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"Veículos elétricos com poucos quilómetros estão a ir para abate"

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    "Veículos elétricos com poucos quilómetros estão a ir para abate"

    Tinha a ideia de que esta questão estava em vias de resolução, mas neste artigo parece exactamente o contrário... Será este um problema ainda não resolvido?...

    Veículos elétricos com poucos quilómetros estão a ir para abate

    Alegada falta de informação sobre os módulos das baterias, está a obrigar as seguradoras a dar como perda total veículos 100% elétricos com danos ligeiros.

    21.03.2023, 10:28


    O alerta foi dado pela Thatcham Research — uma associação que se dedica a estudos de mercado para o setor das seguradoras. Segundo o seu mais recente relatório, apesar das marcas anunciarem que as baterias dos veículos elétricos são reparáveis, na prática isso poderá não estar a acontecer.

    Tudo porque, alegadamente, as marcas de automóveis não estão a fornecer os dados necessários sobre os módulos das baterias para ser possível proceder à sua reparação.​

    Estamos a comprar carros elétricos por razões de sustentabilidade (…). Mas os veículos elétricos não serão sustentáveis se deitarmos fora as baterias após uma pequena colisão.

    A consequência, segundo esta associação, é que muitos veículos 100% elétricos com pequenos danos nas baterias estão a ser dados como perda total em situações em podiam ser reparados.

    Um problema que a curto médio prazo poderá traduzir-se num aumento do prémio dos seguros, segundo a Thatcham Research.​

    Para esta entidade, a solução passa pelas marcas de automóveis produzirem baterias mais fáceis de reparar e dar acesso aos dados das células da bateria, algo que não acontece em todas as marcas.

    O preço das baterias e a sua reparação

    Recordamos que as baterias representam até 50% do preço de um veículo elétrico. No entanto, segundo o relatório divulgado e que deu origem a esta notícia, a maioria das marcas afirma que as suas baterias são reparáveis, embora nem todas partilhem o acesso aos dados das mesmas.

    “O número de casos vai aumentar. O manuseamento das baterias é um ponto cada vez mais crucial”, refere Christoph Lauterwasser, diretor administrativo do Allianz Center for Technology, em declarações à agência Reuters.

    Este responsável recorda ainda que os elétricos, para compensarem as emissões mais elevadas associadas ao início da produção, têm de cumprir mais quilómetros do que os automóveis com motor de combustão, o que tornará ainda mais importante a possibilidade de reparar as baterias.​
    Fonte

    #2
    Afinal, onde está a sustentabilidade?

    ...Existem já conjuntos de baterias a acumular-se em parques de sucata nalguns países onde a incidência de elétricos é maior. Este problema poderá pôr em causa a parte mais "económica" de usar um elétrico no dia a dia. E ninguém previu este cenário.

    ...

    A questão de fundo é que as baterias podem custar dezenas de milhares de euros e representar até 50% do preço de um carro elétrico. Ora, este cenário colocado na balança de custos, poderá inviabilizar a substituição da própria bateria...

    Comentário


      #3
      Deixa-los ir e paz a sua alma

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
        Deixa-los ir e paz a sua alma


        Tu ris-te, mas é por causa destas e de outras é que esta "solução" ainda me não convenceu e não convencerá tão cedo, a menos que algo mude de forma sólida, convincente e sustentada!... É que são umas atrás das outras...

        Comentário


          #5
          Resumindo: carros vão para abate porque é cada vez mais fácil mandar um carro para perda total nos USA seja pela dificuldade de encontrar peças mesmo novas, seja pelo preço das mesmas, e há muitas baterias em sucatas, que desmente afinal a falta de durabilidade das mesmas, visto não haver procura para substituição e elas acumularem-se.

          Um exemplo de como nos USA se manda carros para a sucata com 6-7 anos:

          https://youtu.be/Lw54i8Ke5TM

          Um acidente que envolva danos no motor, facilmente mete um carro na sucata também.

          Nos USA os custos de reparação são altos, ao contrário de na Europa, e há bem mais facilidade de colocar um carro na sucata por problemas mecânicos, porque a reparação é mais cara do que o carro, que na Europa. E estás notícias basicamente resumem isso… o maior problema não está nos EV, mas na forma como os carros são construídos e na forma como os custos actuais de reparação são tao ou maiores, que o preço do carro.

          E para haver danos na bateria, não são pequenos acidentes. Um teste a resistência das baterias de um Model S:

          https://youtu.be/D7o82uCH7Rk

          É cómico achar que isto são acidentes com danos ligeiros.

          Tambem acho cómico a falta de sustentabilidade que muitos dizem que há no EV, e afinal nos ICE com problemas idênticos, já não há qualquer problema. É sustentável mandar um carro com 6-7 anos para a sucata por dar problemas no motor? Não me parece, mas isso já não faz manchetes, e a quantidade de ICE que se inserem neste campo, é de longe maior que nos EV, até porque existe bem mais ICE.
          Editado pela última vez por Carmaniaco90; 22 March 2023, 17:55.

          Comentário


            #6
            Deve ser mais uma noticia da treta encomendada com o propósito de continuar a adiar a mudança para carros elétricos.
            Pura propaganda. O problema é que a propaganda funciona, e muita gente continua a achar que os carros elétricos não são solução por causa da propaganda.

            Comentário


              #7
              Nas seguradoras não há nada de mais sagrado, que os xls dos actuários. 99,99999% das vezes têm razão... E está é só mais uma dessas vezes.

              Comentário


              • bg2
                bg2 commented
                Editing a comment
                Isto Ahahaha

              #8
              Há muita gente a instalar paneis solares que só faz consumo directo (e venda para a rede). Não comprou ainda as baterias que permitem acumular durante o dia para usar de noite porque são caras.

              Logo que haja baterias usadas de carros a preço de saldo chamam-lhes um figo.

              P.S. quando a E-Redes lhes pagar para armazenar energia de eólicas em vez de andar aí a fazer micro-barragens, ainda melhor. Acho que essa ficha ainda não caiu.
              Editado pela última vez por A4B5; 22 March 2023, 23:58.

              Comentário


                #9
                O mercado solar aguarda ansiosamente por todos esses packs de baterias que querem colocar no lixo.

                Eu fico com 30kwh-40kwh

                Há pouco mais de 1 ano, a procura desses packs era tão elevada que o preço era semelhante a compra de células novas.

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                  Resumindo: carros vão para abate porque é cada vez mais fácil mandar um carro para perda total nos USA seja pela dificuldade de encontrar peças mesmo novas, seja pelo preço das mesmas, e há muitas baterias em sucatas, que desmente afinal a falta de durabilidade das mesmas, visto não haver procura para substituição e elas acumularem-se.

                  Um exemplo de como nos USA se manda carros para a sucata com 6-7 anos:

                  https://youtu.be/Lw54i8Ke5TM

                  Um acidente que envolva danos no motor, facilmente mete um carro na sucata também.

                  Nos USA os custos de reparação são altos, ao contrário de na Europa, e há bem mais facilidade de colocar um carro na sucata por problemas mecânicos, porque a reparação é mais cara do que o carro, que na Europa. E estás notícias basicamente resumem isso… o maior problema não está nos EV, mas na forma como os carros são construídos e na forma como os custos actuais de reparação são tao ou maiores, que o preço do carro.

                  E para haver danos na bateria, não são pequenos acidentes. Um teste a resistência das baterias de um Model S:

                  https://youtu.be/D7o82uCH7Rk

                  É cómico achar que isto são acidentes com danos ligeiros.

                  Tambem acho cómico a falta de sustentabilidade que muitos dizem que há no EV, e afinal nos ICE com problemas idênticos, já não há qualquer problema. É sustentável mandar um carro com 6-7 anos para a sucata por dar problemas no motor? Não me parece, mas isso já não faz manchetes, e a quantidade de ICE que se inserem neste campo, é de longe maior que nos EV, até porque existe bem mais ICE.


                  Infelizmente também está a acontecer por cá.

                  Comentário


                    #11
                    Ponham a E-Redes a pagar pela disponibilidade e vão ver...

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post



                      Infelizmente também está a acontecer por cá.
                      Óbvio, acontece onde o custo do trabalho tem valor.
                      Nos EUA o custo de 1 hora de um mecânico nunca é inferior a €100 por hora.
                      Em África, Cuba, Albania arranjam ou andam a pé.

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                        Há muita gente a instalar paneis solares que só faz consumo directo (e venda para a rede). Não comprou ainda as baterias que permitem acumular durante o dia para usar de noite porque são caras.

                        Logo que haja baterias usadas de carros a preço de saldo chamam-lhes um figo.

                        P.S. quando a E-Redes lhes pagar para armazenar energia de eólicas em vez de andar aí a fazer micro-barragens, ainda melhor. Acho que essa ficha ainda não caiu.
                        Uma coisa é uma bateria usada, outra é uma bateria usada com danos.

                        Achas que são a mesma coisa ao nível de segurança, por exemplo?

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                          Uma coisa é uma bateria usada, outra é uma bateria usada com danos.

                          Achas que são a mesma coisa ao nível de segurança, por exemplo?
                          A bateria tem de ser completamente desmontada, célula por célula, ou módulo por módulo de forma a adaptar com a tensão desejada. É também necessário instalar um novo BMS que seja compatível com o inversor.
                          E se surgirem dúvidas devido ao estado do pack, terá de ser tudo testado, célula por célula.
                          Mesmo assim o preço é muitos inferior ao que se pratica no mercado das baterias novas, por volta dos 150€/kWh

                          Comentário


                            #15
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Deve ser mais uma noticia da treta encomendada com o propósito de continuar a adiar a mudança para carros elétricos.
                            Pura propaganda. O problema é que a propaganda funciona, e muita gente continua a achar que os carros elétricos não são solução por causa da propaganda.
                            O Pplware já ninguém deve levar a sério. É só tradução (e mal feitas) de notícias.

                            O Razão Automóvel, que é um bom site, nota-se alguma alergia aos EV, que curiosamente não se nota nos vídeos que fazem, o que é estranho. Exemplo fresquinho:

                            https://www.razaoautomovel.com/notic...evereiro-2023/

                            A diferença a pouco tempo era 11% de EV vs 17% de Diesel. Isto referente salvo erro as vendas de carros novos em 2021.

                            A diferença é que, os EV estão a crescer e os Diesel a cair a pique.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Deve ser mais uma noticia da treta encomendada com o propósito de continuar a adiar a mudança para carros elétricos.
                              Pura propaganda. O problema é que a propaganda funciona, e muita gente continua a achar que os carros elétricos não são solução por causa da propaganda.

                              Não é uma notícia da treta, é a realidade:

                              https://europe.autonews.com/environm...ite-entire-car

                              Comentário


                                #17
                                A noticia que li referia explicitamente a Tesla modelo Y em que a bateria é parte estrutural do veiculo, algo que foi apontado como muito bom está-se a revelar uma dor de cabeça para as Seguradoras, em caso de danos na bateria (colisão), consideram perda total da bateria ao orçamentarem toda a reparação, atinge rapidamente o valor comercial da viatura!

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por Ryta Ver Post


                                  Não é uma notícia da treta, é a realidade:

                                  https://europe.autonews.com/environm...ite-entire-car
                                  Esta notícia revela um cenário para a implementação dos EV ainda mais preocupante, a menos que os fabricantes abram mão de alguns dos critérios actuais...

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                    A noticia que li referia explicitamente a Tesla modelo Y em que a bateria é parte estrutural do veiculo, algo que foi apontado como muito bom está-se a revelar uma dor de cabeça para as Seguradoras, em caso de danos na bateria (colisão), consideram perda total da bateria ao orçamentarem toda a reparação, atinge rapidamente o valor comercial da viatura!
                                    Precisamente!...

                                    Comentário


                                      #20
                                      Qualquer carro, EV ou de combustão interna, pode ter 1 km no mostrador e ter um acidente ao sair do stand e ser dado como perda total.

                                      Ainda não percebi qual o interesse desta notícia.

                                      Cada vez os carros modernos são descartáveis e cada vez mais difíceis de reparar. Não é preciso grande acidente para qualquer carro ser declarado perda total.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                        Qualquer carro, EV ou de combustão interna, pode ter 1 km no mostrador e ter um acidente ao sair do stand e ser dado como perda total.

                                        Ainda não percebi qual o interesse desta notícia.

                                        Cada vez os carros modernos são descartáveis e cada vez mais difíceis de reparar. Não é preciso grande acidente para qualquer carro ser declarado perda total.
                                        Com os preços das peças e mão de obra a subir, será cada vez mais frequente.

                                        O que mais tenho visto por aí nos carros mais velhos é aceitar o valor da perda total e reparar no mecânico do bairro por uma fração do valor e ainda sobra dinheiro.


                                        Em relação às baterias estruturais, também não acho boa ideia. A Tesla tem vindo a dificultar o acesso às células dos packs.
                                        Exemplo de um pack de um Model 3 com células 21700

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                          Qualquer carro, EV ou de combustão interna, pode ter 1 km no mostrador e ter um acidente ao sair do stand e ser dado como perda total.

                                          Ainda não percebi qual o interesse desta notícia.

                                          Cada vez os carros modernos são descartáveis e cada vez mais difíceis de reparar. Não é preciso grande acidente para qualquer carro ser declarado perda total.


                                          São as especificidades de cada tecnologia, as baterias são uma parte grande do valor do VE, tal como se baterem na traseira dum Ferrari e partirem o motor que tenha de levar a mecânica toda nova, para as Seguradoras não vale a reparação.

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                            Esta notícia revela um cenário para a implementação dos EV ainda mais preocupante, a menos que os fabricantes abram mão de alguns dos critérios actuais...
                                            Preocupante porquê?

                                            A grande maioria dos automóveis (ev ou não) não tem acidentes graves, isto é um não problema.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Qualquer carro, EV ou de combustão interna, pode ter 1 km no mostrador e ter um acidente ao sair do stand e ser dado como perda total.

                                              Ainda não percebi qual o interesse desta notícia.

                                              Cada vez os carros modernos são descartáveis e cada vez mais difíceis de reparar. Não é preciso grande acidente para qualquer carro ser declarado perda total.

                                              Vou então resumir o interesse da noticia:

                                              - os EV são bastante caros e as suas baterias também;

                                              - as marcas declaram perda total a pequenos acidentes com EV e nem sequer tentam ou preocupam-se em os reparar (para o grupo Stellantis o critério passa apenas pelo airbag ter disparado e não pelos danos nas baterias);

                                              - as seguradoras já perceberam o problema e vão aumentar os prémios dos seguros;

                                              - As baterias dos EV (atualmente) não são recicladas, vão para uma "sucata" para o "monte";

                                              - toda a questão ambiental é colocada em causa. De que os EV são amigos do ambiente e a redução do CO2, etc...;
                                              Editado pela última vez por Ryta; 24 March 2023, 15:29.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Preocupante porquê?

                                                A grande maioria dos automóveis (ev ou não) não tem acidentes graves, isto é um não problema.
                                                Preocupante porque irá, mais tarde ou mais cedo, interferir com a necessidade de reconfigurar as estruturas dos EV de modo a acomodar baterias diferentes, que as seguradoras não contestem (...) e que sejam reparáveis em caso de acidente. Neste cenário pode ser de esperar que os preços oscilem,... para cima, nos novos, e para baixo, nos usados por força desta e de outras questões poderem influenciar desvalorizações rápidas...

                                                E, claro que a maioria dos automóveis não tem acidentes graves, mas algumas seguradoras levantaram o problema relativamente aos EV e, convenhamos, alguma coisa terá que ser alterada / resolvida, já que o que bem podia ser um "não problema" parece ter-se materializado num e complexo de resolver! E se as seguradoras levantaram este problema, isso parece ir ter repercussões nos prémios, quase necessária e forçosamente...

                                                Para além disso, o ter-se suscitado esta questão fez incidir ainda mais o foco quer nos altamente poluentes processos de fabrico, quer ainda (neste caso, principalmente) na reciclagem das baterias, que, ao que parece, constitui um problema ainda por resolver de forma optimizada!

                                                Comentário


                                                • eu
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                                                  Editing a comment
                                                  Quanto aos seguros, as seguradoras só têm que adequar o prémio ao tipo de carro e aos eventuais custos de reparação/perda total em caso de acidente. Mas isto não é nada de novo, eles já o faziam com os carros "não EV", alguns carros mais caros de reparar já tinham prémios mais elevados.

                                                  Relativamente aos processos poluentes de fabrico e ao fim de vida das baterias, sim são problemas que têm que ser devidamente analisados e minimizados. Mas isso é geral com tudo o que consumimos, os veículos com motor de combustão também poluem durante a construção, também têm problemas de reciclagem e emitem muito mais CO2 durante o ciclo de vida.

                                                  A mobilidade individual tem custos ambientais; não há milagres.

                                                #26
                                                Originalmente Colocado por Ryta Ver Post


                                                Vou então resumir o interesse da noticia:

                                                - os EV são bastante caros e as suas baterias também;

                                                - as marcas declaram perda total a pequenos acidentes com EV e nem sequer tentam ou preocupam-se em os reparar (para o grupo Stellantis o critério passa apenas pelo airbag ter disparado e não pelos danos nas baterias);

                                                - as seguradoras já perceberam o problema e vão aumentar os prémios dos seguros;

                                                - As baterias dos EV (atualmente) não são recicladas, vão para uma "sucata" para o "monte";

                                                - toda a questão ambiental é colocada em causa. De que os EV são amigos do ambiente e a redução do CO2, etc...;
                                                Grande parte do que dizes, ou a notícia, nem é verdade, como as baterias não serem reclicladas.

                                                Não colocar uma bateria na reciclagem, não quer dizer que a mesma não seja reciclável (porque é) e pode ser usada para outros efeitos como para mudar num carro que precise. Reciclagem é muito giro, mas melhor que isso, acaba por ser a reutilização.

                                                A notícia também diz que pelos vistos, a procura por baterias usadas é baixa, e que ao contrário dos mitos que se fazem espalhar, não se anda a mudar baterias a torto e a direito nos EV.

                                                Para alem que nenhum acidente pequeno danifica uma bateria (como já provei) nem um acidente pequeno mete um carro em perda total. Se activou um Airbag, é porque um acidente não foi assim tao pequeno.

                                                A questão ambiental não é nada metida em causa por está notícia, não é grande notícia. Demonstra mais como hoje em dia os custos de reparação são altos e se mete carros na sucata quase novos, sejam EV ou não, como também já provei, na América carros de 2016 são dados como perda total mecânica, porque os custos de reparar são mais altos que o carro, e isso também terá o seu peso ambiental, ou se calhar já não, como não é um EV…
                                                Editado pela última vez por Carmaniaco90; 24 March 2023, 16:41.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post

                                                  Grande parte do que dizes, ou a notícia, nem é verdade, como as baterias não serem reclicladas.

                                                  Não colocar uma bateria na reciclagem, não quer dizer que a mesma não seja reciclável (porque é) e pode ser usada para outros efeitos como para mudar num carro que precise. Reciclagem é muito giro, mas melhor que isso, acaba por ser a reutilização.

                                                  A notícia também diz que pelos vistos, a procura por baterias usadas é baixa, e que ao contrário dos mitos que se fazem espalhar, não se anda a mudar baterias a torto e a direito nos EV.

                                                  Para alem que nenhum acidente pequeno danifica uma bateria (como já provei) nem um acidente pequeno mete um carro em perda total. Se activou um Airbag, é porque um acidente não foi assim tao pequeno.

                                                  A questão ambiental não é nada metida em causa por está notícia, não é grande notícia. Demonstra mais como hoje em dia os custos de reparação são altos e se mete carros na sucata quase novos, sejam EV ou não, como também já provei, na América carros de 2016 são dados como perda total mecânica, porque os custos de reparar são mais altos que o carro, e isso também terá o seu peso ambiental, ou se calhar já não, como não é um EV…
                                                  As baterias do EV ainda estão longe de deixarem de ser um problema...:

                                                  ...

                                                  Em relação ao ambiente… As contas são outras. Aqui a contestação aumenta.

                                                  Já partilhámos aqui questões como a do lítio. O material que alimenta a bateria do carro eléctrico origina dúvidas: o que acontece quando deixa de funcionar? Lixo? A sua reciclagem não é processo simples – nem barato.

                                                  “Não há como fugir dos problemas ambientais criados pelos próprios carros”, avisa o portal Science 20.

                                                  Se, daqui a aproximadamente 30 anos não houver outro tipo de baterias para os carros eléctricos, lá se vai a promessa de uma alternativa sustentável, associada sempre aos carros eléctricos.

                                                  É possível criar tecnologia melhor. Mas há subsídios que dão jeito, que fazem com que a rotina não mude.

                                                  Até o Fórum Económico Mundial e sabe há problemas nos carros eléctricos. Mas não se mexem, não dizem nada aos Governos.

                                                  Aliás, já tínhamos avisado aqui que se todos os carros fossem eléctricos, morreríamos logo no dia seguinte devido às chuvas ácidas.

                                                  As baterias dos eléctricos também poluem. E consomem muita energia: precisam de elementos de terras raras como lítio, cobalto e níquel – que dependem da mineração de esgotamento em países do terceiro mundo como Mianmar.

                                                  Reciclar os materiais necessários custa ainda mais. A produção de energia é realmente alta. Os governos ocidentais defendem o ambientalismo mas ignoram os impactos da mineração de cobalto, avisa o portal.

                                                  E há outro aspecto: quase tudo vem de minas ilegais, sem respeito pelos direitos humanos ou trabalho infantil. Os políticos europeus não mencionam essa parte.​
                                                  A bateria do seu carro eléctrico não é tão “verde” quanto pensa

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                                                    #28
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Deve ser mais uma noticia da treta encomendada com o propósito de continuar a adiar a mudança para carros elétricos.
                                                    Pura propaganda. O problema é que a propaganda funciona, e muita gente continua a achar que os carros elétricos não são solução por causa da propaganda.
                                                    Eu acho é que a propaganda é mais por parte de certos lobbies que nos querem fazer crer que os VE são muito mais limpos que os ICE, quando na verdade o balanço geral não difere muito uns dos outros (dependendo, e muito, de qual a fonte da electricidade usada para carregar as baterias dos VE).

                                                    Portanto, no que diz respeito a "propagandas", estamos conversados.

                                                    Comentário


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                                                      Editing a comment
                                                      Em países com elevada percentagem de energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis (como acontece ma maioria dos Países Europeus - incluindo Portugal), os VE são muito mais limpos que os ICE.

                                                      Não há discussão possível.

                                                      E não se esqueçam que a tendência é que essa percentagem suba cada vez mais. O futuro é renovável e elétrico, as coisas estão a evoluir muito rapidamente, mas há pessoas que parece que ficaram paradas no tempo, ainda não se aperceberam que a energia fotovoltaica e eólica é abundante e barata.

                                                    • wetlook
                                                      wetlook commented
                                                      Editing a comment
                                                      Até na Polónia que funciona maioritariamente com carvão um EV consegue ser mais limpo que a grande maioria dos carros convencionais, quanto mais em países com uma percentagem elevada de renováveis.

                                                      É comparar os dois extremos:
                                                      https://www.nowtricity.com/country/poland/
                                                      https://www.nowtricity.com/country/norway/

                                                      E as emissões na rede eléctrica polaca têm vindo a descer, tal como acontece em toda a Europa. Um ICE vai emitir sempre o mesmo valor.

                                                      Isto sem ter em conta emissões na exploração, transporte, refinamento ou alguns oopsies como Exxon Valdez, Deepwater Horizon e por aí fora.

                                                    #29
                                                    Pelo que tenho visto e lido, ou esta situação não foi pensada e estamos a falar de uma falha brutal, querer mudar o mercado dos motores para elétrico e não pensar na sua reparação. Ou então foi pensado e mesmo assim não quiseram avançar antes de ter a reparação bem preparada com locais próprios pelo menos das marcas que os produzem. Que é muito esquisito é, vamos ver no que vai dar, nesta fase se o objetivo era reduzir a poluição e pegada, está a sair claramente furado o plano !!

                                                    Comentário


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                                                      eu commented
                                                      Editing a comment
                                                      O plano só está a sair furado... para aqueles cujos negócios se baseiam em combustível fóssil.

                                                    #30
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    As baterias do EV ainda estão longe de deixarem de ser um problema...:
                                                    Tal como os veículos a combustão também são um problema, ainda maior. Maior porque ao longo do seu ciclo de vida, consomem muito mais energia, contribuem para o aumento do CO2 atmosférico e emitem partículas cancerígenas que andamos a respirar todos os dias.

                                                    Sem dúvida que os EV ainda têm problemas para resolver, como por exemplo o uso de elementos raros - mas isso está a ser resolvido com as novas baterias de sódio. Quanto à reciclagem das baterias, é mentira que tenham que ir para aterro. É possível reciclá-las e há centros de reciclagem a fazê-lo. Veja-se por exemplo:

                                                    https://www.stenarecycling.com/news-...-to-customers/
                                                    https://group.mercedes-benz.com/comp...uppenheim.html
                                                    https://www.hydro.com/en/media/news/...ns-operations/

                                                    Por isso, não se deixem enganar pela propaganda.

                                                    Comentário

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