Pois é, meus caros... Parece que me calhou a fava a mim, desta vez.
Eu já tenho uma ideia do que poderá ser mas vou partilhar convosco o que passa, porque alguém poderá já ter tido uma experiência parecida.
Ora, fiz um alinhamento à carroça italiana há umas semanas, depois de ter mudado os topos da suspensão e metido molas.
Antes disso nunca tinha reparado nos seguintes sintomas, mas já sabia que o carro estava a fugir para a direita:
A direito, o volante parece querer sempre descansar às 12:30. Nunca parece querer centrar completamente às 12. Pensei logo: "epá, aqueles car&$%@€ da oficina deixaram-me o volante torto." Fui logo a outra oficina para ver se estava bem alinhado e o volante centrado. Pelo que viram (e que eu vi), estava tudo perfeitamente bem.
Agora, é um facto que o volante parece nunca querer centrar e tem a tendência para fugir para a direita, tendo que estar sempre a corrigir.
Fiz a seguinte experiência:
Parado, em solo plano, dei uma volta total para a esquerda e acelerei: ele "destorceu" completamente a direção e centrou às 12, querendo depois descansar às 12:30, inevitavelmente.
Repeti a experiência, mas desta vez dei uma volta completa para a direita. Automaticamente "centrou" às 12:30 mas pareceu até continuar um trajecto relativamente a direito.
Eu já sei que é característica dos Puntos querer seguir o camber da estrada, mas nunca a este ponto.
Do que sei, não há folgas em casquilhos ou sinoblocos e também não tenho outros sintomas na direção ou erros.
Também não fizeram o relearn do ângulo do sensor de posição depois do alinhamento e já ouvi dizer que tanto nos Puntos como nos Corsas deve ser algo a fazer.
Que dizem?
Eu já tenho uma ideia do que poderá ser mas vou partilhar convosco o que passa, porque alguém poderá já ter tido uma experiência parecida.
Ora, fiz um alinhamento à carroça italiana há umas semanas, depois de ter mudado os topos da suspensão e metido molas.
Antes disso nunca tinha reparado nos seguintes sintomas, mas já sabia que o carro estava a fugir para a direita:
A direito, o volante parece querer sempre descansar às 12:30. Nunca parece querer centrar completamente às 12. Pensei logo: "epá, aqueles car&$%@€ da oficina deixaram-me o volante torto." Fui logo a outra oficina para ver se estava bem alinhado e o volante centrado. Pelo que viram (e que eu vi), estava tudo perfeitamente bem.
Agora, é um facto que o volante parece nunca querer centrar e tem a tendência para fugir para a direita, tendo que estar sempre a corrigir.
Fiz a seguinte experiência:
Parado, em solo plano, dei uma volta total para a esquerda e acelerei: ele "destorceu" completamente a direção e centrou às 12, querendo depois descansar às 12:30, inevitavelmente.
Repeti a experiência, mas desta vez dei uma volta completa para a direita. Automaticamente "centrou" às 12:30 mas pareceu até continuar um trajecto relativamente a direito.
Eu já sei que é característica dos Puntos querer seguir o camber da estrada, mas nunca a este ponto.
Do que sei, não há folgas em casquilhos ou sinoblocos e também não tenho outros sintomas na direção ou erros.
Também não fizeram o relearn do ângulo do sensor de posição depois do alinhamento e já ouvi dizer que tanto nos Puntos como nos Corsas deve ser algo a fazer.
Que dizem?
Comentário