Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Adultos portugueses são dos que têm menos competências na OCDE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

    Sociedade Adultos portugueses são dos que têm menos competências na OCDE

    Programa de avaliação internacional coloca Portugal no fim da tabela nos três domínios analisados: literacia, numeracia e resolução de problemas.

    Não é um bom retrato sobre as competências dos adultos portugueses. Pelo contrário. Dos 31 países que participaram no Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (PIAAC), promovido pela OCDE, Portugal só ficou à frente de um, o Chile, e bem abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Os portugueses ficam, de resto, na cauda da tabela em todos os três grandes parâmetros avaliados: literacia, numeracia e resolução adaptativa de problemas.

    Depois do relatório PISA, também da responsabilidade da OCDE, e do recente relatório TIMMS, este é mais um importante estudo mundial a expor as fragilidades do sistema educacional português. A determinada altura, lê-se mesmo que os adultos com formação universitária em Portugal denotam menos literacia do que os adultos com apenas formação secundária na Finlândia.

    Os resultados são pesados: o PIAAC revela que, em Portugal, os adultos com idades entre 16 e 65 anos pontuaram, em média, 235 pontos (numa escala de 0 a 500) em literacia, 238 pontos em numeracia e 233 pontos em resolução adaptativa de problemas – e em todos esses domínios ficaram bem abaixo da média da OCDE.

    Tanto em literacia como em numeracia, os portugueses ficaram apenas acima dos resultados dos adultos do Chile, país sul-americano que teve os piores resultados nos três parâmetros principais do estudo. Quanto ao domínio da resolução adaptativa de problemas, Portugal (233) consegue aí uma classificação ligeiramente melhor, em 27.º lugar, entre os 31 países representados – à frente de Itália, Lituânia, Polónia e Chile.

    Quando considerados os três domínios em conjunto, verifica-se que uma elevada percentagem (30%) dos adultos em Portugal obtiveram em todos eles pontuações nos dois níveis mais baixos das escalas de proficiência, quando a média da OCDE se fica pelo 18%. De resto, Portugal é um de onze países (com Chile, Croácia, França, Hungria, Israel, Itália, Coreia, Lituânia, Polónia e Espanha) que apresentam desempenho consistentemente abaixo da média da OCDE em todos os domínios de competências.

    No topo, Finlândia, Japão, Suécia, Noruega e Países Baixos são os países com melhor desempenho nos três domínios avaliados, com destaque para os adultos finlandeses, que apresentam o maior nível de proficiência tanto em literacia (296 pontos, em comparação com uma média de 260 nos países da OCDE) quanto em numeracia (294 pontos, contra uma média de 263 da OCDE). Na resolução adaptativa de problemas, os finlandeses repartem louros com os japoneses (276 pontos em ambos os países, comparados com uma média de 251 da OCDE). Literacia


    Na literacia, 42% dos adultos portugueses pontuaram no nível 1 ou abaixo (numa escala de 0 a 5) – bem acima da média da OCDE (26%) -, o que significa que possuem baixa proficiência neste domínio. “As pessoas no nível 1 conseguem entender textos curtos e listas organizadas quando a informação está claramente indicada, localizar informações específicas e identificar conexões relevantes. Aqueles abaixo do nível 1 conseguem, no máximo, entender frases curtas e simples”, descreve o relatório.

    No outro extremo, 4% dos adultos portugueses pontuaram nos níveis 4 ou 5 em literacia, sendo considerados de alta proficiência. Uma percentagem ainda assim bastante reduzida face à média da OCDE, situada nos 12%. Esses adultos conseguem compreender e avaliar textos longos e densos, captar significados complexos ou implícitos e usar conhecimentos prévios para entender textos e realizar tarefas. Numeracia


    No domínio da numeracia, 40% dos adultos portugueses obtiveram resultados iguais ou inferiores ao nível 1 de proficiência (a média da OCDE é de 25%). Segundo o relatório, “no nível 1 de numeracia as pessoas adultas são capazes de fazer cálculos básicos com números inteiros ou dinheiro, compreender o significado das casas decimais e encontrar trechos de informação em tabelas ou gráficos, mas podem ter dificuldades em tarefas que exijam várias etapas (por exemplo, calcular uma proporção).”

    Já as pessoas abaixo do nível 1 “conseguem adicionar e subtrair números pequenos.” Os adultos que se encontram nos níveis 4 ou 5 são os que apresentam melhores resultados (e constituem 7% em Portugal, face aos 14%, em média, nos países e economias da OCDE). Nesses níveis, “os adultos conseguem calcular e compreender taxas e rácios, interpretar gráficos complexos e avaliar criticamente argumentos baseados em informação estatística.” Resolução adaptativa de problemas


    Na resolução de problemas, o estudo da OCDE mostra que 42% dos adultos portugueses obtiveram resultados iguais ou inferiores ao nível 1 de
    proficiência (média da OCDE: 29%). Neste domínio, “os adultos no nível 1 conseguem resolver problemas simples com poucas variáveis e pouca informação acessória e que não se alteram à medida que se avança para a solução. Têm dificuldade em resolver problemas com várias etapas ou que exijam a monitorização de múltiplas variáveis”, explica o relatório. Já os adultos abaixo do nível 1 “compreendem, no máximo, problemas muito simples, normalmente resolvidos numa única etapa”.

    Cerca de 2% dos adultos em Portugal obtiveram uma pontuação de nível 4 (média da OCDE: 5%). “Têm uma compreensão mais profunda dos problemas e podem adaptar-se a mudanças inesperadas, mesmo que estas exijam uma reavaliação significativa do problema”, apresenta o PIAAC. O que é o PIAAC?


    O PIAAC é um programa internacional multiciclo de avaliação das competências dos adultos promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Juntamente com o PISA, é um dos maiores e mais exaustivos estudos mundiais de âmbito educacional que a OCDE promove, envolvendo dezenas de países na sua concretização. Para este relatório foram inquiridos 160.000 adultos com idades entre 16 e 65 anos, de 31 países e economias, representando 673 milhões de pessoas. Que competências avalia o PIAAC?


    Os exercícios incluídos na avaliação direta de competências do Inquérito às Competências dos Adultos testam as competências de literacia, numeracia e resolução de problemas, através de tarefas que exigem que as pessoas adultas inquiridas interajam com situações e materiais com que contactam nas suas vidas quotidianas. As competências avaliadas no PIAAC podem ser consideradas competências “fundamentais”, isto é, competências cognitivas requeridas numa ampla gama de situações e domínios do dia-a-dia dos adultos.
    Programa de avaliação internacional coloca Portugal no fim da tabela nos três domínios analisados: literacia, numeracia e resolução de problemas.  


    Afinal, somos um país de burros, ou quê?

    #2
    Artigo original com os resultados em detalhe: https://www.oecd.org/en/publications...63dc5d-en.html

    Comentário


      #3
      Não é nada surpreendente.

      Nos últimos tempos tenho lidado bastante com vendedores e técnicos de pós-venda, e grande parte deles não sabe fazer contas básicas, nem interpretar instruções. Também tenho apanhado alguns profissionais, supostamente muito qualificados e bem pagos, que não sabem sequer escrever em português correto, nem perto disso.

      Até é curioso que tenhas colocado este tópico, pois ontem estava a pensar neste tema, já que recebi um orçamento de uma arquiteta, das caras, que tinha mais de 40 vírgulas no sítio errado. Como por exemplo nesta frase:

      "Reuniões numa fase inicial, reunimos com o cliente, apresentando a nossa metodologia de trabalho e as várias etapas que constituirão o decurso do projeto. Esta fase, permitir-nos-á determinar e orientar as fases subsequentes de forma clara e objetiva, assegurando sintonia e eficiência, entre nós, e o cliente.​"

      Comentário


        #4
        Preocupante...

        Comentário


          #5
          no mês passado, no 10º ano, na zona da Grande Lisboa
          uma turma teve quase toda negativa
          a professora entregou o mesmo teste,
          disse para fazerem em casa novamente o teste
          e entregarem 2 dias depois.

          A nota final ia ser a média dos 2 testes !


          não há como eles serem inteligentes !!!

          Comentário


            #6
            É não só mas também resultado do facilitismo...

            Sabem que, o Isaltino Morais disse na TV que nas salas de estudo que existem em Oeiras, há miudos com o 5º ano que mal sabem ler/escrever? Ao nivel de 1ª classe.

            É que em malta mais antiga da 3ª e 4ª classe que não escreve nem lê há décadas, ainda se percebe, nunca se quiseram esforçar para continuar a saber o que aprenderam na primária, agora malta nova já tão limitada?

            Comentário


              #7
              educação de base, depende de cada um de nós/família e nosso meio envolvente (qualidade escolas, etc)


              desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências (em adulto digamos), já é um misto entre responsabilidade pessoal e das empresas (na minha opinião)

              em termos pessoais, estão sempre preocupados quando joga o Benfica em vez de se dedicarem a uns cursos
              ou, para os cursos não há dinheiro, mas depois esbanja-se os € em coisas que ..enfim
              ou, simplesmente preguiça....

              em termos profissionais, vejo muitas empresas a dedicarem as suas horas de formação em coisas como
              ambiente : "se desligarem o AC, poupam energia " (nunca diria tal)
              gestão de tudo e mais alguma coisa: tempo, etc
              Formações essas que se traduzem em pouco sumo no dia a dia .... e muitas outras como essas

              logo, em termos de competências verdadeiramente palpáveis, muita gente começa a ficar para trás


              aos poucos, os que efetivamente evoluem la vão subindo na carreira, saindo do país, etc

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                Não é nada surpreendente.

                Nos últimos tempos tenho lidado bastante com vendedores e técnicos de pós-venda, e grande parte deles não sabe fazer contas básicas, nem interpretar instruções. Também tenho apanhado alguns profissionais, supostamente muito qualificados e bem pagos, que não sabem sequer escrever em português correto, nem perto disso.
                (...)
                Esta é que ainda me deixa estarrecido. É cada vez mais preocupante o número de pessoas adultas que não é capaz disso. Envias por escrito um pedido simples e são capazes de perguntar logo a seguir o que é que é para fazer. Algumas vezes é mesmo burrice, mas ainda acredito que a maioria das vezes é pura e simplesmente preguiça de se concentrar 10 ou 15 segundos.

                E a avaliar pelo que se passa com as crianças, a tendência é piorar.

                Comentário


                  #9
                  Os países mais evoluídos são países tendencialmente mais frios e os mais atrasados são os países tendencialmente mais quentes.

                  Nada de novo.

                  O calor promove a bandalheira.

                  Comentário


                    #10
                    Deve estar errado esse estudo, então não somos o país dos doutores e engenheiros?

                    Comentário


                      #11
                      Sinto-me burro. Mas até sou inteligente. É normal?

                      Comentário


                        #12
                        O facto de te sentires inteligente sendo burro só prova que na verdade és burro!!

                        (J/k! ).

                        Comentário


                          #13


                          "LIteracia, Numeracia e Resolução de Problemas"

                          Por alguma razão isto é um país de Xuxalistas e Comunistas!

                          E agora até de Cheganos...

                          Comentário


                            #14
                            Sol e futebol até rimam e tudo. Sapiência e excelência também mas não se aplica a Portugal (no geral).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Sol e futebol até rimam e tudo. Sapiência e excelência também mas não se aplica a Portugal (no geral).
                              É no geral,no off topic,é em todo o lado

                              Comentário


                                #16
                                É o resultado de 5 décadas de ensino público após a abrilada. Ensino onde impera cada vez mais o facilitismo e é orientado para estatísticas que distorcem a realidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                  É o resultado de 5 décadas de ensino público após a abrilada. Ensino onde impera cada vez mais o facilitismo e é orientado para estatísticas que distorcem a realidade.
                                  Se tivesse sido antes do 25 de Abril o resultado tinha sido diferente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                    É o resultado de 5 décadas de ensino público após a abrilada. Ensino onde impera cada vez mais o facilitismo e é orientado para estatísticas que distorcem a realidade.
                                    Aposto que os que votam no teu partido chega são os taberneiros que estragam a estatística de Portugal neste estudo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Germany Ver Post
                                      Os países mais evoluídos são países tendencialmente mais frios e os mais atrasados são os países tendencialmente mais quentes.

                                      Nada de novo.

                                      O calor promove a bandalheira.
                                      Diz isso aos australianos

                                      Comentário


                                        #20
                                        o tugão vota na esquerda há 50 anos e ficam surpreendidos com estes dados???

                                        basta ir a uma repartição pública para desfrutar de toda aquela competência e qualidade
                                        Editado pela última vez por jimbo; 13 December 2024, 09:55.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Lendo boa parte destes posts até parece que dantes éramos todos muito instruídos e tínhamos grandes competências de literacia e numeracia. Era ainda pior que agora, meus amigos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                            É o resultado de 5 décadas de ensino público após a abrilada. Ensino onde impera cada vez mais o facilitismo e é orientado para estatísticas que distorcem a realidade.

                                            mas agora ao menos sabem que existem 88 géneros diferentes, há 50 anos pensavam que só eram 2.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                              Lendo boa parte destes posts até parece que dantes éramos todos muito instruídos e tínhamos grandes competências de literacia e numeracia. Era ainda pior que agora, meus amigos...
                                              Isso. E eu quando tinha 2 anos ainda não tinha um metro de altura. Depois o tempo passou e cresci.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Truman Ver Post

                                                Aposto que os que votam no teu partido chega são os taberneiros que estragam a estatística de Portugal neste estudo.
                                                Referia a estatistica oficial sobre o ensino tuga que parece ser excelente.

                                                Obviamente não conheces o potencial que se esconde numa boa taberna.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post

                                                  Diz isso aos australianos
                                                  Esses são descendentes de Britânicos

                                                  A Austrália é a Inglaterra com bom tempo e recursos naturais. A mentalidade é completamente Britânica, é natural serem tão ricos.

                                                  Aliás a Austrália é o melhor País do Mundo se formos analisar todos os aspectos da qualidade de vida.
                                                  Editado pela última vez por Germany; 13 December 2024, 15:28.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O QI de um povo vê-se na percentagem de users de bicicleta. É por isso que o record está nos holandeses e dinamarqueses.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                      o tugão vota na esquerda há 50 anos e ficam surpreendidos com estes dados???

                                                      basta ir a uma repartição pública para desfrutar de toda aquela competência e qualidade
                                                      Nesses 50 anos houve quase metade de governos dos fachos. O resto foi do PS, mas sempre com políticas capitalistas neoloberais. Sempre foram ao beija mão das confederações de capitalistas em vésperas de eleições a fazer questão de sublinhar que tinham metido o socialismo na gaveta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post

                                                        Se tivesse sido antes do 25 de Abril o resultado tinha sido diferente.
                                                        Há 5 décadas atrás? Estás mesmo a falar a sério?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                          o tugão vota na esquerda há 50 anos e ficam surpreendidos com estes dados???
                                                          Deixa-me adivinhar. Tu deves pertencer a uma família de retornados esclavagistas e/ou ex-membros da União Nacional e/ou da PIDE.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho que há muito factores para justificar esses dados.

                                                            Quando estive no exército, trabalhei com uma senhora civil que estava a fazer o 9º ano pelas novas oportunidades. Com curiosidade perguntei-lhe como era.. Ela basicamente fazia uma redacção a contar todo o seu percurso laboral e pessoal e pumba, toma lá um certificado.
                                                            É claro que a senhora disse-me logo que a seguir ia tirar o 12º ano...
                                                            Fiquei chocado com o que ouvi.. Quando fiz o meu tive português, inglês, francês, matemática, história, geografia, educação visual, etc,etc etc..Na altura tive curiosidade em saber o que ela teria de fazer para sacar o 12º ano, mas nunca cheguei a saber....

                                                            Basicamente as novas oportunidades foram uma oportunidade para o estado andar a dar diplomas e enganar as estatísticas, pois esses pessoas tinham zero conhecimentos...

                                                            Depois ouvi umas histórias ( desconheço a veracidade), que se um jovem no ensino reegular chumbar um ano e no ano seguinte voltar a ter negativas e estiver em risco de chumbar novamente, é passado de ano. Ouvi dizer que era qq coisa sobre o facto de não ser pedagógico e não sei mais o quê..

                                                            Na empresa onde trabalho entrou este ano um mecânico muito jovem, cerca de 18 anos, muito competente na área mas uma desgraça a escrever. Dá tantos erros e tão básicos que me espanta como conseguiu tirar o 12º ano...

                                                            toda uma cultura de facilitismo dá nisto...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X