Bom dia,
Tenho um problema estranho no meu Duster. É o 1.5 DCI 110 cv, de 2012 e tem 72.000 km.
Conto a história toda:
Desde há uns meses, de vez em quando, tenho problemas no arranque: ao dar à chave o carro pega mas vai abaixo uns 2 segundos depois e, se voltar a dar à chave, não volta a pegar.
A primeira vez que o problema ocorreu foi a caminho do aeroporto, para as férias e vi a minha vida a andar para trás Pensei que fosse bateria, pelo que usei os cabos e o carro pegou. Estava à espera que não pegasse quando voltei de férias, passada uma semana. O carro ficou num parque descoberto em Madrid e esteve muito frio nessa semana, mas pegou sem qualquer problema... Fiquei na dúvida se não pudesse ter deixado alguma luz ligada durante a noite, pelo que esperei para ver o comportamento do carro nos dias seguintes.
Passadas umas 2 semanas de funcionamento normal, o problema voltou a acontecer, de manhã. Engatei o carro e lá pegou. Entretanto o problema voltou a occorrer passados uns dias, à noite e foram novamente utilizados os cabos, tendo o carro pegado sem problemas.
Levei o carro a uma oficina para trocar a bateria e, ao testar, o mêcanico disse que a bateria estava a 97%, pelo que o problema não era da bateria. Deu várias possíveis soluções, tais como injetores, uma fuga mínima no circuito do combustível, entre outras, mas sugeriu que, quando o problema voltasse a ocorrer, levasse lá o carro de imediato no reboque, sem forçar o arranque, para meter na máquina e verificar os erros.
Passadas mais umas 3 semanas, de manhã, voltei a ter o mesmo problema. Chamei o reboque, foi o carro para a oficina e ao meter à máquina, apresentou os seguintes erros (as descrições foram as que encontrei, não tenho a certeza se são as mais corretas...):
P060A (Internal Control Module Monitoring Processor Performance)
P0203 (Injector Circuit Malfunction)
P0087 (Fuel Rail/System Pressure)
O mecânico quando viu o erro P060A disse logo que não mexia, para levar à marca... Assim fiz. Quando levei à marca, não ligaram nada ao erro P060A e apontaram para um problema num injetor. Recomendaram utilizar um produto de limpeza para juntar ao combustível, para verificar se é suficiente esta limpeza, para não ter de substituir o injetor.
Depois desta longa história, as minhas dúvidas:
Parece-me que ao tentar dar o arranque é encontrado um erro que fica guardado na memória e, enquanto não for "limpo", o carro não pega ao dar à chave. Assim que pega de empurrão, o erro é limpo e o carro já pega normalmente.
Sendo assim, faz sentido o problema ser num injetor e acontecer de forma tão esporádica? Se de facto o problema for num injetor, o carro deveria pegar com cabos? Parece-me estranho.
Não sou grande conhecedor de mecânica nem eletrónica, por isso partilho este problema e agradeço qualquer ajuda que possam dar.
Obrigado!
Tenho um problema estranho no meu Duster. É o 1.5 DCI 110 cv, de 2012 e tem 72.000 km.
Conto a história toda:
Desde há uns meses, de vez em quando, tenho problemas no arranque: ao dar à chave o carro pega mas vai abaixo uns 2 segundos depois e, se voltar a dar à chave, não volta a pegar.
A primeira vez que o problema ocorreu foi a caminho do aeroporto, para as férias e vi a minha vida a andar para trás Pensei que fosse bateria, pelo que usei os cabos e o carro pegou. Estava à espera que não pegasse quando voltei de férias, passada uma semana. O carro ficou num parque descoberto em Madrid e esteve muito frio nessa semana, mas pegou sem qualquer problema... Fiquei na dúvida se não pudesse ter deixado alguma luz ligada durante a noite, pelo que esperei para ver o comportamento do carro nos dias seguintes.
Passadas umas 2 semanas de funcionamento normal, o problema voltou a acontecer, de manhã. Engatei o carro e lá pegou. Entretanto o problema voltou a occorrer passados uns dias, à noite e foram novamente utilizados os cabos, tendo o carro pegado sem problemas.
Levei o carro a uma oficina para trocar a bateria e, ao testar, o mêcanico disse que a bateria estava a 97%, pelo que o problema não era da bateria. Deu várias possíveis soluções, tais como injetores, uma fuga mínima no circuito do combustível, entre outras, mas sugeriu que, quando o problema voltasse a ocorrer, levasse lá o carro de imediato no reboque, sem forçar o arranque, para meter na máquina e verificar os erros.
Passadas mais umas 3 semanas, de manhã, voltei a ter o mesmo problema. Chamei o reboque, foi o carro para a oficina e ao meter à máquina, apresentou os seguintes erros (as descrições foram as que encontrei, não tenho a certeza se são as mais corretas...):
P060A (Internal Control Module Monitoring Processor Performance)
P0203 (Injector Circuit Malfunction)
P0087 (Fuel Rail/System Pressure)
O mecânico quando viu o erro P060A disse logo que não mexia, para levar à marca... Assim fiz. Quando levei à marca, não ligaram nada ao erro P060A e apontaram para um problema num injetor. Recomendaram utilizar um produto de limpeza para juntar ao combustível, para verificar se é suficiente esta limpeza, para não ter de substituir o injetor.
Depois desta longa história, as minhas dúvidas:
Parece-me que ao tentar dar o arranque é encontrado um erro que fica guardado na memória e, enquanto não for "limpo", o carro não pega ao dar à chave. Assim que pega de empurrão, o erro é limpo e o carro já pega normalmente.
Sendo assim, faz sentido o problema ser num injetor e acontecer de forma tão esporádica? Se de facto o problema for num injetor, o carro deveria pegar com cabos? Parece-me estranho.
Não sou grande conhecedor de mecânica nem eletrónica, por isso partilho este problema e agradeço qualquer ajuda que possam dar.
Obrigado!
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