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    Incentivo ao abate automóvel 2024 (será que ainda vem?)

    Boa tarde a todos. Tenho pesquisado muito sobre este tema e até agora, até mesmo seguindo as ultimas notícias dadas até pela ACAP,
    o governo ainda não regulamentou a lei que já saiu até em diário da Republica. Refiro-me ao incentivo para abate a carros com mais de 16 anos, para a compra de um novo de baixas emissões. Estou à espera que divulguem, mas estou a ver que tenho de comprar mesmo sem esta ajuda. Mais alguém na minha situação?

    #2
    eu não gosto de carros velhos, apesar de ter um, mas 16 anos num país como o nosso é um carro que está a ir para o terceiro dono e em condições normais, muitas das vezes é um carro perfeitamente atual e funcional, embora sem os gadgets que hoje vêm em todos os carros. além do mais, as pessoas não têm dinheiro para carros novos e mais potentes ou mais modernos.

    esta ajuda dos 16 anos sai em muitas situações pela culatra dos governantes, já que anda por aí tanto carro importado recentemente com 12, 15, até mais anos. não deixam de ser carros velhos e alguns já um pouco cansados, por isso já se vê...

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      #3
      Também gostava de saber se ainda vai haver algum incentivo.

      O meu Astra de 2001 está arrumado, se desse algum dinheiro na compra de um novo nem que fosse um Dacia era interessante.

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        #4
        O pior é que quem está a pensar comprar um eléctrico, sabe que se compra agora e pouco depois um incentivo (deste género ou de outro qualquer) entra em vigor, a viatura desvaloriza logo X mil euros (creio que serão uns 4 mil euros).

        Desde logo o incentivo devia ser para a compra, mesmo sem abate. Existir um incentivo à compra, como existe em muitos países e, depois, quem desse viatura para abate (cumprindo com os requisitos deles), ainda tinha direito a mais qualquer coisa. Por exemplo, 4 mil para todos, + 2 mil para quem entregar carro para abate.

        Não pode haver um discurso de protecção ao ambiente e depois não haver nenhum incentivo. As próprias marcas ao estabelecerem os preços dos carros, levam em consideração estes incentivos, o que faz com que depois nos países onde não os há, os carros são bem mais caros. Ainda há pouco tempo li algures que um eléctrico que em Portugal custa 35 mil euros, em Itália fica por 24 mil, pois acumulam-se dois incentivos. É uma diferença enorme.

        -

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          #5
          e outra coisa mais: poderiam fazer isso para veículos até 2/3 anos desde que comprados em stands oficiais das marcas. eu seria um desses interessados se não tivesse despachado já a ford feia da minha esposa e abriria um leque maior de possibilidades ao comprador. claro que teria que haver incentivos para muita gente, não para 2 ou 3 mil pessoas ou lá quantos incentivos é que os governantes dão...

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            #6
            Sim, esse incentivo do ano passado (e suponho que dos anos anteriores, eu é que não estava atento) foi uma vergonha. Desde logo, chamar-lhe "incentivo" devia dar direito a multa...

            Então dá-se 10 milhões de euros a dividir 4 mil euros por pessoa, aos primeiros 2500 compradores de carros eléctricos que se candidatem ao incentivo. Ora, venderam-se 30.963 carros eléctricos em 2023. Uma média de 2580 por mês. Por ordem de data da compra. Pelo que podemos assumir que apenas quem comprou em Janeiro teve direito ao "incentivo".

            Um "incentivo" que só foi anunciado em finais de Abril de 2023. Quando em finais de Abril de 2023 li a notícia do "incentivo", sabendo que foi só para quem comprou em Janeiro, podem imaginar um quão incentivado fiquei. Se tanto, fiquei incentivado a mandá-los para um sítio que eu cá sei...

            Portanto, de incentivo não tem nada. É não mais que um prémio. Um prémio a quem comprou nos primeiros dias do ano fazendo fé de que o incentivo se iria manter. Correndo o risco de não receber nada.

            Portanto, é um prémio. Para não lhe chamar um jogo de azar... É como darem uma raspadinha a quem compra um eléctrico. Pode sair, pode não sair. 1 em cada 12 tem prémio.

            Mais valia (apenas no final do ano) dividirem os 10 milhões por todos os eléctricos vendidos, neste caso 30.963, o que também só ia dar 323 euros por carro e isso não oferece qualquer tipo publicidade positiva para o governo, antes pelo contrário.

            -

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