Bom dia,
venho aqui ver se alguém consegue ter alguma ideia sobre o que se possa estar a passar.
tenho um Seat ibiza 1.4tdi 90cv de 2016 e a semana passada a andar na a2 a cerca de 150km/h acendeu-me uma luz vermelha sobre a Temperatura do líquido de refrigeração no painel com a mensagem "Sobreaquecimento do motor! Parar!", com os famosos bips claro. O sensor da temperatura estava no máximo, 130.
Fiz o pedido e parei o carro na berma. Nem o cheguei a desligar e cerca de 10 segundos depois tudo desapareceu e o sensor indicava já estar de novo nos 90, continuei a viagem diretamente para o mecânico, que ligou o carro à máquina e o mesmo não acusava nenhum erro, tinha o líquido de refrigeração bom, bem como o óleo. Mandou me andar com o carro normalmente.
Andei o resto da semana nos mesmos caminhos, com as mesmas velocidades de sempre e nada. Mas ontem aconteceu-me o mesmo, na a2 a cerca de 140km o mesmo aviso a vermelho, mas nem parei já, desacelarei, encostei me à esquerda e quando as rotações estavam a baixar e já estava nos 80/90km a temperatura voltou aos 90 e o aviso desapareceu.
Lá foi o carro para o mesmo mecânico. Ligou-se de novo à maquina e nada. Líquido bom, oléo bom, não sabia do que era segundo ele, e era melhor ir pedir uma opinião à seat.
Foi a concessionária da Seat em setúbal e disseram-me basicamente que deveria de ser a bomba de água mas o estranho é que em junho 2019, quando o comprei, o stand fez uma revisão grande e escreveu num livro que me mudou a correia de distribuição e a bomba de água também. Pelas contas por alto abrirem-me o carro todo e andarem à procura do que terá causado por duas vezes este alerta no carro custava-me couro e cabelo.
Sinceramente a minha dúvida é, o carro está habituada a percorrer comigo desde 2019 velocidades mais altas e constantes por fazer muitas viagens mais longas, será que pode ser algo menos grave como avaria do termostato ou mesmo da ventoinha, mas se fosse assim não me disparava antes? sou só mesmo em rotações mais altas é que fazia este problema?
Desculpem lá a minha burrice, só queria ver se aconteceu a alguém ou se alguém tinha ideia.
P.s- Ontem depois foi para cvasa pelo mesmo caminho e hoje voltou igual... foi até aos 140 e nada de erro.
venho aqui ver se alguém consegue ter alguma ideia sobre o que se possa estar a passar.
tenho um Seat ibiza 1.4tdi 90cv de 2016 e a semana passada a andar na a2 a cerca de 150km/h acendeu-me uma luz vermelha sobre a Temperatura do líquido de refrigeração no painel com a mensagem "Sobreaquecimento do motor! Parar!", com os famosos bips claro. O sensor da temperatura estava no máximo, 130.
Fiz o pedido e parei o carro na berma. Nem o cheguei a desligar e cerca de 10 segundos depois tudo desapareceu e o sensor indicava já estar de novo nos 90, continuei a viagem diretamente para o mecânico, que ligou o carro à máquina e o mesmo não acusava nenhum erro, tinha o líquido de refrigeração bom, bem como o óleo. Mandou me andar com o carro normalmente.
Andei o resto da semana nos mesmos caminhos, com as mesmas velocidades de sempre e nada. Mas ontem aconteceu-me o mesmo, na a2 a cerca de 140km o mesmo aviso a vermelho, mas nem parei já, desacelarei, encostei me à esquerda e quando as rotações estavam a baixar e já estava nos 80/90km a temperatura voltou aos 90 e o aviso desapareceu.
Lá foi o carro para o mesmo mecânico. Ligou-se de novo à maquina e nada. Líquido bom, oléo bom, não sabia do que era segundo ele, e era melhor ir pedir uma opinião à seat.
Foi a concessionária da Seat em setúbal e disseram-me basicamente que deveria de ser a bomba de água mas o estranho é que em junho 2019, quando o comprei, o stand fez uma revisão grande e escreveu num livro que me mudou a correia de distribuição e a bomba de água também. Pelas contas por alto abrirem-me o carro todo e andarem à procura do que terá causado por duas vezes este alerta no carro custava-me couro e cabelo.
Sinceramente a minha dúvida é, o carro está habituada a percorrer comigo desde 2019 velocidades mais altas e constantes por fazer muitas viagens mais longas, será que pode ser algo menos grave como avaria do termostato ou mesmo da ventoinha, mas se fosse assim não me disparava antes? sou só mesmo em rotações mais altas é que fazia este problema?
Desculpem lá a minha burrice, só queria ver se aconteceu a alguém ou se alguém tinha ideia.
P.s- Ontem depois foi para cvasa pelo mesmo caminho e hoje voltou igual... foi até aos 140 e nada de erro.
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