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    Avaria Citroën Xsara VTS

    “Tenho uma Citroën Xsara 1800 VTS gasolina (110 cv) que tem as rotações instáveis. Nenhuma oficina é capaz de resolver, efetuando vários testes. Fui trocar o sensor de relanti novo, limpei tudo e na oficina foram acertados os parâmetros da borboleta, ligando o carro a um computador. É verdade que quando o motor aquece a temperatura de 95graus trabalha melhor”.

    A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

    #2
    É verificar todo o circuito de ignição, nomeadamente:
    - velas, começar por estas. São as recomendadas/apropriadas para o carro em questão? Estão em bom estado ou merecem ser substituídas?;
    - cabos de velas. Estão em bom estado?;
    - por último, bobine(s) de ignição. Estão em bom estado e a produzir a corrente necessária para uma boa faísca?


    Problemas de ignição manifestam-se mais e melhor a frio.

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      #3
      DeCeIi, a questão não é em relação à ignição, mas sim instabilidade ao relanti.

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        #4
        Deixo o alerta que convém incluir o ano na descrição dos veículos. Neste caso será (suponho) pré-restyling e pré multiplexagem. Porque muito mudou nessa altura e aparecem alguns "gremlins" electrónicos nessa fase.

        A instabilidade do relanti se não for uma questão de sensores (acredito que isso foi visto) será da ignição como disse o DeCeIi

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          #5
          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
          DeCeIi, a questão não é em relação à ignição, mas sim instabilidade ao relanti.
          Bastam velas erradas para teres um motor com funcionamento errático. Sobretudo a frio e ao ralenti (condição que implica uma dose precisa de mistura e correcta ignição).

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            #6
            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            Deixo o alerta que convém incluir o ano na descrição dos veículos. Neste caso será (suponho) pré-restyling e pré multiplexagem. Porque muito mudou nessa altura e aparecem alguns "gremlins" electrónicos nessa fase.i
            Tratando-se do 1.8 16v, é de 1998 /99 ou 2000. Este motor desapareceu na segunda fase de comercialização de Xsara, sendo substituído pelo 1.6 16v.

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              #7
              Originalmente Colocado por Autohoje Ver Post
              “Tenho uma Citroën Xsara 1800 VTS gasolina (110 cv) que tem as rotações instáveis. Nenhuma oficina é capaz de resolver, efetuando vários testes. Fui trocar o sensor de relanti novo, limpei tudo e na oficina foram acertados os parâmetros da borboleta, ligando o carro a um computador. É verdade que quando o motor aquece a temperatura de 95graus trabalha melhor”.

              A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
              Para além dos sistema de ignição, como estão os valores do sensor de temperatura e da primeira sonda lambda?

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                #8
                Para além de ver o que o DeceIi disse, via tambem o estado do filtro de combustivel.

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                  #9
                  Tive o mesmo problema num Xantia 1.8 16v de 98 equipado com o mesmo motor. Diagnóstico correcto (na Citroen) foi rápido: sensor do ar.

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