Boa tarde,
Isto, é só um desabafo do que tem sido a minha sina, desde há quase 7 meses a esta parte.
Tenho a viatura acima imobilizada desde Junho, com 1 problema que ninguém consegue descobrir. Vamos por partes.
Em junho, e de um dia para o outro, apareceu um problema na viatura semelhante ao que aparece neste vídeo, sem haver qualquer sintoma no dia anterior.
https://www.youtube.com/watch?v=Of7iKuQwnbQ&t=60s
- ralentie instável
- tremor pela viatura
- trabalhar incerto
Deduzi que tivesse a ver com a bateria (falta de alimentação suficiente a algum componente), porque a mesma já andava a dar sinais de querer entregar a alma ao criador. Mandei vir uma nova, instalei e resetei a BMS. Continuou na mesma.
Lá foi a viatura para uma rede de oficinas fazer diagnóstico. Eu, já estava a contar com algum(s) injetor marado. Engano meu; depois de testados, havia 1 só com um problema de pré-injeção e de resto tudo bem. Mudou-se esse.
Depois disso, verificou-se distribuição, árvore de cames (mandaram vir uma nova para comparação no torneiro), por causa desse vídeo acima, fez-se o teste à bomba de alta pressão, mediu-se compressão, colocaram injetores de outra viatura e tudo normal.
Passou-se para a cablagem e estava boa. Entretanto, já não me recordo se antes ou depois destes testes todos, tinha-se trocado a PCM pq foi detectado que faltavam sinais de saída da mesma.
Todos estes testes foram acompanhados pelo apoio técnico da rede de oficinas.
Depois, por último, a solução do apoio técnico era abrir o motor. Não aceitei.
Resolvi enviar a viatura para um concessionário oficial.
Contei todos os passos que foram dados (inclusive, deixei um testamento dentro do carro) para eles ficarem com uma ideia do que já tinha sido feito.
Apesar do testamento, fizeram todos os mesmos testes ( experimentaram injetores novos) e chegaram à conclusão que seria a árvore de cames. Eu avisei que já tinham comparado com uma nove e estava boa...."...ah, isso n.
ão se consegue ver a olho nú..."....resultado; depois de trocada, continuou na mesma. Eu..."agora vão comê-la com batatas, pq eu avisei"...."ah, nós ficamos com ela não se preocupe.
Entretanto, depois de mais uns dias de diagnóstico, ligaram-me. Vamos ter de abrir o motor pq tirámos os injetores e vimos uma coisa estranha num dos cilindros, através de câmera.
Mais 1 dia e saiu o resultado; um dos injetores estava encharcado de gasóleo (se não estiver a fazer a queima corretamente, é normal digo eu) e parece que tem uma fissura nele e que se estende até ao bloco. Resultado, motor novo ~8000€.
Esqueçam lá isso, numa viatura que vale 13000€. Guardem tudo na mala, que eu vou mandar buscar o carro.
Entretanto, liguei para a oficina onde o carro tinha estado e pedi para eles encontrarem motor reconstruído para lá colocar. Assim o fizeram, mas disseram que não iam mandar vir nada antes de verem aquele motor.
Passado um dia do carro lá estar, ligaram-me e disseram que visualmente, nem piston nem bloco apresentavam qlq anomalia mas, por via das dúvidas, iam mandar testar no torneiro. Ainda ficaram admirados de que, uma viatura com 108000kms como tinha um motor tão limpo/novo por dentro.
Assim o fizeram e tanto bloco como cabeça, passaram com distinção. Começou a montagem do mesmo.
Desde falta de pernos, roscas moídas, 1 dos tubos do Turbo que não veio, e outras cenas miúdas que a Ford "esqueceu" de enviar....foi um festival. Mas adiante
Secretamente, tinha a esperança que, com a montagem de tudo lhe tivesse "passado a macacoa". Não passou. Entretanto começou a aparecer erros na máquina de diagnóstico que antes não apareciam....tudo a ver com a BCM.
Continua
Isto, é só um desabafo do que tem sido a minha sina, desde há quase 7 meses a esta parte.
Tenho a viatura acima imobilizada desde Junho, com 1 problema que ninguém consegue descobrir. Vamos por partes.
Em junho, e de um dia para o outro, apareceu um problema na viatura semelhante ao que aparece neste vídeo, sem haver qualquer sintoma no dia anterior.
https://www.youtube.com/watch?v=Of7iKuQwnbQ&t=60s
- ralentie instável
- tremor pela viatura
- trabalhar incerto
Deduzi que tivesse a ver com a bateria (falta de alimentação suficiente a algum componente), porque a mesma já andava a dar sinais de querer entregar a alma ao criador. Mandei vir uma nova, instalei e resetei a BMS. Continuou na mesma.
Lá foi a viatura para uma rede de oficinas fazer diagnóstico. Eu, já estava a contar com algum(s) injetor marado. Engano meu; depois de testados, havia 1 só com um problema de pré-injeção e de resto tudo bem. Mudou-se esse.
Depois disso, verificou-se distribuição, árvore de cames (mandaram vir uma nova para comparação no torneiro), por causa desse vídeo acima, fez-se o teste à bomba de alta pressão, mediu-se compressão, colocaram injetores de outra viatura e tudo normal.
Passou-se para a cablagem e estava boa. Entretanto, já não me recordo se antes ou depois destes testes todos, tinha-se trocado a PCM pq foi detectado que faltavam sinais de saída da mesma.
Todos estes testes foram acompanhados pelo apoio técnico da rede de oficinas.
Depois, por último, a solução do apoio técnico era abrir o motor. Não aceitei.
Resolvi enviar a viatura para um concessionário oficial.
Contei todos os passos que foram dados (inclusive, deixei um testamento dentro do carro) para eles ficarem com uma ideia do que já tinha sido feito.
Apesar do testamento, fizeram todos os mesmos testes ( experimentaram injetores novos) e chegaram à conclusão que seria a árvore de cames. Eu avisei que já tinham comparado com uma nove e estava boa...."...ah, isso n.
ão se consegue ver a olho nú..."....resultado; depois de trocada, continuou na mesma. Eu..."agora vão comê-la com batatas, pq eu avisei"...."ah, nós ficamos com ela não se preocupe.
Entretanto, depois de mais uns dias de diagnóstico, ligaram-me. Vamos ter de abrir o motor pq tirámos os injetores e vimos uma coisa estranha num dos cilindros, através de câmera.
Mais 1 dia e saiu o resultado; um dos injetores estava encharcado de gasóleo (se não estiver a fazer a queima corretamente, é normal digo eu) e parece que tem uma fissura nele e que se estende até ao bloco. Resultado, motor novo ~8000€.
Esqueçam lá isso, numa viatura que vale 13000€. Guardem tudo na mala, que eu vou mandar buscar o carro.
Entretanto, liguei para a oficina onde o carro tinha estado e pedi para eles encontrarem motor reconstruído para lá colocar. Assim o fizeram, mas disseram que não iam mandar vir nada antes de verem aquele motor.
Passado um dia do carro lá estar, ligaram-me e disseram que visualmente, nem piston nem bloco apresentavam qlq anomalia mas, por via das dúvidas, iam mandar testar no torneiro. Ainda ficaram admirados de que, uma viatura com 108000kms como tinha um motor tão limpo/novo por dentro.
Assim o fizeram e tanto bloco como cabeça, passaram com distinção. Começou a montagem do mesmo.
Desde falta de pernos, roscas moídas, 1 dos tubos do Turbo que não veio, e outras cenas miúdas que a Ford "esqueceu" de enviar....foi um festival. Mas adiante
Secretamente, tinha a esperança que, com a montagem de tudo lhe tivesse "passado a macacoa". Não passou. Entretanto começou a aparecer erros na máquina de diagnóstico que antes não apareciam....tudo a ver com a BCM.
Continua
Comentário