Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Astra x Megane

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Astra x Megane

    Tenho ideia de ter colocado este post há uns anos, ou ter visto um parecido. No entanto, não o consigo localizar pelo decidi abrir este post.

    Como alguns se devem lembrar, em novembro comprei um Suzuki Swift 1.3 ddis. Supostamente seria o meu carro pessoal para os próximos tempos. Talvez por precipitação ou descuido da minha parte, acabei por comprar um modelo de setembro de 2007 (IUC ~150 euros e embraiagem bi-massa) que para mal pior é a versão com 69cv. Fiz-lhe uma pintura geral e uma revisão completa com substituição de óleos, filtros e amortecedores traseiros. Ou seja, investi como se o fosse manter na minha posse por mais uns anos.
    Entretanto por umas reviravoltas na minha vida pessoal e que não interessam nem ao menino jesus, acabei por ficar ali com um momo num espaço da garagem que não está atribuído a nenhum dos moradores mas que já revelou o caráter de alguns dos meus vizinhos pois era lugar do amante de uma, do filho de outro, do cliente de outro... enfim. Ninguém me disse nada nem me riscaram o carro. Nosso senhor fez-me de nascença com ar de poucos amigos e isso tem sido útil algumas vezes... mas estou a divagar. Voltemos ao assunto.
    Eu antes deste Swift estive à procura de uma Megane II ou de uma Astra H. Gosto, aprecio e até me dá jeito o tamanho de uma station pois volta e meia preciso transportar objetos maiores. Gosto da potência dos 106cv da 1.5 dci e dos 110cv da 1.7 cdti, isto não sendo eu um acelera nem ter mais idade para isso. Hoje por acaso falei com o meu mecânico que, entre outras coisas, me alertou para os problemas do Swift, nomeadamente no ABS e na escassez de peças e/ou custo exorbitante das mesmas, incluindo a embraiagem que referi acima. Quando lhe falei do meu interesse pela Astra, praticamente pôs as mãos na cabeça "não se meta nisso a Astra é o pior carro do mundo, nem me traga isso para aqui" isto num tom exageradamente mordaz. Por outro lado aconselhou-me a Megane mesmo apesar dos conhecido problemas dos bronzes e injetores.
    A minha pergunta é: Será que a Astra é assim tamanho poço de problemas? Eu gosto muito da estética do carro, bem mais que da Megane, tanto por fora como por dentro.

    Neste momento estou em vias de despachar o Swift e ainda não sei bem em que modelo investir a seguir. Agradecia feedback de quem teve ou tem uma Astra H ou uma Megane II.

    #2
    Megane ou Astra é praticamente igual em termos de fiabilidade, escolhe aquele de que mais gostares.

    A Megane é mais confortável e espaçosa, a Astra tem uns interiores que fazem menos barulhos parasitas, de resto é quase o mesmo.
    Editado pela última vez por Deutsch; 24 February 2023, 15:38.

    Comentário


      #3
      Já experimentei ambas e sempre achei que a Astra tem uma qualidade de construção superior que se sente ao fechar uma porta por exemplo, uma rigidez que a Megane não tem. Por outro lado, gosto da posição de condução e do volante pequeno mas preciso da Megane.

      Comentário


        #4
        Como é que o barulho da porta diz alguma coisa sobre a rigidez? Então se um carro com pouca rigidez tiver uma porta com um barulho que dá essa percepção tem boa rigidez?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Picard Ver Post
          Já experimentei ambas e sempre achei que a Astra tem uma qualidade de construção superior que se sente ao fechar uma porta por exemplo, uma rigidez que a Megane não tem. Por outro lado, gosto da posição de condução e do volante pequeno mas preciso da Megane.
          Sempre achei esse Astra extremamente sólido, se calhar até de mais. De facto, para quem quiser algo confortável, o Megane é o melhor compromisso, mas se gosta daquela sensação de solidez nos materiais e na estrada, recomendo o Astra.

          Contudo, em carros dessa idade, tudo pode acontecer e pode ser complicado estar a prever níveis de fiabilidade.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post

            Sempre achei esse Astra extremamente sólido, se calhar até de mais. De facto, para quem quiser algo confortável, o Megane é o melhor compromisso, mas se gosta daquela sensação de solidez nos materiais e na estrada, recomendo o Astra.

            Contudo, em carros dessa idade, tudo pode acontecer e pode ser complicado estar a prever níveis de fiabilidade.
            Sem dúvida. Os materiais do interior nada têm a ver com a rigidez geral de um carro. Um exemplo típico são os furgões, usam materiais baratos no interior mas têm de ser super resistentes estruturalmente para aguentar toda a porrada que sofrem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post
              Como é que o barulho da porta diz alguma coisa sobre a rigidez? Então se um carro com pouca rigidez tiver uma porta com um barulho que dá essa percepção tem boa rigidez?
              Penso que sim. nota-se pelo peso da porta, pelos reforços que tem. As portas de um um Fiesta, Clio ou Saxo (desta altura) são diferentes das portas de um Corsa, Audi ou Honda. Pelo menos esta é a percepção que tenho. São umas casquinhas de ovo.
              Nas minhas escolhas acima Astra e Megane eu mais depressa me sentia seguro contra um muro na Alemã...
              A minha dúvida é só e apenas na fiabilidade do motor alemão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Picard Ver Post

                Penso que sim. nota-se pelo peso da porta, pelos reforços que tem. As portas de um um Fiesta, Clio ou Saxo (desta altura) são diferentes das portas de um Corsa, Audi ou Honda. Pelo menos esta é a percepção que tenho. São umas casquinhas de ovo.
                Nas minhas escolhas acima Astra e Megane eu mais depressa me sentia seguro contra um muro na Alemã...
                A minha dúvida é só e apenas na fiabilidade do motor alemão.
                O barulho da porta nada diz sobre a rigidez geral do carro. Tu estás a fazer uma grande confusão. Isso tem apenas a ver com o isolamento da própria porta e é uma questão psicológica ou de percepção.

                Como disse, pensa no exemplo dos furgões, o que é que achas que aguenta mais porrada, uma Fiat Ducato ou uma Audi A6? De certeza que é a Fiat. No entanto o interior da Ducato é do mais barato que há e o barulho da porta parece um galinheiro


                O motor da Astra é a melhor parte do carro porque é Japonês, o problema dos opel é o que não é o motor. O motor normalmente não é mau principalmente se for o motor da Fiat ou da Isuzu.

                Se gostas mais da Astra então compra a Astra.
                Editado pela última vez por Deutsch; 26 February 2023, 14:38.

                Comentário


                  #9


                  Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post

                  O barulho da porta nada diz sobre a rigidez geral do carro. Tu estás a fazer uma grande confusão. Isso tem apenas a ver com o isolamento da própria porta e é uma questão psicológica ou de percepção.

                  .
                  O bater da porta do Megane parece menos sólido, porque o isolamento é apenas assegurado pela quartela, não tem materiais adicionais.

                  Já desmontei a porta do meu e lá dentro está o que é preciso (à data do projeto) para sustentar um embate lateral, não é espaço oco.

                  Quanto a espetar contra um muro, são 2 carros com 5 estrelas EuroNcap numa altura em que a nota dada não dependia de 350 ajudas à condução. De qualquer maneira não experimentava com nenhum dos 2.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post



                    O bater da porta do Megane parece menos sólido, porque o isolamento é apenas assegurado pela quartela, não tem materiais adicionais.

                    Já desmontei a porta do meu e lá dentro está o que é preciso (à data do projeto) para sustentar um embate lateral, não é espaço oco.

                    Quanto a espetar contra um muro, são 2 carros com 5 estrelas EuroNcap numa altura em que a nota dada não dependia de 350 ajudas à condução. De qualquer maneira não experimentava com nenhum dos 2.
                    Foi precisamente isso que eu disse. O barulho da porta é apenas o isolamento da porta, nada diz sobre a rigidez ou o que quer que seja. Isso é um absurso. Eu sei que há youtubers que têm essa mania o que é patético, só criam mitos e aldrabices.

                    Comentário


                      #11
                      Carros com essa idade é sempre uma lotaria. Eu daria preferência a comprar o que encontrasses em melhor estado mecânico. Tive uma Astra H 1.7 de 110cv e, não sendo um carro isento de problemas (acho que nenhum é) vendi-a a bater nos 300 mil kms com apenas 1 registo de avaria (tubo do intercooler roto). Se puderes evitar o filtro de partículas, então melhor. Eu procuraria pelas últimas versões de 101cv já com caixa de 6 e ter atenção aos tubos do sistema de refrigeração. Se for uma versão Cosmo, tem uns bons bancos com bom suporte.

                      Comentário


                        #12
                        Tive uma megane II de 105 cv de 2007 (que curiosamente era da idade desse Suzuki e pagava um IUC caro).

                        Foi uma carrinha que sofreu um pouco ao longo da vida, já vinha de dois donos, eu comprei relativamente barata e desconfiado. Nunca me deixou mal, fez milhares de kms com consumos moderados, sem grande historia do ponto de vista mecânico. Foi dos carros mais fiáveis que tive se olhar ao trato que teve e ao que ela entregou, apesar de reconhecer que tive sorte.

                        Mas eu estou aqui a escrever porque falas nos injectores, isso depende do ano. Eles foram mudando ao longo da carreira longa do 1.5 dci. A minha carrinha foi vendida com 260 kkm com os injectores de origem e sem nada a apontar que pudessem berrar. Os bronzes foi algo que tinha sido mudado uma vez e creio que ficou resolvido.

                        Pontos fortes, é confortável, é relativamente económica, muitas vêm bem equipadas.

                        Pontos fracos: a construção é fraca, interiores a fazer imenso ruído. Volta e meia uma luz acesa no quadrante com algo electrónico a chatear. No meu caso foi tudo sempre relacionado com o conjunto fita-airbag/hastes do volante.

                        O Astra H não tenho tanta experiência, mas parece-me um dos melhores Opel de sempre. Boa estética, boa construção, ainda hoje se vê bastantes com aspecto de carro novo.

                        claro que nesta fase do campeonato são carros com muitos anos em cima e dependerá muito do trato que levaram.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Tive uma megane II de 105 cv de 2007 (que curiosamente era da idade desse Suzuki e pagava um IUC caro).

                          Foi uma carrinha que sofreu um pouco ao longo da vida, já vinha de dois donos, eu comprei relativamente barata e desconfiado. Nunca me deixou mal, fez milhares de kms com consumos moderados, sem grande historia do ponto de vista mecânico. Foi dos carros mais fiáveis que tive se olhar ao trato que teve e ao que ela entregou, apesar de reconhecer que tive sorte.

                          Mas eu estou aqui a escrever porque falas nos injectores, isso depende do ano. Eles foram mudando ao longo da carreira longa do 1.5 dci. A minha carrinha foi vendida com 260 kkm com os injectores de origem e sem nada a apontar que pudessem berrar. Os bronzes foi algo que tinha sido mudado uma vez e creio que ficou resolvido.

                          Pontos fortes, é confortável, é relativamente económica, muitas vêm bem equipadas.

                          Pontos fracos: a construção é fraca, interiores a fazer imenso ruído. Volta e meia uma luz acesa no quadrante com algo electrónico a chatear. No meu caso foi tudo sempre relacionado com o conjunto fita-airbag/hastes do volante.

                          O Astra H não tenho tanta experiência, mas parece-me um dos melhores Opel de sempre. Boa estética, boa construção, ainda hoje se vê bastantes com aspecto de carro novo.

                          claro que nesta fase do campeonato são carros com muitos anos em cima e dependerá muito do trato que levaram.
                          Construção fraca no habitáculo. Não é a construção geral do carro que é fraca, se o carro não fosse bem construído não poderia ser fiável ou seguro. É esta ideia errada qud muitas pessoas têm como o autor do tópico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post



                            O bater da porta do Megane parece menos sólido, porque o isolamento é apenas assegurado pela quartela, não tem materiais adicionais.

                            Já desmontei a porta do meu e lá dentro está o que é preciso (à data do projeto) para sustentar um embate lateral, não é espaço oco.

                            Quanto a espetar contra um muro, são 2 carros com 5 estrelas EuroNcap numa altura em que a nota dada não dependia de 350 ajudas à condução. De qualquer maneira não experimentava com nenhum dos 2.
                            Mas as 5 estrelas Alemãs são superiores às 5 estrelas francesas que são rafeiras

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Carwow Ver Post

                              Construção fraca no habitáculo. Não é a construção geral do carro que é fraca, se o carro não fosse bem construído não poderia ser fiável ou seguro. É esta ideia errada qud muitas pessoas têm como o autor do tópico.
                              Quando se fala em construção nestes contextos automóveis por vezes acaba por ser algo dúbio.

                              É da montagem que falamos?

                              No global é um carro de montagem mediana. Bate certo com o posicionamento deste modelo específico. As diferenças para a concorrência da altura não é grande.

                              Comentário


                                #16
                                A ver se me explico melhor...

                                Sou da Madeira. Isto aqui é só subidas e descidas constantes e tirando a via rápida, é raro apanhar uma reta com mais de 100mt. Há curvas muitas fechadas com subidas ou descidas logo a seguir onde os carros sofrem um bocado a nível de chassis e da própria estrutura. Conheço muitas curvinhas ranhosas dessas em que uma das rodas de trás chega a levantar do chão. Quem mora em sítios assim sabe do que estou a falar. Tenho um amigo que com um Punto descapotável, umas curvas perto de casa, a porta do passageiro chegava a abrir. Parece mentira mas não é.
                                As station sendo mais compridas, ou tendo maior distância entre eixos sofrem mais com esse efeito e neste contexto que acredito que a Astra é superior ao Megane. Mas lá está, vim aqui pedir opiniões mais no sentido da mecânica de ambas no aspeto da fiabilidade do motor. Infelizmente tenho visto exemplo de ambas muito maltradinhas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                  A ver se me explico melhor...

                                  Sou da Madeira. Isto aqui é só subidas e descidas constantes e tirando a via rápida, é raro apanhar uma reta com mais de 100mt. Há curvas muitas fechadas com subidas ou descidas logo a seguir onde os carros sofrem um bocado a nível de chassis e da própria estrutura. Conheço muitas curvinhas ranhosas dessas em que uma das rodas de trás chega a levantar do chão. Quem mora em sítios assim sabe do que estou a falar. Tenho um amigo que com um Punto descapotável, umas curvas perto de casa, a porta do passageiro chegava a abrir. Parece mentira mas não é.
                                  As station sendo mais compridas, ou tendo maior distância entre eixos sofrem mais com esse efeito e neste contexto que acredito que a Astra é superior ao Megane. Mas lá está, vim aqui pedir opiniões mais no sentido da mecânica de ambas no aspeto da fiabilidade do motor. Infelizmente tenho visto exemplo de ambas muito maltradinhas...
                                  Não conheco o astra, mas tenho uma megane 2 à 12 anos, e quanto aos componentes de supensão é não é lá grande coisa, a cada passo precisa de casquilhos nos braços de suspensão, pendurais, etc

                                  A minha ja avariou de tudo um pouco, não recomendo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                    A ver se me explico melhor...

                                    Sou da Madeira. Isto aqui é só subidas e descidas constantes e tirando a via rápida, é raro apanhar uma reta com mais de 100mt. Há curvas muitas fechadas com subidas ou descidas logo a seguir onde os carros sofrem um bocado a nível de chassis e da própria estrutura. Conheço muitas curvinhas ranhosas dessas em que uma das rodas de trás chega a levantar do chão. Quem mora em sítios assim sabe do que estou a falar. Tenho um amigo que com um Punto descapotável, umas curvas perto de casa, a porta do passageiro chegava a abrir. Parece mentira mas não é.
                                    As station sendo mais compridas, ou tendo maior distância entre eixos sofrem mais com esse efeito e neste contexto que acredito que a Astra é superior ao Megane. Mas lá está, vim aqui pedir opiniões mais no sentido da mecânica de ambas no aspeto da fiabilidade do motor. Infelizmente tenho visto exemplo de ambas muito maltradinhas...
                                    Se há coisa que a Renault tem boa fama é de fazer bons chassis e de ter bons resultados a nível de segurança.

                                    Acho que estás a fazer confusão entre ruídos parasitas que advêm dos plásticos do interior e a estrutura geral do carro. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Para peceberes pensa no exemplo dos furgões que são feitos para aguentar todo o tipo de carga e o interior é do mais barato que há.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rtxs Ver Post

                                      Não conheco o astra, mas tenho uma megane 2 à 12 anos, e quanto aos componentes de supensão é não é lá grande coisa, a cada passo precisa de casquilhos nos braços de suspensão, pendurais, etc

                                      A minha ja avariou de tudo um pouco, não recomendo.
                                      Atenção que houve grandes diferenças da Megane 2 phase 1 e a phase 2. A tua é de quando?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post

                                        Quando se fala em construção nestes contextos automóveis por vezes acaba por ser algo dúbio.

                                        É da montagem que falamos?

                                        No global é um carro de montagem mediana. Bate certo com o posicionamento deste modelo específico. As diferenças para a concorrência da altura não é grande.
                                        Os ruídos parasitas de que falas advêm dos materiais mais baratos da Megane no interior. Isso nada tem a ver com a construção geral do carro de que o autor do tópico fala. A construção geral da Megane é muito boa para os padrões da altura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carwow Ver Post

                                          Se há coisa que a Renault tem boa fama é de fazer bons chassis e de ter bons resultados a nível de segurança.

                                          Acho que estás a fazer confusão entre ruídos parasitas que advêm dos plásticos do interior e a estrutura geral do carro. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Para peceberes pensa no exemplo dos furgões que são feitos para aguentar todo o tipo de carga e o interior é do mais barato que há.
                                          Onde é que eu falei em ruídos...?
                                          Agradeço o teu input ao tópico, mas leste o que escrevi?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Picard Ver Post

                                            Onde é que eu falei em ruídos...?
                                            Agradeço o teu input ao tópico, mas leste o que escrevi?
                                            Falaste no bater na porta que no fundo é a mesma coisa, tem a ver com os materiais do habitáculo, nada tem a ver com solidez ou falta dela.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A sério que há pessoas que pensam que a qualidade estrutural de um automóvel é definida com base nos plásticos ou no barulho da porta? E isto num fórum de automóveis onde as pessoas percebem mais de automóveis do que a média da população. Imagine-se o português médio. Esta ideia é fruto do marketing e da lavagem cerebral que a propaganda promove.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Carwow Ver Post

                                                Atenção que houve grandes diferenças da Megane 2 phase 1 e a phase 2. A tua é de quando?
                                                fase 2, enquanto era "nova" não deu grandes chatisses mas com o passar dos anos está sempre a surgir qualquer coisa para reparar.

                                                Neste momento está com avaria na fita do airbag (2ª vez) e o forro do teto a deslocar.
                                                Editado pela última vez por rtxs; 01 March 2023, 09:16.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Carros europeus com 15 anos não há milagres. Queres fiabilidade a sério vai para Kia Ceed.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em relação a este assunto, não tenho como fazer comparação da Astra H com a Megane, contudo posso fazer um breve relato dos cerca de 10 anos em que fui proprietário de uma Astra H Caravan 1.3 CDTI.
                                                    Foram cerca de 200000KM sem grandes sobresaltos.
                                                    Começando pela construção da viatura em si, considero que a mesma apresenta uma boa qualidade geral de interiores para o segmento em que se insere. Reparo apenas para as "persianas" da ventilação central, que são frágeis e se danificaram facilmente com a colocação de um suporte para smartphone.
                                                    O material do tablier e portas pareceu-me bem robusto e isento de ruídos de maior, dada a quilometragem apresentada.
                                                    Os estofos, ainda que não propriamente confortáveis, tinham bom apoio lombar e o tecido não apresenta qualquer furo ou rasgo.
                                                    Teve de ver substituído o fole da caixa de velocidades, que começou a ficar degastado.
                                                    A nivel mecanico, apresentou uma fuga no radiador do intercooler, cuja reparação foi simples e um sensor e o-ring da bomba de água.
                                                    A maior despesa foi com a substituição da embraiagem e bimassa, mas que considero compreensível dado os quilometros.
                                                    Fazia consumos em regime misto na ordem dos 4,7LT/100KM, segundo o CB.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X