Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RIP coluna de direção (?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    RIP coluna de direção (?)

    Pois é, meus caros... Parece que me calhou a fava a mim, desta vez.

    Eu já tenho uma ideia do que poderá ser mas vou partilhar convosco o que passa, porque alguém poderá já ter tido uma experiência parecida.

    Ora, fiz um alinhamento à carroça italiana há umas semanas, depois de ter mudado os topos da suspensão e metido molas.

    Antes disso nunca tinha reparado nos seguintes sintomas, mas já sabia que o carro estava a fugir para a direita:
    A direito, o volante parece querer sempre descansar às 12:30. Nunca parece querer centrar completamente às 12. Pensei logo: "epá, aqueles car&$%@€ da oficina deixaram-me o volante torto." Fui logo a outra oficina para ver se estava bem alinhado e o volante centrado. Pelo que viram (e que eu vi), estava tudo perfeitamente bem.
    Agora, é um facto que o volante parece nunca querer centrar e tem a tendência para fugir para a direita, tendo que estar sempre a corrigir.

    Fiz a seguinte experiência:
    Parado, em solo plano, dei uma volta total para a esquerda e acelerei: ele "destorceu" completamente a direção e centrou às 12, querendo depois descansar às 12:30, inevitavelmente.
    Repeti a experiência, mas desta vez dei uma volta completa para a direita. Automaticamente "centrou" às 12:30 mas pareceu até continuar um trajecto relativamente a direito.

    Eu já sei que é característica dos Puntos querer seguir o camber da estrada, mas nunca a este ponto.
    Do que sei, não há folgas em casquilhos ou sinoblocos e também não tenho outros sintomas na direção ou erros.

    Também não fizeram o relearn do ângulo do sensor de posição depois do alinhamento e já ouvi dizer que tanto nos Puntos como nos Corsas deve ser algo a fazer.

    ​​​​​​​Que dizem?
    Editado pela última vez por brkncrss; 20 February 2023, 12:47.

    #2
    Se ele come os pneus por todo, eu desapertava o volante e encaixava-o de novo um dente para ele ficar direito.😅

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
      Se ele come os pneus por todo, eu desapertava o volante e encaixava-o de novo um dente para ele ficar direito.😅
      Até funcionaria, mas tem uma estria mestre 😂
      Seja como for, aparentemente já está resolvido e não era da coluna de direção.
      Amanhã reporto.

      Comentário


        #4
        Update:

        O concessionário lá me trocou os axiais da direção e fez um novo alinhamento.
        Trocaram os axiais porque diziam que as porcas estavam completamente corroídas e nem se mexiam na rosca.

        O argumento era que achavam estranho conseguirem ter feito o alinhamento anteriormente (mas, ainda assim, fizeram-no lol.) E não duvido da veracidade de tal, mas é um facto que foi alinhado previamente. E bem alinhado.

        Fast-forward para a sexta passada e fui levantar o carro. Nada mudou. O carro continuava a puxar para a direita e o volante sempre descentrado.

        Levei-o lá ontem e fui fazer o teste de estrada com o mecânico. Ele lá me disse que notou logo o problema mal que pegou no carro e que "achou estranho os tirantes novos e alinhamento terem resolvido o problema."

        Mas resolveu, segundo eles, nem que fosse pelo simples aspecto de o carro ter sido suspenso e de alguma forma ter retirado a carga da suspensão, tendo voltado ao mesmo passado umas horas de estar no chão.

        Disseram-me que a coluna estava ok, sensor de ângulo idem e que não havia folgas nem recuos ou avanços no caster...
        O mecânico suspeita do topo direito. Eu acho estranho, visto tê-los trocado há meses mas tudo é possível.

        Resultado: paguei um estouro de MO, peças novas, e o carro ficou igual.
        Continua na Fiat para apurarem qual é o problema.

        Eu continuo a achar que é a coluna de direção.






        Editado pela última vez por brkncrss; 28 February 2023, 20:07.

        Comentário


          #5
          É frustrante
          Infelizmente passei por algo parecido, mas era elétrico.
          Até descobrirem foi só gastar dinheiro.

          Por fim e depois de terem dado com o problema depois de ter corrida várias oficinas inclusive na marca, acabei por trocar por um a gasolina seminovo de tão **@@@ que fiquei com o carro. Mas obviamente a culpa não era do mesmo mas dos sapateiros que tive a infelicidade de o levar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
            É frustrante
            Infelizmente passei por algo parecido, mas era elétrico.
            Até descobrirem foi só gastar dinheiro.

            Por fim e depois de terem dado com o problema depois de ter corrida várias oficinas inclusive na marca, acabei por trocar por um a gasolina seminovo de tão **@@@ que fiquei com o carro. Mas obviamente a culpa não era do mesmo mas dos sapateiros que tive a infelicidade de o levar.
            É chato quando um gajo o leva directamente à marca para evitar os troca-peças habituais, esperando que eles saibam com o que estão a lidar, e acaba por ter o mesmo resultado...

            Vamos ver no que dá.
            De qualquer forma, vou dando novidades. Nem que seja para ajudar alguém que vá passar pelo mesmo.

            Comentário


              #7
              Um breve update:

              Após uma semana de lá terem o carro, desmontado toda a suspensão, medido avanços, recuos, folgas, alinhamento do charriô, etc, está tudo OK.
              Também me disseram que fizeram o relearn do sensor de ângulo e que estava tudo bem com a coluna de direção.

              Não conseguem explicar o porquê de ele querer fugir para a direita.
              Pediram-me para levar as molas originais (o carro está actualmente com eibach sportlines) para ver se se comporta da mesma forma.

              Duvido que algo se altere, mas, de qualquer forma, levei lá as originais.
              Não consigo precisar se ele o fazia anteriormente, até porque nunca o tinha alinhado.
              Aproveitei e pedi ao chefe de oficina que me guardasse a folha de alinhamento, quando o fizessem novamente.
              Não consigo perceber como é que ele foge para a direita com os valores todos OK.

              Comentário


                #8
                Também iria indicar ver as molas e seus batentes......

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  Um breve update:

                  Após uma semana de lá terem o carro, desmontado toda a suspensão, medido avanços, recuos, folgas, alinhamento do charriô, etc, está tudo OK.
                  Também me disseram que fizeram o relearn do sensor de ângulo e que estava tudo bem com a coluna de direção.

                  Não conseguem explicar o porquê de ele querer fugir para a direita.
                  Pediram-me para levar as molas originais (o carro está actualmente com eibach sportlines) para ver se se comporta da mesma forma.

                  Duvido que algo se altere, mas, de qualquer forma, levei lá as originais.
                  Não consigo precisar se ele o fazia anteriormente, até porque nunca o tinha alinhado.
                  Aproveitei e pedi ao chefe de oficina que me guardasse a folha de alinhamento, quando o fizessem novamente.
                  Não consigo perceber como é que ele foge para a direita com os valores todos OK.
                  Que tal os pneus?
                  Já mandou trocar os pneus de um lado para o outro e de trás para a frente ?

                  Comentário


                    #10

                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Também iria indicar ver as molas e seus batentes......

                    Defeito da mola explicaria o porquê de o mecânico me ter dito que a direção estava ok logo depois de sair do elevador... Talvez a mola ainda não tivesse tido tempo de acamar depois de estar suspensa.


                    Originalmente Colocado por AlexE12 Ver Post
                    Que tal os pneus?
                    Já mandou trocar os pneus de um lado para o outro e de trás para a frente ?
                    Sim, foi logo das primeiras coisas a serem feitas.


                    Comentário


                      #11
                      Bem, molas originais testadas e é exactamente o mesmo.
                      Tenho o amortecedor esquerdo já pasmado e aproveito para mudar os dois.

                      Escusado será dizer que eles não estão muito confiantes que isto vá resolver algo.
                      Estão sem ideias e eu idem.

                      Comentário


                        #12
                        Quando travas meio pedal / fundo, o carro também foge acentuadamente para um lado?

                        Já viram os rolamentos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                          Quando travas meio pedal / fundo, o carro também foge acentuadamente para um lado?

                          Já viram os rolamentos?
                          Quando travo ele comporta-se da mesma forma. Também pensei que fosse alguma pinça mas está tudo ok.
                          Rolamentos também suponho que tivessem visto. Mas amanhã pergunto-lhes.

                          O que eu acho incrível é estar tudo perfeitamente alinhado, até mediram avanços e recuos e, mesmo assim, é isto.
                          Só me resta concluir que tem de haver algo que esteja minimamente desgastado para influenciar a direção desta forma (e não é preciso muito.)

                          Ou seja, confio que inevitavelmente vá piorar e facilmente se diagnostique.

                          Comentário


                            #14
                            Essas direcções assistidas não são eléctricas?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Essas direcções assistidas não são eléctricas?
                              São, Lino... E foi exactamente essa a minha primeira suspeita.
                              Mas a oficina já me garantiu que a coluna está a 100%. Inclusivé fizeram o relearn do sensor de ângulo e está a registar bem.

                              Mas não deixo de desconfiar disso. Era gajo para comprar uma recondicionada por 290€ só para ver se corrigia, mas este mês já vou em quase 600€ de despesa com o carro.

                              Comentário


                                #16
                                Pois eu desconfio que seja aí algum componente eléctrico "fora do sítio" ou a funcionar mal e que confere maior assistência ao movimento para a direita. Espero não estar a dizer nenhum disparate.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Pois eu desconfio que seja aí algum componente eléctrico "fora do sítio" ou a funcionar mal e que confere maior assistência ao movimento para a direita. Espero não estar a dizer nenhum disparate.
                                  Não, de todo... As direções assistidas electricamente "ajudam" a centrar.
                                  A questão é que se é de facto a coluna, então ainda não degenerou o suficiente para provocar erros ou registar mal... A ver vamos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu tenho um problema parecido. O carro estava 100% direitinho, percorria centenas de metros em AE sem se desviar e volante 100% centrado. Montou 4 pneus novos, calibragem e alinhamento, ficou sempre a desviar para a direita (o volante vira ligeiramente para a direita), e mesmo depois de novo alinhamento e verificação, aparentemente está tudo perfeitamente alinhado, o carro continua a fazer...

                                    Porém é um carro com + 400.000km com os topos das suspensões já não em muito bom estado, amortecedores possivelmente cansados...


                                    Isto é estúpido mas por acaso já mediste do centro da roda ao guarda lamas para confirmar que têm a mesma altura?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                      Eu tenho um problema parecido. O carro estava 100% direitinho, percorria centenas de metros em AE sem se desviar e volante 100% centrado. Montou 4 pneus novos, calibragem e alinhamento, ficou sempre a desviar para a direita (o volante vira ligeiramente para a direita), e mesmo depois de novo alinhamento e verificação, aparentemente está tudo perfeitamente alinhado, o carro continua a fazer...

                                      Porém é um carro com + 400.000km com os topos das suspensões já não em muito bom estado, amortecedores possivelmente cansados...


                                      Isto é estúpido mas por acaso já mediste do centro da roda ao guarda lamas para confirmar que têm a mesma altura?
                                      Já tinha reparado que o lado esquerdo estava mais baixo mas veio-se a descobrir que era mesmo problema do amortecedor, que estava pasmado.
                                      A Fiat ainda não me disse nada depois de os trocarem mas não esperam que isto cure o problema...
                                      De resto, epá... Mediram avanços, recuos, alinhamento do charriô... Está tudo ok, dizem eles.

                                      Deve ser bruxedo 😶

                                      Amanhã suponho que me digam algo. Assim que tiver a folha de alinhamento até a posto cá.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Amanhã vou levantá-lo. Como seria de esperar, a troca dos amortecedores não remediou nada.

                                        Uma coisa que o mecânico disse foi o seguinte: ao desligar o carro em andamento não tende a puxar tanto para a direita. Disto só retiro uma conclusão: é a coluna de direção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E trocá-la por uma NOVA, em quanto fica?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            E trocá-la por uma NOVA, em quanto fica?
                                            Segundo eles, mais de 800€ sem IVA. Mas duvido que me estivessem a cotar a específica para os Abarth... É que da última vez que vi, andava pelos 1200€ sem IVA.

                                            No máximo, compraria uma remanufacturada por cerca de 300€ e resolvia o problema... Mas como o dinheiro não abunda, vou deixar andar até piorar e logo se vê.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vê lá é se isso não começa a causar desgaste irregular nos pneus.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Vê lá é se isso não começa a causar desgaste irregular nos pneus.
                                                Em princípio não, porque o carro anda a direito, nem que tenha de compensar.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X