Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 206 Ano 2001 - Vale a pena o gasto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 206 Ano 2001 - Vale a pena o gasto?

    Bom dia pessoal, estou com uma crise existencial e pode ser que alguem já tenha passado por isto.

    Tenho um peugeot 206 de 2001, mas infelizmente está cada vez mais a dar me despesas, cerca de 150 euros por mês só em oficina e o carro bebe bastante, está nos 8.5L por 100k. E agora vou fazer mais umas reparações que me vai custar perto dos 500 euros e não vai ficar tudo feito. Quem passou por isto que tipo de postura tomaram ou que recomendam?

    Tive sempre a mentalidade que algum dia iria acalmar e desde que o motor esteja bom vale a pena, mas face a estas despesas começo a duvidar desta postura.
    Editado pela última vez por MGRosario; 27 May 2023, 12:06.

    #2
    Tens de ver se isso são coisas normais de substituição/desgaste regular e que agora ficas descansada por mais uns anos em relação a isso ou se são coisas mais graves que começam a ser recorrentes e que não ficam resolvidas de forma definitiva ou pelo menos prolongada.

    Por outro lado, a trocar de carro, tens de ver quanto tens para gastar, pois se só tiveres 2000-3000 € para outro carro, esse também será necessariamente "velho" e com elevado risco de continuares na mesma a ter despesas.

    É isto tudo que tens de analisar e pôr nos pratos da balança para chegares a uma conclusão.

    Comentário


      #3
      A decisão de continuar com um veículo mais antigo ou procurar uma alternativa depende de diversos fatores, incluindo o estado geral do carro, o valor sentimental associado a ele e a sua capacidade financeira.

      Aqui estão algumas considerações que podem ajudar na sua decisão:
      1. Custo das reparações: Avalie se o valor que você está gastando mensalmente em reparos e manutenção é viável em relação ao valor de mercado e ao valor que você atribui ao carro. Considere se esses gastos estão se acumulando e se tornando insustentáveis no longo prazo.
      2. Consumo de combustível: Verifique se o alto consumo de combustível está afetando significativamente o seu orçamento. Calcule a economia que você poderia obter com um veículo mais eficiente em termos de consumo de combustível e veja se isso compensaria os custos de trocar de carro.
      3. Valor sentimental: Se você tem um apego emocional ao seu carro atual, isso também pode ser um fator a considerar. Se o valor sentimental supera as despesas e inconvenientes, pode ser uma razão para mantê-lo.
      4. Condição geral do veículo: Avalie o estado geral do seu carro, além das despesas atuais. Considere a possibilidade de problemas adicionais que possam surgir no futuro e o impacto financeiro que isso teria.
      5. Necessidades e preferências: Pense nas suas necessidades de transporte e nas suas preferências pessoais. Considere se um veículo mais recente ou mais econômico atenderia melhor às suas necessidades e se você valoriza recursos adicionais, como maior segurança, conforto ou tecnologia.

      Comentário


        #4
        150€/mês em oficina, mais esta de 500€, mais o que falta fazer, e com consumos dignos dum desportivo, só fica com ele se realmente tiver um grande valor sentimental.

        Ou então algo se passa com a oficina para lhe estar a comer 150€/mês (fora o resto!) e não lhe resolver os problemas...

        Comentário


          #5
          quais são os problemas que o carro tem tido?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            quais são os problemas que o carro tem tido?
            O que falta arranjar, é a embraigem que vou aproveitar e colocar 2 pneus dianteiros + Foles da transmissão que vai ser para a semana que me vai custar quase 500 euros.

            Arranjei o mês passado o tensor + correia que foi 120 euros

            Em novembro gastei 800 euros em varias coisas, desde panela de escape, rolamentos, ventoinha do radiador + 2 pneus traseiros entre outras coisas minimas que foram acomulando.

            E tenho o quadrante avariado parcialmente com o velocimetro estragado e o vidro dianteiro não abre e tenho algures uma fuga de oleo minima que vem de um dos rolamentos da correia de acessorios.

            Não vou incluir pastinhas nem revisões pelas razões obvias, mas sinto que estou a trocar a mobilia da casa por tudo novo e no final vou ficar a morar na rua (Motor morrer).

            Com isto tudo mais um carro que bebe 8.5L, não sei...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
              150€/mês em oficina, mais esta de 500€, mais o que falta fazer, e com consumos dignos dum desportivo, só fica com ele se realmente tiver um grande valor sentimental.

              Ou então algo se passa com a oficina para lhe estar a comer 150€/mês (fora o resto!) e não lhe resolver os problemas...
              A oficina resolve, o problema é que vai me aparecendo problemas novos e só uso o carro para ir trabalhar. Se não confiasse no mecanico dizia que me andava a sabotar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MGRosario Ver Post

                A oficina resolve, o problema é que vai me aparecendo problemas novos e só uso o carro para ir trabalhar. Se não confiasse no mecanico dizia que me andava a sabotar.
                Não pode é confiar no carro.
                Pense lá melhor em adquirir um carro mais económico e em melhores condições.
                Pelos vistos esse além de estar guloso, está problemático.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                  A decisão de continuar com um veículo mais antigo ou procurar uma alternativa depende de diversos fatores, incluindo o estado geral do carro, o valor sentimental associado a ele e a sua capacidade financeira.

                  Aqui estão algumas considerações que podem ajudar na sua decisão:
                  1. Custo das reparações: Avalie se o valor que você está gastando mensalmente em reparos e manutenção é viável em relação ao valor de mercado e ao valor que você atribui ao carro. Considere se esses gastos estão se acumulando e se tornando insustentáveis no longo prazo.
                  2. Consumo de combustível: Verifique se o alto consumo de combustível está afetando significativamente o seu orçamento. Calcule a economia que você poderia obter com um veículo mais eficiente em termos de consumo de combustível e veja se isso compensaria os custos de trocar de carro.
                  3. Valor sentimental: Se você tem um apego emocional ao seu carro atual, isso também pode ser um fator a considerar. Se o valor sentimental supera as despesas e inconvenientes, pode ser uma razão para mantê-lo.
                  4. Condição geral do veículo: Avalie o estado geral do seu carro, além das despesas atuais. Considere a possibilidade de problemas adicionais que possam surgir no futuro e o impacto financeiro que isso teria.
                  5. Necessidades e preferências: Pense nas suas necessidades de transporte e nas suas preferências pessoais. Considere se um veículo mais recente ou mais econômico atenderia melhor às suas necessidades e se você valoriza recursos adicionais, como maior segurança, conforto ou tecnologia.
                  Muda o nick! A terminação já está correcta!

                  Comentário


                    #10
                    500€ por foles e 2 pneus? Devem ser foles de ouro
                    podes descreber o orçamento?

                    Comentário


                      #11
                      No fundo estás a regar uma planta morta. E o mecanico se fosse uma pessoa em condições ja te tinha dito q nao vale a pena investir mais nada nesse carro. Para ele é uma mina de fazer dinheiro isso sim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                        500€ por foles e 2 pneus? Devem ser foles de ouro
                        podes descreber o orçamento?
                        ok vi agora que também é a embraiagem... tudo bem

                        Comentário


                          #13
                          por aqui é igual. o carro de longe a longe faz fumo que deve ser mistura de óleo e gasolina a sair pelo escape, precisa de calços, o conta-kms não funciona e já vinha assim, o fecho centralizado já foi logo após o comprar, mesmo tendo arranjado uma nova chave, precisa de dar uma limpeza aos faróis, o rádio tanto funciona bem como se desliga e volta a ligar, as rotações sobem e ficam a 1500rpm ou mais enquanto não estabiliza passados 30seg de ligar o carro, bebe gasolina como algum pessoal encartado que é apanhado com 2,5gr/lt de álcool, há 1 mesito e meio arranjei o capot que a mola partiu e não o conseguia abrir, líquido da refrigeração tem que ser verificado todas as semanas, pois vai desaparecendo... o mecânico disse que precisa de um motor novo e não estou para gastar 400€ no motor mais mão de obra quando não vale isso. se pudesse, já o tinha mandado enfardar!

                          gastar dinheiro nisto para quê? quado parar vai para abate. é de 2001, precisamente e é só usado para andar por aqui perto. as carrinhas direitas destas valem 1000€, esta se me dessem 600€ era para despachar na hora! custou 900€ há 3 anos e meio e na altura só tinha o problema de não contar os kms, só de muito longe a longe. o problema é mesmo o que disseram, pois com 1500 ou 2000€ HOJE EM DIA compras algo pouco melhor ou que te deixa andar feliz meio ano e depois começa a dar chatices. se falássemos de uns 4000€ seria outra coisa, por exemplo. há que pensar bem se queres continuar a gastar dinheiro nele.

                          mas também já tive um carro em que eu era o segundo dono e só deu chatices e outro que tinha passado por várias mãos e que durou comigo dos 20 aos 25 anos e só deu chatices precisamente enquanto estava à venda. ainda hoje anda aí, sendo ele de 1992.

                          Comentário


                            #14
                            A questão é essa e partilhamos todos realmente mais ou menos a mesma opinião. Infelizmente para ter um carro novo, seria um semi-novo com baixo consumo para minimizar a situação de ser outra dor de cabeça. Mas ai teria de pagar prestação de credito que hoje em dia não está famoso. Neste momento só iria conseguir comprar um carro usado, vou investir estes 500 euros, e começar a mentalidade de que tenho de comprar um carro mais recente e avançar quando este finalmente der uma despesa grande. Com esperança pode ser que acalme nestes proximos meses. Realmente o carro come conosco à mesa. Se não tivessemos um sistema de transporte tão ineficiente em portugal já tinha me desfeito disto.

                            Comentário


                              #15
                              é possivel que venhas a comprar o problema de outra pessoa...
                              mas se comprares um carro com garantia sempre está esse tempo garantido embora a garantia não cubra peças de desgaste como embraiagem, travões etc...

                              ter carro é caro em Portugal, o governo vê ter carro como um luxo, a gasolina custa o triplo dos EUA e outros países, pagamos para aí 1€ em impostos por cada litro de gasolina, mesmo na Europa temos um dos preços mais altos da Europa apesar dos salarios mais baixos...
                              Editado pela última vez por mok; 29 May 2023, 11:26.

                              Comentário


                                #16
                                É preciso saber dizer não.

                                Parte para outra! Está a consumir-te o dinheiro e a paciência. Vende ao desbarato!

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema é que por preço barato vai comprar outro carro a precisar de tudo...
                                  E neste aparentemente já trocou muita coisa.
                                  E a comprar outro barato se calhar levas com isso tudo de novo
                                  Era importante também perceber se o carro está a dar problemas ou se são peças de desgaste, se for peças de desgaste não se pode culpar o carro, todos têm essas despesas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                    O problema é que por preço barato vai comprar outro carro a precisar de tudo...
                                    E neste aparentemente já trocou muita coisa.
                                    E a comprar outro barato se calhar levas com isso tudo de novo
                                    Era importante também perceber se o carro está a dar problemas ou se são peças de desgaste, se for peças de desgaste não se pode culpar o carro, todos têm essas despesas...
                                    É isso mesmo. Infelizmente nestes ultimos 2 anos parece que passou tudo da validade mas no final são peças que têm 2 decadas e que estão a ser trocadas agora. Vou fazer mais este sacrificio de gastar o dinheiro mas com o pensamento que vou ter que comprar outro carro. Pois estou a colocar tudo novo quando sei que o fim do motor deve estar proximo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      o motor deve estar perto do fim porquê? quantos kms tem ao certo? para fazer essa média só pode ser um 1.4. se for um 1.1 ele realmente está muito, muito mau.

                                      o problema é mesmo comprares outro e teres novas peças para mudar a curto/médio prazo. pode ser uma despesa de 200 ou de 700€...

                                      mas uma coisa que o ser humano faz é que realmente dá despesas, muda as peças e depois quer desfazer-se dele, quando ele já está arranjado. não é culpa tua nem de ninguém, mas é mesmo assim na esmagadora maioria dos casos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        o motor deve estar perto do fim porquê? quantos kms tem ao certo? para fazer essa média só pode ser um 1.4. se for um 1.1 ele realmente está muito, muito mau.

                                        o problema é mesmo comprares outro e teres novas peças para mudar a curto/médio prazo. pode ser uma despesa de 200 ou de 700€...

                                        mas uma coisa que o ser humano faz é que realmente dá despesas, muda as peças e depois quer desfazer-se dele, quando ele já está arranjado. não é culpa tua nem de ninguém, mas é mesmo assim na esmagadora maioria dos casos.
                                        É um 1.1 XR. Considero que até sempre foi bem tratado, nunca houve um ano que as trocas de filtros etc... não tivessem sido feitas. Mas tem 22 anos o carro e o consumo a cada ano tem vindo piorando. Tem 200 mil quilometros, e se há algo que está a fazer ele beber tanto não faço ideia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu tive esse motor (código TU1) em dois citroens e é tido como um motor fiável, embora possam sempre dar raia, claro. mas não tem muito por onde avariar. já tive também o motor 1.4 (TU3) e é outro bom motor, embora sejam motores arcaicos e sem grande força comparativamente aos últimos anos para cá, quer em cavlaos, quer em binário. são bons para cidade e têm boa genica até à 3ª mudança, depois disso... vão indo!

                                          no entanto não é por ele ter 200 mil que vai dar o berro. ainda para mais com as manutenções atempadas. mas eu investiria agora na embraiagem e já tens base para poderes vender daqui a uns meses ou 1 ano. sempre levou essa peça e outras que entretanto já lhe meteste. se ele pedir mais um conserto de 300 ou 400€ é despachá-lo mesmo. não há como o manter e a gastares rios de dinheiro nele. o problema são os consumos. podem ser velas, os filtros, que nao devem ser, algo desregulado ou algo mais. só vendo ao vivo é que o mecânico te dirá algo. fala-lhe nos consumos exagerados também. deve ser como a ford feia da minha mulher. mete 10€ e aquilo voa em 2 dias a fazer literalmente meia dúzia de kms por dia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            eu tive esse motor (código TU1) em dois citroens e é tido como um motor fiável, embora possam sempre dar raia, claro. mas não tem muito por onde avariar. já tive também o motor 1.4 (TU3) e é outro bom motor, embora sejam motores arcaicos e sem grande força comparativamente aos últimos anos para cá, quer em cavlaos, quer em binário. são bons para cidade e têm boa genica até à 3ª mudança, depois disso... vão indo!

                                            no entanto não é por ele ter 200 mil que vai dar o berro. ainda para mais com as manutenções atempadas. mas eu investiria agora na embraiagem e já tens base para poderes vender daqui a uns meses ou 1 ano. sempre levou essa peça e outras que entretanto já lhe meteste. se ele pedir mais um conserto de 300 ou 400€ é despachá-lo mesmo. não há como o manter e a gastares rios de dinheiro nele. o problema são os consumos. podem ser velas, os filtros, que nao devem ser, algo desregulado ou algo mais. só vendo ao vivo é que o mecânico te dirá algo. fala-lhe nos consumos exagerados também. deve ser como a ford feia da minha mulher. mete 10€ e aquilo voa em 2 dias a fazer literalmente meia dúzia de kms por dia.
                                            É isso que vou fazer, as velas por acaso têm 2 anos. Não sei o tempo que devem durar em media. Ainda pensei que fosse o filtro de combustivel mas o carro nem leva 😅 Mas sim vou lhe falar sobre isso e até agora tem se mostrado de confiança, nunca senti que me estava a enganar nos orçamentos, inclusive manda-me fotos à medida que vai trabalhando no carro. Mas hoje em dia vê-se de tudo já não digo nada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              o carro gasta óleo?

                                              esses 8.5 litros sao em cidade? em AE?
                                              percursos curtos, longos?

                                              O meu ibiza 1.4 16v gasta mais que isso se fizer percusos curtos (3-4 km) ou conducao cidade.
                                              já em AE entre 115 e 120 gasta cerca de 6

                                              consumos milagrosos só no topico dos consumos do motorguia... toda a gente faz consumos milagrosos (alguns fazem reset após entrar na AE ou o motor estar a quente, claro...)
                                              Editado pela última vez por mok; 29 May 2023, 15:40.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aqui em casa tivemos durante 6 anos, mas apenas 25.000 km, um 206 1.1 XT de 2002 que foi vendido com + 170.000 km e estava ainda muito bom para as curvas. Isto vai muito do tratamento (tipo e forma de uso e manutenção) que os carros vão tendo ao longo dos anos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  o carro gasta óleo?

                                                  esses 8.5 litros sao em cidade? em AE?
                                                  percursos curtos, longos?

                                                  O meu ibiza 1.4 16v gasta mais que isso se fizer percusos curtos (3-4 km) ou conducao cidade.
                                                  já em AE entre 115 e 120 gasta cerca de 6

                                                  consumos milagrosos só no topico dos consumos do motorguia... toda a gente faz consumos milagrosos (alguns fazem reset após entrar na AE ou o motor estar a quente, claro...)
                                                  Ele de oleo mesmo com a pequena fuga que sei que tem algures perto da correia de acessorios não perde quase oleo nenhum, pois por acaso tenho o habito de ir vendo o nível dele periodicamente.

                                                  São em sintra, apanho um pouco de transito mas são percursos de 20km por dia. Só uso para trabalho e ir às compras e pequenas viagens. O classico uso de pequena dimensão.
                                                  Editado pela última vez por MGRosario; 30 May 2023, 08:35.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Aqui em casa tivemos durante 6 anos, mas apenas 25.000 km, um 206 1.1 XT de 2002 que foi vendido com + 170.000 km e estava ainda muito bom para as curvas. Isto vai muito do tratamento (tipo e forma de uso e manutenção) que os carros vão tendo ao longo dos anos...
                                                    Ele foi muito bem tratado, mas esteve parado 2 anos e ainda vivi perto do mar 1 ano também, acredito que tenha tido influencia pois nessa altura troquei também muitas peças. Lá está, não duvido nada que nesta fase tenha trocado muita coisa, inclusive tudo o que está nos eixos das rodas é tudo novo. Tudo o que seja peças que de alguma forma mexem já foram substituidas.
                                                    WhatsApp Image 2023-05-12 at 16.15.39.jpgWhatsApp Image 2023-05-12 at 16.32.44.jpg

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com essa ferrugem, não augura grande saúde

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Com essa ferrugem, não augura grande saúde
                                                        Infelizmente o mecanico que tenho actualmente é o unico que tem "limpo" e deixado o que toca em condições.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X