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Correias banhadas a óleo

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    #31
    Gabo-te, sinceramente, a paciência...

    Se me permites, eu já tinha entregue de volta esse carro!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por gorgeousjorge Ver Post

      Pois estou a pensar sériamente nisso, mas será que realmente fará diferença?
      A Ford diz que é a cada 30 mil KM, também acho muito mas no fim se mudar a cada 20 mil Km e aontecer a mesma porcaria?
      Tenho que pesquisar e vêr as minhas opções.
      Olá, boa noite.

      Os motores Ecoboost (bem como os Puretech), como tem correias banhadas a óleo, devem usar sempre o óleo com a especificacao recomendada pela marca. Em termos de mudanca de óleo, apesar da marca indicar revisoes a cada 30'000 kms, se fosse meu, teria o óelo mudado a metade dessa quilometragem (cada 15'000) com a especificacao correcta (nestes motores convém ter a especificacao correcta sem falhar, sob pena de se assim nao for, a correia comecar a degradar e a largar farripas que depois entopem o chupador de óleo e finalmente fazem o motor gripar com falta do mesmo. O mesmo óleo andar 30'000 kms com essas farripas misturadas amplica este efeito). Mesmo que seja um concessionário oficial (atencao, nao estou a dizer que aconteceu), muitas vezes nao colocam o óleo correcto mas sim aquele com os quais tem melhores condicoes comerciais.


      Por este motivo, se eventualmente sair da marca, aconselho a escolher uma oficina onde possa estar ao pé do carro a verem eles fazerem o servico e onde possa levar voce o óleo, pagando depois a mao de obra e o que eventualmente tiver que ser feito.

      É o que faco nos carros que tenho tido até hoje, e mesmo aqui em Inglaterra onde resido, a oficina onde o meu carro é assistido permite-me estar ao pé dos mecanicos a ver o servico a ser feito, e o óleo sou sempre eu que o levo. Assim tenho a certeza do que é posto lá dentro. Inclusive, mesmo nao tendo correia banhada a óleo (Seat Mii), troco de óleo rigorosamente a cada +-16'000 kms (10'000 milhas).

      Tive em tempos (quando era casado na Madeira) um Ford Fiesta 1.25 Titanium, e assim que passava os 15'000 kms, comecava a ver algum consumo de óleo (nao muito), daí que opte por trocas a cada 15'000 (quando em PT), ou 16'000 - 10'000 milhas (no UK).

      Fica aqui mais esta sugestao e faca o que entender melhor para que a sua viatura dure mais tempo sem problemas de motor derivado á correia banhada a óleo.

      Cumprimentos.

      Ps - desculpem a falta de acentos, teclado UK.

      Comentário


        #33
        A partir de que ano é que os Fiesta têm essa correia banhada óleo? Tenho um Ecoboost de 2016, neste momento com 105mil km, e tinha ideia que a correia era a comum e não essa banhada.
        Tenho feito troca de óleo anual e por norma não passa do 15mil km.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
          A partir de que ano é que os Fiesta têm essa correia banhada óleo? Tenho um Ecoboost de 2016, neste momento com 105mil km, e tinha ideia que a correia era a comum e não essa banhada.
          Tenho feito troca de óleo anual e por norma não passa do 15mil km.


          Só a partir de 2020 +-, é que passou a ser corrente... até aí, era correia.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por nto Ver Post



            Só a partir de 2020 +-, é que passou a ser corrente... até aí, era correia.
            Sim, mas no caso das correias sempre foram banhadas a óleo ou só entre 2016 e 2020?
            Tenho ideia que só muito recentemente é que e se começou a falar desse problema dos fiesta, alguns já com 5/6 anos e muitos já devem ter passado as centenas de milhares de km sem os problemas que têm afectado os puretech. O ecoboost foi considerado um bom motor, bastante fiável.

            Comentário


              #36
              É de correia banhada em óleo desde 2012 nos EcoBoom.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                Os veículos que fazem muito circuito urbano e percursos mesmo curtos por vezes ainda se pode dizer que a vida do óleo será um terço da que é anunciado pelo construtor.
                O que é impressionante!!! Seguindo as recomendações do fabricante e mesmo assim...

                Originalmente Colocado por NerdySpam Ver Post
                No meio de tudo até tiveste "sorte" de não ter que colocar um motor novo, numa boa parte das vezes no primeiro aviso de baixa pressão do óleo, é suficiente para causar danos internos no motor e turbo, tu andaste uma semana com os avisos!

                O fazer revisões na marca ás vezes é "complicado" eu tenho um Fiesta MK8 mas a versão com corrente e correia na bomba de óleo. Fui à Ford por causa de um recall sobre os faróis. Estava um rapaz a fazer a revisão de um ecoboost e ele estava a colocar o óleo para os motores mais antigos o Ford Fomula F 05W30, outro mecânico estava-lhe a dar na cabeça e dai ouvi a conversa, agora não sei se retiraram aquele litro que já tinham metido ou se simplesmente acrescentaram com o óleo correto e isto como se sabe resulta numa degradação da correia bem mais rápida..

                Muitas vezes quem faz as revisões são os mecânicos "aprendizes" ou os mais fracos e deixam os experientes para as coisas mais complicadas, o problema é que alguns nem uma revisão sabem fazer.
                Aliás 80% ou mais das trocas de fluido dos travões feita na Ford e acredito que noutras oficinas de marca não seja muito diferente, trocam com uma seringa o fluido que está no reservatório junto ao motor, mas o que está no circuito é o mesmo e depois cobram 80€ pela mudança de óleo de travões.
                Ou seja está orçamentado levaram uma hora a fazer o serviço e no entanto fazem em 5 minutos, o mecânico poupa no esforço a oficina esfrega as mãos e o cliente é que perde porque a grande maioria não percebe se o trabalho foi feito ou não.

                Aconteceu comigo em 2 oficinas de marca! Numa pedi a devolução do dinheiro e noutra foram trocar à maneira antiga de um carrega no pedal de travão e o outro abre e fecha os sangradores..Nem a porcaria de uma pistola de sucção tinham..


                Supostamente este óleo 5w20 Long-Life está certificado para fazer os 30 mil Kms ou 2 anos ao contrário do Formula F 5w30 que fazia os 20 mil KM ou 1 ano.

                No entanto depende da condução de cada um e no tipo de trajetos, os novos modelos trazem um "sensor" que não faz mais que calcular o tipo de condução (para-arranca, trajetos curtos ou longos, etc) e consoante isso vai baixando a percentagem de qualidade do óleo no painel ou aplicação, mesmo que ainda falte muitos Kms ou tempo para a revisão, se a qualidade estiver nos 5% deve-se mudar o óleo, não sei se os ecobost mais antigos tinham isto ou não.

                O meu tem 7 anos de garantia, e 4 anos de idade, mas sinceramente estou a equacionar se volto a meter os pés na Ford ou devo fazer eu a revisão como tenho feito nos meus anteriores carros, custa-me estar a perder 3 anos de garantia, mas também sei que esta garantia extra é meio manhosa e eles qualquer coisa argumentam que é desgaste.
                Mas ao menos se for eu a fazer a revisão, sei o óleo que meto e sei que os filtros e afins foram trocados..
                Essa para mim é nova, revisões na marca com o óleo incorrecto!!! Mas é plausivel pois foi a partir desta última revisão que comecei a ouvir um barulho estranho no motor e por conseguinte o que sucedeu...

                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Depois desses "investimentos" todos, penso que deves ter passado a accionista da marca... Esse carro tem sido bem pior do que uma ****...
                LoL, acionista só na forma de entrar com a guita nada de retorno...

                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Gabo-te, sinceramente, a paciência...

                Se me permites, eu já tinha entregue de volta esse carro!
                Posso fazer como vi num video algures na internet, entrar com o carro pelo stand adentro eheheheh...


                Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post

                Olá, boa noite.

                Os motores Ecoboost (bem como os Puretech), como tem correias banhadas a óleo, devem usar sempre o óleo com a especificacao recomendada pela marca. Em termos de mudanca de óleo, apesar da marca indicar revisoes a cada 30'000 kms, se fosse meu, teria o óelo mudado a metade dessa quilometragem (cada 15'000) com a especificacao correcta (nestes motores convém ter a especificacao correcta sem falhar, sob pena de se assim nao for, a correia comecar a degradar e a largar farripas que depois entopem o chupador de óleo e finalmente fazem o motor gripar com falta do mesmo. O mesmo óleo andar 30'000 kms com essas farripas misturadas amplica este efeito). Mesmo que seja um concessionário oficial (atencao, nao estou a dizer que aconteceu), muitas vezes nao colocam o óleo correcto mas sim aquele com os quais tem melhores condicoes comerciais.


                Por este motivo, se eventualmente sair da marca, aconselho a escolher uma oficina onde possa estar ao pé do carro a verem eles fazerem o servico e onde possa levar voce o óleo, pagando depois a mao de obra e o que eventualmente tiver que ser feito.

                É o que faco nos carros que tenho tido até hoje, e mesmo aqui em Inglaterra onde resido, a oficina onde o meu carro é assistido permite-me estar ao pé dos mecanicos a ver o servico a ser feito, e o óleo sou sempre eu que o levo. Assim tenho a certeza do que é posto lá dentro. Inclusive, mesmo nao tendo correia banhada a óleo (Seat Mii), troco de óleo rigorosamente a cada +-16'000 kms (10'000 milhas).

                Tive em tempos (quando era casado na Madeira) um Ford Fiesta 1.25 Titanium, e assim que passava os 15'000 kms, comecava a ver algum consumo de óleo (nao muito), daí que opte por trocas a cada 15'000 (quando em PT), ou 16'000 - 10'000 milhas (no UK).

                Fica aqui mais esta sugestao e faca o que entender melhor para que a sua viatura dure mais tempo sem problemas de motor derivado á correia banhada a óleo.

                Cumprimentos.

                Ps - desculpem a falta de acentos, teclado UK.
                Obrigado pela tip, é provavelmente o que irei fazer, dantes era eu que fazia as revisões, mas o processo dá muito trabalho quando não temos as ferramentas certas (elevadores), o filtro do óleo caga tudo etc, vocês percebem. Ou levo o óleo ou faço-o eu tenho que vêr.





                Editado pela última vez por gorgeousjorge; 01 October 2024, 16:30.

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                  #38
                  Vou acrescentar que a saga ainda não acabou, as folhas da factura que recebi, faltam páginas!!! No automóvel o óleo está a 25%!!! Foi mudado agora, pois eu sei.
                  Para além disso quero um programa de manutenção adaptado a esta reparação, ou seja, o óleo foi trocado agora, aos 150km (manutenção programada) o mesmo não deverá ser mudado apenas os outros componentes etc.

                  Amanhã vou escrever à ExpoFor a questionar sobre isto.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                    A partir de que ano é que os Fiesta têm essa correia banhada óleo? Tenho um Ecoboost de 2016, neste momento com 105mil km, e tinha ideia que a correia era a comum e não essa banhada.
                    Tenho feito troca de óleo anual e por norma não passa do 15mil km.
                    Banhada a óleo desde 2012 até 2021. Em 2020 existiam versões Mild-Hibrid com corrente de distribuição e existiam versões normais com correia banhada a óleo.
                    Os motores de corrente de distribuição, ainda possuem correia banhada a óleo (bem grossa por sinal) para acionamento da bomba de óleo.
                    Nestes motores, por norma são motores que estão montados em veículos do dia-a-dia, sem grandes km's diários e trajetos curtos. Recomendo trocarem o óleo anualmente ou em torno dos 10-12mil km.

                    Recordo que quase todos os fabricantes indicam que se o veiculo fizer muitos trajetos citadinos a troca de óleo normalmente passa para metade dos km's habituais e se for usado constantemente em regimes altos, zonas montanhosas ou a puxar reboques passa para 1/3 dos km's habituais. Muito do pessoal fixa os km's máximos e depois "chora"

                    No qashqai 1.5 dci de 110cv que tive de 2011 indicava isso no manual de manutenção.

                    Recordo-me de um colega ter um corsa 1.2 80cv de 2005 e as revisões eram de 30 em 30 ou 2 anos. Eu disse-lhe que dados os trajetos que fazia devia trocar anualmente. E assim fez. Na opel disseram-lhe que podia ir descansado que o óleo era para 2 anos. Resultado ao fim de 18 meses, touches pro lixo e arvore cames riscada.

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                      #40
                      Porra, ***** mais ao fabricante!!! Eles querem é que um gajo esteja sempre a gastar guita, seja em carros novos ou na manutenção.

                      E nos Ford EcoBosta é fácil perceberem se já têm a corrente na distribuição, nestes casos o turbo está atrás do motor, no meu está à frente por isso tenho correias.
                      Editado pela última vez por gorgeousjorge; 01 October 2024, 20:06.

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                        #41
                        Mas a bomba de óleo continua a ser de correia ..

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                          #42
                          Já tinha metido antes mas reforço, este video explica tudo e vai directo ao assunto:

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