Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
    No caso há 2 anos, passou-se uma lei que reduz a taxa até 19,6% para ativos com mais de 8 anos.

Mas o problema disto tudo é que nunca há segurança, podemos estar a investir agora, e daqui a 20 anos taxarem a 50%.
    Investe fora de Portugal, foi a melhor coisa que fiz.

Comentário

Novembro taxa CA 2,044%

Ligeira subida da Euribor a três meses volta a melhorar a rentabilidade do produto do Estado, para 2,044%, cada vez mais distante da taxa média dos depósitos.

Editado pela última vez por ArwenC; 29 October 2025, 11:02.

Comentário

Originalmente Colocado por ArwenC Ver Post
        Novembro taxa CA 2,0044%
        2,044%

Comentário

Originalmente Colocado por Formador Ver Post

Investe fora de Portugal, foi a melhor coisa que fiz.
          Se fores residente fiscal cá não há muito o que fazer....

Comentário

Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

2,044%
            Corrigido! Tks

Comentário

Dezembro taxa CA 2,057%

A remuneração base dos Certificados de Aforro subscritos em dezembro aumenta 0,013 pontos percentuais face a outubro para 2,057%, mantendo-se acima da fasquia dos 2% pelo quarto mês seguido.

Comentário

Qual o "menos mau" PPR para apenas ter os benefícios fiscais?
                Obrigado

Comentário

Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                  Obrigado
                  Atenção que os benefícios fiscais dos PPR são um engodo.

Comentário

Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Depende do prazo e dos outros produtos que se utiliza para o capital. Nem todos recorrem a ETFs de ações, a habitual comparação.

Quem vá aplicar num PPR a 5 anos, por ter 55+ anos ou um CH, os 20% de dedução + 8% de tributação tornam o investimento mais interessante que algumas alternativas.

No extremo mais conservador, um seguro PPR com 1% anual + 20% dedução, a 5 anos será provavelmente mais rentável que qualquer outro produto de capital garantido.

Isto sempre assumindo que se consegue beneficiar da dedução, claro.

Comentário

Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                      Com capital garantido (baixa rentabilidade) e sem comissões, Real Vida.

Uso o PPR Real Vida Capital Protegido, com uma taxa promocional no primeiro ano mas sem reforços. Em cada ano faço uma nova apólice com o máximo para o benefício fiscal. O que facilitará futuros resgates anuais.

Subscrever diretamente à seguradora, ou por um mediador que não cobre comissão de subscrição.

Comentário

O contas poupança fez vários podcasts sobre esse tema.

Comentário

Contas remuneradas

Produtos mais rentáveis com capital garantido que permitem reforços e resgates sem penalização.

As TANB sem prazo podem sempre ser ajustadas. A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.​

* Bankinter oferece 25€ a 150€, com permanência do saldo inicial por 6 meses, na adesão por convite [detalhes]​, forneço o meu em privado [enviar mensagem]. Balcões oferecem 100€ na adesão durante a semana de aniversário do balcão [detalhes]. Ofertas não acumuláveis.

** bunq oferece 50€, com permanência de 1000€ por um ano, na adesão por convite, forneço o meu em privado (preciso do vosso número móvel)​ [enviar mensagem]

*** Trade Republic oferece 10€ na adesão por convite
                          Editado pela última vez por JRJordao; Hoje, 18:36.

Comentário

Estou a pensar abrir a Conta Valor no BPI, transferir para lá o salário por 2 anos e aproveitar a oferta de <500€ em cartão Continente. O que é que acham, será que ainda vou a tempo de receber o mês de Dezembro por lá?

Receba 20% do 1º ordenado líquido domiciliado (≥ 900€), em Cartão Continente, com limite de 500€. Campanha válida de 1 de setembro a 31 de dezembro de 2025.

Comentário

Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                              Estou a pensar abrir a Conta Valor no BPI, transferir para lá o salário por 2 anos e aproveitar a oferta de <500€ em cartão Continente. O que é que acham, será que ainda vou a tempo de receber o mês de Dezembro por lá?

https://www.bancobpi.pt/campanha-domiciliar-ordenado
                              5€ por mês de manutenção.

Ao fim de dois anos são 120€…..

Comentário

Originalmente Colocado por eu Ver Post

Isto é tão verdade como dizer que é o melhor investimento do mundo!!
                                Cada caso é um caso. E diria que para a maioria da população que acaba por ter dinheiro à ordem ou em poupanças residuais o PPR acaba pro poder ser até interessante, ou pelo menos mais que o que o pessoal tem.
                                Sendo que poderá ser muito vantajoso nos casos citados pelo JR.

Comentário

Para a minha situação atual, não concebo muito bem os PPR e vou explicar porque, pode ser que me ajudam.

Pouco mais de 30 anos, com um fundo de pensões contribuído por mim e pela minha entidade patronal e com poupanças diversificadas.

O ano passado pela primeira vez paguei IRS, este ano (rendimentos de 2025) espero não pagar porque estarei abrangido pela primeira vez pelo IRS jovem.

Qual a mais valia de um PPR para benefícios fiscais no meu caso? Mandar para lá dinheiro que, passe o exagero, só posso mexer quando estiver com os pés para a cova, para ter um benefício irrisório no IRS?

Gostava mesmo de perceber.

Se desse para constituir e resgatar em, vá, 5 anos até dava de barato e metia lá uma quantia significativa, mas de outro modo, não consigo vislumbrar grande benefício.

Comentário

Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                    Para a minha situação atual, não concebo muito bem os PPR e vou explicar porque, pode ser que me ajudam.

Pouco mais de 30 anos, com um fundo de pensões contribuído por mim e pela minha entidade patronal e com poupanças diversificadas.

O ano passado pela primeira vez paguei IRS, este ano (rendimentos de 2025) espero não pagar porque estarei abrangido pela primeira vez pelo IRS jovem.

Qual a mais valia de um PPR para benefícios fiscais no meu caso? Mandar para lá dinheiro que, passe o exagero, só posso mexer quando estiver com os pés para a cova, para ter um benefício irrisório no IRS?

Gostava mesmo de perceber.

Se desse para constituir e resgatar em, vá, 5 anos até dava de barato e metia lá uma quantia significativa, mas de outro modo, não consigo vislumbrar grande benefício.
                                    É mais uma forma de poupar a longo prazo e poder ter um complemento para a reforma (que vai ser muito cortada). Sendo que parte da poupança é dada.
                                    Será só para quem se preocupa com isso sim e normalmente a malta com 30 anos não pensa nisso.
                                    Só que resultados visiveis não se constroem em apenas 10 anos..

Para beneficios fiscais, para quem não tem IRS retido não serve.

Tenho um fundo desses e neste momento o saldo representa 3x, sendo x o que eu meti.

Comentário

O benefício à entrada do PPR é uma dedução à coleta. Se não fizeres retenção de imposto ou já receberes em reembolso tudo o que retiveste, não há o que deduzir.

Podes resgatar após 5 anos, para pagar prestações de crédito habitação.

Comentário

Originalmente Colocado por ArwenC Ver Post
                                        Os F que têm agora 1 ano, ficam com 2,307% já ficam menos maus.

Comentário

5€ por mês de manutenção.

Ao fim de dois anos são 120€…..
                                          Sim, mas se te derem 500 - 120 = 380 paus! Belo depósito a prazo, não?

Comentário

Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post

Sim, mas se te derem 500 - 120 = 380 paus! Belo depósito a prazo, não?
                                            “Dão-te” em espécie, mas percebo o ponto.

Comentário

Contas remuneradas

Produtos mais rentáveis com capital garantido que permitem reforços e resgates sem penalização.

As TANB sem prazo podem sempre ser ajustadas. A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.​

* Bankinter oferece 25€ a 150€, com permanência do saldo inicial por 6 meses, na adesão por convite [detalhes]​, forneço o meu em privado [enviar mensagem]. Balcões oferecem 100€ na adesão durante a semana de aniversário do balcão [detalhes]. Ofertas não acumuláveis.

** bunq oferece 50€, com permanência de 1000€ por um ano, na adesão por convite, forneço o meu em privado (preciso do vosso número móvel)​ [enviar mensagem]

*** Trade Republic oferece 50€, com depósito de 500€, na adesão por convite
                                              Os 100€ por abrir conta no balcão que está a celebrar o aniversário parece ser interessante, resta saber quanto cobram pelo cartão e pelas comissões de conta.

Comentário

Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                Os 100€ por abrir conta no balcão que está a celebrar o aniversário parece ser interessante, resta saber quanto cobram pelo cartão e pelas comissões de conta.
                                                Comissões de conta: zero

Custo de transferências: zero para bancos nacionais, 0.50€ para estrangeiros

Cartões:
                                                • conta Mais Ordenado: crédito (exigido) gratuito, débito custa 20€/ano (só o pedes se quiseres)
                                                • conta ONline: débito gratuito

Comentário

Depende do prazo e dos outros produtos que se utiliza para o capital. Nem todos recorrem a ETFs de ações, a habitual comparação.

Quem vá aplicar num PPR a 5 anos, por ter 55+ anos ou um CH, os 20% de dedução + 8% de tributação tornam o investimento mais interessante que algumas alternativas.

No extremo mais conservador, um seguro PPR com 1% anual + 20% dedução, a 5 anos será provavelmente mais rentável que qualquer outro produto de capital garantido.

Isto sempre assumindo que se consegue beneficiar da dedução, claro.
                                                  Muita gente esquece-se que os benefícios fiscais só ocorrem uma vez, pelo que têm que ser diluídos pelo número de anos em que não vão poder resgatar o PPR.

Ou seja, a dedução de 20% é na realidade de apenas 4% ao ano, caso só se possa resgatar o PPR em 5 anos. E há casos em que o PPR só será resgatado em décadas! Nesses casos ainda faz menos sentido.

Por isso é que disse que são um engodo...

PS: e alguns PPR estão carregados de comissões e taxas meio "escondidas"
                                                  Editado pela última vez por eu; Ontem, 17:29.

Comentário

Comissões de conta: zero

Custo de transferências: zero para bancos nacionais, 0.50€ para estrangeiros

Cartões:
                                                    • conta Mais Ordenado: crédito (exigido) gratuito, débito custa 20€/ano (só o pedes se quiseres)
                                                    • conta ONline: débito gratuito
                                                    Parecem condições interessantes. Entretanto, também vi que as taxas de juros deles para os depósitos a prazo não estão más.

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                                    Working...
                                                    X