Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regeneração FAP?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Regeneração FAP?

    Boas.
    tenho um Focus 1.6 de 90 cv de 2010 e só recentemente presto atenção as regeneraçoes do fap.
    sucede que por vezes apesar de as rotações não passarem das 800/900 e o consumo instantinstantâneo ser de 0,4/0,5 ao desligar o carro a ventoinha fica ligada uns 2 minutos.
    tenho quase a certeza que não é uma regeneração falhada mas gostava de ter mais opiniões. O que acham?
    Mais algum sintoma que deva estar atento? Obrigado


    #2
    Não te sei responder, mas tenho um Hyundai i30 1.6 e são mais as vezes que a ventoinha fica ligado do que as que não fica.
    No então, tenho a certeza que não é nenhuma regeneração a correr pois o consumo instantâneo já verifiquei que está várias vezes nos valores normais (0.4l/h) e verifiquei também com um leitor OBD que não está a regenerar.
    Não sei porque motivo algumas vezes as ventoinhas ficam ligadas, mas tenho a certeza que não são regenerações abortadas.

    Experimenta arranjar um leitor OBD (ELM327 p.e.) e verifica. São baratos e sempre ajuda a perceber algumas coisas do carro

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ASB Ver Post
      Boas.
      tenho um Focus 1.6 de 90 cv de 2010 e só recentemente presto atenção as regeneraçoes do fap.
      sucede que por vezes apesar de as rotações não passarem das 800/900 e o consumo instantinstantâneo ser de 0,4/0,5 ao desligar o carro a ventoinha fica ligada uns 2 minutos.
      tenho quase a certeza que não é uma regeneração falhada mas gostava de ter mais opiniões. O que acham?
      Mais algum sintoma que deva estar atento? Obrigado

      Que tipo de percursos fazes normalmente??? longos, curtos, a ventoinhas é algo ocasional ou já está sempre a acontecer???
      Sem fazer um diagnostico ou seja ligar o carro á maquina não consegues saber se o filtro está regenerar devidamente...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
        Não te sei responder, mas tenho um Hyundai i30 1.6 e são mais as vezes que a ventoinha fica ligado do que as que não fica.
        No então, tenho a certeza que não é nenhuma regeneração a correr pois o consumo instantâneo já verifiquei que está várias vezes nos valores normais (0.4l/h) e verifiquei também com um leitor OBD que não está a regenerar.
        Não sei porque motivo algumas vezes as ventoinhas ficam ligadas, mas tenho a certeza que não são regenerações abortadas.

        Experimenta arranjar um leitor OBD (ELM327 p.e.) e verifica. São baratos e sempre ajuda a perceber algumas coisas do carro
        Boas,
        Já tenho 1 e instalei a app car scaner mas a parte da saturação do DPF aparece sem valores ( e é a versão Paga).
        Connhecem alguma app para ver o dpf que dê para um Focus de 2010 (já tentei a fdpf e também não dá)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post


          Que tipo de percursos fazes normalmente??? longos, curtos, a ventoinhas é algo ocasional ou já está sempre a acontecer???
          Sem fazer um diagnostico ou seja ligar o carro á maquina não consegues saber se o filtro está regenerar devidamente...
          Atualmente faço percursos de 40 Kms dia em Nacional.
          A ventoinha é ocasional, mas fico sempre a pensar quando liga se é uma regeneração falhada apesar de não notar nada nos consumos e nas rotações.
          Tenho o cuidado de 15 em 15 dias fazer um percurso de AE de 10 min em 4.ª para 2,5-3 mil rotações.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ASB Ver Post

            Boas,
            Já tenho 1 e instalei a app car scaner mas a parte da saturação do DPF aparece sem valores ( e é a versão Paga).
            Connhecem alguma app para ver o dpf que dê para um Focus de 2010 (já tentei a fdpf e também não dá)
            O problema pode ser o elm327, existem uns mais básicos (1 placa) que nao conseguem ler maior parte dos parametros. Tenta ver se conheces alguem com outro leitor a ver se consegues ler

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rtxs Ver Post

              O problema pode ser o elm327, existem uns mais básicos (1 placa) que nao conseguem ler maior parte dos parametros. Tenta ver se conheces alguem com outro leitor a ver se consegues ler
              O que eu tenho é este:
              Ficheiros anexados

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                O que eu tenho é este:
                Existem leitores fisicamente iguais a esse em que uns conseguem ler mais parametros que outros. Verifica no leitor se tem uma placa de circuitos ou duas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rtxs Ver Post

                  Existem leitores fisicamente iguais a esse em que uns conseguem ler mais parametros que outros. Verifica no leitor se tem uma placa de circuitos ou duas.
                  Confirmei agora. Só tem um circuito........

                  Comentário


                    #10
                    Os com 2 circuitos conseguem ler mais parametros, embora nao consigo garantir que consegue ler os niveis FAP do teu ford.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                      Atualmente faço percursos de 40 Kms dia em Nacional.
                      A ventoinha é ocasional, mas fico sempre a pensar quando liga se é uma regeneração falhada apesar de não notar nada nos consumos e nas rotações.
                      Tenho o cuidado de 15 em 15 dias fazer um percurso de AE de 10 min em 4.ª para 2,5-3 mil rotações.

                      É assim eu quando tive um ford igual ao teu mais o meu era de 2008, tinha um elm237 que ligada por usb e tinha outro tipo dongle, o que tinha usb era modificado para poder efetuar alterações o outro apenas realizava leitura, o programa mais conhecido era o "Fordscan" existe para pc e na store android existe "fordscan Lite" existe free com limitações ou a versão full mas é paga, é o melhor que anda ai.

                      seja como for se tiveres problemas regenerações o erro fica registado, assim quando fizeres um scan aos erros aparece lá, ai sabes logo se o filtro está ou não com problemas.

                      se fazes bastantes km's isso não deve haver problemas nenhuns...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                        Boas,
                        Já tenho 1 e instalei a app car scaner mas a parte da saturação do DPF aparece sem valores ( e é a versão Paga).
                        Connhecem alguma app para ver o dpf que dê para um Focus de 2010 (já tentei a fdpf e também não dá)

                        O carro é teu desde novo? Se calhar já tem FAP anulado...
                        O meu antigo ibiza de 2009 nunca conseguia ver os valores... mais tarde vim a saber que o comprei com o FAP anulado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post


                          O carro é teu desde novo? Se calhar já tem FAP anulado...
                          O meu antigo ibiza de 2009 nunca conseguia ver os valores... mais tarde vim a saber que o comprei com o FAP anulado
                          Boas,
                          O carro comprei-o novinho em folha. Na Mcoutinho (representante da marca onde fazia as revisões sempre me disseram " O seu é de 90 CV não tem FAP de certeza".
                          Conclusão: andei uns quantos anos sem ligar a regenerações até aparecer a célebre mensagem "Avaria Motor".

                          Comentário


                            #14
                            Os de 90cv não costumavam ter FAP, mas deve ter sido introduzido a partir de certo ano, talvez 2009 2010. Mas é realmente uma falha grave os representantes da marca não saberem uma caracteristica básica como essa, mais que não seja ao fazerem as revisões podiam identificar o filtro.

                            Essa mensagem "avaria motor" foi provocado pelo filtro de particulas? O carro pode efetivamente não ter filtro de particulas e daí o ELM nao conseguir ler nada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                              Os de 90cv não costumavam ter FAP, mas deve ter sido introduzido a partir de certo ano, talvez 2009 2010. Mas é realmente uma falha grave os representantes da marca não saberem uma caracteristica básica como essa, mais que não seja ao fazerem as revisões podiam identificar o filtro.

                              Essa mensagem "avaria motor" foi provocado pelo filtro de particulas? O carro pode efetivamente não ter filtro de particulas e daí o ELM nao conseguir ler nada.
                              Oh pá..... Não me confundam mais 😅
                              Na oficina onde atualmente levo o carro garantiram-me que o carro tem FAP. Mostraram-me um fio azul junto ao motor a explicar que era a sonda do FAP.
                              E disseram que o óleo estava cheio de combustível.
                              Ontem para ajudar à festa apareceu a mensagem Direção assistida avariada...........
                              Estou a tentar evitar, mas o carro está a pedir uma guia de marcha.....

                              Comentário


                                #16
                                sendo assim e com diagnóstico em oficina é porque tem fap.

                                Os anos vão passando e chega a uma altura que começam a dar despesa. Quantos km tem o carro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                  sendo assim e com diagnóstico em oficina é porque tem fap.

                                  Os anos vão passando e chega a uma altura que começam a dar despesa. Quantos km tem o carro?
                                  O carro tem 260 mil e nestes 2 últimos anos tem sido um sorvedouro de € : "alternador novo", Tubo turbo roto, Tubo de óleo roto, Tampa das válvulas nova, FAp e agora espero que isto da direção tenha sido apenas da bateria (apesar desta só ter 2,5 anos).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os carros são exactamente como as pessoas: a partir de certa idade ou uso começam a ter vários males, pelo que as visitas ao médico e à farmácia passam a ser mais frequentes e tendencialmente dispendiosas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                                      Oh pá..... Não me confundam mais 😅
                                      Na oficina onde atualmente levo o carro garantiram-me que o carro tem FAP. Mostraram-me um fio azul junto ao motor a explicar que era a sonda do FAP.
                                      E disseram que o óleo estava cheio de combustível.
                                      Ontem para ajudar à festa apareceu a mensagem Direção assistida avariada...........
                                      Estou a tentar evitar, mas o carro está a pedir uma guia de marcha.....

                                      O carro sendo de 2010 tem FAP e ainda para mais tens isso no DUA portanto, isso não há como fugir, houve sim Ford de 2007 de 90Cv que ainda saíram sem FAP ao contrario das de 109cv que já tinham FAP apartir de 2008 já tudo vinha com FAP.

                                      Ao teres combustível no óleo já por si indica que regenerações abortadas.

                                      Agora com esse dongle só faz leitura, é bom, mas as aplicações que tens de usar é o que referi para essa carro outras esquece não funcionam.

                                      Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                                      O carro tem 260 mil e nestes 2 últimos anos tem sido um sorvedouro de € : "alternador novo", Tubo turbo roto, Tubo de óleo roto, Tampa das válvulas nova, FAp e agora espero que isto da direção tenha sido apenas da bateria (apesar desta só ter 2,5 anos).
                                      ​Nada de anormal para um carro com 13 anos e 260km's, nada é eterno a dada altura tens peças que precisam de ser substituídas, o problema é que isso sai caro, como é normal, mas é o que é, se queres um carro para durar tens de lhe ir fazendo manutenção.

                                      .
                                      Editado pela última vez por bigturbo; 23 February 2023, 18:14.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pensando bem, sai mais caro gastar uns milhares valentes num carro mais recente, mas que também precisa de manutenção, perde mais valor e acaba por envelhecer também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim e apesar disto não quero vender o carro, pois tirando estes problemas acho que ainda tem muitos Kms para rolar.
                                          E a questão do FAP não posso considerar avaria, pois apenas mudaram óleos e filtros e mandaram dar umas voltas em AE a rotações mais altas, mas mesmo assim estou curioso em saber como está O FAP. Tirando o alternador têm sido coisas mais pequenas.
                                          Afinal a mensagem da direção avariada parece ter sido uma sobrecarga de tensão da bateria.
                                          A mensagem apareceu no exato momento que engatei o ELM (sei que não se deve fazer isto a conduzir). Acho que não vou usar mais essa coisa.....
                                          Editado pela última vez por ASB; 24 February 2023, 08:24.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um "Vgate iCar Pro" que utilizo com a "app" VAG DPF (só disponivel em Android) para verificar as regenerações no Polo TDI "manco". O carro faz demasiada cidade , assim consigo avaliar quando está a fazer regeneração antes de acender a luz, e assim tento evitar que seja interrompida e percebo quando a mesma termina, não preciso de andar mais kms que os necessárias para esta operação (regenerações activas iniciadas pelo veiculo).
                                            Apesar de ser vocacionado para o grupo VAG, esta pagina tem informação interessante sobre este assunto (em inglês) https://www.hypermiler.co.uk/technic...filter-dpf-faq
                                            Editado pela última vez por tmestre; 25 February 2023, 11:26. Razão: Correção da marca do adaptador

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tmestre Ver Post
                                              Tenho um "Vgate iCar Pro" que utilizo com a "app" VAG DPF (só disponivel em Android) para verificar as regenerações no Polo TDI "manco". O carro faz demasiada cidade , assim consigo avaliar quando está a fazer regeneração antes de acender a luz, e assim tento evitar que seja interrompida e percebo quando a mesma termina, não preciso de andar mais kms que os necessárias para esta operação (regenerações activas iniciadas pelo veiculo).
                                              Apesar de ser vocacionado para o grupo VAG, esta pagina tem informação interessante sobre este assunto (em inglês) https://www.hypermiler.co.uk/technic...filter-dpf-faq
                                              Também uso no polo cá de casa, embora que esse carro felizmente é muito fácil dar pela regeneração.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não tenho a certeza nenhuma de que o tdci 90 desse ano tenha FAP. Nenhuma mesmo.

                                                Os PSA de 90cv só começaram a ter FAP quando foi obrigatório para todos os motores diesel.

                                                Até aí, só as versões de 110.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post


                                                  O carro sendo de 2010 tem FAP e ainda para mais tens isso no DUA portanto, isso não há como fugir, houve sim Ford de 2007 de 90Cv que ainda saíram sem FAP ao contrario das de 109cv que já tinham FAP apartir de 2008 já tudo vinha com FAP.

                                                  Ao teres combustível no óleo já por si indica que regenerações abortadas.

                                                  Onde posso ver se tem FAP no DUA? Pelo valor das emissões?
                                                  Obg

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vê com o Forscan.
                                                    https://forscan.org/home.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Regeneração é uma chatice pegada ainda agora apareceu no meu e para quem conhece fui de Loures ao Strada parei depois voltei a Loures depois mais tarde de Loures ao UBBO parei e depois voltei e não foi suficiente para terminar a regeneração

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                                                        Oh pá..... Não me confundam mais 😅
                                                        Na oficina onde atualmente levo o carro garantiram-me que o carro tem FAP. Mostraram-me um fio azul junto ao motor a explicar que era a sonda do FAP.
                                                        E disseram que o óleo estava cheio de combustível.
                                                        Ontem para ajudar à festa apareceu a mensagem Direção assistida avariada...........
                                                        Estou a tentar evitar, mas o carro está a pedir uma guia de marcha.....
                                                        Tem FAP claro então o meu A4 é de 2008 e já tem FAP

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                                          Regeneração é uma chatice pegada ainda agora apareceu no meu e para quem conhece fui de Loures ao Strada parei depois voltei a Loures depois mais tarde de Loures ao UBBO parei e depois voltei e não foi suficiente para terminar a regeneração
                                                          Com a Skoda era rapido que fazia, ia na IC17 de Benfica ao Sr Roubado e voltava e tava resolvido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post

                                                            Com a Skoda era rapido que fazia, ia na IC17 de Benfica ao Sr Roubado e voltava e tava resolvido.
                                                            Pois neste é para esquecer no minimo tenho de ir de Loures ao UBBO ida e volta sem parar ou IC2 da Expo à Povoa ida e volta

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X