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Fiabilidade de motores "novos" a gasolina - 1.2 Peugeot/1.3 Nissan

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    Fiabilidade de motores "novos" a gasolina - 1.2 Peugeot/1.3 Nissan

    Boa noite a todos!

    Estou em busca de um carro para substituir um dos meus, e tenho-me visto com dúvidas relativamente ao que devo procurar e melhor ainda, evitar.

    Quero um carro a gasolina, poderei considerar algo híbrido mas não é obrigatório. A minha dúvida começa na fiabilidade dos motores mais recentes, com cilindrada mais baixa e mais cavalos... Como por exemplo os 1.2 de 130cvs que equipam Peugeot's e Citroen's, os 1.3 140cvs que servem os Nissan Qasqai, e finalmente o 1.8 dos Corolla's. Estes motores já se sabe que são económicos (depende do pé, claro) mas e qual o seu comportamento ao longo dos anos? Um motor destes poderá fazer 200.000kms sem problemas, ou aos 100.000kms já estão a dar as últimas? Que problemas devo antecipar?
    A ideia será comprar um carro usado com até 50.000kms, daí ter que me prevenir - poderei já ter um carro a meio do seu ciclo de vida?

    Obrigado a todos os que puderem ajudar!

    #2
    Esses 1.2 da PSA... tem dado dores de cabeça.

    Há tópico dedicado a isso e na França há mesmo uma acção comum, por parte de proprietário contra a marca.

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      #3
      Já agora:



      https://forum.motorguia.net/forum/mo...s-1-2-puretech



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        #4
        Entulho. Não vale a pena arrriscar.

        Compra algo fiável, 1.0 / 1.2 / 1.4 tsi, 1.0 ecoboost, 1.5 bmw,...

        Comentário


          #5
          eles não tinham mudado de corrente para correia novamente no caso dos 1.2? agora em 2023, penso...

          Comentário


            #6
            Os 1.3 da Nissan são os mesmos que equipam a Renault,Dacia Mercedes.

            São motores fiáveis sem grandes stresses,num Qashqai os consumos andaram na casa dos 7/7.5 isto dependendo do tipo de percursos e do pé,claro.

            A única coisa reportada estes últimos tempos em alguns Nissan é uma fuga ao nivel da tampa de culbotor em que a junta simplesmente é refeita oitra vez ao abrigo da garantia.

            Já existem motores desses com mais de 300kkm,a única coisa que é mudada é a cotrente por volta dos 200/250kkm,kit completo.

            Comentário


              #7
              Tenho uma colega de trabalho com um 1.3 e 140cv, acho.
              Tem já uns 150k e médias bastante altas 7/9.
              No entanto se fosse ela a pagar o combustível gastava menos.

              Comentário


                #8
                Eu no meu Duster 150 cv 4wd é entre 8/9 litros.

                SUV, trajetos de AE semore com vento e a maria com pé pesado dá nisso.

                Comentário


                  #9
                  Aliás qualquer SUV tem consumos já um pouco mais latos em relação a qualquer outro segmento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                    Entulho. Não vale a pena arrriscar.

                    Compra algo fiável, 1.0 / 1.2 / 1.4 tsi, 1.0 ecoboost, 1.5 bmw,...
                    Sim, os tsi são melhores , só se for o 1.0 porque os restantes é lixo, o 1.5 da bm não conheço ninguém que tenho e o Ford deve ser o mais fiável mas tenho pessoas conhecidas que começam a ter uns stresses com esse motor.

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post

                      Sim, os tsi são melhores , só se for o 1.0 porque os restantes é lixo, o 1.5 da bm não conheço ninguém que tenho e o Ford deve ser o mais fiável mas tenho pessoas conhecidas que começam a ter uns stresses com esse motor.

                      Cumps
                      Então, qual é o problema dos 1.2 tsi e 1.4 tsi? Quando apareceram esses 1.2 psa e 1.3 renault, os problemas dos 1.4 tsi já estavam resolvidos...

                      Qualquer pequeno motor recente a gasolina, por mais fraco que seja, é melhor que esse 1.2 psa. Do 1.3, tenho aqui uma fatura recente de um a200 de 2020 que entretanto 'perdeu a cabeça'. Motores com 3 anos e 30 ou 40 mil km a sofrerem intervenções a este nível não podem valer grande charuto.

                      Comentário


                        #12
                        Os 1.3 Rn/MB são fiáveis.

                        Algumas unidades iniciais tiveram problemas,resolvido prontamente.

                        Eu inclusive tive o meu trocado aos 27kkm e qualquer coisa.

                        Existem por aqui na Suiça unidades com mais de 300kkm em Méganes.

                        Comentário


                          #13
                          E aquele 1.2 Hibrido que agora aparece nos anuncios ao Corsa é um PSA renovado?

                          Comentário


                            #14
                            Conheço bem o TCE 90cv com caixa de 6 na Renault tal como conheço bem os famosos 1149 8v 60 e 16v 75cv, o TCE gasta o mesmo ou ainda mais mas pelo menos anda bem ao contrário dos anteriores motores atmosféricos.

                            Comentário


                              #15
                              e se for um 1.3 de 140cv dos primeiros (?), aí de 2019? tem dado chatices. têm aparecido alguns a preços porreiros com cerca de 50 ou 60 mil kms nos meganes.

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