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Como resolver esta situação ?

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    Como resolver esta situação ?

    Viva ! Tenho um citroen berlingo ha perto de 4 anos , sempre impecavel , passou sempre na inspecção , só que minha filha levou o carro para coimbra para trabalhar e fez a inspecção lá , foi informada que o numero do chassis estava alterado , e não chegou a terminar a inspecção saindo de ali , para voltar quando estiver resolvido .

    Bem , resulta que eu ainda tinha o contacto da pessoa que me vendeu a carrinha a 4 anos , ele disse ( pessoa do campo trabalhador sem maldade ) que tinha uma carrinha igual mas bateu e foi para a sucata então ele mudou a matricula , e colocou ao lado do original numero do chassis e apagou o outro numero.
    ele deve ter agora uns 85 anos e não me soube responder o que fazer , na sua cabeça esta tudo bem.
    Nas inspeções nunca me disseram nada. Só foi essa em coimbra que implicaram .
    Agora que posso eu fazer ??
    obrigado.

    #2
    Agora tens um problema grande, não sei se vais conseguir resolver isso

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      #3
      Encontrei isto no site do imtt :
      Gravação/regravação Sempre que se verificarem situações em que é desconhecido o número do quadro original, torna-se necessário proceder à atribuição e gravação de um novo número, não podendo esta interferir com a gravação original, a qual deve ser mantida sem alteração. Nos veículos matriculados em que se verifique erro na gravação original, conjuntamente com a execução da nova gravação completa, o fabricante deve proceder à inutilização da totalidade da gravação original através da sobreposição de caracteres «X».​

      É exactamente isso , tem umas X no numero do chassis mas ao lado tem outro numero do chassis.

      Acho que o sr. Nem sabia o que estava a falar.

      Comentário


        #4
        Mas foi o fabricante que fez a nova marcação ? Duvido..

        Os números servem para não andarem a roubar carros e trocarem matrículas

        Comentário


          #5
          Sim , mas tambem tem o autocolante lateral com o numero do chassis

          Comentário


            #6
            Penso que só o imt te pode ajudar, liga para lá e esclarece as tuas duvidas

            depois conta aqui o resultado

            Comentário


              #7
              Isso até poderia ser possivel mas acho que precisarias sempre uma de uma prova de compra desse "chassi"

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                #8
                No site imtt online já tirei uma certidão de matricula e todos os dados coincidem com o documento , também enviei um email a Citroën portugal expondo a situação.
                Editado pela última vez por cadilac; 25 February 2023, 12:57.

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                  #9
                  A situação que você descreve é complicada, mas há algumas coisas que você pode fazer para tentar resolver a questão do número do chassi alterado em seu Citroen Berlingo:
                  1. Entre em contato com o vendedor original: Tente falar novamente com a pessoa que vendeu o carro para você e explique a situação. Pergunte se ele tem alguma documentação ou registro do número original do chassi. É possível que ele possa ajudá-lo a provar que o número do chassi foi alterado indevidamente.
                  2. Consulte um especialista: Procure um especialista em carros ou um mecânico que possa ajudá-lo a verificar se o número do chassi foi realmente alterado. Eles podem avaliar a situação e fornecer orientação sobre as próximas etapas.
                  3. Entre em contato com as autoridades: Entre em contato com as autoridades competentes para relatar a situação e solicitar ajuda. Isso pode incluir o Departamento de Trânsito ou a polícia local. Eles podem ser capazes de ajudá-lo a determinar se o número do chassi foi alterado ilegalmente e como corrigir o problema.
                  4. Contrate um advogado: Se a situação for complicada e você não conseguir resolver o problema sozinho, considere contratar um advogado que possa ajudá-lo a lidar com a situação legalmente. Eles podem ajudá-lo a entender seus direitos e opções e representá-lo se for necessário.
                  Em resumo, a melhor opção é tentar obter informações e documentação adicionais que possam ajudá-lo a provar que o número do chassi foi alterado indevidamente e, em seguida, procurar ajuda de especialistas, autoridades ou advogados, se necessário. Boa sorte!



                  Editado pela última vez por PugGT; 26 February 2023, 18:25.

                  Comentário


                    #10
                    Viva ! Tive a procurar no porta luvas e encontrei o livro de revisões original da Citroën com todos os carimbos e assinado por eles , ( desde nova até 5 anos mais a frente ) onde aparece o numero de chassis e a matricula . Que coincide com a carrinha.

                    Então isto quer disser que a carrinha não teve nenhum furto ou clonagem.

                    E que só podem ser 2 coisas :
                    Ou foi remarcado de fabrica conforme o texto que acima mencionei.
                    Ou em algum momento o primeiro dono escreveu ao lado o numero de chassis ( podia ter enferruchado e não dava para ver )
                    o autocolante na porta lateral está de origem com o numero de chassis.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                      Viva ! Tive a procurar no porta luvas e encontrei o livro de revisões original da Citroën com todos os carimbos e assinado por eles , ( desde nova até 5 anos mais a frente ) onde aparece o numero de chassis e a matricula . Que coincide com a carrinha.

                      Então isto quer disser que a carrinha não teve nenhum furto ou clonagem.

                      E que só podem ser 2 coisas :
                      Ou foi remarcado de fabrica conforme o texto que acima mencionei.
                      Ou em algum momento o primeiro dono escreveu ao lado o numero de chassis ( podia ter enferruchado e não dava para ver )
                      o autocolante na porta lateral está de origem com o numero de chassis.
                      Vai a outro centro de inspeções e faz de conta que não sabes de nada

                      Comentário


                        #12
                        Viva ! Hoje de manhã fui a outro centro de inspecção viram o numero de chassis comentou com outro inspector mas não falaram mais do assunto , a carrinha passou normal.

                        No entanto eu no outro centro de inspeções omde não me quiseram concluir a inspecção queria voltar outra vez ali para o ano , só pelo orgulho , é que fui tratado como se fosse um bandido , no entanto queria levar algum papel do imtt ou da Citroën , só que não sei qual papel devo levar , o pode o imtt disser kga nisso que é normal.
                        Seja como for para o ano volto para o primeiro centro de inspecção onde não me atenderam.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                          Viva ! Tive a procurar no porta luvas e encontrei o livro de revisões original da Citroën com todos os carimbos e assinado por eles , ( desde nova até 5 anos mais a frente ) onde aparece o numero de chassis e a matricula . Que coincide com a carrinha.

                          Então isto quer disser que a carrinha não teve nenhum furto ou clonagem.

                          E que só podem ser 2 coisas :
                          Ou foi remarcado de fabrica conforme o texto que acima mencionei.
                          Ou em algum momento o primeiro dono escreveu ao lado o numero de chassis ( podia ter enferruchado e não dava para ver )
                          o autocolante na porta lateral está de origem com o numero de chassis.
                          Boas.

                          Assim sendo, dá trabalho mas resolve-se. Se tivesse sido a conversa inicial, de matrícula trocada de carro e VIN gravado à socapa, estavas tramado.

                          Tive um problema semelhante num jipe que comprei. Primeira inspeção sem problema; segunda vez que o levei à inspeção, noutro IPO, não fez sequer inspeção pois o VIN do quadro não estava visivel. E de facto não estava; não consegui nunca localizar o VIN e até o levei à marca. Mas sendo um jipe, que até tinha já levado um tratamento anti-corrosão meio manhoso, é bem provável que tenham metido aquilo por cima e siga.

                          Tens de abrir um processo no IMTT para regravação do VIN. Depois serás chamado para uma inspeção especial no IMTT, onde acontece uma de duas coisas: 1) conseguem verificar a documentação do veículo, que bate certo com o VIN do DUA e com a chapa do construtor e em que o número de motor também bate certo; 2) não conseguem confirmar, por exemplo, o número de motor.

                          Se for o 1, em princípio o IMTT algum tempo depois dá-te a certidão para regravação do VIN (em representante oficial do construtor do veículo). Se for 2, como me aconteceu (o IMTT não conseguiu ver o nº do motor), o carro tem de ir à marca para verificação, nomeadamente do número do motor. Na marca verificaram que o número de motor era o correto e correspondia com o VIN do DUA e com a matrícula, mas de facto o VIN do quadro não podia ser encontrado.

                          Com o papel da marca voltas ao IMTT e pedes regravação. Passado uns tempos, o IMTT envia-te a declaração para regravação. Vais à marca regravar, que te passam uma declaração em como foi regravado de acordo com a lei, mais um decalque da regravação e fotos.

                          Voltas ao IMTT com a papelada e entregas. Depois é esperar que chegue o novo DUA que vai indicar "VIN regrav".

                          Quando tens a autorização do IMTT para proceder à regravação já poderás fazer a inspeção. Problema: isto tudo leva vários meses (a mim levou 9 meses até ser parido) e entretanto o carro já não pode circular por falta de inspeção.
                          O que eu fiz foi fazer uma (ou duas) inspecções pelo meio, para chumbar, e ter 30 dias válidos para circular. Ou pagar reboque.

                          A outra solução é ir a outro IPO a ver se passa. Mas aconselho a, ainda assim, tratar da regravação pois podes vir a ter o problema mais cedo ou mais tarde.

                          Desculpem o post longo, mas acho que é relevante ter a informação toda.

                          Comentário


                            #14
                            Fórum sobre automóveis, 2023.
                            Continuam a mandar o homem ao "IMTT". Está certo. Ainda só passaram 10 anos.
                            Editado pela última vez por Montanogrelo; 03 March 2023, 13:12.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Montanogrelo Ver Post
                              Fórum sobre automóveis, 2023.
                              Continuam a mandar o homem ao "IMTT". Está certo. Ainda só passaram 10 anos.
                              Primeiro post para isto? Mais valia teres ficado a dormir.

                              IMT. Mais satisfeito assim?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pmgoliv Ver Post

                                Primeiro post para isto? Mais valia teres ficado a dormir.

                                IMT. Mais satisfeito assim?
                                Estou bem acordado, obrigado.
                                Desculpa se feri os teus sentimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Viva! Algu s pormenores que não ficou claro.

                                  - A carrinha tem o autocolante lateral e original na porta com o numero de chassis correcto.

                                  - Tem gravado na porta do lado direito ( onde costuma estar o numero do chassis normalmente ) tem os numeros remarcado com X e ao lado ( tambem um sitio propio para o efeito ) tem o número do chassis correcto.

                                  - Encontrei no pirta luvas o livro de revisões original com a matricula e o número de chassis ( livro original carimbado )



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