O Ferrari parece estar bom, apesar do resultado na Quali não demonstrar isso.
Espero uma boa corrida da Ferrari.
Tal como eu já tinha referido, o Hamilton ia a caminho da pole provisória e só a perdeu por cometer um erro nas últimas curvas.
A melhor volta do Piastri e Ham na Q3 mostra isso claramente.
Não daria para a pole porque o Max ganhou em vários pontos do circuito e foi acumulando uma vantagem ao longo de toda a volta, mas um fim de volta sem erros faria para o 2º lugar.
Editado pela última vez por mundano; 06 July 2025, 12:47.
O Piastri não fez a mesma coisa que o Russel no Canadá?
Esta corrida valeu pelo Hulk, merece. 239 corridas e finalmente um pódio.
Sim e não... O Russell poderia ter sido penalizado, é certo, mas o que fez foi durante o safety car com todos a velocidades de safety car, foi uma travagem um bocado palerma e obviamente mal intencionada, mas foi uma travagem muito mais suave, que poderia configurar condução errática, mas não criou perigo para ninguém.
Já com o Piastri tudo se passa depois do safety car desligar as luzes, ou seja, com a corrida já a ser relançada, numa fase em que já é normal irem a grande velocidade e onde quem vai atrás tenta ir o mais próximo possível para não deixar fugir o da frente. Nesta fase da corrida por causa da proximidade é um brutal perigo fazer manobras erráticas e por isso são absolutamente proibidas pelos regulamentos. E o que faz o Piastri? Com a pista molhada ele reduz de 220 para 50 KMS/h com pressão quase máxima no pedal, conforme confirma a telemetria, obrigando o Max a fazer uma manobra evasiva para não o abalroar e acaba por gerar uma enorme confusão no resto do pelotão com várias travagens forçadas.
O que o Piastri fez foi uma absoluta idiotice e não há como defender que aquilo está dentro das regras. A penalização não tem como ser contestada, como de resto depois do GP e já fez cabeça fria o Piastri admite nas entrevistas. E ele só se pode culpar a si próprio por perder este GP, o melão com que estava no palco é culpa exclusivamente sua.
Quando ao resto, os McLaren, tal como se viu na Austrália, nestas condições não dão hipótese. Chegaram a rodar 1,5 segundos mais rápido por volta. Ninguém teve qualquer hipótese de chegar sequer perto do segundo lugar. E fizeram uma corrida absolutamente tranquila e sem sobressaltos, sem a penalização não sei se a vitória do Piastri era certa, porque o Lando neste tipo de situações é um piloto bastante rápido e mesmo antes das paragens já estava praticamente no DSR dele, mas com os 10 segundos a luta pela vitória ficou arrumada. O Piastri ainda tentou chorar pela rádio, mas só foi mais uma cena triste para juntar à forma triste como se auto penalizou.
Já para os outros todos foi uma corrida caótica, em que os carros funcionaram bem em certas situações e pessimamente em outras, com os rookies quase todos a ficarem de fora e muitas saídas de pilotos experientes, como o Max, o Leclerc ou o Russell, mas ainda bem, porque nos deu um pódio inédito e mais do que merecido para o Hulkenberg.
Editado pela última vez por mundano; 06 July 2025, 17:19.
Sim e não... O Russell poderia ter sido penalizado, é certo, mas o que fez foi durante o safety car com todos a velocidades de safety car, foi uma travagem um bocado palerma e obviamente mal intencionada, mas foi uma travagem muito mais suave, que poderia configurar condução errática, mas não criou perigo para ninguém.
Já com o Piastri tudo se passa depois do safety car desligar as luzes, ou seja, com a corrida já a ser relançada, numa fase em que já é normal irem a grande velocidade e onde quem vai atrás tenta ir o mais próximo possível para não deixar fugir o da frente. Nesta fase da corrida por causa da proximidade é um brutal perigo fazer manobras erráticas e por isso são absolutamente proibidas pelos regulamentos. E o que faz o Piastri? Com a pista molhada ele reduz de 220 para 50 KMS/h com pressão quase máxima no pedal, conforme confirma a telemetria, obrigando o Max a fazer uma manobra evasiva para não o abalroar e acaba por gerar uma enorme confusão no resto do pelotão com várias travagens forçadas.
O que o Piastri fez foi uma absoluta idiotice e não há como defender que aquilo está dentro das regras. A penalização não tem como ser contestada, como de resto depois do GP e já fez cabeça fria o Piastri admite nas entrevistas. E ele só se pode culpar a si próprio por perder este GP, o melão com que estava no palco é culpa exclusivamente sua.
Quando ao resto, os McLaren, tal como se viu na Austrália, nestas condições não dão hipótese. Chegaram a rodar 1,5 segundos mais rápido por volta. Ninguém teve qualquer hipótese de chegar sequer perto do segundo lugar. E fizeram uma corrida absolutamente tranquila e sem sobressaltos, sem a penalização não sei se a vitória do Piastri era certa, porque o Lando neste tipo de situações é um piloto bastante rápido e mesmo antes das paragens já estava praticamente no DSR dele, mas com os 10 segundos a luta pela vitória ficou arrumada. O Piastri ainda tentou chorar pela rádio, mas só foi mais uma cena triste para juntar à forma triste como se auto penalizou.
Já para os outros todos foi uma corrida caótica, em que os carros funcionaram bem em certas situações e pessimamente em outras, com os rookies quase todos a ficarem de fora e muitas saídas de pilotos experientes, como o Max, o Leclerc ou o Russell, mas ainda bem, porque nos deu um pódio inédito e mais do que merecido para o Hulkenberg.
Eu acho que o Piastri é 100% culpado pela situação e o que fez foi exagerado, a unica desculpa que acho que tem é que foi uma reação ao apagar das luzes do SC que foi já bastante tardio, ele já ia depressa acelerou no meio da recta para aquecer os pneus, e quando vê as luzes apagarem decide que deve abrandar ao máximo para atrapahar o Max, mas fê-lo de maneira muito muito agressiva. Lixou-se.
Comentário