Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Clio V 1.5DCI 85cv - concelhos de manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Clio V 1.5DCI 85cv - concelhos de manutenção

    Boas, comprei um Renault Clio V 1.5DCI 85cv muito recente 11000 KM para as voltinhas da cidade alguma auto-estrada quando necessário, vai ser +/- 60% cidade e 40% AE.
    Já tive tive muitos carros mas nunca tive carros franceses, portanto contava com a vossa ajuda para quem ja teve ou tem ou esta habituado a mexer na mecanica destes, que me possa dar algumas sugestões que achem importante no que diz respeito a manutenção e cuidados a ter para que este menino possa fazer muitos KMs com o minimo de problemas possivel.

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
    Boas, comprei um Renault Clio V 1.5DCI 85cv muito recente 11000 KM para as voltinhas da cidade alguma auto-estrada quando necessário, vai ser +/- 60% cidade e 40% AE.
    Já tive tive muitos carros mas nunca tive carros franceses, portanto contava com a vossa ajuda para quem ja teve ou tem ou esta habituado a mexer na mecanica destes, que me possa dar algumas sugestões que achem importante no que diz respeito a manutenção e cuidados a ter para que este menino possa fazer muitos KMs com o minimo de problemas possivel.

    Obrigado.
    Óleo correcto e filtro óleo a cada 15000kms
    Filtro ar e gasóleo no máximo a cada 45000kms
    Filtro habitáculo de carvão activo anualmente
    Esvaziar filtro gasóleo anualmente
    Prolongar a garantia se a caixa de velocidades for uma JR5(5velocidades)
    Encontrar uma oficina decente para a manutenção
    Dado que fazes trajectos curtos, limpar admissão conforme a acumulação de carvão

    Boa sorte.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
      Boas, comprei um Renault Clio V 1.5DCI 85cv muito recente 11000 KM para as voltinhas da cidade alguma auto-estrada quando necessário, vai ser +/- 60% cidade e 40% AE.
      Já tive tive muitos carros mas nunca tive carros franceses, portanto contava com a vossa ajuda para quem ja teve ou tem ou esta habituado a mexer na mecanica destes, que me possa dar algumas sugestões que achem importante no que diz respeito a manutenção e cuidados a ter para que este menino possa fazer muitos KMs com o minimo de problemas possivel.

      Obrigado.
      Primeiro usar o óleo recomendado...

      RN17 5W30

      RN 17FE 0W20,sendo este o de preferência.

      Tentar não abortar regenerações,visto que vai fazer mais cidade do que AE pessoalmente passaria a serviço severo mesmo que a RN não recomende e mudario óleo e filtro de óleo a cada 15kkm,e ou,anualmente.

      Velas de incandescência maudar a cada 60/80kkm.

      Já agora se não é indiscreto,e não o querendo ser,quantos km o veículo vai percorrer anualmente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Óleo correcto e filtro óleo a cada 15000kms
        Filtro ar e gasóleo no máximo a cada 45000kms
        Filtro habitáculo de carvão activo anualmente
        Esvaziar filtro gasóleo anualmente
        Prolongar a garantia se a caixa de velocidades for uma JR5(5velocidades)
        Encontrar uma oficina decente para a manutenção
        Dado que fazes trajectos curtos, limpar admissão conforme a acumulação de carvão

        Boa sorte.
        Muito obrigado pelo detalhe da informação.

        Comprei o veiculo na Renault, o veiculo faz 2 anos em março e tem uma caixa de 6 velocidades, tem garantia até 2025 (deve ter extensão de 3 anos). Basicamente é um veiculo daqueles que eles não venderam e ao fim de 1 ano colocaram matricula para carro de serviço.

        Eu acho que o carro nunca fez nenhuma revisão (só tem 11000 Kms), mas o vendedor disse-me que antes de entregar o carro, o mesmo terá que ir lá para a oficina da Renault para verificações, etc... por causa da garantia, ainda perguntei se lhe fazem já a revisão para não ser eu a pagar a próxima que deverá ser em Março do próximo ano, mas ainda não me respondeu...

        existe alguma garantia á parte para caixas? Não sabia disso.

        Obrigado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
          Primeiro usar o óleo recomendado...

          RN17 5W30

          RN 17FE 0W20,sendo este o de preferência.

          Tentar não abortar regenerações,visto que vai fazer mais cidade do que AE pessoalmente passaria a serviço severo mesmo que a RN não recomende e mudario óleo e filtro de óleo a cada 15kkm,e ou,anualmente.

          Velas de incandescência maudar a cada 60/80kkm.

          Já agora se não é indiscreto,e não o querendo ser,quantos km o veículo vai percorrer anualmente.
          Até ter garantia, pelo menos, irá sempre á renault, se eles se portarem bem continuará a ir lá, é assim com todos os meus carros (excepto aqueles carros que tenho de projeto para me entreter aos fins de semana, esses sou eu que os lixo todos), felizmente nunca tive problemas com as marcas nem historias de horror como leio aqui.

          Anualmente conto com 15K a 25K, mas depende de outras coisas, por exemplo em 2019 comprei um VW Tiguan R-LINE 0 KMs e contava fazer os mesmos KMs, já estamos em final de 2020 e o carro tem á data de hoje 9000KMs.... depende quais os carros que eu precisar mais e da minha vida profissional.

          Este vai substituir o meu citadino que tenho para ir as compras, visitar a familia e fazer alguns percursos de AE que tenho que fazer semanalmente, basicamente necessitava de algo que gastasse pouco em cidade, sem grandes luxos mala +/- conforto médio e que andasse 120/140KM em AE sem gastar muito.

          Comentário


            #6
            Parabéns pela compra! Eu diria que é fazer a manutenção programa e mais nada.

            Como é que vão essas médias?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
              Parabéns pela compra! Eu diria que é fazer a manutenção programa e mais nada.

              Como é que vão essas médias?
              Não sei, sou vou levantar o carro no próximo sábado .

              Comentário


                #8
                Mais uma questão, estes motores a gasoleo podem levar dos 2 tipos certo (aditivado e normal)?
                Pergunto isto porque sei que existe motores do grupo PSA que usam eolys com aditivação lá no depósito á parte e que (li num sitio qq ja nao me lembro) que não recomendavam aditivos nem gasoleo aditivado qq do genero, posso estar a fazer confusão... Mas acho que este Clio não tem deposito eolys, confirmam?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                  Mais uma questão, estes motores a gasoleo podem levar dos 2 tipos certo (aditivado e normal)?
                  Pergunto isto porque sei que existe motores do grupo PSA que usam eolys com aditivação lá no depósito á parte e que (li num sitio qq ja nao me lembro) que não recomendavam aditivos nem gasoleo aditivado qq do genero, posso estar a fazer confusão... Mas acho que este Clio não tem deposito eolys, confirmam?
                  Só deve ter adblue.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                    Mais uma questão, estes motores a gasoleo podem levar dos 2 tipos certo (aditivado e normal)?
                    Pergunto isto porque sei que existe motores do grupo PSA que usam eolys com aditivação lá no depósito á parte e que (li num sitio qq ja nao me lembro) que não recomendavam aditivos nem gasoleo aditivado qq do genero, posso estar a fazer confusão... Mas acho que este Clio não tem deposito eolys, confirmam?
                    Só a PSA é que usa aditivos para o FAP,mais a ureia para o sistema SCR.

                    Este como todos os EURO 6 (havendo uma ou outra exceção em muitas poucas marcas que se podem contar pelos dedos de uma mão) ,até à final da norma EURO 6 d só acrescentam a ureia para o catalizador SCR.

                    Comentário


                      #11
                      Se ao perguntares aditivado,ou normal te referires ao combustivel...qualquer gasóleo com a norma EN590...ou seja ambos,a ti e à tua carteira de ver.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                        Muito obrigado pelo detalhe da informação.

                        Comprei o veiculo na Renault, o veiculo faz 2 anos em março e tem uma caixa de 6 velocidades, tem garantia até 2025 (deve ter extensão de 3 anos). Basicamente é um veiculo daqueles que eles não venderam e ao fim de 1 ano colocaram matricula para carro de serviço.

                        Eu acho que o carro nunca fez nenhuma revisão (só tem 11000 Kms), mas o vendedor disse-me que antes de entregar o carro, o mesmo terá que ir lá para a oficina da Renault para verificações, etc... por causa da garantia, ainda perguntei se lhe fazem já a revisão para não ser eu a pagar a próxima que deverá ser em Março do próximo ano, mas ainda não me respondeu...

                        existe alguma garantia á parte para caixas? Não sabia disso.

                        Obrigado.
                        A garantia construtor cobre todos os elementos do veículo,menos componentes de desgaste.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                          Parabéns pela compra! Eu diria que é fazer a manutenção programa e mais nada.

                          Como é que vão essas médias?
                          Olha que já me passaram análises a lubrificantes pelas mãos em que a manutenção programada, recomendada pode ser cortada em 4/6 vezes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                            Até ter garantia, pelo menos, irá sempre á renault, se eles se portarem bem continuará a ir lá, é assim com todos os meus carros (excepto aqueles carros que tenho de projeto para me entreter aos fins de semana, esses sou eu que os lixo todos), felizmente nunca tive problemas com as marcas nem historias de horror como leio aqui.

                            Anualmente conto com 15K a 25K, mas depende de outras coisas, por exemplo em 2019 comprei um VW Tiguan R-LINE 0 KMs e contava fazer os mesmos KMs, já estamos em final de 2020 e o carro tem á data de hoje 9000KMs.... depende quais os carros que eu precisar mais e da minha vida profissional.

                            Este vai substituir o meu citadino que tenho para ir as compras, visitar a familia e fazer alguns percursos de AE que tenho que fazer semanalmente, basicamente necessitava de algo que gastasse pouco em cidade, sem grandes luxos mala +/- conforto médio e que andasse 120/140KM em AE sem gastar muito.
                            15 a 25 kkm anuais já dá para dar conta do recado.

                            O que "mata" os diesel mesmo indo diretamente à acumulação de depósitos carbono são mesmo muitos percursos curtos em que a unidade motora mal aquece.

                            Comentário


                              #15
                              Muito obrigado a todos mais uma vez pelas respostas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                Olha que já me passaram análises a lubrificantes pelas mãos em que a manutenção programada, recomendada pode ser cortada em 4/6 vezes.
                                Deixa-os falar.. [emoji23]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                  Olha que já me passaram análises a lubrificantes pelas mãos em que a manutenção programada, recomendada pode ser cortada em 4/6 vezes.
                                  É pah, mas se malta for a mudar o óleo com mais frequência do que a recomendada e ao preço que ele está na oficinas da marca, a brincadeira fica cara. Eu tenho o bisavô deste motor (85cv de há 15 anos [emoji28]) e sempre fiz 1 mudança anual. Até ao momento,btudo bem...
                                  Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                  Não sei, sou vou levantar o carro no próximo sábado .
                                  Ok, ficamos a aguardar o teu feed-back. Será um dos derradeiros Clios diesel.
                                  Editado pela última vez por Eagle88; 17 December 2021, 09:34.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mera curiosidade, no outro dia tive um destes para revisão de primeiro ano e não encontrei o filtro de gasóleo na concorrência. Lá tive que ir à marca buscar um filtro fabricado pela MAHLE mas ainda sem equivalência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É especial de corrida ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só agora vi este tópico. Também tenho um Clio V 1.5 de 85cv.

                                        Matriculado em Outubro de 2019, comprei-o na marca, de serviço, em Maio de 2020, com 3500 km.
                                        Já estou com 47.000 km. Faço cerca de 40k por ano. Um pouco menos em 2020 devido à pandemia.
                                        Fiz sempre revisões na marca.
                                        Até agora tem sido impecável. Excelente comportamento em estrada, confortável, cheio de genica e com equipamento bom (gosto muito do easy-link).
                                        Consumo pelo CB entre 3,8-4,3 l/100 km. Um pouco mais se calculado manualmente. Não faço quase cidade (30% AE+70%EN). Ainda ontem, num percurso de 60 km, fiz 23 km sem carregar no acelarador (info do CB).
                                        Hoje pediu-me o Adblue pela 3ª vez desde que o tenho.

                                        Até agora, estou muito contente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fui buscar hoje o meu, o veiculo é porreirinho,
                                          Pontos positivos:
                                          - Consumos baixos, os mesmos que o fhff disse
                                          - Confortavel
                                          - Potencia kb (estava com medo que fosse pouca)
                                          - Curva bem
                                          - Trava bem.
                                          - Pedais leves, muito bom para cidade.
                                          - Sistema de infotainment é intuitivo e rápido.

                                          Negativo:
                                          - Tem um barulho no pilar A do lado do condutor (deve ser alguma mola ou outra coisa qq, faz grgri nos paralelos), resolução é levantar o som do rádio , quando for á renault eles que vejam.
                                          - A embraiagem é leve mas parece seca, sinto ali um ligeiro roçar quando pressiono o pedal, mas nao é sempre qualquer parece falta de lubrificação.
                                          - Sistema de auxílio ao arranque em subida é mau para o meu tipo de condução porque tem que se acelerar muito, tenho que descobrir se dá para desligar isto.

                                          E "prontos" é isto, é um carrito porreiro, era +/- o que estava á espera, agora o tempo dirá se vou gostar para 6 meses ou 6 anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                            Fui buscar hoje o meu, o veiculo é porreirinho,

                                            - Sistema de auxílio ao arranque em subida é mau para o meu tipo de condução porque tem que se acelerar muito, tenho que descobrir se dá para desligar isto.

                                            E "prontos" é isto, é um carrito porreiro, era +/- o que estava á espera, agora o tempo dirá se vou gostar para 6 meses ou 6 anos.
                                            Também não gosto. É bom para quem não sabe fazer ponto de embraiagem. A mim só me atrasa o arranque, o que é chato em alguns cruzamentos mais movimentados. Depois habituamo-nos. Para contornar acho que carrego na embraiagem 2 vezes. Penso que resulta

                                            Comentário


                                              #23
                                              A quem interresse algum historico deste motor e diferenças mecanicas entre gerações.
                                              Renault 1.5 DCI MOTOR K9K, Nissan k9k 1.5 dci
                                              Renault K9K 1.5 dci em Mercedes
                                              Avarias Renault K9K, Nissan k9k, Dacia k9k 1.5 dci
                                              Editado pela última vez por 24HD; 20 December 2021, 22:13.

                                              Comentário


                                                #24
                                                1 semana e 1º problema, limpa parabrisas tem vontade propria e de vez em quando para a meio, depois passado um pouco torna a funciar...
                                                É obviamente um problema electrico, não sei se será na manete de controlo dentro do carro (talvez mau contato) se será cabos, motor, etc...
                                                Alguém já teve este roblema, parece ser comum nos clios?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  nunca ouvi falar de tal problema nos clios. Esse comportamento acontece em todas as posições de funcionamento?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                    nunca ouvi falar de tal problema nos clios. Esse comportamento acontece em todas as posições de funcionamento?
                                                    Não sei se é em todas mas em 2 diferentes aconteceu, na rapida unica (para cima), e na lenta 1º velocidade.
                                                    O problema é este:
                                                    https://clio197.net/threads/wiper-ra...id-wipe.59679/

                                                    Tenho que validar tambem o escoamento não va estar entupido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estava aqui a ler o manual e a posição de serviço (para substituicao das escovas) e sao 2 toques para cima, será que o gajo fica confuso? Eheheh.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                                        1 semana e 1º problema, limpa parabrisas tem vontade propria e de vez em quando para a meio, depois passado um pouco torna a funciar...
                                                        É obviamente um problema electrico, não sei se será na manete de controlo dentro do carro (talvez mau contato) se será cabos, motor, etc...
                                                        Alguém já teve este roblema, parece ser comum nos clios?
                                                        Também me passei com isso no início. Vê as instruções. Se puxares a manete para cima 2 vezes (acho) ele assume que queres substituir as escovas e pára a meio. É a posição para substituir as escovas. Andei às voltas com isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                                          Também me passei com isso no início. Vê as instruções. Se puxares a manete para cima 2 vezes (acho) ele assume que queres substituir as escovas e pára a meio. É a posição para substituir as escovas. Andei às voltas com isso.
                                                          Ya, as vezes para a meio outras vezes para certinho em cima, mas depois se deres um toque para cima o gajo deveria voltar a posicao normal, e no meu caso o gajo fica la alguns minutos e nao desce nem a lei da bala, como é no teu tambem demora tempo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                                            Ya, as vezes para a meio outras vezes para certinho em cima, mas depois se deres um toque para cima o gajo deveria voltar a posicao normal, e no meu caso o gajo fica la alguns minutos e nao desce nem a lei da bala, como é no teu tambem demora tempo?
                                                            Sim, demora. Passei a ter cuidado em não subir a manete para além do "zero". Com o hábito deixa de acontecer. No início, umas vezes, fiquei pior que estragado porque estava no trânsito com chuva, não via nada, e os limpa parados a meio. Depois fui ver com atenção as instruções e reparei na tal posição de serviço. Hoje é um não-problema. Boa sorte com o carro. Acho um belo carro e uma excelente relação qualidade/preço.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X