Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mãe deveria ser considerada uma profissão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mãe deveria ser considerada uma profissão?

    Sim, as mulheres que escolhem ou acabam por dedicar as suas vidas a tratar dos filhos deveriam ser consideradas como estando a exercer uma actividade profissional, com todos os benefícios daí inerentes?

    #2
    É por causa destes tópicos que muitos pensam que recebes à peça!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
      ...
      "Mãe", acho que é um tema suficientemente importante também por esta perspectiva! Neste caso nem falo de licença de maternidade, assunto no qual o nosso país não está lá muito bem classificado, mas de abordar a importância social e, quiçá, laboral futura do "trabalho" que dá uma boa maternidade e de quanto isso projecta valor efectivo para a comunidade!...

      Comentário


        #4
        Nestes novos tempos é no mínimo um tópico sexista, porque mãe e pai devem estar em pé de igualdade.

        Comentário


          #5
          E ao ser o marido o único a trabalhar e a assumir as despesas, não pode ser considerado "pagamento"?

          Comentário


            #6
            Já não é o primeiro juiz a decidir que os bens do casal devem ser repartidos (em divórcio) relativamente a situações em que a mulher ficou em casa durante o casamento e o marido cresceu profissionalmente.

            Sendo que o argumento utilizado é o de que foi graças à mulher tratar de tudo em casa que o marido conseguiu dedicar-se como dedicou à profissão e por conseguinte crescer profissionalmente.

            Comentário


              #7
              Mãe é uma construção social, na realidade é apenas uma fêmea humana que pariu.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                Mãe é uma construção social, na realidade é apenas uma fêmea humana que pariu.
                image.png

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                  Nestes novos tempos é no mínimo um tópico sexista, porque mãe e pai devem estar em pé de igualdade.
                  Eu vou dizer o mesmo, até que nos tempos mais actuais, parece que os papéis se inverteram, elas querem é boa vida e quem trata dos filhos é o homem...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Sim, as mulheres que escolhem ou acabam por dedicar as suas vidas a tratar dos filhos deveriam ser consideradas como estando a exercer uma actividade profissional, com todos os benefícios daí inerentes?
                    Só se marido for considerada profissão de alto risco e de desgaste rápido.
                    E a única forma que vejo de isso fazer algum sentido

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                      Já não é o primeiro juiz a decidir que os bens do casal devem ser repartidos (em divórcio) relativamente a situações em que a mulher ficou em casa durante o casamento e o marido cresceu profissionalmente.

                      Sendo que o argumento utilizado é o de que foi graças à mulher tratar de tudo em casa que o marido conseguiu dedicar-se como dedicou à profissão e por conseguinte crescer profissionalmente.
                      Era nessses caso que as accoes ao portador davam jeito

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                        É por causa destes tópicos que muitos pensam que recebes à peça!
                        Deixa lá o meu clone em paz
                        e um clone tipo chatGPT, tem vida própria

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                          Nestes novos tempos é no mínimo um tópico sexista, porque mãe e pai devem estar em pé de igualdade.
                          A abordagem é externa, ou seja, por constatação com alguns casos que conheço, que leio por aí e, por certo, todos conhecemos, em que a mãe "se arroga" como tendo a profissão mais importante de todas e acima das demais...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                            Deixa lá o meu clone em paz
                            e um clone tipo chatGPT, tem vida própria
                            É o PL a abrir tópicos chiclete e o Altar a postar fotos de gajas com mamas tipo balão! Qual deles o mais produtivo?
                            2 excelentes funcionários que aqui tens!

                            Comentário


                              #15
                              NIM! O que deveria de ser considerado profissão seria cuidadores de menores ou dependentes infantis. Tanto para a mãe como para o pai.

                              Mas como?

                              Na minha opinião, deveria de haver a possibilidade de se poder escolher entre meter o filho numa creche ou ficar com ele em casa. As creches IPSS, deveriam de existir apenas para os casos críticos de extrema pobreza. Onde inevitavelmente os dois tem de trabalhar. Depois deveria de ser atribuído um apoio por parte do estado, no valor mínimo de por exemplo 250 euros (por criança), que é referente ao valor mínimo que se encontra para meter os miúdos numa creche. Aí sim a balança penderia para a decisão dos pais se um dos dois vai trabalhar ou se fica em casa a cuidar da criança até esta ter idade de ir para a escola.
                              Claro está que com subsídios vem os aproveitamentos, seja dos malandros, seja até de quem não precisa.
                              No caso dos malandros, (sim também imaginei que no caso das famílias dos lelos seria um fartote, que fazem garotos todos as noites) bastaria, assim como a licença parental só tem direito quem tem rendimentos declarados nos últimos seis meses, sendo este um subsidio de maior tempo, no mínimo deveriam de ser rendimentos declarados a partir de um ano. Ficariam excluídos desempregados, que recebam subsidio de desemprego, ou desempregados por iniciativa própria.
                              Para os que não precisam, bastaria ir pelos rendimentos declarados e a partir de um teto máximo deveriam de deixar de ser elegíveis.



                              Comentário


                                #16
                                Balha-nos Deus! O home continua a receber à peça!

                                Então, já agora, é preciso parir quantas vezes para ser profissão? E se forem gémeos tem direito a aumento de vencimento? Se tiver um aborto espontâneo fica desempregada? Se forem de pais diferentes... quem paga?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                  NIM! O que deveria de ser considerado profissão seria cuidadores de menores ou dependentes infantis. Tanto para a mãe como para o pai.

                                  Mas como?

                                  Na minha opinião, deveria de haver a possibilidade de se poder escolher entre meter o filho numa creche ou ficar com ele em casa. As creches IPSS, deveriam de existir apenas para os casos críticos de extrema pobreza. Onde inevitavelmente os dois tem de trabalhar. Depois deveria de ser atribuído um apoio por parte do estado, no valor mínimo de por exemplo 250 euros (por criança), que é referente ao valor mínimo que se encontra para meter os miúdos numa creche. Aí sim a balança penderia para a decisão dos pais se um dos dois vai trabalhar ou se fica em casa a cuidar da criança até esta ter idade de ir para a escola.
                                  Claro está que com subsídios vem os aproveitamentos, seja dos malandros, seja até de quem não precisa.
                                  No caso dos malandros, (sim também imaginei que no caso das famílias dos lelos seria um fartote, que fazem garotos todos as noites) bastaria, assim como a licença parental só tem direito quem tem rendimentos declarados nos últimos seis meses, sendo este um subsidio de maior tempo, no mínimo deveriam de ser rendimentos declarados a partir de um ano. Ficariam excluídos desempregados, que recebam subsidio de desemprego, ou desempregados por iniciativa própria.
                                  Para os que não precisam, bastaria ir pelos rendimentos declarados e a partir de um teto máximo deveriam de deixar de ser elegíveis.


                                  Porque nao baixar a carga fiscal a toda a gente e cada um decide como lher der na real gana?
                                  Muito gostam voces de o estado devia dar, deveria pagar, deveria bla bla
                                  Ter filhos nao é profissao, ter filhos é um prazer e um privilegio , para quem realmente quer ter filhos.
                                  Considerar o papel de mae uma profissão é a objectificaçao total e absoluta do papel de mae.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                    Porque nao baixar a carga fiscal a toda a gente e cada um decide como lher der na real gana?
                                    Muito gostam voces de o estado devia dar, deveria pagar, deveria bla bla
                                    Ter filhos nao é profissao, ter filhos é um prazer e um privilegio , para quem realmente quer ter filhos.
                                    Considerar o papel de mae uma profissão é a objectificaçao total e absoluta do papel de mae.
                                    Fazer filhos é um prazer. Tê-los, elas dizem que nem por isso.​​​​​

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                      Porque nao baixar a carga fiscal a toda a gente e cada um decide como lher der na real gana?
                                      Muito gostam voces de o estado devia dar, deveria pagar, deveria bla bla
                                      Ter filhos nao é profissao, ter filhos é um prazer e um privilegio , para quem realmente quer ter filhos.
                                      Considerar o papel de mae uma profissão é a objectificaçao total e absoluta do papel de mae.
                                      Eu dei uma solução prática para um pais habituado a ser subsidio dependente, já tu deste uma solução completamente descabida de baixar a carga fiscal! Really? Em Portugal? O Ti Costa riu-se agora!

                                      E não falei em ser a mãe, falei em ser um cuidador.
                                      Já sei que aqui no forum é só capitalistas, que pagam a pronto tudo o que compram e vivem com folga finaceira acima dos 50% dos rendimentos, no entanto no Portugalinho teso em que eu vivo, sou um dos, e não tenho vergonha de o dizer, que atualmente vive a contar cada euro que entra em casa. Sou, por iniciativa própria um dos que decidiu que a mãe, iria ter o papel de mãe. A 5 anos que ela está em casa a cuidar dos miudos, e á 5 anos, que apenas sou só eu a meter dinheiro em casa. Junta isso a uma pandemia, e uma guerra que forçou uma inflação de gente parva, e os rendimentos estagnados, e inclusive várias empresas a fechar, e tens os ingredientes para uma familia, que até vivia bem, passar a viver mal. E ainda juntas á falta de vagas nas creches e nas IPSS´s, e entregas os filhos aos avós que deveriam de estar agora a gozar da vida descansada que não tiveram quando tinham os filhos pequenos.
                                      Eu proprio sou o primeiro que digo que havendo um subsidio, ou até muito simplesmente um acrecimo á miseria de Abono que é praticado cá em Portugal, seria o suficiente para eu consumir mais, gastar mais, e o estado iria buscar isso na já tão elevada carga fiscal, que nunca irá descer, praticada em Portugal!
                                      Já eu me estou aqui a imaginar a dizer a minha filha: "boa filhota, cag@s-te bem! Não faz mal, pomos uma fralda nova que essa foi o Ti Costa que pagou!"
                                      Assim, temos que andar a comprar fraldas do PIngo Doce e a ver se a miuda não G@ga muito por que temos que guardar o dinheiro pá taxa Euribor e para as TAPs desta vida!

                                      Já agora o IVA Zero conta em fraldas tambem?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                        Considerar o papel de mae uma profissão é a objectificaçao total e absoluta do papel de mae.

                                        Obrigado....

                                        Fechem o tópico!

                                        Já agora, ser pai também é "profissão"? Posso mudar de "profissão" se me der na real gana? Despedir-me dessa "profissão"?

                                        É cada ideia

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nisso gosto como fazem noutros países da Europa: Quando tens um filho, tens uma redução do horário de trabalho e o valor dessa redução é pago pelo estado. Com o 2º, a redução é ainda mais significativa e o estado assume a fatia do ordenado correspondente a essa redução, com o 3º, vais para casa até o 1º fazer os 18 anos.

                                          Parece-me que é mais honesto e justo, já que continua a contar o tempo como estando em funções laborais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                            Nisso gosto como fazem noutros países da Europa: Quando tens um filho, tens uma redução do horário de trabalho e o valor dessa redução é pago pelo estado. Com o 2º, a redução é ainda mais significativa e o estado assume a fatia do ordenado correspondente a essa redução, com o 3º, vais para casa até o 1º fazer os 18 anos.

                                            Parece-me que é mais honesto e justo, já que continua a contar o tempo como estando em funções laborais.

                                            Que países são esses?! Desconheço mesmo tal coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O tema é interessante mas foi muito mal abordado (desculpa PL mas é verdade) com definições clássicas/retrogradas de trabalho e de maternidade.

                                              Pode no entanto dar uma boa discussão no âmbito do cuidado de terceiros e seu enquadramento, peso social para o estado, etc.

                                              Depois pode também dar aso à discussão da liberdade (e falta dela) na forma como cada um educa os filhos. No nosso país tudo o que saia da norma acaba por ser criticado e apontado. A maioria das pessoas vê na diferença uma forma de por em causa a sua própria escolha. É uma insegurança clássica, prato do dia, acabamos por ver as nossas estradas com carros de duas ou três cores apenas. Um carro verde será sempre de um louco.

                                              Mas no fim do dia a discussão pode sempre resumir-se que a liberdade (no sentido amplo da palavra ) acaba sempre de nascer da segurança financeira. Não há grande volta a dar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando se tem filhos alguém tem sempre de deixar de dar prioridade à carreira, seja o pai ou mãe, é preciso ir levar e buscar os filhos à escola, e tratar de toda a logística que os filhos requerem. Ter uma taxa de natalidade tão baixa vai sair muito mais caro ao país do que dar mais e melhores apoios às poucas familias que ainda tem filhos, como sempre neste país não se fazem contas a longo prazo.

                                                Este envelhecimento da população portuguesa é dramático e fatídico a longo prazo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post

                                                  Eu dei uma solução prática para um pais habituado a ser subsidio dependente, já tu deste uma solução completamente descabida de baixar a carga fiscal! Really? Em Portugal? O Ti Costa riu-se agora!

                                                  E não falei em ser a mãe, falei em ser um cuidador.
                                                  Já sei que aqui no forum é só capitalistas, que pagam a pronto tudo o que compram e vivem com folga finaceira acima dos 50% dos rendimentos, no entanto no Portugalinho teso em que eu vivo, sou um dos, e não tenho vergonha de o dizer, que atualmente vive a contar cada euro que entra em casa. Sou, por iniciativa própria um dos que decidiu que a mãe, iria ter o papel de mãe. A 5 anos que ela está em casa a cuidar dos miudos, e á 5 anos, que apenas sou só eu a meter dinheiro em casa. Junta isso a uma pandemia, e uma guerra que forçou uma inflação de gente parva, e os rendimentos estagnados, e inclusive várias empresas a fechar, e tens os ingredientes para uma familia, que até vivia bem, passar a viver mal. E ainda juntas á falta de vagas nas creches e nas IPSS´s, e entregas os filhos aos avós que deveriam de estar agora a gozar da vida descansada que não tiveram quando tinham os filhos pequenos.
                                                  Eu proprio sou o primeiro que digo que havendo um subsidio, ou até muito simplesmente um acrecimo á miseria de Abono que é praticado cá em Portugal, seria o suficiente para eu consumir mais, gastar mais, e o estado iria buscar isso na já tão elevada carga fiscal, que nunca irá descer, praticada em Portugal!
                                                  Já eu me estou aqui a imaginar a dizer a minha filha: "boa filhota, cag@s-te bem! Não faz mal, pomos uma fralda nova que essa foi o Ti Costa que pagou!"
                                                  Assim, temos que andar a comprar fraldas do PIngo Doce e a ver se a miuda não G@ga muito por que temos que guardar o dinheiro pá taxa Euribor e para as TAPs desta vida!

                                                  Já agora o IVA Zero conta em fraldas tambem?
                                                  NAo quero desvirtuar o topico , ja temos o da crise para isto.
                                                  MAs so duas cosia ser mae ou pai , nao é profissao , eu sou pai e nao faço disso profissao credo .
                                                  E srgundo o que conta é o guito que tens para consumir, e a forma de o aumentar tanto pode ser por baixa de impostos u por atribuiçao de subsidios , sendo que a primeira do meu ponto de vista é mais justa, menos permeavel a chicos espertos, e mais rapida .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                    Quando se tem filhos alguém tem sempre de deixar de dar prioridade à carreira, seja o pai ou mãe, é preciso ir levar e buscar os filhos à escola, e tratar de toda a logística que os filhos requerem. Ter uma taxa de natalidade tão baixa vai sair muito mais caro ao país do que dar mais e melhores apoios às poucas familias que ainda tem filhos, como sempre neste país não se fazem contas a longo prazo.

                                                    Este envelhecimento da população portuguesa é dramático e fatídico a longo prazo.
                                                    isso nao é verdade , tenho ja adusltos e ninguem disistiu de carreira nem nada disso.
                                                    Agora que é duro é, mas tambem senao esta dispostos a esse sacrficio mais vale nao os terem .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ninguém desistiu da carreira, mas certamente a mãe não fazia noitadas e fins de semana como tu quando os miúdos eram pequenos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Era suposto termos uma pirâmide da população equilibrada, sabem a forma das pirâmides certo?...



                                                        Mas deixa andar vai correr tudo bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


                                                          Obrigado....

                                                          Fechem o tópico!

                                                          Já agora, ser pai também é "profissão"? Posso mudar de "profissão" se me der na real gana? Despedir-me dessa "profissão"?

                                                          É cada ideia
                                                          Podes pois. O que não falta são pais e mães a demitirem-se dessa profissão!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                            Era suposto termos uma pirâmide da população equilibrada, sabem a forma das pirâmides certo?...



                                                            Mas deixa andar vai correr tudo bem.
                                                            Não temas. Eles estão a chegar para nos salvarem.image.png

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X