Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bolsa e investimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

Originalmente Colocado por mundano Ver Post

O governo do Trump é temporário... Tenham calma. Daqui a 3 anos já está a fazer as malas. O tempo dos impérios mede-se em decadas e séculos, não em anos.

Para já estamos e estaremos assim:

image.png
    Eu tenho muita calma.
    Mas há danos que demoram muito tempo a reverter...

Comentário

Originalmente Colocado por cuica Ver Post

O dólar não vai cair de repente, vai perder a importância que tem agora. Pelo menos enquanto estiver o Trump no poder, que fez tudo para perder softpower.
      E o euro vai ganha importancia?

Comentário

Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post

E o euro vai ganha importancia?
        A resposta a isso é onde se vai fazer dinheiro.

Comentário

Originalmente Colocado por cuica Ver Post

A resposta a isso é onde se vai fazer dinheiro.
          E achas que é na Europa que se vai fazer dinheiro?

Comentário

Boa tarde a todos

Necessito da vossa ajuda.
            Recentemente criei conta na XTB mas estou com algumas dificuldades em entender-me com a plataforma. A minha duvida não é nos investimentos, mas em como fazer as coisas propriamente ditas.

Sabem onde consigo encontrar, ou conhecem eventualmente, links de vídeos que expliquem como fazer as coisas ?

Liguei para o apoio mas a Sra que me atendeu dava a entender perceber do tema ainda menos do que eu.

Comentário

Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post

E achas que é na Europa que se vai fazer dinheiro?
              Depende de muitos fatores mas se eu tivesse resposta para isso estava rico!

Comentário

O que é que vocês acham da XTB?

Opiniões agradecem-se.

Comentário

Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                  Boa tarde a todos

Sabem onde consigo encontrar, ou conhecem eventualmente, links de vídeos que expliquem como fazer as coisas ?
                  Não os vi, mas ouvi dizer bem dos vídeos que eles disponibilizam (e.g. https://educacao.xtb.com/curso-para-...vestimento-lp1)
                  Não têm o que precisas? Viste no YouTube também?

Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  O que é que vocês acham da XTB?

Opiniões agradecem-se.
                  Eles dão uma conta de treino válida por umas semanas. Pode-se ver que tal funciona. A parte da alavancagem parece arriscada ...

Dei lá uma volta e deixei expirar, mas parece haver clientela contente.

Comentário

Quero investir mas de forma segura e sem me.chatear muito. E arriscar pouco, prefiro ganhar menos mas de forma mais certinha.

Comentário

Quero investir mas de forma segura e sem me.chatear muito. E arriscar pouco, prefiro ganhar menos mas de forma mais certinha.
                      Qual é o plano? Vais investir em quê concretamente?

Eu já usei a XTB há uns anos e tem uma plataforma de trading muito semelhante às outras corretoras todas, não é muito difícil dar ordens de mercado.

Se achas a XTB difícil, se calhar tens de pensar se tens experiência para investir através de plataformas de trading e se não seria mais sensato ficar por agora pelos fundos de investimento que têm uma mecânica de investimento bastante mais simples.

Comentário

Qual é o plano? Vais investir em quê concretamente?

Se achas a XTB difícil, se calhar tens de pensar se tens experiência para investir através de plataformas de trading e se não seria mais sensato ficar por agora pelos fundos de investimento que têm uma mecânica de investimento bastante mais simples.
                        Isto. Mercado de acções, isto é, compra e venda directa, não é bem o que pretendo.

Comentário

Isto. Mercado de acções, isto é, compra e venda directa, não é bem o que pretendo.

Mas procuras o que em concreto? Ter exposição aos mercados, mas sem tomar decisões? Investir em índices como o FTSE All World? Decidir ativamente alocações entre índices diferentes como o SP500, MSCI Europa, emergentes, etc? Ou investir em temas mais específicos, como a AI, defesa, chips, transição energética, etc?

Comentário

Mas procuras o que em concreto? Ter exposição aos mercados, mas sem tomar decisões? Investir em índices como o FTSE All World? Decidir ativamente alocações entre índices diferentes como o SP500, MSCI Europa, emergentes, etc? Ou investir em temas mais específicos, como a AI, defesa, chips, transição energética, etc?
                            Com essas nomenclaturas todas é que me tramaste.

Sem estar exposto, acho que não se ganha nada mas lá está, prefiro menos e algo mais certo.

Comentário

Com essas nomenclaturas todas é que me tramaste.

Sem estar exposto, acho que não se ganha nada mas lá está, prefiro menos e algo mais certo.

As perguntas não eram inocentes😅.... E tendo em conta a resposta, acho que para já, não deves ir para plataformas como a XTB porque vais ficar assoberbado com a informação, vais transacionar o que não deves e muito provavelmente vais comprar caro o que subiu nos últimos 5 anos e vender barato na próxima queda.

Muito honestamente acho que tendo em conta a tua resposta, terás muito melhor resultados se fizeres um plano de investimento, num PPR, como o:

- PPR GOLDEN SGF ETF
                              - Optimize PPR
                              - Fundo Save & Grow PPR
                              etc...

Gosto especialmente do 1º, porque tem uma politica de investimento bastante transparente e não sendo passiva, anda lá próximo e tem custos de gestão bastante comedidos de 0.75%, quando o normal em qualquer banco é 1.5 a 2%.

Em termos de optimização não é igual a investir num ETF do MSCI World, por exemplo, mas vai ser muito mais importante para os teus retornos a capacidade de definir um plano coerente e mantê-lo, mesmo nas alturas de quedas de mercado. E um plano de entregas num PPR é do mais simples possível de manter.

Em termos fiscais tem uma vantagem brutal em relação aos outros investimentos, além de permitir a transferência de PPR's (estratégia) sem pagar mais valias.

Tens de ter é o cuidado de não usar as entregas para reembolso no IRS caso contrário ficas preso.

Enquanto vais vendo o PPR crescer, vais fazendo o investimento mais importante de todos, que é na tua literacia financeira, sem isso não faz sentido entrares em plataformas de trading e querer fazer uma carteira com alocações.

Comentário

Muito honestamente acho que tendo em conta a tua resposta, terás muito melhor resultados se fizeres um plano de investimento, num PPR, como o:

- PPR GOLDEN SGF ETF
                                - Optimize PPR
                                - Fundo Save & Grow PPR
                                etc...

Gosto especialmente do 1º, porque tem uma politica de investimento bastante transparente e não sendo passiva, anda lá próximo e tem custos de gestão bastante comedidos de 0.75%, quando o normal em qualquer banco é 1.5 a 2%.
                                Um furo de esforço acima dos PPR, mas ainda dentro da banca nacional, são bancos como o BiG e o BEST que dão acesso a fundos internacionais tipo Pictet, Nordea, etc. Os preços são razoáveis (alguns com 0.6% de comissões). Pelo menos no caso do BiG também podem dar acesso a uma plataforma de negociação internacional onde há ETFs de toda a espécie, incluindo ouro e BTC.

Comentário

Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

Um furo de esforço acima dos PPR, mas ainda dentro da banca nacional, são bancos como o BiG e o BEST que dão acesso a fundos internacionais tipo Pictet, Nordea, etc. Os preços são razoáveis (alguns com 0.6% de comissões). Pelo menos no caso do BiG também podem dar acesso a uma plataforma de negociação internacional onde há ETFs de toda a espécie, incluindo ouro e BTC.
                                  Também pensei em sugerir isso, não o fiz porque os fundos que vejo comercializados (pode haver mais porque eu não conheço as ofertas dos bancos todos) por norma são escolhidos a dedo para serem os que mais comissões geram. Há uma pequena seleção de fundos relativamente baratos, mas ou são fundos de índices de regiões como os Pictet-index, o que obrigaria a uma gestão ativa das alocações por forma a ter uma diversificação global, ou são fundos de tesouraria. Tudo o resto ultrapassa alegremente o 1% de comissão de gestão e alguns chegam ao ponto de passar os 2,5%.

Honestamente para quem gere patrimónios a sério, hoje há muitas alternativas e muito baratas, os bancos portugueses (incluindo o BIG ou o BEST) claramente não querem competir nesse campeonato dos custos baixos, vêm os fundos de investimento como uma forma de lucrar com a inércia e com a ignorância. E os fundos internacionais que decidem comercializar representam precisamente essa aposta nesse segmento alvo, os que têm fundos nacionais próprios ainda adotam posturas mais predatórias, com comissões de gestão altas, comissões da entidade depositária também altas e custos de transação elevados, em alguns casos ainda têm comissões de performance e nos piores casos são fundos de fundos, o que significa que a sociedade gestora em Portugal cobra principescamente e nem sequer gere nada, limita-se a comprar 3 ou 4 fundos internacionais, que também têm as suas comissões e custos... É uma matrioska de despesas.

Só que no final do dia, o investidor só ganha o que o mercado dá e o intermediário não comeu.

Pelo menos nos PPR's nota-se que começa a haver alguma competição e têm aparecido alguns produtos mais interessantes. Ainda recentemente a Casa de Investimentos anunciou uma descida significativa das comissões de gestão que cobram e fundos semi passivos e com uma diversificação muito grande e bem estruturada como o PPR GOLDEN SGF ETF, com comissão de 0,75%, para a realidade portuguesa são muito bons. A isso acresce a fiscalidade imensamente mais favorável que permite ao fim de 8 anos ter IRS a 8,6% ou mudar de estratégia, transferindo o PPR, sem pagar mais valias.

Numa fase inicial e quando nitidamente não há nenhum plano, ou sequer ideia de como fazer um plano coerente, acho que o plano mais eficaz de todos é apostar num fundo diversificado, que tenha essencialmente ações e um pouco de obrigações para amortecer as quedas, e investir todos os meses sem pensar muito no assunto e essencialmente sem desviar do rumo quando os mercados andarem mais loucos. tentar fazer gestão ativa, sem experiencia, sem saber por experiência de uma crise a sério, qual é a nossa tolerância ao risco, e sem ter confiança no processo a longo prazo, é normalmente a receita para o desastre, o típico: comprar caro porque está na moda e vender barato na primeira queda porque se entra em pânico.

Comentário

Relativamente aos PPR tenho feito no banco invest, vale a pena continuar ou há outro?

EDIT: fui ver as comissões
                                    COMISSÃO DE SUBSCRIÇÃO 0%
                                    COMISSÃO DE GESTÃO 0,75 %
                                    ENCARGOS CORRENTES 1,59 %
                                    COMISSÃO DE RESGATE <1 ano: 1% ; >1 ano: 0%
                                    COMISSÃO DE PERFORMANCE 0,00 %
                                    COMISSÃO DE DISTRIBUIÇÃO -

Editado pela última vez por sat; 02 December 2025, 08:18.

Comentário

Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                      Relativamente aos PPR tenho feito no banco invest, vale a pena continuar ou há outro?

EDIT: fui ver as comissões
                                      COMISSÃO DE SUBSCRIÇÃO 0%
                                      COMISSÃO DE GESTÃO 0,75 %
                                      ENCARGOS CORRENTES 1,59 %
                                      COMISSÃO DE RESGATE <1 ano: 1% ; >1 ano: 0%
                                      COMISSÃO DE PERFORMANCE 0,00 %
                                      COMISSÃO DE DISTRIBUIÇÃO -

Qual é mesmo o PPR? No Invest comercializam uma série deles.

Comentário

Invest AR PPR

Comentário

Para um fundo bastante defensivo, que é o caso, não tem tido rentabilidades nada más. Embora, pessoalmente para horizontes temporais longos prefira mais exposição a ações.

De qualquer forma a estrutura de custos desse fundo mostra bem a falta de transparência/honestidade que reina. Anunciam uma taxa de gestão de 0.75% o que até é bastante competitivo, mas uma taxa de depositário de 0.75% o que é uma anormalidade total. Só a título de comparação os fundos PPR da IMGA têm uma comissão de depositário de 0,06% / ano.
                                          Editado pela última vez por mundano; 02 December 2025, 11:38.

Comentário

Eu acho que um PPR de capital garantido é a garantia que se está a perder dinheiro para a inflação, iria sempre pelo AR, ou então um ETF em ouro.

Aqui tem uma boa analise ao PPR AR.

Comentário

Tenho os ppr só pelos benefícios fiscais, tenho uns da tranquilidade que esses nem vale a pena olhar para o rendimento. A preguiça de transferir é danada! Mas terei que o fazer

IMGA não conhecia. Já olhei para o site deles mas como não sou entendido no assunto pouco me diz. A rentabilidade não parece grande, mas se tiver menos custos pode até ser melhor que outros que levam o rendimento em comissões

Devo continuar com o ar ppr ou outra alternativa

Comentário

Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                                Tenho os ppr só pelos benefícios fiscais, tenho uns da tranquilidade que esses nem vale a pena olhar para o rendimento. A preguiça de transferir é danada! Mas terei que o fazer

IMGA não conhecia. Já olhei para o site deles mas como não sou entendido no assunto pouco me diz. A rentabilidade não parece grande, mas se tiver menos custos pode até ser melhor que outros que levam o rendimento em comissões

Devo continuar com o ar ppr ou outra alternativa

Só falei da IMGA, porque acho que é a gestora com maior património sob gestão nesses produtos em Portugal, é a gestora de fundos do Millennium e que trabalha com uma série de outros bancos. Não foi propriamente para recomendar ou deixar de recomendar os fundos deles.

Eu pessoalmente, acho interessante a proposta do PPR GOLDEN SGF ETF, tem uma alocação de ativos que não sendo passiva anda lá bastante proximo tem cerca de 75/25 entre ações de obrigações e custos de gestão baixos.

Mas aquele onde tenho feito entregas mensais para o benefício no IRS até é o Optimize PPR Agressivo. Não estou 100% satisfeito, porque acho que tem demasiada volatilidade para o retorno que tem e tem comissões de gestão altas. Mas lá está, a inercia tem das suas coisas. Este está disponível no meu banco pelo que é muito mais prático.

O Contas Poupança costuma ter alguns artigos a comparar vários produtos, a analise é muito superficial e baseada apenas na performance recente, mas tens lá várias ideias:

Investir em PPR: Quanto estou a ganhar (ou a perder) em outubro de 2025 - Contas Poupança

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                                Working...
                                                X