não me engano.
E como eu sei? Porque já o mandei fazer no meu Volvo V40.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Blatzvid Ver PostAlguém me sabe dizer se as EAT6 precisam de reprogramar depois de mudar a embraiagem?
O carro em questão pega mas aparece no CB um erro na caixa de velocidades e o carro só mete a 1ª e a 2ª até que depois volta a neutro.
Sim, nas caixas EAT6 (Efficient Automatic Transmission 6 velocidades), é muito comum que seja necessário fazer uma reprogramação ou reaprendizagem (também chamada de adaptação) da caixa após a substituição da embraiagem (no caso de versões com embraiagem, como algumas versões da EAT6 automatizada ou em aplicações com embraiagem dupla).
O comportamento que estás a descrever — erro no CB (computador de bordo), só engrena 1ª e 2ª marcha, depois entra em neutro — é típico de um problema de sincronização ou ausência de calibração/adaptação da caixa após intervenção mecânica. Possíveis causas:- Necessidade de reaprendizagem/adaptação dos atuadores – após mudança da embraiagem, a centralina da caixa precisa reaprender os pontos de engate.
- Sensor de posição ou embraiagem mal ajustado.
- Erro interno armazenado na ECU da caixa (TCM) – bloqueia mudanças como proteção.
- Problemas hidráulicos ou atuadores eletrónicos (caso de embraiagem pilotada).
- Verificar e apagar erros com diagnóstico (OBD com ferramenta adequada como DiagBox, Lexia, ou Launch).
- Executar o procedimento de reaprendizagem da embraiagem e dos atuadores da caixa.
- Verificar o nível de óleo da caixa (e tipo correto, se foi trocado).
- Garantir que a montagem da embraiagem foi feita corretamente (inclusive sensor de posição e folga dos componentes).
Recomendo levar a uma oficina com acesso ao software de diagnóstico adequado para Peugeot/Citroën (como o DiagBox) para que façam a programação e calibração da caixa.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário