Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Focus SW 1.5 TDCI 120cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Focus SW 1.5 TDCI 120cv

    Boa tarde,

    Isto, é só um desabafo do que tem sido a minha sina, desde há quase 7 meses a esta parte.
    Tenho a viatura acima imobilizada desde Junho, com 1 problema que ninguém consegue descobrir. Vamos por partes.

    Em junho, e de um dia para o outro, apareceu um problema na viatura semelhante ao que aparece neste vídeo, sem haver qualquer sintoma no dia anterior.

    https://www.youtube.com/watch?v=Of7iKuQwnbQ&t=60s

    - ralentie instável
    - tremor pela viatura
    - trabalhar incerto

    Deduzi que tivesse a ver com a bateria (falta de alimentação suficiente a algum componente), porque a mesma já andava a dar sinais de querer entregar a alma ao criador. Mandei vir uma nova, instalei e resetei a BMS. Continuou na mesma.

    Lá foi a viatura para uma rede de oficinas fazer diagnóstico. Eu, já estava a contar com algum(s) injetor marado. Engano meu; depois de testados, havia 1 só com um problema de pré-injeção e de resto tudo bem. Mudou-se esse.
    Depois disso, verificou-se distribuição, árvore de cames (mandaram vir uma nova para comparação no torneiro), por causa desse vídeo acima, fez-se o teste à bomba de alta pressão, mediu-se compressão, colocaram injetores de outra viatura e tudo normal.
    Passou-se para a cablagem e estava boa. Entretanto, já não me recordo se antes ou depois destes testes todos, tinha-se trocado a PCM pq foi detectado que faltavam sinais de saída da mesma.
    Todos estes testes foram acompanhados pelo apoio técnico da rede de oficinas.
    Depois, por último, a solução do apoio técnico era abrir o motor. Não aceitei.

    Resolvi enviar a viatura para um concessionário oficial.
    Contei todos os passos que foram dados (inclusive, deixei um testamento dentro do carro) para eles ficarem com uma ideia do que já tinha sido feito.
    Apesar do testamento, fizeram todos os mesmos testes ( experimentaram injetores novos) e chegaram à conclusão que seria a árvore de cames. Eu avisei que já tinham comparado com uma nove e estava boa...."...ah, isso n.
    ão se consegue ver a olho nú..."....resultado; depois de trocada, continuou na mesma. Eu..."agora vão comê-la com batatas, pq eu avisei"...."ah, nós ficamos com ela não se preocupe.

    Entretanto, depois de mais uns dias de diagnóstico, ligaram-me. Vamos ter de abrir o motor pq tirámos os injetores e vimos uma coisa estranha num dos cilindros, através de câmera.

    Mais 1 dia e saiu o resultado; um dos injetores estava encharcado de gasóleo (se não estiver a fazer a queima corretamente, é normal digo eu) e parece que tem uma fissura nele e que se estende até ao bloco. Resultado, motor novo ~8000€.
    Esqueçam lá isso, numa viatura que vale 13000€. Guardem tudo na mala, que eu vou mandar buscar o carro.

    Entretanto, liguei para a oficina onde o carro tinha estado e pedi para eles encontrarem motor reconstruído para lá colocar. Assim o fizeram, mas disseram que não iam mandar vir nada antes de verem aquele motor.
    Passado um dia do carro lá estar, ligaram-me e disseram que visualmente, nem piston nem bloco apresentavam qlq anomalia mas, por via das dúvidas, iam mandar testar no torneiro. Ainda ficaram admirados de que, uma viatura com 108000kms como tinha um motor tão limpo/novo por dentro.

    Assim o fizeram e tanto bloco como cabeça, passaram com distinção. Começou a montagem do mesmo.
    Desde falta de pernos, roscas moídas, 1 dos tubos do Turbo que não veio, e outras cenas miúdas que a Ford "esqueceu" de enviar....foi um festival. Mas adiante
    Secretamente, tinha a esperança que, com a montagem de tudo lhe tivesse "passado a macacoa". Não passou. Entretanto começou a aparecer erros na máquina de diagnóstico que antes não apareciam....tudo a ver com a BCM.

    Continua


    #2
    Entretanto com o osciloscópio, viram que a rede CAN parecia não estar em pleno funcionamento.
    Vieram 2 engenheiros acompanhar e apoiar os testes, mas afinal estava tudo bem. Pediram para se testar os pinos de todas as fichas da BCM (ao invés de se estar a desmanchar o tablier) para se verificar alguma anomalia na cablagem. Depois disso, e se tiver tudo bem, será a vez da própria BCM.

    Quase 7 meses depois e mais de 4000€ (de)investidos, tem sido isto a minha vida. Isto, numa viatura que até então, tinha sido só revisões e gasóleo. Ah, e 4 pneus e pastilhas de travão para as 4 rodas.
    Uma viatura que "não fumava", não bebia óleo, consumos entre 4,6/4,8 e trabalhar perfeitamente normal
    Editado pela última vez por Registado; 25 December 2022, 15:10.

    Comentário


      #3
      Nacional? Quantos kms? Faltou o essencial.

      Comentário


        #4
        Sim, nacional e comigo quase desde sempre. Os kms estão acima; 108000

        Comentário


          #5
          Tenho uma de 2017, mesmo motor, felizmente sem nenhum sintoma ou anomalia.

          Estas situações custam tempo e dinheiro a investigar, e quando se tem azar com os "mecânicos" a coisa fica feia.

          Aconselho mesmo a tentar outro mecânico mais profissional. Infelizmente não conheço nenhum pessoalmente, sei que por aqui há o eblase que parece perceber o que faz e pelo youtube sigo o canal de um outro mecânico que também parece competente.

          Boa sorte para o caso, mas aconselho mesmo um terceiro local!

          Comentário


            #6
            tenta uma oficina equipada para diagnostico, tipo Tiago Rocha Auto ou AM Auto.
            Infelizmente concessionários oficiais são os que percebem menos... trocar umas peças e nada de complicado.

            Comentário


              #7
              Sou da AML, e não dá jeito algum enviar a viatura para o norte.
              A oficina em questão tem máquinas de diagnóstico

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Registado Ver Post
                Sou da AML, e não dá jeito algum enviar a viatura para o norte.
                A oficina em questão tem máquinas de diagnóstico
                Ter só a máquina não quer dizer nada.

                Saber interpretar os dados e saber analisar de onde vem o problema é outra coisa!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post

                  Ter só a máquina não quer dizer nada.

                  Saber interpretar os dados e saber analisar de onde vem o problema é outra coisa!
                  Ora nem mais...
                  O raio da eletrónica pode ser uma grande dor de cabeça, e quanto mais mimos tiverem pior...
                  Funciona bem até começar a dar essas dores de cabeça...
                  Para quem já gastou 4.000 euros, leva-lo ao Norte ´há A.M.Auto ou Tiago Rochauto é uma gota no oceano.
                  Aconteceu comigo algo idêntico menos grave.

                  Não deixei chegar a tanto. Era tudo avariado na concessionaria. BSI, Que nem havia em lado nenhum nem prazo de entrega, Common 2000 , modulo da bateria.
                  Cancelei tudo por causa da falta da BSI e ainda bem.
                  Depois de contactar A.M.Auto foi apenas a troca do modulo da bateria e o erro defeito elétrico ou carga da bateria desapareceu.

                  Depois disto tudo, e o problema arranjado, ás vezes ainda ligava a escova traseira sozinho...talvez o common 2000.
                  Foi a gota de água.
                  Vendi-o e comprei um novo a gasolina. Mas nunca mais da marca anterior ou mesmo do grupo PSA.

                  Só mais um pormenor e porque sou torneiro mecânico falando da verificação da árvore de cames...
                  O possível empeno ou não, não é visto a "olho" como alguém aí do concessionário disse.

                  Isso é fixado no torno entre pontos e com comparador é comparado todos os pontos da peça para ver se há alterações de desgaste ou empeno ao centésimo...( 0,01) de milímetro...
                  Por aí se ve o profissionalismo de alguns ditos mecânicos ou então para enganar o cliente.
                  Editado pela última vez por ToniGT; 26 December 2022, 20:22.

                  Comentário


                    #10
                    O mecânico do concessionário oficial é que deduziu que na outra oficina tinham visto a olho, mas não.
                    Conforme digo acima, mandaram vir uma árvore nova, e depois foi comparada no torneiro.

                    Comentário


                      #11
                      Pois, estava me a referir precisamente ao mecânico que deduziu...
                      Isso deve ser algum pintelho eletrónico, mas primeiro que descubram...Boa sorte.

                      Comentário


                        #12
                        E entretanto, estamos em Abril e continua tudo igual.
                        Agora dizem, que o problema é dentro do motor quando, foram eles que o montaram depois de todos os testes feitos. Asseguraram que não seria preciso um motor recondicionado pq aquele estava em condições, e agora vêm com esta história.
                        Dizem que pode ser uma coisa tão mínima, em relação à compressão do mesmo. Isto depois de, tanto eles como na Ford, terem feito testes à mesma e não haver nada de relevante.
                        Estou pronto para mandar o carro para a sucata, pq não tenho mais vontade de gastar €€€€ naquilo.
                        Fez 10 meses no dia 13, sem carro.

                        Comentário


                          #13
                          Que situação complicada. Não invistas mais nisso, está a ser uma font€ de probl€mas. Se o carro andasse era dar de retoma na compra de um novo, o concessionário que fique com o problema...

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X