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Correias banhadas a óleo

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    Correias banhadas a óleo

    A minha experiência Ford.

    Adquiri o ford Fiesta st-line (125cv) em 2018, fiz a extensão de garantia, 5 anos ou 100.000KM-175€) e revisões sempre feitas na marca a cada 30.000KM, actualmente conta com 4 pois o carro tem 139.000KM

    Por volta dos 65.000KM +-, não me recordo com exactidão o resguardo do turbo partiu-se, a LouresFor trocou-me sem encargos, apesar de não estar na garantia eles “fazemos uma atenção por fazer as revisões connosco” e poupei cerca de 500€.
    Mais tarde aos 79.000KM foi o catalisador, aqui estava abrangido pela garantia, foram 934.26€ que não paguei.

    Agora foi a substituição das correias da distribuição e da bomba do óleo e para quem não quiser continuar a lêr escrevo já que saíram do meu bolso 1850€, isto porque reclamei à Ford Lusitana, senão seriam cerca de 2600€ na marca.

    Continuando…

    12/08/2024 – Todos os dias pela manhã quando arrancava com o carro aparecia a mensagem “pressão de óleo motor baixa”, mantinha-se por cerca de 1-2 segundos e desaparecia, o automóvel funcionava bem o resto do dia, lá para o fim da semana o problema acontecia mais vezes e não somente durante o primeiro arranque, cheguei ao domingo (18/08/2024) e encostei-o.
    19/08/2024 - contactei a Ford Lusitana a explicar o problema que tinha (baixa pressão óleo), questionei como pode isto acontecer se sempre fiz as revisões na marca, a troca de emails foi continua até à reparação do automóvel e devo já acrescentar que sempre foram impecáveis comigo, rápidos e proactivos com o concessionário.
    21/08/2024 – Deixei o veículo na Carclasse Expofor, 100€ +- para fazerem o diagnóstico (ligar a máquina).
    22/08/2024 – Trabalhos adicionais de diagnóstico na oficina, 86€+- para desmontar o cartér. O diagnóstico deveria incluir isto, é a definição de diagnóstico!!!
    23/08/2024 – Recebo o orçamento da oficina, cerca de 2600€ chupador do óleo entupido (já sabia). Envio email para a Ford Lusitana com esta informação e recebo de volta um email com “atenção comercial”.
    27/08/2024 – Contacto telefonicamente a ExpoFor a questionar acerca do orçamento com a comparticipação da Ford Lusitana, eles dizem-me que estão a analizar e para eu aguardar.
    29/08/2024 – Novo contacto por telefone à ExpoFor, mesma questão, a resposta foi um pouco hostil e com desculpas do tipo “sabe é Agosto e temos muita gente de férias”, mandar areia para os olhos. Questionei então porque razão o primeiro orçamento demorou 2 dias e este já ía em 1 semana!? Sem resposta.

    Durante este tempo os contactos com a Ford Lusitana eram constantes (diários), estavam a par do que estava a acontecer, inclusivé até eles mesmos contactaram o concessionário por diversas vezes conforme me foi dito.

    04/09/2024 – Estava eu a preparar-me para ir lá resolver o problema pessoalmente quando recebo um email da Ford Lusitana a dizer que tinham contactado a oficina e que durante este dia teria o orçamento, ok pensei eu.
    05/09/2024 – Sem orçamento fui de uber à ExpoFor resolver o problema, quando cheguei pedi para falar com o Srº responsável, já sabia quem era informação passada pela Ford Lusitana.

    Estive cerca de 20 minutos à espera, estava a pensar “bem isto está a começar mal”.
    O senhor chegou e iniciamos a conversa. Não vou mencionar nomes, apenas entidades sendo que ExpoFor é o srº que me atendeu neste dia:
    Eu – Bom dia, meu nome é XPTO e temos um problema, o meu veículo está cá à 2 semanas e eu não tenho orçamento para a sua reparação.
    ExpoFor – Pode dar-me a matricula por favor?
    A partir daqui vou resumir, o srº acentou num papel a minha matricula e meteu à frente de 2 funcionários (tinha o papel na mão), uma dessas pessoas era a que estava encarregue do meu caso, o srº perguntou:
    Este cliente, porque isto não foi feito ontem como eu dei indicações!?
    Eles replicaram que desconheciam mas ele disse que tinha dado indicações para ter sido resolvido.
    Resumindo assisti a uma (bronca) aos funcionários em directo, pensei finalmente isto está a andar, finalmente.
    E assim foi, o processo começou a andar com este srº a dizer aos funcionários faça este processo aí no computador, faça estas contas para o orçamento etc.

    Mais tarde fiz umas perguntas:
    Eu – Porque razão a correia rebentou quando a Ford diz que é para mudar aos 240.000KM?
    ExpoFor – Expressão facial comprometedora.
    Eu – Pois, ambos sabemos o que se passa…

    ExpoFor – Pois sabe, correias banhadas a óleo não são a melhor opção, mas a Ford assim decidiu…
    E continuamos numa conversa amigável e calma, saí de lá contente por finalmente ter conseguido meter as coisas em andamento. A previsão da reparação seria para dia 12 ou 13 de Setembro dependendo da localização das peças, se estivessem em Espanha seria dia 12 senão dia 13 sexta feira, a ironia.

    12/09/2024 – Telefonei para a oficina, disseram que estavam na fase final de reparação.
    13/09/2024 – Mais uma vez telefonei às 16:30 pois tinha no portal deles que o carro estaria pronto às 17:30, do outro lado disseram para aguardar por um sms. Recebi-o às 18:00 a dizer que o carro estava pronto e para o ir levantar às 10:00 de 16/09/2024.
    16/09/2024 – Lá fui eu, e já ía com os prints do portal deles e mensagens trocadas, isto porque os valores a pagar eram diferentes, no portal tinha 2240€, quando lá tinha ido na semana passada eram 1950€+. Enfim estava pronto para tudo.
    Quando a factura veio foram 1850€, então está tudo ok prontos siga a marinha…

    Fiz várias perguntas mas a mais importante deixo-a aqui:

    Eu – Vou perguntar e quero que vocês sejam o mais honestos possíveis comigo, as correias que meteram no no veiculo são da mesma qualidade das que lá estavam anteriormente ou é feito de material reforçado?
    Funcionário – Não temos maneira de saber isso, o material é enviado pela Ford.
    Antes disto tinha pedido para falar com os mecânicos que repararam o meu carro, foi-me negado.

    Ok chego à conclusão que o material é o mesmo, ou não!!! Não sei se daqui a 100.000Km vou ter o mesmo problema.

    Para resumir até porque isto já vai longo demais, a Ford sabe deste problema que afecta os “ecoboost” ou ecoboom como são conhecidos na UK.
    Na USA fizeram um recall, na UK um programa de “Goodwill” e na Europa um manguito, aqui tens que chorar muito para conseguires muito pouco, tive um “desconto” de cerca de 700€ quando no mínimo deveriam comparticipar metade e o justo seria pagarem tudo.

    É um defeito de fabrico e eles sabem disso e continuam a vender esta porcaria.
    Mesmo que não tivesse o aviso o valor da troca das correias seria o mesmo, é um trabalho dispendioso e o material que deveria aguentar 240.000Km, pouco mais de metade aguentou (138.000KM).

    Atenção que existem mais marcas com esta bosta de sistema, estou a lembrar-me do Pegeout 2008, tenho um colega que vai trocar as correias aos 70.000KM. E ao menos a Ford avisa (sinal sonoro e visível no dashboard), este último não, quando se ouvir o motor a “clack clack” é o aviso.

    Desculpem o testamento.

    Abraço.


    #2
    Bem acima de tudo .. um louvor á tua paciência!

    A minha mulher tem um C3 de 2019, já fora dos 3 anos da garantia da MCoutinho . Tive que pedir formalmente á Citroen o plano de manutenção e lá dizia a troca da correia (também banhada a óleo) aos 100.000 mil km .. após saber o que se sabe na NET aos 85 mil fui ao meu mecânico de confiança (cuida dos meus carros á mais de 20 anos ) e troquei o kit todo da distribuição (ele mostrou me quando a tirou e a correia ja estava a ficar ressequida.. ainda boa mas mais uns kms e ja se ia começar a desfazer.. e entupir tudo ) - total precos, se nao estou em erro com mao de obra: a volta de 300 € .

    Eu percebo isto de carro novo e garantias e temos que ir às oficinas das concessionárias .. mas os preços que eles praticam são absolutos roubos !! Roubam nos na cara só por uma garantia que depois como você disse quando é suposto ser usada dizem .. não isso não está abrangido ou inventam desculpas e anda se de trás para a frente durante semanas para resolver um problema que nem devia de existir e nem se quer se pode falar com o mecânico? .. na minha opinião é um absurdo.

    É só um pequeno desabafo .. percebo a frustração.. e é dos meus grandes medos .. pois também estou em vias de comprar um carro novo e sei que vou ter que recorrer às oficinas da marca pagar por óleo e filtros 300 e tal €, quando eu compro o óleo original com as especificações da marca e filtros por 100€ (mão de obra faço eu, mas também não percebo 200€ de mao de obra .. )
    Editado pela última vez por ZeTheTurtle; 27 September 2024, 00:07.

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      #3
      Amigo, recorri à marca para vêr se eles se chegavam à frente pelo menos com a mão de obra!!!

      Como sempre tinha feito as revisões na marca por causa da garantia, foi o meu trunfo mas mesmo assim o valor cobrado foi absurdo, mas o que puderia eu fazer?
      Ìa para outra oficina?

      Enfim...

      "é uma sanduiche de bosta e todos temos que dar uma dentada."

      Living and learning...

      Ford é para esquecer, e outras marcas também à que fazer uma pesquisa super exaustiva previamente e mesmo assim as surpresas aparacem.

      Abraço.
      Editado pela última vez por gorgeousjorge; 27 September 2024, 00:40.

      Comentário


        #4
        Os puretech ainda são piores, supostamente deviam durar imenso.

        Mas mesmo assim eu não arriscava mais que 100k kms sem trocar num carro com correia banhada a oleo.

        Comentário


          #5
          Lol, sobre esses vejam aqui:

          https://triscan.dk/en/avoid-engine-b...vtithp-engines

          Comentário


            #6
            E para sumarizar vejam este video, sucinto e resumido sem bullshit:

            https://www.youtube.com/watch?v=0SASSFjIt5I

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por gorgeousjorge Ver Post
              Amigo, recorri à marca para vêr se eles se chegavam à frente pelo menos com a mão de obra!!!

              Como sempre tinha feito as revisões na marca por causa da garantia, foi o meu trunfo mas mesmo assim o valor cobrado foi absurdo, mas o que puderia eu fazer?
              Ìa para outra oficina?

              Enfim...

              "é uma sanduiche de bosta e todos temos que dar uma dentada."

              Living and learning...

              Ford é para esquecer, e outras marcas também à que fazer uma pesquisa super exaustiva previamente e mesmo assim as suspresas aparacem.

              Abraço.
              Eu percebo perfeitamente.. provavelmente na sua situação teria feito o mesmo.

              É como disse .. temos todos que comer.

              Em relação aos Puretec 1.2 o C3 de 2019da minha mulher além das manutenções normais que as faço eu .. e de beber um pouco de oleo de vez em quando .. nunca deu nenhum problema e porta se ainda e está quase como quando o compramos (32 mil km ) e já tem 110 mil km . *Knock *knock *knock
              ​​​​​​
              ​​​​​

              Comentário


                #8
                Só para terminar por hoje:
                https://www.youtube.com/watch?v=f1r-qf7vgJc

                Vi este video e uma semana depois tive o mesmo problema, a ironia...

                Comentário


                  #9
                  Eu também tenho um desses motores, mas em um Opel Astra 1.5D...para já vai com 135000km e sem problemas para além dos barulhos!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                    Eu também tenho um desses motores, mas em um Opel Astra 1.5D...para já vai com 135000km e sem problemas para além dos barulhos!!
                    Astra 1.5d é corrente e não correia, ou estou enganado?

                    Comentário


                      #11
                      As bombas de óleo estão caras pra caraças!

                      Uma sugestão: sempre que tiverem um carro com correia banhada a óleo, mandar verificar a bomba de óleo de tempos a tempos (tipo a cada 3/4 mudas de óleo).

                      Sai mais caro porque é preciso remover o cartér e aplicar nova junta mas dessa forma não só limpam o cartér por dentro, como limpam o chupador da bomba de óleo e verificam o estado desta.

                      Comentário


                        #12
                        Queres reduzir drasticamente o risco de novo problema? Troca o óleo, no limite, a cada 20 mil km.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                          Queres reduzir drasticamente o risco de novo problema? Troca o óleo, no limite, a cada 20 mil km.
                          Pois estou a pensar sériamente nisso, mas será que realmente fará diferença?
                          A Ford diz que é a cada 30 mil KM, também acho muito mas no fim se mudar a cada 20 mil Km e aontecer a mesma porcaria?
                          Tenho que pesquisar e vêr as minhas opções.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gorgeousjorge Ver Post

                            Pois estou a pensar sériamente nisso, mas será que realmente fará diferença?
                            A Ford diz que é a cada 30 mil KM, também acho muito mas no fim se mudar a cada 20 mil Km e aontecer a mesma porcaria?
                            Tenho que pesquisar e vêr as minhas opções.
                            Faz toda a diferença.

                            Esses motores, antes do fiesta mk8, sempre trocaram aos 20.000km, não percebo muito bem a alteração para 30.000.

                            Aliás, eu se fosse proprietário de qualquer motor desses, trocaria aos 15.000 no máximo.
                            Editado pela última vez por LuisPedro; 27 September 2024, 14:55.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                              Astra 1.5d é corrente e não correia, ou estou enganado?
                              Sim, corrente mas também banhada a óleo...e também há relatos de problemas.

                              MAs o meu até agora tem-se safado... tirando o barulho ridículo que faz quando se liga e desliga...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Navigation Ver Post

                                Sim, corrente mas também banhada a óleo...e também há relatos de problemas.

                                MAs o meu até agora tem-se safado... tirando o barulho ridículo que faz quando se liga e desliga...
                                As correntes são sempre banhadas a óleo, e por norma não dão problemas.

                                Nada como a distribuição de carretos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                  Os puretech ainda são piores, supostamente deviam durar imenso.

                                  Mas mesmo assim eu não arriscava mais que 100k kms sem trocar num carro com correia banhada a oleo.
                                  São melhores. Em menos de 4h estão prontos. Os EcoBosta é uma carga de trabalhos para substituir as correias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Navigation Ver Post

                                    Sim, corrente mas também banhada a óleo...e também há relatos de problemas.

                                    MAs o meu até agora tem-se safado... tirando o barulho ridículo que faz quando se liga e desliga...
                                    Tem correia, corrente e carretos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                                      São melhores. Em menos de 4h estão prontos. Os EcoBosta é uma carga de trabalhos para substituir as correias.
                                      Pois essa parte tecnica desconheço nunca me dei ao trabalho de ver.

                                      Mas entre Podretech e EcoBosta possivelmente até 200k kms secalhar em segurança trocas aos 100k na EcoBosta e nos Podretech quantas vezes vas ter que trocar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post

                                        Pois essa parte tecnica desconheço nunca me dei ao trabalho de ver.

                                        Mas entre Podretech e EcoBosta possivelmente até 200k kms secalhar em segurança trocas aos 100k na EcoBosta e nos Podretech quantas vezes vas ter que trocar?
                                        200000kms sem entupir? 🤣

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          200000kms sem entupir? 🤣
                                          A pergunta era essa..

                                          Até fazer essa quilometragem quantas vezes se tem de entervir com trocas de correias e desmontagem de carteres em esses motores com segurança para não se danificarem?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                            Faz toda a diferença.

                                            Esses motores, antes do fiesta mk8, sempre trocaram aos 20.000km, não percebo muito bem a alteração para 30.000.

                                            Aliás, eu se fosse proprietário de qualquer motor desses, trocaria aos 15.000 no máximo.


                                            Seria o que faria... e de facto. Troca a cada 15.000km ou 1 ano.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desculpem a ironia mas vocês não têm carros com correias banhadas a óleo; são banhadas a ouro.

                                              (Dito isto vou ali fazer uma festinha ao meu Focus com 22 aninhos e 248k no lombo)

                                              Comentário


                                                #24
                                                No meio de tudo até tiveste "sorte" de não ter que colocar um motor novo, numa boa parte das vezes no primeiro aviso de baixa pressão do óleo, é suficiente para causar danos internos no motor e turbo, tu andaste uma semana com os avisos!

                                                O fazer revisões na marca ás vezes é "complicado" eu tenho um Fiesta MK8 mas a versão com corrente e correia na bomba de óleo. Fui à Ford por causa de um recall sobre os faróis. Estava um rapaz a fazer a revisão de um ecoboost e ele estava a colocar o óleo para os motores mais antigos o Ford Fomula F 05W30, outro mecânico estava-lhe a dar na cabeça e dai ouvi a conversa, agora não sei se retiraram aquele litro que já tinham metido ou se simplesmente acrescentaram com o óleo correto e isto como se sabe resulta numa degradação da correia bem mais rápida..

                                                Muitas vezes quem faz as revisões são os mecânicos "aprendizes" ou os mais fracos e deixam os experientes para as coisas mais complicadas, o problema é que alguns nem uma revisão sabem fazer.
                                                Aliás 80% ou mais das trocas de fluido dos travões feita na Ford e acredito que noutras oficinas de marca não seja muito diferente, trocam com uma seringa o fluido que está no reservatório junto ao motor, mas o que está no circuito é o mesmo e depois cobram 80€ pela mudança de óleo de travões.
                                                Ou seja está orçamentado levaram uma hora a fazer o serviço e no entanto fazem em 5 minutos, o mecânico poupa no esforço a oficina esfrega as mãos e o cliente é que perde porque a grande maioria não percebe se o trabalho foi feito ou não.

                                                Aconteceu comigo em 2 oficinas de marca! Numa pedi a devolução do dinheiro e noutra foram trocar à maneira antiga de um carrega no pedal de travão e o outro abre e fecha os sangradores..Nem a porcaria de uma pistola de sucção tinham..


                                                Supostamente este óleo 5w20 Long-Life está certificado para fazer os 30 mil Kms ou 2 anos ao contrário do Formula F 5w30 que fazia os 20 mil KM ou 1 ano.

                                                No entanto depende da condução de cada um e no tipo de trajetos, os novos modelos trazem um "sensor" que não faz mais que calcular o tipo de condução (para-arranca, trajetos curtos ou longos, etc) e consoante isso vai baixando a percentagem de qualidade do óleo no painel ou aplicação, mesmo que ainda falte muitos Kms ou tempo para a revisão, se a qualidade estiver nos 5% deve-se mudar o óleo, não sei se os ecobost mais antigos tinham isto ou não.

                                                O meu tem 7 anos de garantia, e 4 anos de idade, mas sinceramente estou a equacionar se volto a meter os pés na Ford ou devo fazer eu a revisão como tenho feito nos meus anteriores carros, custa-me estar a perder 3 anos de garantia, mas também sei que esta garantia extra é meio manhosa e eles qualquer coisa argumentam que é desgaste.
                                                Mas ao menos se for eu a fazer a revisão, sei o óleo que meto e sei que os filtros e afins foram trocados..
                                                Editado pela última vez por NerdySpam; 29 September 2024, 10:38.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Infelizmente a questão dos óleos/fluidos, é transversal a todas as marcas e são muitas as oficinas (de todas as marcas) que não sabem ou não cumprem as normas/viscosidades.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post

                                                    A pergunta era essa..

                                                    Até fazer essa quilometragem quantas vezes se tem de entervir com trocas de correias e desmontagem de carteres em esses motores com segurança para não se danificarem?
                                                    A cada muda de correia por volta dos 80kkm e isto se o óleo e filtro forem mudados a cada 10kkm,é a melhor das soluções para evitar um degradamento acelerado da correia.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NerdySpam Ver Post
                                                      No meio de tudo até tiveste "sorte" de não ter que colocar um motor novo, numa boa parte das vezes no primeiro aviso de baixa pressão do óleo, é suficiente para causar danos internos no motor e turbo, tu andaste uma semana com os avisos!

                                                      O fazer revisões na marca ás vezes é "complicado" eu tenho um Fiesta MK8 mas a versão com corrente e correia na bomba de óleo. Fui à Ford por causa de um recall sobre os faróis. Estava um rapaz a fazer a revisão de um ecoboost e ele estava a colocar o óleo para os motores mais antigos o Ford Fomula F 05W30, outro mecânico estava-lhe a dar na cabeça e dai ouvi a conversa, agora não sei se retiraram aquele litro que já tinham metido ou se simplesmente acrescentaram com o óleo correto e isto como se sabe resulta numa degradação da correia bem mais rápida..

                                                      Muitas vezes quem faz as revisões são os mecânicos "aprendizes" ou os mais fracos e deixam os experientes para as coisas mais complicadas, o problema é que alguns nem uma revisão sabem fazer.
                                                      Aliás 80% ou mais das trocas de fluido dos travões feita na Ford e acredito que noutras oficinas de marca não seja muito diferente, trocam com uma seringa o fluido que está no reservatório junto ao motor, mas o que está no circuito é o mesmo e depois cobram 80€ pela mudança de óleo de travões.
                                                      Ou seja está orçamentado levaram uma hora a fazer o serviço e no entanto fazem em 5 minutos, o mecânico poupa no esforço a oficina esfrega as mãos e o cliente é que perde porque a grande maioria não percebe se o trabalho foi feito ou não.

                                                      Aconteceu comigo em 2 oficinas de marca! Numa pedi a devolução do dinheiro e noutra foram trocar à maneira antiga de um carrega no pedal de travão e o outro abre e fecha os sangradores..Nem a porcaria de uma pistola de sucção tinham..


                                                      Supostamente este óleo 5w20 Long-Life está certificado para fazer os 30 mil Kms ou 2 anos ao contrário do Formula F 5w30 que fazia os 20 mil KM ou 1 ano.

                                                      No entanto depende da condução de cada um e no tipo de trajetos, os novos modelos trazem um "sensor" que não faz mais que calcular o tipo de condução (para-arranca, trajetos curtos ou longos, etc) e consoante isso vai baixando a percentagem de qualidade do óleo no painel ou aplicação, mesmo que ainda falte muitos Kms ou tempo para a revisão, se a qualidade estiver nos 5% deve-se mudar o óleo, não sei se os ecobost mais antigos tinham isto ou não.

                                                      O meu tem 7 anos de garantia, e 4 anos de idade, mas sinceramente estou a equacionar se volto a meter os pés na Ford ou devo fazer eu a revisão como tenho feito nos meus anteriores carros, custa-me estar a perder 3 anos de garantia, mas também sei que esta garantia extra é meio manhosa e eles qualquer coisa argumentam que é desgaste.
                                                      Mas ao menos se for eu a fazer a revisão, sei o óleo que meto e sei que os filtros e afins foram trocados..
                                                      Nenhum lubricante long life garante a limpeza,lubrificação optimal, "segurança" do motor sobretudo se for num motor em que a sincronização do mesmo seja feita por uma correia interna banhada no próprio óleo.

                                                      O problema é mesmo a diluição de combustivel que acaba por acelerar a degradação da mesma,o lubrificante torna-sw alcalino e ataca a mesma.

                                                      Sugiro a que façam uma análise ao mesmo lubrificante e verificar o espaço de vida que este mesmo usufrui.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É trocar em metade do tempo que o tempo fabricante recomenda e pronto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          É trocar em metade do tempo que o tempo fabricante recomenda e pronto.
                                                          Os veículos que fazem muito circuito urbano e percursos mesmo curtos por vezes ainda se pode dizer que a vida do óleo será um terço da que é anunciado pelo construtor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Depois desses "investimentos" todos, penso que deves ter passado a accionista da marca... Esse carro tem sido bem pior do que uma ****...

                                                            Comentário

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