Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dacia Duster 1.5 DCI 110 cv - Problema intermitente no arranque

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dacia Duster 1.5 DCI 110 cv - Problema intermitente no arranque

    Bom dia,


    Tenho um problema estranho no meu Duster. É o 1.5 DCI 110 cv, de 2012 e tem 72.000 km.


    Conto a história toda:
    Desde há uns meses, de vez em quando, tenho problemas no arranque: ao dar à chave o carro pega mas vai abaixo uns 2 segundos depois e, se voltar a dar à chave, não volta a pegar.


    A primeira vez que o problema ocorreu foi a caminho do aeroporto, para as férias e vi a minha vida a andar para trás Pensei que fosse bateria, pelo que usei os cabos e o carro pegou. Estava à espera que não pegasse quando voltei de férias, passada uma semana. O carro ficou num parque descoberto em Madrid e esteve muito frio nessa semana, mas pegou sem qualquer problema... Fiquei na dúvida se não pudesse ter deixado alguma luz ligada durante a noite, pelo que esperei para ver o comportamento do carro nos dias seguintes.


    Passadas umas 2 semanas de funcionamento normal, o problema voltou a acontecer, de manhã. Engatei o carro e lá pegou. Entretanto o problema voltou a occorrer passados uns dias, à noite e foram novamente utilizados os cabos, tendo o carro pegado sem problemas.


    Levei o carro a uma oficina para trocar a bateria e, ao testar, o mêcanico disse que a bateria estava a 97%, pelo que o problema não era da bateria. Deu várias possíveis soluções, tais como injetores, uma fuga mínima no circuito do combustível, entre outras, mas sugeriu que, quando o problema voltasse a ocorrer, levasse lá o carro de imediato no reboque, sem forçar o arranque, para meter na máquina e verificar os erros.


    Passadas mais umas 3 semanas, de manhã, voltei a ter o mesmo problema. Chamei o reboque, foi o carro para a oficina e ao meter à máquina, apresentou os seguintes erros (as descrições foram as que encontrei, não tenho a certeza se são as mais corretas...):
    P060A (Internal Control Module Monitoring Processor Performance)
    P0203 (Injector Circuit Malfunction)
    P0087 (Fuel Rail/System Pressure)


    O mecânico quando viu o erro P060A disse logo que não mexia, para levar à marca... Assim fiz. Quando levei à marca, não ligaram nada ao erro P060A e apontaram para um problema num injetor. Recomendaram utilizar um produto de limpeza para juntar ao combustível, para verificar se é suficiente esta limpeza, para não ter de substituir o injetor.


    Depois desta longa história, as minhas dúvidas:
    Parece-me que ao tentar dar o arranque é encontrado um erro que fica guardado na memória e, enquanto não for "limpo", o carro não pega ao dar à chave. Assim que pega de empurrão, o erro é limpo e o carro já pega normalmente.
    Sendo assim, faz sentido o problema ser num injetor e acontecer de forma tão esporádica? Se de facto o problema for num injetor, o carro deveria pegar com cabos? Parece-me estranho.


    Não sou grande conhecedor de mecânica nem eletrónica, por isso partilho este problema e agradeço qualquer ajuda que possam dar.


    Obrigado!

    #2
    uma questão quando acontece isso, este simbolo fica iluminado no painel?

    Comentário


      #3
      Boa tarde. Obrigado por responder.
      Confesso que não tenho a certeza...
      Se (ou quando) voltar a acontecer vou verificar.

      Comentário


        #4
        O problema voltou a acontecer este fim de semana, mas como eu não estava no carro, não sei quais as luzes que no momento ficaram acesas.
        Basicamente, o carro pegou e uns 2 segundos depois foi abaixo. Ao tentar dar à chave novamente, o carro "tenta" pegar, mas acaba por não conseguir.

        As luzes que estavam acesas no painel eram as normais, mais esta: Dacia.jpg

        Curiosamente, quando eu cheguei ao carro, levei a chave suplente e tentei dar à chave com a suplente e o carro pegou...
        Faz algum sentido? Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

        Comentário


          #5
          Sensor de posição da cambota???

          É comum nestes motores!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
            Sensor de posição da cambota???

            É comum nestes motores!
            Faz sentido tendo em conta os erros que estavam "visíveis" quando o carro foi à máquina?
            Já agora, no caso de ser este o problema, tem ideia de qual seria o custo de reparação?

            Obrigado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ci03016 Ver Post
              O problema voltou a acontecer este fim de semana, mas como eu não estava no carro, não sei quais as luzes que no momento ficaram acesas.
              Basicamente, o carro pegou e uns 2 segundos depois foi abaixo. Ao tentar dar à chave novamente, o carro "tenta" pegar, mas acaba por não conseguir.

              As luzes que estavam acesas no painel eram as normais, mais esta: [ATTACH]142055[/ATTACH]

              Curiosamente, quando eu cheguei ao carro, levei a chave suplente e tentei dar à chave com a suplente e o carro pegou...
              Faz algum sentido? Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
              faz esta experiência:
              Passa a usar a chave suplente como primeira chave.
              Pelo que relatas, tem de se eliminar a hipótese de ser o emissor do imobilizador da chave principal que volta e meia falhe.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ci03016 Ver Post
                Faz sentido tendo em conta os erros que estavam "visíveis" quando o carro foi à máquina?
                Já agora, no caso de ser este o problema, tem ideia de qual seria o custo de reparação?

                Obrigado.

                Por vezes a mensagem com problemas na injecção pode aparecer nestes casos. O custo do sensor e mão de obra não deverá ser elevado.

                Comentário


                  #9
                  boa tarde...
                  tenho um Duster 1.5 dci de 2010...
                  Neste momento tenh examente o mesmo problema no carro...
                  Ainda tou na parte em que apaguei o erro mas provavelmente vai voltar ..
                  Veremos!

                  Comentário


                    #10
                    Tenho pesquisado imenso nos foums, leva-me a crer que este e o mesmo problema dos megane dci que aparece no CB "SERVICE" seguido de "verificar injecao".
                    Com os erros apagados o carro pega e anda norma, mas depois volta a acontecer as mesmas coisas!
                    Ja li que substituiram sensor da cambota, sensor da arvore de cames , injetores, bomba injetora e por ai adiante...
                    Uns resolveram, outros nem por isso!!!
                    Alguns casos apareceram esse erro aos 70 mil e foram ate aos 260 mil so apagando os erros... Estranho!
                    Enfim... Pelo que li devera ser algun sensor, cabo, ou ficha relacionado com a injecao... Descobrir qual diretamente vai ser um problema enorme!!!
                    Nao creio que seja diretamente um injector, os meus foram verificados e testados nem ha 30 mil...
                    Ajudas sao bem vindas.

                    Comentário


                      #11
                      Boa tarde.
                      O problema voltou a acontecer com a chave suplente, pelo que essa causa foi descartada.

                      Levei o carro a uma oficina especializada em sistemas de injeção. Estiveram a fazer uma análise do sistema de alimentação de combustível e identificaram um problema no 3º injetor (semelhante ao que me tinham comentado na marca) e disseram que teria de ser substituído.
                      Fui hoje buscar o carro, o chefe da oficina diz que não é um problema normal, que o que pode provocar isto é um problema de qualidade do combustível.
                      Espero que tenha resolvido o problema Volto aqui para informar se voltar a acontecer (e se não voltar a acontecer aviso também...)

                      Obrigado a todos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ci03016 Ver Post
                        Boa tarde.
                        O problema voltou a acontecer com a chave suplente, pelo que essa causa foi descartada.

                        Levei o carro a uma oficina especializada em sistemas de injeção. Estiveram a fazer uma análise do sistema de alimentação de combustível e identificaram um problema no 33º injetor (semelhante ao que me tinham comentado na marca) e disseram que teria de ser substituído.
                        Fui hoje buscar o carro, o chefe da oficina diz que não é um problema normal, que o que pode provocar isto é um problema de qualidade do combustível.
                        Espero que tenha resolvido o problema Volto aqui para informar se voltar a acontecer (e se não voltar a acontecer aviso também...)

                        Obrigado a todos.
                        Tenho as minhas dúvidas. O meu, também de 2010, foi vendido já com 250.000 e bebia de tudo!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Tenho as minhas dúvidas. O meu, também de 2010, foi vendido já com 250.000 e bebia de tudo!
                          Tambem eu tenho!
                          O meu que esta com o mesmo problema tem 116 mil e sempre com gasoleo do melhor na repsol ou galp so!
                          Aos 85 mil foi feito um teste aos injetores e tavam todos impecaveis...
                          A ver vamos...

                          Comentário


                            #14
                            Isto e um problema cronico dos dci! Uns tem sorte outros nao... Sei de imensos casos com meganes que sucedeu o mesmo e outros nao, com diferentes tipos de kilometragem! Agora se o problema passar com a muda de injector ainda e menos mal... o problema mais grave sera nao passar e continuar a dar problemas!
                            O meu desde que foi apagado o erro ainda nao voltou...

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X