Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"DEVE PORTUGAL PEDIR DESCULPA PELO SEU PASSADO?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "DEVE PORTUGAL PEDIR DESCULPA PELO SEU PASSADO?"

    Por reporte ao tema e artigo infra, o que é que acham desta questão?

    Cronocentrismo em tempos de cólera. Dez razões para responder "não". Caixas com haveres de retornados regressados das colonias durante a descolonização, junto ao Padrão dos Descobrimentos.

    Deve Portugal pedir desculpa por atos do passado? Pelo colonialismo, o racismo, a escravatura, a depredação de bens naturais e património? E indemnizar os (países e pessoas) lesados? Como e sob que forma?

    Este é para mim um assunto importante que, à semelhança de outras questões polémicas, não deve ser exclusivo de ideologias radicais, nacionalistas, xenófobas, iliberais. Essa é a beleza das ideias moderadas e civilizadas: discutir todos os temas, por polémicos que sejam, racionalmente, com elevação e ponderação, sugerindo soluções exequíveis não semeadoras de conflito.

    E por isso, sobre a pergunta “Deve Portugal pedir desculpa pelo seu passado e indemnizar os povos e países pretensa ou potencialmente lesados?”, respondo Não. No limite, pode, talvez deva, assumir responsabilidades por atos concretos, por natureza imprescritíveis, recentes, em que a culpa tem nome. Mais do que isso, não.

    Generalizar, lançar um anátema sobre o nosso passado, envolvendo todo o povo português, quase que a pedir desculpa por existir, por termos feito o que fizemos, o odioso e o grandioso, além do dominante banal, como tantos outros poderes, povos e indivíduos fizeram ao longo da História, é inaceitável, hipótese que só se coloca em tempos de relativismo moral e absolutismo ético; tempos do politicamente correcto, de identitarismos radicais e intolerantes, de wokismos extremados; de uma cegueira que corrói os laços de lealdade, fidelidade e amizade. Do fenecer da empatia.

    São 10 as razões para a minha posição.

    1ª razão: o erro cronocentrista. Ajuizar, julgar e condenar realidades e sociedades do passado sem ter em conta a moral ao tempo dominante é um erro comum, um enviesamento censurável. Sobrevalorizar o presente sem atender ao facto de os valores, comportamentos e princípios seguidos na época em causa serem muito diferentes dos atuais, é uma forma de preconceito e um erro de julgamento.

    2ª razão: o colonialismo vem da noite dos tempos. Todos os povos, organizados em tribos, reinos ou impérios, que subjugaram outros, abusaram do seu poder e riqueza, ocuparam, reinaram (latu sensu) e exploraram. Colonizaram. Vão todos eles, os seus descendentes, sejam quem forem, da Suméria à atual Rússia, pedir desculpas por isso? Pela colonização e seus efeitos? Como julgar, a esta luz moderna, as colónias construídas na antiguidade por egípcios, fenícios e romanos, ou os recentes colonialismos alternativos (aos ocidentais), russo, otomano ou japonês? O norte-americano? Irão esses povos indemnizar-se uns aos outros? O encontro de contas não será fácil.

    3ª razão: a batalha contra o racismo, chaga da humanidade, trava-se a Ocidente. Humanos, pela cor da sua pele, pela cor dos seus olhos, olham para outros humanos como inferiores: uma realidade antiga como o mundo – e, como ele também, atual. Será Portugal um país racista (velha e longa discussão)? São os portugueses racistas? Certamente que sim. Como o são praticamente todos os países e povos do mundo, em relação a outros povos e etnias. Faz parte da natureza humana. A luta contra o racismo é uma aprendizagem, faz-se com inteligência, bom senso e moderação. Não nascemos não-racistas, aprendemos a sê-lo. Os portugueses são mais racistas do que os outros? Claro que não – ou haverá que prová-lo, mas não com afirmações ocas de princípio ou opiniões inflamadas.

    4ª razão: a escravatura, outra chaga da humanidade (há várias), começou a acabar no Ocidente (mas ainda não acabou noutras geografias). Nada foi mais natural durante milénios do que ela. Estipulava o Código de Hamurabi (1772 a.c.): “Se um escravo (…) for culpado, o seu senhor cortar-lhe-á uma orelha”. Vae victis, estabelece há milénios a lei dos homens, da Mesopotâmia ao Antigo Egipto, da China e Índia antigas à Grécia clássica, Império Romano, Sultanatos e Califados árabes, civilizações pré-colombianas. A escravidão era endémica em África, observou Braudel. Entre os séculos 16 e 19, a Europa superou o mundo árabe no tráfico de escravos. Mas foi justamente o “horrível” Ocidente alargado a abolir a escravatura. Dinamarca, Inglaterra, Portugal. Em 1815, o Congresso de Viena decretou que os princípios da humanidade e da moralidade universal justificavam acabar com o comércio de escravos, “odioso na sua continuidade”.

    5ª razão: o colonialismo português não foi certamente pior que os outros. Quando muito – é polémico, mas seja – foi melhor. Pecou pelo fim tardio, mas não foi mais cruel nem predador, para me ficar só pelo colonialismo europeu, do que o britânico, holandês e francês. Certamente do que o belga. Não é justificação para os males que também existiram, mas Portugal saiu das colónias com obra feita. Não se passava fome na África portuguesa, havia infraestruturas sólidas, Luanda era das cidades que mais crescia no mundo. São factos. Conheço-os, vivi lá. Estava em curso, lenta, indesculpavelmente tardia, mas real, a inclusão dos africanos negros no ensino e na administração. O fim do colonialismo era inevitável – essa é outra discussão – e devíamos ter saído de forma a impedir a ruptura que levou à implosão do constructo social e ao retrocesso civilizacional na maior parte das antigas colónias portugueses. Mas este nosso pequeno e pobre Portugal não deve pedir desculpa por ter feito pelo menos o mesmo, provavelmente melhor, do que países mais ricos. Não transformemos em vergonha o que, salvo episódios reprováveis e que devem responsabilizar os seus perpetradores (veja-se a 9ª razão), deve em grande parte ser motivo de orgulho para os portugueses. Não nos envergonhemos, para isso bem bastam outras maleitas, pela saga dos portugueses antigos que, oceanos fora, abriram novas rotas e puseram em contacto civilizações, quantas de antes isoladas e atrasadas civilizacionalmente.

    6ª razão. Castigar os que aboliram os males pelos males que cometeram antes de os abolir. Como refiro em 4, os europeus foram pioneiros da abolição da escravatura. Portugal foi um deles, tal como da pena de morte e outros males com raiz na noite dos tempos. O Ocidente “inventou” a democracia, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, o primado da lei. O Ocidente, incluindo Portugal, lutou por leis universais para defesa dos direitos humanos, valorizou a dignidade humana, tornou a mulher (tendencialmente) um igual e não mais, como ao longo de milénios (e ainda o é em tantos países), um ser subalterno. Afirmou esses valores, quantas vezes pagando-o em revoluções sanguinolentas, pilares da construção de novas sociedades, as modernas, as contemporâneas. Se devemos pedir desculpa, outros povos, tantos outros, terão de pedir desculpa pelo que fizeram – nalguns casos, pelo que ainda fazem.

    7ª razão. A ética. Invenção clássica, grega, europeia, estende-se até aos nossos dias como forma suprema – e ao mesmo tempo seminal – do domínio da consciência individual sobre a moral social. Assumir-se a Europa, Portugal, culpados de uma realidade pretérita, pedindo desculpas e indemnizando não se sabe quem por erros do passado, seria rejeitar – e ofender – a coragem e o sacrifício de tantos milhares de indivíduos que, em nome da ética e da bondade humana, lutaram contra regras estabelecidas e valores consolidados, em nome da dignidade. Tantos!

    8ª razão: Reparar os erros do passado, até quando? Até quanto? E quem julga? Houve sempre dominadores e dominados, colonialistas e colonizados, esclavagistas e escravizados. Que fazer? Todos deverão reparar os danos dos outros, sucessivamente? E até quando, atrás no tempo? Como fica a justiça – e que justiça será? – se, na forma como a questão é formulada, se castigar quem, nos últimos séculos, por razões civilizacionais e (ou) de desenvolvimento económico e tecnológico, predominou e, também por isso, dominou e colonizou; os mesmos que, ao mesmo tempo, decretaram a condenação moral – e, logo, ética – da escravatura, da dominação, do colonialismo, da pena de morte, das ditaduras, das cleptocracias, que em muitos casos lhes sucederam (e esses, pagarão quando?). Que justiça será essa?

    9ª razão: O silêncio dos inocentes. E como julgar milhões de portugueses que nasceram em África ou noutros lugares do Império, ou para lá viajaram em busca de uma vida melhor, lá geraram vidas e viram-nas crescer, até aqueles que lutaram pela pátria, convencidos, ingénua mas sinceramente, de ter a razão pelo seu lado? E os mortos e os feridos e os que comeram o pão que o diabo amassou? Entenda-se uma coisa que devia ser simples de entender, mas nestes tempos de exacerbo ideológico choca com uma parede de incompreensão: o desvario de alguns (ou muitos) indivíduos, barbaridades como em Wiriyamu ou outros excessos responsabiliza quem os cometeu e apenas eles, não um povo inteiro. Os portugueses, eu, os leitores, não são responsáveis – ainda para mais quando os atos em causa foram praticados há 50, 100 ou mais anos. Não, não somos todos negreiros, esclavagistas, assassinos, colonialistas ou fascistas.

    10ª razão. No fim de contas, tudo pode ser reconduzido à primeira razão. Há tempos velhos e tempos novos, até que os novos se transformam em velhos e novos tempos novos chegam; as épocas mudam, os valores e princípios reconhecidos pela sociedade transformam-se. Ao longo desses tempos velhos e novos, a vida em comum foi-se adaptando, constantemente, às novas regras, em busca do equilíbrio e daquilo a que Platão e Aristóteles chamaram a vida moral (a vida boa, ou virtuosa). Sem essa evolução, sem aceitar as etapas que nos trouxeram a um tempo, o agora novo, em que muitos dos demónios antigos – da escravatura à guerra, da guerra às ditaduras, do colonialismo à corrupção – foram vencidos, ou pelo menos condenados, o tecido social voltaria a ser corrompido, o progresso, o desenvolvimento e o bem-estar social dificilmente prosseguiriam.

    Julgar factos passados à luz da moral atual é um pecado – e pode ser um crime contra a humanidade se desse julgamento derivar a rutura do tecido social laboriosamente tecido ao longo de séculos. Uns contra outros, todos contra todos.

    No fim de contas, afinal, tudo se resume ao cronocentrismo.
    ​​
    Fonte

    #2

    Comentário


      #3
      Pedir desculpa pelo passado está muito batido.
      Sugiro pedir desculpa pelo que Portugal irá fazer no futuro.

      Comentário


        #4
        é pedir também desculpa pelo afonso henriques que era assim um bocado bruto com os mouros, em vez de os tentar integrar e compreender a sua rica cultura.

        Comentário


          #5
          Bem a ser assim todos os povos do mundo têm de pedir desculpa pelas atrocidades cometidas. Desde a pré história...!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
            Bem a ser assim todos os povos do mundo têm de pedir desculpa pelas atrocidades cometidas. Desde a pré história...!

            todos não, alto lá!!!

            o povo cigano, por exemplo, não tem de pedir desculpa a ninguém, porque todas as suas constantes acções anti-sociais são apenas por serem vítimas desta sociedade racista e capitalista.

            Comentário


              #7
              Já alguém pediu desculpa aos dinossauros?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Já alguém pediu desculpa aos dinossauros?


                É só o que falta...

                Comentário


                  #9
                  Não!

                  Vamos pedir desculpa por, até ao séx XX, a grande maioria da população ser extremamente pobre?
                  Vamos pedir desculpa por lhes termos (maioria da população) proibido um futuro, saúde, educação, paz, uma casa?
                  Vamos pedir desculpa pelas perseguições a ordens religiosas?
                  Vamos pedir desculpa ao rei D. Carlos?
                  Vamos pedir desculpa ao Filipes?
                  Vamos pedir desculpa por termos verificado que os mares são conectados?
                  Vamos pedir desculpa pela inquisição?
                  Vamos pedir desculpa a Castela e à mãe de D. Afonso Henriques?
                  Vamos pedir desculpa aos Muçulmanos?
                  Vamos pedir desculpa a...

                  Devemos olhar para o passado e não repetir os erros, como em tudo na vida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Já alguém pediu desculpa aos dinossauros?

                    epa deixem lá o Jerónimo em paz.....

                    Comentário


                      #11
                      NÃO.

                      Pode fechar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                        Pedir desculpa pelo passado está muito batido.
                        Sugiro pedir desculpa pelo que Portugal irá fazer no futuro.
                        E pelo que não tem feito no presente!

                        Pela oportunidade perdida neste rio de dinheiro....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                          é pedir também desculpa pelo afonso henriques que era assim um bocado bruto com os mouros, em vez de os tentar integrar e compreender a sua rica cultura.
                          E por ter arreado na velha

                          Comentário


                            #14
                            Peçam lá desculpa de uma vez por todas e resolve se o assunto...

                            Eu às vezes também peço desculpa à minha mulher sem saber porquê, não custa nada, mas funciona!

                            Comentário


                              #15
                              Pedir desculpa pelo passado seria, no mínimo, mostrar pouco orgulho na história rica que Portugal construíu ao longo dos séculos. Mas agora qualquer zé-ninguém indigna-se na net e há logo um movimento de desocupados a abanar freneticamente as cabeças em concordância só para ver sangue...eh pá, preocupemo-nos com coisas verdadeiramente importantes, como já foi dito acima, preocupemo-nos em não desperdiçar o presente e hipotecer o futuro...o passado já ficou lá atrás e nada o poderá mudar!

                              Comentário


                                #16
                                Vocês com este tópico estão a dar ideias ao Moedas quando ele se candidatar há presidência da República...

                                Comentário


                                  #17
                                  Não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não.

                                    Enviado do meu SM-A526B através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não. Isso foi culpa da monarquia, como matámos o rei tamos safos 😅

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim

                                        Porque foi Portugal que inventou a escravatura e antes disso era tudo paz e amor. Então é melhor assumir de vez a culpa toda.

                                        Sim

                                        Porque antes de Portugal chegar a África e as Américas era tudo paz e amor por aqueles lados. Eles não se matavam uns aos outros, nem se escravizavam uns aos outros, nem se canibalizavam.









                                        Comentário


                                          #21
                                          Pergunta tão estupida.
                                          De que Portugal teria de pedir desculpa?
                                          Os Babilónios alguma vez pediram desculpas?
                                          Os Israelitas alguma vez pediram desculpas?
                                          Os Persas alguma vez pediram desculpas?
                                          Os Gregos alguma vez pediram desculpas?
                                          Os Romanos alguma vez pediram desculpas?
                                          Os Muçulmanos alguma vez pediram desculpa?
                                          Os reis e imperadores de Africa antes e depois de Portugal lá ter chegado alguma vez pediram desculpa?
                                          As nações Europeias (os quatro mosqueteiros) que exploraram e extinguiram populações e várias civilizações em Africa e America do norte e do sul entre outros territórios e secaram praticamente as colonias das suas riquezas, essas nações alguma vez pediram desculpa?

                                          Porque raio Portugal tem de pedir desculpa?

                                          Essa gente que exige desculpas merece-as no dia em que acordem empalados no topo de uma estaca, pois era isso ou pior o que acontecia para lá de muito mais de um milénio a gente dessa laia, nada para fazer tudo para baralhar...











                                          '
                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 10 June 2023, 11:26.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                            é pedir também desculpa pelo afonso henriques que era assim um bocado bruto com os mouros, em vez de os tentar integrar e compreender a sua rica cultura.
                                            Por acaso era rica em muita coisa.

                                            mas seres humanos são assim, vão tendencialmente evoluindo com o passar dos séculos.

                                            Por isso é que antes havia templários e agora não, e o que há parecido com isso é considerado terrorismo e ainda bem.

                                            Antes também se queimavam as bruxas na fogueira e agora não.

                                            O que a sociedade era no tempo X não é igual ao Y e vao mudando, só não percebo porque se insiste em condenar o que se fazia antigamente à luz do séc XXI.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                              Por acaso era rica em muita coisa.

                                              mas seres humanos são assim, vão tendencialmente evoluindo com o passar dos séculos.

                                              Por isso é que antes havia templários e agora não, e o que há parecido com isso é considerado terrorismo e ainda bem.

                                              Antes também se queimavam as bruxas na fogueira e agora não.

                                              O que a sociedade era no tempo X não é igual ao Y e vao mudando, só não percebo porque se insiste em condenar o que se fazia antigamente à luz do séc XXI.
                                              Pois não. Agora já não lhes chamam bruxas (que era a desculpa desses tempos)... Agora em acto publico, executam-se à pedrada, por decapitação... E quando não se matam, cortam-se partes do corpo...

                                              Os motivos? Vê lá se adivinhas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                                Sim

                                                Porque foi Portugal que inventou a escravatura e antes disso era tudo paz e amor. Então é melhor assumir de vez a culpa toda.

                                                Sim

                                                Porque antes de Portugal chegar a África e as Américas era tudo paz e amor por aqueles lados. Eles não se matavam uns aos outros, nem se escravizavam uns aos outros, nem se canibalizavam.
                                                La está, há muita ignorância sobre história. Nem é necessário descrever, como os escravos, de África, eram capturados e negociamos com os europeus nem, é necessário ir muito longe na história. Basta “ler” um pouco sobre a escravidão branca. XV-XIX, por incrível possa parecer em muitas cabecinhas, havia muitos mais escravos “europeus, do que africanos… esses europeus eram capturados por africanos (piratas por exemplo, ou nas guerras) e vendidos aos Otomanos. Muitos eram portugueses, muitos até eram capturados em território Português…

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                  Pois não. Agora já não lhes chamam bruxas (que era a desculpa desses tempos)... Agora em acto publico, executam-se à pedrada, por decapitação... E quando não se matam, cortam-se partes do corpo...

                                                  Os motivos? Vê lá se adivinhas...
                                                  E o que é considerado isso?
                                                  Aberração, em pleno séc XXI, muitas vezes com as devidas consequências para países que os praticam.
                                                  Já não são actos considerados normais.

                                                  Mas confesso que não percebi bem o sentido do teu post.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Portugal não sei, mas alguns portugueses deviam assumir as coisas que fizeram ou deixaram de fazer ao longo dos anos.

                                                    Eu por exemplo, quero pedir desculpa.

                                                    Ontém fui comer sushi e não usei pauzinhos e é de tal forma grave, que, além da apropriação cultural ainda me neguei a usar os ditos.

                                                    Mas do que não me envergonho mesmo, é de não ter comido o wasabi, não sei se já provaram, mas aquilo é esqueroso, uma mistura de beterraba, pasta de dentes e espinafres, uf só de pensar da-me arrepios.

                                                    Pronto, já me sinto mais desculpadinho.

                                                    Comentário


                                                      #27


                                                      Originalmente Colocado por Formador Ver Post
                                                      Portugal não sei, mas alguns portugueses deviam assumir as coisas que fizeram ou deixaram de fazer ao longo dos anos.

                                                      Eu por exemplo, quero pedir desculpa.

                                                      Ontém fui comer sushi e não usei pauzinhos e é de tal forma grave, que, além da apropriação cultural ainda me neguei a usar os ditos.

                                                      Mas do que não me envergonho mesmo, é de não ter comido o wasabi, não sei se já provaram, mas aquilo é esqueroso, uma mistura de beterraba, pasta de dentes e espinafres, uf só de pensar da-me arrepios.

                                                      Pronto, já me sinto mais desculpadinho.
                                                      Oh Formador, agora e que foi mesmo o toque de cisne.

                                                      Um individo com 4 cursos universitarios, gestor de topo de uma grande multinacional alema, a ganhar 200K/ano diz estas barbaridades?
                                                      Nem sequer sabes o que e Wasabi, nunca comeste Shushi num bom restaurante .

                                                      Que desilusao! Mais uma vez essa mascara cai.

                                                      Se quiseres digo-te os 3 restaurantes em Portugal que tem Wasabi e que sao restaurantes japoneses razoaveis.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                                                        Oh Formador, agora e que foi mesmo o toque de cisne.

                                                        Um individo com 4 cursos universitarios, gestor de topo de uma grande multinacional alema, a ganhar 200K/ano diz estas barbaridades?
                                                        Nem sequer sabes o que e Wasabi, nunca comeste Shushi num bom restaurante .

                                                        Que desilusao! Mais uma vez essa mascara cai.

                                                        Se quiseres digo-te os 3 restaurantes em Portugal que tem Wasabi e que sao restaurantes japoneses razoaveis.



                                                        se nem sabe escrever "asqueroso".

                                                        isto é produto de escolinha de vão de escada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post




                                                          se nem sabe escrever "asqueroso".

                                                          isto é produto de escolinha de vão de escada.
                                                          Todos cometemos erros ortograficos, no meu caso e recorrente, ate pq o teclado INT nao ajuda.

                                                          Mas a barbaridade da descricao do que e Wasabi, qualquer individuo com algum nivel sabe o que e, apesar de em Portugal serem muito poucos os restaurantes que tenham.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                                                            Oh Formador, agora e que foi mesmo o toque de cisne.

                                                            Um individo com 4 cursos universitarios, gestor de topo de uma grande multinacional alema, a ganhar 200K/ano diz estas barbaridades?
                                                            Nem sequer sabes o que e Wasabi, nunca comeste Shushi num bom restaurante .

                                                            Que desilusao! Mais uma vez essa mascara cai.

                                                            Se quiseres digo-te os 3 restaurantes em Portugal que tem Wasabi e que sao restaurantes japoneses razoaveis.
                                                            4 cursos universitários até à semana passada. Hoje já deve ter terminado mais um MBA.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X