Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exames do secundário passam a ser três e português é obrigatório

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exames do secundário passam a ser três e português é obrigatório

    já sei que alguns me podem bater

    mas português obrigatório mesmo para quem está em ciências ?!?!?

    se fosse inglês ...

    está bem que é a nossa língua e algumas pessoas escrevem bem mal, com muitos erros básicos

    mas eu ainda bem que me vi livre do português no 9º ano, e evitar ter que ler mais grandes secas como os Maias, e etc...

    não sei como vão ser esses exames, mas nas engenharias e tudo o relacionado com ciências, é o Inglês que é fundamental dominar

    na minha profissão, analista-programador, se não soubesse o inglês eu não me safava, de modo algum

    acho isto uma estupidez

    podem bater à vontade, mas é a minha opinião


    https://www.jn.pt/nacional/exames-do...-15791900.html

    #2
    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    já sei que alguns me podem bater

    mas português obrigatório mesmo para quem está em ciências ?!?!?

    se fosse inglês ...

    está bem que é a nossa língua e algumas pessoas escrevem bem mal, com muitos erros básicos

    mas eu ainda bem que me vi livre do português no 9º ano, e evitar ter que ler mais grandes secas como os Maias, e etc...

    não sei como vão ser esses exames, mas nas engenharias e tudo o relacionado com ciências, é o Inglês que é fundamental dominar

    na minha profissão, analista-programador, se não soubesse o inglês eu não me safava, de modo algum

    acho isto uma estupidez

    podem bater à vontade, mas é a minha opinião


    https://www.jn.pt/nacional/exames-do...-15791900.html
    Por acaso até me revejo em que devia ser escolha, dependendo da área.

    Eu por exemplo odiava tudo relacionado com PT, sempre o mínimo para passar e não foi por isso que deixei de saber ler/escrever PT. Aliás, valeu-me tanto os Maias e afins, que nem sei como aguento agora em TI😂 em que domina o EN.

    Percebo que se defenda a língua e tal, mas pôr obrigatório algo que pode não ser uma mais-valia sempre, fico a pensar que andam a nora.

    E porque não matemática? Faz ou não para sempre parte da vida das pessoas? Ou a gestão financeira e outros derivados faz-se de obras de escritores portugueses?



    Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nu9 Ver Post
      Por acaso até me revejo em que devia ser escolha, dependendo da área.

      Eu por exemplo odiava tudo relacionado com PT, sempre o mínimo para passar e não foi por isso que deixei de saber ler/escrever PT. Aliás, valeu-me tanto os Maias e afins, que nem sei como aguento agora em TI😂 em que domina o EN.

      Percebo que se defenda a língua e tal, mas pôr obrigatório algo que pode não ser uma mais-valia sempre, fico a pensar que andam a nora.

      E porque não matemática? Faz ou não para sempre parte da vida das pessoas? Ou a gestão financeira e outros derivados faz-se de obras de escritores portugueses?


      Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

      ler os Maias para mim foi horroroso, nem sei como isso pode ser considerada uma obra prima

      uma seca tremenda, nos anos 80 onde nem havia internet, onde pudesse consultar resumos

      e as viagens na minha terra, de Almeida Garret, também não gostei, entre outros

      Camões sim, valeu a pena

      Comentário


        #4
        Não é assim tão chato

        imagem.png

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          já sei que alguns me podem bater

          mas português obrigatório mesmo para quem está em ciências ?!?!?

          se fosse inglês ...

          está bem que é a nossa língua e algumas pessoas escrevem bem mal, com muitos erros básicos

          mas eu ainda bem que me vi livre do português no 9º ano, e evitar ter que ler mais grandes secas como os Maias, e etc...

          não sei como vão ser esses exames, mas nas engenharias e tudo o relacionado com ciências, é o Inglês que é fundamental dominar

          na minha profissão, analista-programador, se não soubesse o inglês eu não me safava, de modo algum

          acho isto uma estupidez

          podem bater à vontade, mas é a minha opinião


          https://www.jn.pt/nacional/exames-do...-15791900.html

          Estamos em Portugal é fundamental dominar o português.

          Quando eu fiz o 12 ano, fiz 5 exames, Física, Química, Matemática, Português, e Geometria.

          A exigência cada vez baixa mais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post


            Estamos em Portugal é fundamental dominar o português.

            Quando eu fiz o 12 ano, fiz 5 exames, Física, Química, Matemática, Português, e Geometria.

            A exigência cada vez baixa mais.
            Que exigência? De ano para ano a exigência praticamente deixou de existir. A pandemia só veio meter a pedra sobre o caixão da exigência.

            Quanto aos exames para mim faz sentido o português, é a língua materna e deve fazer parte do currículo escolar até ao fim. Podemos discutir conteúdos, (eu nunca li os Maias, foi o que li nas aulas e tive a sorte de sair no exame uma dessas partes...).
            Depois o que estava nos últimos 20 e tal anos estava bem, por isso não tinha sido mudado. Desde 2015 tem sido um retrocesso a todos os níveis, rumo ao analfabetismo. Mas diria que os pais também querem isso... coitados dos meninos que não podem chumbar, senão ficam traumatizados para a vida toda.

            Comentário


              #7
              Eu acho que apartir do 5 ano
              deveria haver exames todos os anos a todas as diciplinas
              alem de tornar o e sino exigente ajuda a corrigir as assimetrias das notas entre escolas e permite uma métrica do estado ensino no país
              mas esta minha forma de pensar deve ser devido aos cabelos brancos que tenho

              Comentário


                #8
                Sou completamente a favor dessa obrigatoriedade.

                Não está em causa a área específica que o aluno/a pretende seguir depois. Faz mesmo parte da formação básica e como tal, na minha perspetiva, faz todo o sentido.

                PS: volta e meia tenho que analisar currículos e se não forem minimamente redigidos na língua de Camões as pessoas nem são chamadas para a entrevista...

                PS2: Altar, já tens a tua dose de pancada!😁

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                  Eu acho que apartir do 5 ano
                  deveria haver exames todos os anos a todas as diciplinas
                  alem de tornar o e sino exigente ajuda a corrigir as assimetrias das notas entre escolas e permite uma métrica do estado ensino no país
                  mas esta minha forma de pensar deve ser devido aos cabelos brancos que tenho
                  E desculpa a provocação... tu és daqueles que chumbava a Português logo no 5º ano

                  Não duvido que saibas escrever melhor, mas aqui no fórum, é patacoada palavra sim... palavra sim...

                  Comentário


                    #10
                    Seja engenheiro, cientista ou programador, é essencial saber ler e interpretar, saber escrever e comunicar, e saber dialogar em função da audiência. Para mim, Português é essencial em todas essas valências.

                    Aliás devia era haver mais variedade dentro do Português, com mais escrita realista como descrever um projecto de investimento, ou explicar algo complexo para um grupo de crianças, para forçar a escrita criativa.

                    Uma coisa que se vê muito nos vários países do mundo, é teatro e argumentação dentro do currículo escolar, mais uma vez, essencial no mundo empresarial. Nunca vi disso na escola pública (óbvio que as melhores privadas têm).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                      E desculpa a provocação... tu és daqueles que chumbava a Português logo no 5º ano

                      Não duvido que saibas escrever melhor, mas aqui no fórum, é patacoada palavra sim... palavra sim...
                      Ele escreve no telemovel e/ou no laptop com teclado em UKiano. É normal que n saia uma coisa fixe.

                      Já eu escrevo desleixado , mas já causou alguns traumas :D

                      Comentário


                      • Rasec
                        Rasec commented
                        Editing a comment
                        Para mim é uma questão de respeito por quem lê. Apenas isso. Dá o mesmo trabalho escrever mal como escrever com cuidado.

                      #12
                      Como se pode ser muito competente numa área técnica qualquer se não souber comunicar, nem ler nem interpretar um conceito ou uma ideia escrita?

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        Seja engenheiro, cientista ou programador, é essencial saber ler e interpretar, saber escrever e comunicar, e saber dialogar em função da audiência. Para mim, Português é essencial em todas essas valências.

                        Aliás devia era haver mais variedade dentro do Português, com mais escrita realista como descrever um projecto de investimento, ou explicar algo complexo para um grupo de crianças, para forçar a escrita criativa.

                        Uma coisa que se vê muito nos vários países do mundo, é teatro e argumentação dentro do currículo escolar, mais uma vez, essencial no mundo empresarial. Nunca vi disso na escola pública (óbvio que as melhores privadas têm).
                        Epah, concordo totalmente.
                        Infelizmente o ensino do Português é lamentável.
                        Carregam os putos com anos e anos de gramática e português mediaval e depois chegam ao fim do 12º ano sem grande capacidade, como o que referes.

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                          Como se pode ser muito competente numa área técnica qualquer se não souber comunicar, nem ler nem interpretar um conceito ou uma ideia escrita?
                          Verdade, mas como diz o Altar, se é pa focar nos Maias e Gil Vicente e etc, isso não ajuda nada....

                          Comentário


                            #15
                            Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post


                            Estamos em Portugal é fundamental dominar o português.

                            Quando eu fiz o 12 ano, fiz 5 exames, Física, Química, Matemática, Português, e Geometria.

                            A exigência cada vez baixa mais.


                            Então o primeiro exame que fiz foi o de acesso a universidade.
                            Um gajo antigamente era mesmo cepo. Vejam lá que apenas tínhamos 3 disciplinas no 12º

                            Que logica faz exames de português para quem vai para ciências? Ai e tal têm de saber falar e escrever. Não é com um exame que vão aprender.
                            Obriguem a que os professores e as aulas tenham mais qualidade. Mas isso tá quieto.

                            Comentário


                              #16
                              Para mim, os ciclos de escolaridade eram organizados com obrigatoriedade a partir dos 3 anos até aos 18 de 3 em 3 anos, e devia existir o investimento em creches públicas (ou pelo menos com contratualização do publico com IPSS ou privado) com objetivos claros do que seria o desenvolvimento desejável para a criança. E teria de existir alguma forma de avaliação transversal centralizada e padronizada a cada fim dos ciclos de 3 anos, mesmo para as crianças com 6 anos, para se conseguir ir traçando a evolução de cada aluno e se poder maximizar o potencial das pessoas pelo menos a partir dos 12 anos.

                              Ninguém devia chegar ao 12º ano e ficar por aí sem algum tipo de formação pratica ou profissional. Penso que tem evoluindo muito a parte das escolas profissionais, mas devia ser mais do que do 10º ao 12º ano, devia encaminhar para pelo menos um 13º ano de aproximação à vida profissional mas com formação formal associada.

                              Chumbar não pode desaparecer, mas não faz sentido estar a manter pessoas em formação num caminho para o qual não têm capacidades que podem ter sucesso num caminho diferente. Não necessariamente à alemã, mas até certo ponto é útil existirem turmas com orientações distintas.

                              Acesso à universidade deveria ser baseado 60 ou 70% na nota de exames nacionais específicos, e as notas mínimas de acesso à universidade e politécnicos deveria ser diferenciada e ambas acima do 9.5. Deveriam existir exames obrigatórios às 3 linguagens: Português, Matemática e Inglês.

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                E desculpa a provocação... tu és daqueles que chumbava a Português logo no 5º ano

                                Não duvido que saibas escrever melhor, mas aqui no fórum, é patacoada palavra sim... palavra sim...
                                Curiosamente a media a português foi 16.
                                E quando preciso produzir um documento seja em português ou inglês nunca há nada a apontar.
                                O que é totalmente diferente de mandar aqui umas postas via telemóvel.​

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                  Curiosamente a media a português foi 16.
                                  E quando preciso produzir um documento seja em português ou inglês nunca há nada a apontar.
                                  O que é totalmente diferente de mandar aqui umas postas via telemóvel.​
                                  Mas vês como agora te esforçaste e escreveste sem erros, com pontuação, como deve de ser!

                                  Não custou nada!

                                  Comentário


                                  • HomoSapiens
                                    HomoSapiens commented
                                    Editing a comment
                                    Por acaso até tem um erro...

                                  • Rasec
                                    Rasec commented
                                    Editing a comment
                                    Foi só um acento, tem lá calma, temos de celebrar as conquistas!! :D

                                  #19
                                  Pah o rasec n concordo nd :P

                                  pk a escrever assim, é mais rapido pah :D

                                  Comentário


                                    #20
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                    Verdade, mas como diz o Altar, se é pa focar nos Maias e Gil Vicente e etc, isso não ajuda nada....
                                    Tem de se começar por algum lado. Nunca vi ninguém ousar queixar-se da leitura de Shakespeare, porque é chique e dá uma patine de erudição, agora, se for Gil Vicente ou Camões, cai o Carmo e a Trindade.

                                    Depois, as leituras em Português não se ficam pelos clássicos. Os clássicos são um antecedente para entender os contemporâneos. Pessoa, Saramago, António Lobo Antunes, ou Gonçalo M. Tavares são herdeiros de uma tradição cultural que é a nossa. É como uma corrida de estafetas, eles pegam no testemunho e levam-no mais adiante.

                                    Tanto para entender, como para formular um argumento complexo, é necessário ter uma certa agilidade intelectual, para a qual contribuem a aprendizagem de Português ou de Filosofia. Pode ser-se um bom técnico sem estes requisitos intelectuais? Pode. Contudo, os avanços, as passagens de testemunho, por assim dizer, são protagonizadas por quem vai mais além na produção de conhecimento.

                                    Dito isto, se eu tiver a máquina de lavar a roupa avariada, prefiro um gajo que ma saiba arranjar do que um outro que me vá para lá recitar "o monólogo do vaqueiro".

                                    Comentário


                                      #21
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Pah o rasec n concordo nd :P

                                      pk a escrever assim, é mais rapido pah :D
                                      Brincadeiras à parte, escreve um texto de 5 linhas todo ao calhas, e o mesmo texto bem escrito. No final, nessas 5 linhas, não poupaste nem 30 segundos de vida.

                                      Se vale a pena escrever o texto, vale a pena fazê-lo bem feito.


                                      PS: tb dou erros, também cometo gafes, misturo EN com PT etc. Mas há o erro ocasional e há o erro de "toum q kagat p ocez tobos q n teno temp pristo"

                                      Comentário


                                        #22
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                        Brincadeiras à parte, escreve um texto de 5 linhas todo ao calhas, e o mesmo texto bem escrito. No final, nessas 5 linhas, não poupaste nem 30 segundos de vida.

                                        Se vale a pena escrever o texto, vale a pena fazê-lo bem feito.


                                        PS: tb dou erros, também cometo gafes, misturo EN com PT etc. Mas há o erro ocasional e há o erro de "toum q kagat p ocez tobos q n teno temp pristo"
                                        Hm, nao digo que n.
                                        mas e a preguiça ? :D

                                        Comentário


                                          #23
                                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post

                                          Tem de se começar por algum lado. Nunca vi ninguém ousar queixar-se da leitura de Shakespeare, porque é chique e dá uma patine de erudição, agora, se for Gil Vicente ou Camões, cai o Carmo e a Trindade.

                                          Depois, as leituras em Português não se ficam pelos clássicos. Os clássicos são um antecedente para entender os contemporâneos. Pessoa, Saramago, António Lobo Antunes, ou Gonçalo M. Tavares são herdeiros de uma tradição cultural que é a nossa. É como uma corrida de estafetas, eles pegam no testemunho e levam-no mais adiante.

                                          Tanto para entender, como para formular um argumento complexo, é necessário ter uma certa agilidade intelectual, para a qual contribuem a aprendizagem de Português ou de Filosofia. Pode ser-se um bom técnico sem estes requisitos intelectuais? Pode. Contudo, os avanços, as passagens de testemunho, por assim dizer, são protagonizadas por quem vai mais além na produção de conhecimento.

                                          Dito isto, se eu tiver a máquina de lavar a roupa avariada, prefiro um gajo que ma saiba arranjar do que um outro que me vá para lá recitar "o monólogo do vaqueiro".
                                          Nao era tanto por aí que eu queria ir.
                                          Eu não digo que não se aprendam os clássicos.
                                          Acho é que se foca demasiado neles.
                                          E isso não produz efeito prático real na capacidade de escrever e interpretar.
                                          Aliás o resultado está à vista.....

                                          Enquanto tivermos aulas de 90 min a falar de clássicos em que a grande maioria não está atenta, nada feito.
                                          Aliás acho que esse é um dos problemas de portugal.
                                          Fala-se muito e aprende-se pouco.

                                          Comentário


                                            #24
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                            Nao era tanto por aí que eu queria ir.
                                            Eu não digo que não se aprendam os clássicos.
                                            Acho é que se foca demasiado neles.
                                            E isso não produz efeito prático real na capacidade de escrever e interpretar.
                                            Aliás o resultado está à vista.....

                                            Enquanto tivermos aulas de 90 min a falar de clássicos em que a grande maioria não está atenta, nada feito.
                                            Aliás acho que esse é um dos problemas de portugal.
                                            Fala-se muito e aprende-se pouco.
                                            Concordo, sobretudo para quem tem períodos de concentração baixíssimos. Quem está formatado absorver informação numa sucessão de vídeos de poucos segundos, que é o que dura um vídeo do TikTok, dificilmente conseguirá ler, e muito menos compreender, umas páginas de texto, sejam elas de que natureza forem.

                                            Comentário


                                              #25
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              Seja engenheiro, cientista ou programador, é essencial saber ler e interpretar, saber escrever e comunicar, e saber dialogar em função da audiência.
                                              Sem dúvida, mas há um problema: atualmente nas aulas de Português do secundário não ensinam a saber ler e interpretar, saber escrever e comunicar, e saber dialogar.

                                              O que ensinam é acima de tudo história e análise literária.

                                              Comentário


                                                #26
                                                Sobre os exames nacionais: perfeitamente de acordo com o pmct, deviam ser obrigatórios todos os anos e a todas as disciplinas.

                                                Seria uma excelente métrica para aferir a qualidade dos Professores. E depois, os bons Professores deviam ser bem pagos, pois um bom Professor tem um impacto enorme no futuro do País.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                  Sem dúvida, mas há um problema: atualmente nas aulas de Português do secundário não ensinam a saber ler e interpretar, saber escrever e comunicar, e saber dialogar.

                                                  O que ensinam é acima de tudo história e análise literária.
                                                  Não foi o que escrevi a seguir?

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post

                                                    Concordo, sobretudo para quem tem períodos de concentração baixíssimos. Quem está formatado absorver informação numa sucessão de vídeos de poucos segundos, que é o que dura um vídeo do TikTok, dificilmente conseguirá ler, e muito menos compreender, umas páginas de texto, sejam elas de que natureza forem.
                                                    É.
                                                    E como não se consegue mudar o mundo, há que adaptar melhor as aulas.
                                                    Sem que se despreze o ensino em si.

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      Estou a ver que o problema do Português nas escolas é ter de ler livros...isso diz muito da cultura (ou falta dela) da generalidade dos portugueses


                                                      Até certo ponto sou contra a obrigatoriedade de ler livros específicos, ou melhor, perder tempo em aulas de português a trabalhar esses livros. Devia ser algo mais livre e mais voltado aos interesses de cada aluno. Mas pronto, se mesmo sendo obrigatório a malta só lê os resumos dos resumos Europa América, não se pode pedir muito...

                                                      Relativamente aos exames, até sou a favor que todos os exames anuais fosses nacionais, da mesma forma que deveria haver um programa nacional de ensino cuja matéria fosse disponibilizada a toda a gente sem restrições, e que os professores tivessem de seguir.
                                                      assim os alunos deixariam de estar tão à mercê da boa ou má qualidade do professor, se falta muito ou falta pouco, entraria em jogo o interesse de cada um em aprender se for essa a vontade, e deixariam de estar menos condicionados em vários aspectos.
                                                      Além dos alunos também outras pessoas poderiam melhorar o seu conhecimento, e quem sabe ter novas oportunidades numa fase de vida onde já têm outra maturidade (não as Novas Oportunidade onde se dá equivalências escolares "de borla"...).

                                                      Mas temos um problema cultural em Portugal de completo facilitismo e desinteresse pela aprendizagem com o qual os pais, os professores e até o estado são conviventes, e que é extremamente complicado de mudar.
                                                      ​​​​​​

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                                        Mas vês como agora te esforçaste e escreveste sem erros, com pontuação, como deve de ser!

                                                        Não custou nada!
                                                        E por isso que eu prefiro escrever em ansi c
                                                        e tudo mais simples e mais rápido

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X