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Manutenção de Caixas automáticas - EAT6

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    #31
    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Agora o óleo do robot, sim. Mas é por fuga num tubo mal projectado. Tenho video disso.
    Agora que falas nisso, detetei uma fuga de óleo nessa zona, pois tem o resguardo manchado. Será isso?

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      #32
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Agora que falas nisso, detetei uma fuga de óleo nessa zona, pois tem o resguardo manchado. Será isso?
      Tenho videos disso. Ou é o tubo do vídeo ou juntas dos periféricos.

      Verifica o nível do óleo do robot.

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        #33
        Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
        Eu não tenho habilidade é nem material!

        Pelo que me parece é necessário sacar o óleo em vácuo e depois há uns truques!

        Não vou arriscar!
        Se é a Aisin não é preciso tirar nada em vácuo, mas entendo as reservas, procura então alguém que saiba mesmo o que está a fazer, porque isso não é tirar o velho e por o novo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
          Se é a Aisin não é preciso tirar nada em vácuo, mas entendo as reservas, procura então alguém que saiba mesmo o que está a fazer, porque isso não é tirar o velho e por o novo.
          Tendo em conta as diferenças nos preços começo a achar que a maioria das oficinas nem sabe o que vai fazer!

          Uns é 350 outros 150...estamos a falar tudo de casas de renome que vai desde concessionários a bosch car serviçe!

          A maioria nem devem ter percebido que se trata mesmo de uma caixa automática EAT6!!!

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            #35
            Hoje tive um orçamento de 225€!

            Numa oficina conhecida na zona onde moro...uma pequena oficina, que pelo menos percebeu à primeira que se tratava de um carro com uma EAT6 e não com uma CMP6!!

            Sendo que o próprio dono me disse que a citroen não aconselha a fazer esse serviço mas que na opinião dele deve ser feito!!

            Um gajo fica meio tolo com tamanha desinformação!!

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              #36
              Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
              Hoje tive um orçamento de 225€!

              Numa oficina conhecida na zona onde moro...uma pequena oficina, que pelo menos percebeu à primeira que se tratava de um carro com uma EAT6 e não com uma CMP6!!

              Sendo que o próprio dono me disse que a citroen não aconselha a fazer esse serviço mas que na opinião dele deve ser feito!!

              Um gajo fica meio tolo com tamanha desinformação!!



              Infelizmente, muitos dos construtores automóveis indicam que as caixas não tem manutenção.... mas depois e no caso das caixas auto, vai-se a ver o que o produtor da caixa refere e é diferente...

              Com isto, é de todo lamentável... mas é o que é.

              Sem sombra de dúvidas, que o aconselhado é dar os devidos cuidados às caixas, sendo elas auto ou manuais.

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                #37
                Voltando a esta temática da mudanças do óleo da caixa EAT 6 do meu Peugeot 5008 1.6Hdi, pedi orçamento a uma oficina Peugeot e o valor que me deram foi 433 €, com 5 litros de óleo (314 €) e mão de obra (104 €). O que acham deste orçamento? A mim parece-me excessivo, mas também não tenho noção dos preços praticados.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por tareias128 Ver Post
                  Voltando a esta temática da mudanças do óleo da caixa EAT 6 do meu Peugeot 5008 1.6Hdi, pedi orçamento a uma oficina Peugeot e o valor que me deram foi 433 €, com 5 litros de óleo (314 €) e mão de obra (104 €). O que acham deste orçamento? A mim parece-me excessivo, mas também não tenho noção dos preços praticados.
                  O valor não me preocupa, está dentro do expectável. O que preocupa é os 5 litros de óleo... Eles vão trocar o óleo e pouco mais.

                  Essa caixa (projectada pela AISIN) por forma a ser feita a troca de óleo como deve ser, devem ser gastos cerca de 12 litros se não me engano.

                  E como eu sei? Porque já o mandei fazer no meu Volvo V40.

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                    #39
                    Já agora, partilhem aí casas que façam este serviço. Tenho um Tiguan de 2008 com a caixa auto de 6 vel que já precisa. Alguém me pode ajudar?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por thomasgarlic Ver Post
                      Já agora, partilhem aí casas que façam este serviço. Tenho um Tiguan de 2008 com a caixa auto de 6 vel que já precisa. Alguém me pode ajudar?
                      De que zona és do país?

                      Nesas caixas a manutenção é muito fácil de se fazer.

                      Comentário


                        #41
                        Alguém me sabe dizer se as EAT6 precisam de reprogramar depois de mudar a embraiagem?
                        O carro em questão pega mas aparece no CB um erro na caixa de velocidades e o carro só mete a 1ª e a 2ª até que depois volta a neutro.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                          Alguém me sabe dizer se as EAT6 precisam de reprogramar depois de mudar a embraiagem?
                          O carro em questão pega mas aparece no CB um erro na caixa de velocidades e o carro só mete a 1ª e a 2ª até que depois volta a neutro.
                          O CHATGPT sabe

                          Sim, nas caixas EAT6 (Efficient Automatic Transmission 6 velocidades), é muito comum que seja necessário fazer uma reprogramação ou reaprendizagem (também chamada de adaptação) da caixa após a substituição da embraiagem (no caso de versões com embraiagem, como algumas versões da EAT6 automatizada ou em aplicações com embraiagem dupla).

                          O comportamento que estás a descrever — erro no CB (computador de bordo), só engrena 1ª e 2ª marcha, depois entra em neutro — é típico de um problema de sincronização ou ausência de calibração/adaptação da caixa após intervenção mecânica. Possíveis causas:
                          1. Necessidade de reaprendizagem/adaptação dos atuadores – após mudança da embraiagem, a centralina da caixa precisa reaprender os pontos de engate.
                          2. Sensor de posição ou embraiagem mal ajustado.
                          3. Erro interno armazenado na ECU da caixa (TCM) – bloqueia mudanças como proteção.
                          4. Problemas hidráulicos ou atuadores eletrónicos (caso de embraiagem pilotada).
                          O que se deve fazer:
                          • Verificar e apagar erros com diagnóstico (OBD com ferramenta adequada como DiagBox, Lexia, ou Launch).
                          • Executar o procedimento de reaprendizagem da embraiagem e dos atuadores da caixa.
                          • Verificar o nível de óleo da caixa (e tipo correto, se foi trocado).
                          • Garantir que a montagem da embraiagem foi feita corretamente (inclusive sensor de posição e folga dos componentes).

                          Recomendo levar a uma oficina com acesso ao software de diagnóstico adequado para Peugeot/Citroën (como o DiagBox) para que façam a programação e calibração da caixa.
                          O GROK diz basicamente a mesma coisa.


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