Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As tantas o Bolide não pagou a conta da luz!

    Comentário


      A minha esposa tinha um Lenovo, julgo eu desse geração, de 2020, deu raia. Veio depois um novo, modelo ligeiramente diferente (não sei bem qual é) e tem trabalhado sem queixas.

      Eu vou receber um portátil novo e cheira-me que vai ser Lenovo… Nesta leva não posso pedir Mac como na anterior, portanto vamos lá ver.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
        Atenção fãs dos Lenovo Thinkpad / Thinkbook, todos os modelos comprados em 2020/21/22 estão a dar problemas e a irem para reparação, felizmente ainda todos em garantia. O último a morrer tinha 3 meses, não liga, não acende nenhuma luz, não dá qualquer sinal de vida, o transformador está bom.

        Acabaram-se as compras de Lenovo nos próximos anos
        Todos os modelos da gama Thinkpad \ Thinkbook???? podia ser alguns, agora todos???? , não sei onde é que foste ver isso, quanto mais uns quanto podem ter vindo em algum lote com alguns problemas...
        Já estás da denegrir uma marca que vende a bom preço e a qualidade tem sido bastante boa face há concorrencia, eu proprio tenho um Légion Y540 de finais de 2019 e até hoje zero problemas e vendem-se muitos e recomenda-se...

        Comentário


          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          Todos os modelos da gama Thinkpad \ Thinkbook???? podia ser alguns, agora todos???? , não sei onde é que foste ver isso, quanto mais uns quanto podem ter vindo em algum lote com alguns problemas...
          Já estás da denegrir uma marca que vende a bom preço e a qualidade tem sido bastante boa face há concorrencia, eu proprio tenho um Légion Y540 de finais de 2019 e até hoje zero problemas e vendem-se muitos e recomenda-se...
          Tenho um Legion Y530 ate hj zero problemas! Compensa com o barulho da ventoinhas hehehe

          Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

          Comentário


            Está visto que é só problemas com lenovos. Ahahahah

            Comentário


              A Maria tem um portátil Lenovo i7 que é um desastre; lento como tudo. Tenho o meu desktop i5 que deve ser praí umas 5x mais rápido a arrancar e abrir programas. Foi duas vezes à garantia da Worten onde repuseram as definições de fábrica e ficou sempre igual. Ela não o usa muito por isso mesmo. É um pesa papéis de 800 euros. Já sugeri que poderia melhorar com um disco SSD mas ela nem quer saber, prefere usar o telemóvel.
              Pancadas...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                A Maria tem um portátil Lenovo i7 que é um desastre; lento como tudo. Tenho o meu desktop i5 que deve ser praí umas 5x mais rápido a arrancar e abrir programas. Foi duas vezes à garantia da Worten onde repuseram as definições de fábrica e ficou sempre igual. Ela não o usa muito por isso mesmo. É um pesa papéis de 800 euros. Já sugeri que poderia melhorar com um disco SSD mas ela nem quer saber, prefere usar o telemóvel.
                Pancadas...
                Bem, se não tem um SSD é normal que demore muito mais a arrancar que o desktop (assumindo que esse tem SSD).
                De qualquer forma, poderá ter outro problema. Se não for de hardware, será certamente de drivers.

                Comentário


                  De 25 Lenovos E14, de 2022, 5 já foram para reparação (em menos de 4 meses). Todos com o mesmo sintoma: não carregam/não ligam.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                    A Maria tem um portátil Lenovo i7 que é um desastre; lento como tudo. Tenho o meu desktop i5 que deve ser praí umas 5x mais rápido a arrancar e abrir programas. Foi duas vezes à garantia da Worten onde repuseram as definições de fábrica e ficou sempre igual. Ela não o usa muito por isso mesmo. É um pesa papéis de 800 euros. Já sugeri que poderia melhorar com um disco SSD mas ela nem quer saber, prefere usar o telemóvel.
                    Pancadas...
                    Tens um pc sem ssd? Esquece que nao resolves sem um. e pode ser um i7 velhinho...

                    Comentário


                      É estranho não se ver portáteis com AMD 6600U e 6800U nas grandes lojas.
                      É pena porque devem ser bem interessantes, principalmente pela GPU RDNA 2 integrada.
                      Editado pela última vez por DMA; 28 December 2022, 11:28.

                      Comentário


                        Se o portátil for para utilizar com a bateria (desligado da corrente), mesmo que não sejam fãs da apple, é quase deitar dinheiro fora se não forem para os macbook M1/M2. Parece quase irónico estar a dizer isto de um produto apple, mas a relação custo/benefício dos laptops da apple está muito boa.

                        Fazer coisas tipo edição de vídeo, edição de fotos, ou outros trabalhos "pesados" sem estar ligado à tomada, é uma realidade nos novos Macbook. O chips são estupidamente eficientes, e além de gastarem muito pouca energia, o portátil fica praticamente silencioso e pouco quente.

                        Comentário


                          O Lenovo do meu pai ainda não precisou de garantia em 4 anos, mas em lentidão aquilo é uma nódoa e o facto de ter escolhido um hdd por ter mais capacidade (que não usa na realidade) ainda penalizou mais a escolha.

                          Já o meu Acer Nitro com 2 anos e meio continua a bombar como no primeiro dia, assim como o barulho das duas ventoinhas.

                          Comentário


                            SSD é um upgrade tão barato ... muda completamente a performance.

                            Comentário


                              Eu até defendo que vender computadores sem SSD devia ser proibido... (pelo menos para o Sistema operativo)

                              As aplicações hoje em dia estão cada vez mais pesadas, e já mexem com informação que um HDD não dá conta.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                A Maria tem um portátil Lenovo i7 que é um desastre; lento como tudo. Tenho o meu desktop i5 que deve ser praí umas 5x mais rápido a arrancar e abrir programas. Foi duas vezes à garantia da Worten onde repuseram as definições de fábrica e ficou sempre igual. Ela não o usa muito por isso mesmo. É um pesa papéis de 800 euros. Já sugeri que poderia melhorar com um disco SSD mas ela nem quer saber, prefere usar o telemóvel.
                                Pancadas...
                                Se calhar ainda é um i7 dual core... e sem ssd.... nao se pode esperar milagres

                                Comentário


                                  Eu tenho um Lenovo Ideapad 5 de 14 polegadas.
                                  Tem um Ryzen 5500U 16gb ram e 512ssd. Tenho-o desde Fevereiro.

                                  Estou descontente com a bateria. Só uso na internet basicamente. Ainda há pouco o tirei da carga e já só tem 88%. Mal o liguei tinha 93%.
                                  Ando desconfiado com esta treta. Normalmente, uso sem estar ligado à electricidade. Perto dos 20% dou-lhe carga.

                                  Acho que dura muito pouco, mas também é o meu primeiro portátil. De resto estou contente. Espero que não tenha de enviar nada para a garantia. Comprei através do site oficial, veio da Holanda.
                                  Há algum programa bom para testar a bateria?

                                  Comentário


                                    Eu tenho um Asus com uns 5 anos i5 7a geração, 8 gb ram e SSD e nunca tive problemas de lentidão. Faz uma diferença gigante. Chega e sobra para mim. Inclusivamente faço bastante edição fotográfica.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                      Eu tenho um Asus com uns 5 anos i5 7a geração, 8 gb ram e SSD e nunca tive problemas de lentidão. Faz uma diferença gigante. Chega e sobra para mim. Inclusivamente faço bastante edição fotográfica.
                                      com 8gb a editar fotos já estás a "escrever no disco" muito provavelmente. Vais ver incrementos de performance ao adicionares RAM

                                      Comentário


                                      • fhff
                                        fhff commented
                                        Editing a comment
                                        Será o meu próximo upgrade. O programa que uso de edição é bastante mais leve que os programas mais comuns. Uso o DxO PhotoLab. Vai dando bem, para já.

                                      Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                      Eu tenho um Lenovo Ideapad 5 de 14 polegadas.
                                      Tem um Ryzen 5500U 16gb ram e 512ssd. Tenho-o desde Fevereiro.

                                      Estou descontente com a bateria. Só uso na internet basicamente. Ainda há pouco o tirei da carga e já só tem 88%. Mal o liguei tinha 93%.
                                      Ando desconfiado com esta treta. Normalmente, uso sem estar ligado à electricidade. Perto dos 20% dou-lhe carga.

                                      Acho que dura muito pouco, mas também é o meu primeiro portátil. De resto estou contente. Espero que não tenha de enviar nada para a garantia. Comprei através do site oficial, veio da Holanda.
                                      Há algum programa bom para testar a bateria?

                                      Não sei se esse portatil tem battery reset por pin se tiver está por baixo ou escondido no rebordo do teclado ou numa lateral... etc
                                      Desliga-o do transformador, vira o portatil ao contrário e procura o pin-hole reset da bateria, enfia-lhe um palito ou uma agulha durante uns 20s e vê se a bateria fez o reset.
                                      Se não encontrares, podes sempre usar uma aplicação da lenovo, que penso que faz esse procedimento por software.
                                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 30 December 2022, 17:52.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post


                                        Não sei se esse portatil tem battery reset por pin se tiver está por baixo ou escondido no rebordo do teclado ou numa lateral... etc
                                        Desliga-o do transformador, vira o portatil ao contrário e procura o pin-hole reset da bateria, enfia-lhe um palito ou uma agulha durante uns 20s e vê se a bateria fez o reset.
                                        Se não encontrares, podes sempre usar uma aplicação da lenovo, que penso que faz esse procedimento por software.
                                        Muito obrigado pela ajuda.
                                        Estive a procurar e não encontro esse pin da bateria.
                                        Ele tem um orifício de lado para se lá meter um pin, mas vai dar ao menú da bios.

                                        Mas fui lá ao site da Lenovo e corri o programa para testar a bateria...diz que está boa. Não confio muito mas tudo bem. Até estar na garantia não vou mexer.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                          Se o portátil for para utilizar com a bateria (desligado da corrente), mesmo que não sejam fãs da apple, é quase deitar dinheiro fora se não forem para os macbook M1/M2. Parece quase irónico estar a dizer isto de um produto apple, mas a relação custo/benefício dos laptops da apple está muito boa.

                                          Fazer coisas tipo edição de vídeo, edição de fotos, ou outros trabalhos "pesados" sem estar ligado à tomada, é uma realidade nos novos Macbook. O chips são estupidamente eficientes, e além de gastarem muito pouca energia, o portátil fica praticamente silencioso e pouco quente.
                                          Sem dúvida que para certo público alvo um Air M1 é quase imbatível na relação custo/benefício. E principalmente no ponto da duração da bateria e ausência de ruído sem grande castração por temperatura.

                                          Mas continua a haver muita gente que não quer ir tão alto no valor gasto e que consegue safar perfeitamente a situação com um laptop mais simples. Alguém que quer meramente abrir um excel para algo simples, aceder ao banco, ir a um site ou outro e desligar o laptop.





                                          Comentário


                                            A AMD está a fazer uma salgalhada com os nomes dos chips ...
                                            Vai ser necessária muita atenção para o que estamos a comprar para não sermos "enganados".

                                            https://www.theverge.com/2023/1/4/23...top-7940hs-ces

                                            Comentário


                                              No fundo os que acabam em "35" serão bastante semelhantes aos 6600U e 6800U que referi acima.

                                              Litografia de 6nm e GPU RDNA2.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                Eu até defendo que vender computadores sem SSD devia ser proibido... (pelo menos para o Sistema operativo)

                                                As aplicações hoje em dia estão cada vez mais pesadas, e já mexem com informação que um HDD não dá conta.
                                                Concordo até o meu ASUS com 9 anos já tem SSD já nem devia haver portáteis à venda com HDD

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por DMA Ver Post

                                                  Sem dúvida que para certo público alvo um Air M1 é quase imbatível na relação custo/benefício. E principalmente no ponto da duração da bateria e ausência de ruído sem grande castração por temperatura.

                                                  Mas continua a haver muita gente que não quer ir tão alto no valor gasto e que consegue safar perfeitamente a situação com um laptop mais simples. Alguém que quer meramente abrir um excel para algo simples, aceder ao banco, ir a um site ou outro e desligar o laptop.
                                                  Não podia concordar mais.
                                                  Tudo depende do que pretendemos fazer.

                                                  E por metade do preço ou até um bocado menos com as promoções, é possível fazer o que está a "bold", seja em Windows ou Linux.

                                                  Eu pessoalmente só vejo viabilidade na compra do Air M1 como substituto do portátil e do tablet. Ou seja, potencial computacional num packaging compacto e leve. E de preferência em promos no limiar dos 1000 euros.

                                                  Comentário


                                                    Com a concorrência a começar a apresentar chips com litografias mais próximas dos 5nm do M1; a terem cores de Performance e eficiência; acaba por haver uma diminuição do fosso que havia na altura do lançamento do M1 (final de 2020 salvo erro ???).

                                                    Eu uso um portátil com um Intel 1235U (10nm salvo erro) e uma bateria de 50Wh e aquilo já é razoável para usar apenas com a bateria. Para alguém que vai dar um uso mais comedido (não intensivo) durante o dia, é perfeitamente viável. E é ágil q.b.

                                                    Agora, para por as coisas em perspectiva, estes novos chips da AMD tem variantes com 4,5 e 6nm. Lá está é fabricação subcontratada à TSMC que acaba por trabalhar com quem quiser pagar. Havendo USD tudo se arranja 😛

                                                    Agora pode é a Apple dar outro "salto" com o M3 que supostamente terá litografia de 3nm.

                                                    E dito isto, eu percebo que a vantagem do M1 não é meramente a questão da litografia, mas a forma como está tudo num SoC optimizado, mais software optimizado e toda a integração que a Apple consegue fazer. Para além de muitos outros detalhes que um leigo como eu está a milhas de conseguir entender.
                                                    Editado pela última vez por DMA; 15 January 2023, 12:05.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                      Com a concorrência a começar a apresentar chips com litografias mais próximas dos 5nm do M1; a terem cores de Performance e eficiência; acaba por haver uma diminuição do fosso que havia na altura do lançamento do M1 (final de 2020 salvo erro ???).

                                                      Eu uso um portátil com um Intel 1235U (10nm salvo erro) e uma bateria de 50Wh e aquilo já é razoável para usar apenas com a bateria. Para alguém que vai dar um uso mais comedido (não intensivo) durante o dia, é perfeitamente viável. E é ágil q.b.

                                                      Agora, para por as coisas em perspectiva, estes novos chips da AMD tem variantes com 4,5 e 6nm. Lá está é fabricação subcontratada à TSMC que acaba por trabalhar com quem quiser pagar. Havendo USD tudo se arranja 😛

                                                      Agora pode é a Apple dar outro "salto" com o M3 que supostamente terá litografia de 3nm.

                                                      E dito isto, eu percebo que a vantagem do M1 não é meramente a questão da litografia, mas a forma como está tudo num SoC optimizado, mais software optimizado e toda a integração que a Apple consegue fazer. Para além de muitos outros detalhes que um leigo como eu está a milhas de conseguir entender.
                                                      é a beleza da concorrencia, o chips para windows tiveram de andar da perna, e o consumidor é que fica a ganhar

                                                      Comentário


                                                        Sem dúvida! Para o consumidor pode ser uma boa fase para comprar, depois daquele período em que o mercado estava "seco" e havia pouca oferta, que ainda por cima era cara.

                                                        Comentário


                                                          LG Gram 15'' volta a estar com desconto. Neste momento a versão com as seguintes especificações está a 1000€:

                                                          - Intel 1260P (18MB cache);
                                                          - 256GB SSD;
                                                          - 16GB RAM DDR4 4266MHz;
                                                          - Bateria de 80Wh
                                                          - Ecrã 15'';
                                                          - 2 USB C e 1 Thunderbolt 4;
                                                          - WiFi 6E.

                                                          https://www.fnac.pt/Computador-Porta...atil/a10115239


                                                          https://www.lg.com/pt/portateis/lg-15z90q-gaa72p


                                                          Confirmar em loja se a memória é DDR4 4266MHz ou DDR5 5200MHz, pois há discrepância entre a informação que está no site da Fnac e nas especificações da LG.

                                                          Um detalhe que gosto bastante é já vir com carregador USB C PD de 65W, que acaba por ser útil para outros aparelhos. Também facilita a substituição em caso de perda ou avaria do carregador original. Confirmar também este detalhe, pois não está explicito nas specs da própria Fnac.

                                                          --- /// ---

                                                          Há também uma versão com ecrã de 16'' e resolução 2560x1600 por 980€

                                                          https://www.fnac.pt/Computador-Porta...0115241|BL0|L1
                                                          Editado pela última vez por DMA; 26 January 2023, 10:41.

                                                          Comentário


                                                            Achei este bastante interessante, principalmente pelo ecrã OLED e pela bateria de 70 Wh. Tudo bem que 880€ não são trocos, mas acho que está um laptop bastante equilibrado.

                                                            ​​​​​​https://mediamarkt.pt/products/porta...sd-radeon-oled

                                                            AMD 5800U (7nm; 8 Cores e 16 Threads)

                                                            Gráfica Vega 8

                                                            512 GB SSD (M2)

                                                            16 GB RAM (DDR4)

                                                            Ecrã OLED 15,6'' (400 nits e 600nits "pico")

                                                            Bateria 70Wh

                                                            Wi-Fi 6 (ax)

                                                            Bluetooth 5.0

                                                            Carregador de 90W

                                                            Bloqueio físico da Webcam



                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X