Pois estou a pensar sériamente nisso, mas será que realmente fará diferença?
A Ford diz que é a cada 30 mil KM, também acho muito mas no fim se mudar a cada 20 mil Km e aontecer a mesma porcaria?
Tenho que pesquisar e vêr as minhas opções.
Olá, boa noite.
Os motores Ecoboost (bem como os Puretech), como tem correias banhadas a óleo, devem usar sempre o óleo com a especificacao recomendada pela marca. Em termos de mudanca de óleo, apesar da marca indicar revisoes a cada 30'000 kms, se fosse meu, teria o óelo mudado a metade dessa quilometragem (cada 15'000) com a especificacao correcta (nestes motores convém ter a especificacao correcta sem falhar, sob pena de se assim nao for, a correia comecar a degradar e a largar farripas que depois entopem o chupador de óleo e finalmente fazem o motor gripar com falta do mesmo. O mesmo óleo andar 30'000 kms com essas farripas misturadas amplica este efeito). Mesmo que seja um concessionário oficial (atencao, nao estou a dizer que aconteceu), muitas vezes nao colocam o óleo correcto mas sim aquele com os quais tem melhores condicoes comerciais.
Por este motivo, se eventualmente sair da marca, aconselho a escolher uma oficina onde possa estar ao pé do carro a verem eles fazerem o servico e onde possa levar voce o óleo, pagando depois a mao de obra e o que eventualmente tiver que ser feito.
É o que faco nos carros que tenho tido até hoje, e mesmo aqui em Inglaterra onde resido, a oficina onde o meu carro é assistido permite-me estar ao pé dos mecanicos a ver o servico a ser feito, e o óleo sou sempre eu que o levo. Assim tenho a certeza do que é posto lá dentro. Inclusive, mesmo nao tendo correia banhada a óleo (Seat Mii), troco de óleo rigorosamente a cada +-16'000 kms (10'000 milhas).
Tive em tempos (quando era casado na Madeira) um Ford Fiesta 1.25 Titanium, e assim que passava os 15'000 kms, comecava a ver algum consumo de óleo (nao muito), daí que opte por trocas a cada 15'000 (quando em PT), ou 16'000 - 10'000 milhas (no UK).
Fica aqui mais esta sugestao e faca o que entender melhor para que a sua viatura dure mais tempo sem problemas de motor derivado á correia banhada a óleo.
A partir de que ano é que os Fiesta têm essa correia banhada óleo? Tenho um Ecoboost de 2016, neste momento com 105mil km, e tinha ideia que a correia era a comum e não essa banhada.
Tenho feito troca de óleo anual e por norma não passa do 15mil km.
A partir de que ano é que os Fiesta têm essa correia banhada óleo? Tenho um Ecoboost de 2016, neste momento com 105mil km, e tinha ideia que a correia era a comum e não essa banhada.
Tenho feito troca de óleo anual e por norma não passa do 15mil km.
Só a partir de 2020 +-, é que passou a ser corrente... até aí, era correia.
Só a partir de 2020 +-, é que passou a ser corrente... até aí, era correia.
Sim, mas no caso das correias sempre foram banhadas a óleo ou só entre 2016 e 2020?
Tenho ideia que só muito recentemente é que e se começou a falar desse problema dos fiesta, alguns já com 5/6 anos e muitos já devem ter passado as centenas de milhares de km sem os problemas que têm afectado os puretech. O ecoboost foi considerado um bom motor, bastante fiável.
Os veículos que fazem muito circuito urbano e percursos mesmo curtos por vezes ainda se pode dizer que a vida do óleo será um terço da que é anunciado pelo construtor.
O que é impressionante!!! Seguindo as recomendações do fabricante e mesmo assim...
No meio de tudo até tiveste "sorte" de não ter que colocar um motor novo, numa boa parte das vezes no primeiro aviso de baixa pressão do óleo, é suficiente para causar danos internos no motor e turbo, tu andaste uma semana com os avisos!
O fazer revisões na marca ás vezes é "complicado" eu tenho um Fiesta MK8 mas a versão com corrente e correia na bomba de óleo. Fui à Ford por causa de um recall sobre os faróis. Estava um rapaz a fazer a revisão de um ecoboost e ele estava a colocar o óleo para os motores mais antigos o Ford Fomula F 05W30, outro mecânico estava-lhe a dar na cabeça e dai ouvi a conversa, agora não sei se retiraram aquele litro que já tinham metido ou se simplesmente acrescentaram com o óleo correto e isto como se sabe resulta numa degradação da correia bem mais rápida..
Muitas vezes quem faz as revisões são os mecânicos "aprendizes" ou os mais fracos e deixam os experientes para as coisas mais complicadas, o problema é que alguns nem uma revisão sabem fazer.
Aliás 80% ou mais das trocas de fluido dos travões feita na Ford e acredito que noutras oficinas de marca não seja muito diferente, trocam com uma seringa o fluido que está no reservatório junto ao motor, mas o que está no circuito é o mesmo e depois cobram 80€ pela mudança de óleo de travões.
Ou seja está orçamentado levaram uma hora a fazer o serviço e no entanto fazem em 5 minutos, o mecânico poupa no esforço a oficina esfrega as mãos e o cliente é que perde porque a grande maioria não percebe se o trabalho foi feito ou não.
Aconteceu comigo em 2 oficinas de marca! Numa pedi a devolução do dinheiro e noutra foram trocar à maneira antiga de um carrega no pedal de travão e o outro abre e fecha os sangradores..Nem a porcaria de uma pistola de sucção tinham..
Supostamente este óleo 5w20 Long-Life está certificado para fazer os 30 mil Kms ou 2 anos ao contrário do Formula F 5w30 que fazia os 20 mil KM ou 1 ano.
No entanto depende da condução de cada um e no tipo de trajetos, os novos modelos trazem um "sensor" que não faz mais que calcular o tipo de condução (para-arranca, trajetos curtos ou longos, etc) e consoante isso vai baixando a percentagem de qualidade do óleo no painel ou aplicação, mesmo que ainda falte muitos Kms ou tempo para a revisão, se a qualidade estiver nos 5% deve-se mudar o óleo, não sei se os ecobost mais antigos tinham isto ou não.
O meu tem 7 anos de garantia, e 4 anos de idade, mas sinceramente estou a equacionar se volto a meter os pés na Ford ou devo fazer eu a revisão como tenho feito nos meus anteriores carros, custa-me estar a perder 3 anos de garantia, mas também sei que esta garantia extra é meio manhosa e eles qualquer coisa argumentam que é desgaste.
Mas ao menos se for eu a fazer a revisão, sei o óleo que meto e sei que os filtros e afins foram trocados..
Essa para mim é nova, revisões na marca com o óleo incorrecto!!! Mas é plausivel pois foi a partir desta última revisão que comecei a ouvir um barulho estranho no motor e por conseguinte o que sucedeu...
Os motores Ecoboost (bem como os Puretech), como tem correias banhadas a óleo, devem usar sempre o óleo com a especificacao recomendada pela marca. Em termos de mudanca de óleo, apesar da marca indicar revisoes a cada 30'000 kms, se fosse meu, teria o óelo mudado a metade dessa quilometragem (cada 15'000) com a especificacao correcta (nestes motores convém ter a especificacao correcta sem falhar, sob pena de se assim nao for, a correia comecar a degradar e a largar farripas que depois entopem o chupador de óleo e finalmente fazem o motor gripar com falta do mesmo. O mesmo óleo andar 30'000 kms com essas farripas misturadas amplica este efeito). Mesmo que seja um concessionário oficial (atencao, nao estou a dizer que aconteceu), muitas vezes nao colocam o óleo correcto mas sim aquele com os quais tem melhores condicoes comerciais.
Por este motivo, se eventualmente sair da marca, aconselho a escolher uma oficina onde possa estar ao pé do carro a verem eles fazerem o servico e onde possa levar voce o óleo, pagando depois a mao de obra e o que eventualmente tiver que ser feito.
É o que faco nos carros que tenho tido até hoje, e mesmo aqui em Inglaterra onde resido, a oficina onde o meu carro é assistido permite-me estar ao pé dos mecanicos a ver o servico a ser feito, e o óleo sou sempre eu que o levo. Assim tenho a certeza do que é posto lá dentro. Inclusive, mesmo nao tendo correia banhada a óleo (Seat Mii), troco de óleo rigorosamente a cada +-16'000 kms (10'000 milhas).
Tive em tempos (quando era casado na Madeira) um Ford Fiesta 1.25 Titanium, e assim que passava os 15'000 kms, comecava a ver algum consumo de óleo (nao muito), daí que opte por trocas a cada 15'000 (quando em PT), ou 16'000 - 10'000 milhas (no UK).
Fica aqui mais esta sugestao e faca o que entender melhor para que a sua viatura dure mais tempo sem problemas de motor derivado á correia banhada a óleo.
Cumprimentos.
Ps - desculpem a falta de acentos, teclado UK.
Obrigado pela tip, é provavelmente o que irei fazer, dantes era eu que fazia as revisões, mas o processo dá muito trabalho quando não temos as ferramentas certas (elevadores), o filtro do óleo caga tudo etc, vocês percebem. Ou levo o óleo ou faço-o eu tenho que vêr.
Editado pela última vez por gorgeousjorge; 01 October 2024, 16:30.
Vou acrescentar que a saga ainda não acabou, as folhas da factura que recebi, faltam páginas!!! No automóvel o óleo está a 25%!!! Foi mudado agora, pois eu sei.
Para além disso quero um programa de manutenção adaptado a esta reparação, ou seja, o óleo foi trocado agora, aos 150km (manutenção programada) o mesmo não deverá ser mudado apenas os outros componentes etc.
Amanhã vou escrever à ExpoFor a questionar sobre isto.
A partir de que ano é que os Fiesta têm essa correia banhada óleo? Tenho um Ecoboost de 2016, neste momento com 105mil km, e tinha ideia que a correia era a comum e não essa banhada.
Tenho feito troca de óleo anual e por norma não passa do 15mil km.
Banhada a óleo desde 2012 até 2021. Em 2020 existiam versões Mild-Hibrid com corrente de distribuição e existiam versões normais com correia banhada a óleo.
Os motores de corrente de distribuição, ainda possuem correia banhada a óleo (bem grossa por sinal) para acionamento da bomba de óleo.
Nestes motores, por norma são motores que estão montados em veículos do dia-a-dia, sem grandes km's diários e trajetos curtos. Recomendo trocarem o óleo anualmente ou em torno dos 10-12mil km.
Recordo que quase todos os fabricantes indicam que se o veiculo fizer muitos trajetos citadinos a troca de óleo normalmente passa para metade dos km's habituais e se for usado constantemente em regimes altos, zonas montanhosas ou a puxar reboques passa para 1/3 dos km's habituais. Muito do pessoal fixa os km's máximos e depois "chora"
No qashqai 1.5 dci de 110cv que tive de 2011 indicava isso no manual de manutenção.
Recordo-me de um colega ter um corsa 1.2 80cv de 2005 e as revisões eram de 30 em 30 ou 2 anos. Eu disse-lhe que dados os trajetos que fazia devia trocar anualmente. E assim fez. Na opel disseram-lhe que podia ir descansado que o óleo era para 2 anos. Resultado ao fim de 18 meses, touches pro lixo e arvore cames riscada.
Porra, ***** mais ao fabricante!!! Eles querem é que um gajo esteja sempre a gastar guita, seja em carros novos ou na manutenção.
E nos Ford EcoBosta é fácil perceberem se já têm a corrente na distribuição, nestes casos o turbo está atrás do motor, no meu está à frente por isso tenho correias.
Editado pela última vez por gorgeousjorge; 01 October 2024, 20:06.
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