Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colunas de Som - Opel Astra H

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Colunas de Som - Opel Astra H

    as colunas do meu Astra H já estão meio maradas, com som muito distorcido

    a minha pergunta é se algum de vós já substituiu essas colunas

    se é tarefa fácil ou não

    se posso eu fazer isso ou entregar numa oficina especializada

    o que vocês aconselham ?

    #2
    procura tutorial no youtube para esse carro e logo vês se está ao teu alcance ou não

    Comentário


      #3
      Forras fora e rebites novos.

      Comentário


        #4
        É fácil. Saudades do som da minha Astra. Muito longe da qualidade do meu Megane com 11 anos de diferença.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Picard Ver Post
          É fácil. Saudades do som da minha Astra. Muito longe da qualidade do meu Megane com 11 anos de diferença.
          vou tentar ver alguns vídeos

          se for tão fácil como mudar o fole das mudanças ..... ui

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
            vou tentar ver alguns vídeos

            se for tão fácil como mudar o fole das mudanças ..... ui

            A porta é mais fácil, arranja molas/rebites e Cola&Veda, ou outra cola resistente...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
              A porta é mais fácil, arranja molas/rebites e Cola&Veda, ou outra cola resistente...
              Cola e veda não. No dia em que for preciso fazer novo trabalho na porta é uma m**** para descolar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                A porta é mais fácil, arranja molas/rebites e Cola&Veda, ou outra cola resistente...

                Não é preciso nada disso. Péssimo conselho.

                Comentário


                  #9
                  Olhem que não, ollhem que não... O cola e veda sai por inteiro, é só preciso puxar por uma ponta

                  Ainda há pouco tempo necessitei de colar 1 painel da quartela, depois tive que o abrir novamente e foi um trabalho limpinho!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                    as colunas do meu Astra H já estão meio maradas, com som muito distorcido

                    a minha pergunta é se algum de vós já substituiu essas colunas

                    se é tarefa fácil ou não

                    se posso eu fazer isso ou entregar numa oficina especializada

                    o que vocês aconselham ?
                    Eu testo sempre num carro de um voluntário, se não der certo, não faço no meu, tu devias fazer o mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                      as colunas do meu Astra H já estão meio maradas, com som muito distorcido

                      a minha pergunta é se algum de vós já substituiu essas colunas

                      se é tarefa fácil ou não

                      se posso eu fazer isso ou entregar numa oficina especializada

                      o que vocês aconselham ?
                      Já. Comprar adaptadores específicos, mastic para fazer vedação, tirar umas, meter outras.

                      À frente leva colunas de 16.5 (idealmente deves meter de 2 vias separadas porque tem tweeters também), atrás os adaptadores que vês aí à venda só permitem de 10 polegadas (embora consigas meter 13 com alguma bricolage)

                      Comentário


                        #12
                        .. aproveita e lubrifica as calhas com spray de silicone.......

                        Comentário


                          #13
                          bom,

                          comprei umas colunas da Nourauto, 21 euros, 210 W

                          segui o tutorial em baixo, correu tudo bem, instalei tudo bem, e funcionavam, dava até bom som...


                          mas de repente deixaram de funcionar


                          que azar, se calhar tenho algum problema elétrico mais grave, o carro também já tem idade, é de 2006

                          pode ser dos fusíveis, vou tentar substituí-los

                          https://www.youtube.com/watch?v=qfJd...hannel=R4hmans
                          Editado pela última vez por Altar; 15 April 2022, 10:46.

                          Comentário


                            #14
                            Se a distorção era nas duas colunas, muito provavelmente não será das colunas.
                            É muito azar serem as duas ao mesmo tempo.
                            Pode ser da saída do rádio ou algum mau contacto.
                            É experimentar as colunas velhas noutro aparelho para ver se fazem ou não o mesmo
                            .
                            Quanto aos 210 W das colunas novas, se o radio tem uma potencia de saída de por ex. 50 Wats musicais por canal (embora o mais importante é a potencia nominal), meter umas colunas de 200 W não vão ser excitadas o suficiente para ter boa qualidade de som. Vão distorcer por falta de potencia de sinal.


                            Terá melhor rendimento e qualidade sonora, umas colunas de qualidade com a mesma potencia ou um pouco mais da saída do sistema de som em questão.
                            É por isso que carros com qualidade sonora boa, as colunas OEM a potencia das mesmas é semelhante há potencia do sistema de som.

                            Sei isso por experiência própria. Tive que gastar dinheiro 2x em colunas para ter o som com a qualidade que tinha antes.
                            E normalmente essas colunas OEM não costumam ser baratas em relação há sua (baixa) potencia.

                            Claro se falarmos em segmentos altos ou de luxo, essas colunas serão mais potentes, com som límpido e sem distorção, mas o seu sistema de som terá mais potencia de saída e não é anormal virem com amplificação em separado.
                            Fica aqui uma pequena introdução relativamente a som...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                              Se a distorção era nas duas colunas, muito provavelmente não será das colunas.
                              É muito azar serem as duas ao mesmo tempo.
                              Pode ser da saída do rádio ou algum mau contacto.
                              É experimentar as colunas velhas noutro aparelho para ver se fazem ou não o mesmo
                              .
                              Quanto aos 210 W das colunas novas, se o radio tem uma potencia de saída de por ex. 50 Wats musicais por canal (embora o mais importante é a potencia nominal), meter umas colunas de 200 W não vão ser excitadas o suficiente para ter boa qualidade de som. Vão distorcer por falta de potencia de sinal.


                              Terá melhor rendimento e qualidade sonora, umas colunas de qualidade com a mesma potencia ou um pouco mais da saída do sistema de som em questão.
                              É por isso que carros com qualidade sonora boa, as colunas OEM a potencia das mesmas é semelhante há potencia do sistema de som.

                              Sei isso por experiência própria. Tive que gastar dinheiro 2x em colunas para ter o som com a qualidade que tinha antes.
                              E normalmente essas colunas OEM não costumam ser baratas em relação há sua (baixa) potencia.

                              Claro se falarmos em segmentos altos ou de luxo, essas colunas serão mais potentes, com som límpido e sem distorção, mas o seu sistema de som terá mais potencia de saída e não é anormal virem com amplificação em separado.
                              Fica aqui uma pequena introdução relativamente a som...

                              não sei qual a saída de potência do rádio do Astra H

                              mas se for de 50 W as colunas de 210W devem aguentar, ou estou a pensar errado ?

                              depois de montado funcionavam, o que significa que montei bem os cabos, mas depois calaram-se de vez

                              eu de electrónica não percebo puto, lembrei-me dos fusíveis

                              Comentário


                                #16
                                Aguentar aguentam. Não queimam. Pelo contrário. Deve ser estas Norauto HP 65s ...
                                Mas pelo tamanho do iman (pequeno para 210 w)...é duvidoso. Mas pelo também o preço...

                                São duas vias...não sei se isso terá alguma influencia na ligação original...
                                Experimenta ligar as antigas a ver se toca mesmo que com ruído...
                                Não sou técnico de som. Limitei-me a dizer o que o técnico de som me explicou quando comprei o segundo par numa loja da especialidade.
                                Se com as antigas também já não der nada, é sinal de algo errado não está bem.
                                Uma rápida visita a um eletricista será mais prudente.
                                Mesmo que um fusível tenha queimado, não é de todo normal. Fusiveis quando queimam é porque algo está mal para ele queimar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post

                                  São duas vias...não sei se isso terá alguma influencia na ligação original...
                                  obrigado pela tua opinião

                                  o sistema original consistia em duas colunas grandes e 2 pequenas, à altura dos retrovisores

                                  mantive essas 2 pequenas e troquei as grandes

                                  é isso o que se considera 2 vias e 4 vias ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não.
                                    Então o som original do teu carro poderá ser 2x colunas simples grandes para graves/medios e as de cima dos agudos. São portanto de uma via cada. O tipo de ligação de fabrica será outro assunto, dependendo de quantas saídas tem o radio.
                                    Quando são de 2 vias numa só coluna, quer dizer que a mesma tem a membrana grande para os graves e em cima da mesma tem outra membrana mais pequena para os agudos. Entre elas umas resistências (crossover) para dividir as frequençias (graves-agudos). São 2 fios para ligar há coluna principal, mas que vai ligar 2 colunas na mesma.

                                    Também as há de 3 vias em que uma coluna tem graves- médios e agudos.
                                    Para ter um bom som, cada coluna deve ser independente. Graves, uma coluna de médios, e outra de agudos, e um crossover que serve para dividir as diferentes frequências, pois cada uma tem uma frequência própria de sinal,
                                    para ter os graves fortes e nítidos, os medios como a voz etc e os agudos límpidos e sem distorção (como os tachos da bateria por ex).
                                    Isto só falando das colunas e sua ligação. A qualidade do aparelho de áudio é de grande importançia obviamente.

                                    Atenção que embora alguns carros vem um fio com terminal mais grosso (+) e outro mais fino (-), modelos há em que os dois fios tem terminais da mesma grossura de encaixe. Convém medir com multímetro para ligar a polaridade certa.
                                    Pior para quem não sabe, é quando tem de origem uma ficha de encaixe, em que se a coluna não for OEM, terá de se cortar e ligar os terminais com a polaridade correta.

                                    Funcionam trocados, só que a qualidade não será a mesma dando a sensação de som "rafanho". Existe positivo e negativo, portanto é por alguma razão...
                                    É um assunto complexo demais para estar aqui a explicar tudo.

                                    Por isso geralmente se o carro estiver o som todo de origem, dificilmente terá melhor som com colunas de grande potencia, pois as OEM foram estudadas para tirar o melhor partido do radio instalado.
                                    Só se for trocar as colunas por outras de igual potencia e impedância mas de qualidade topo,caso o carro não tenha uma qualidade razoável de fabrica. Coisa difícil de encontrar nas grandes superfícies.

                                    Mas colunas de boa qualidade e potencias fortes 200w ou mais, mas com instalação de um amplificador externo, outra vez consoante as colunas em questão px. 2 colunas 200w + 2 twiters de 100w, é somar e comprar um amplificador de 500 w. Aí sim, a qualidade das colunas será de outro nível. Tanto de potencia sonora como de qualidade,pois serão excitadas com potencia equilibrada.

                                    Já vai longo. Ficam umas imagens de tipo de altifalante e um link mais detalhado...

                                    colunas 3 vias copiar.jpg 3 vias numa só coluna...

                                    jbl-multisystem-2-vias-62v2a-par-49353841-28085151.jpg colunas de 2 vias separadas (provavelmente semelhante ao teu carro original)

                                    https://www.youtube.com/watch?v=lXFLzXhZZHY

                                    Comentário


                                      #19
                                      fui à norauto e não é que eles não têm electricista ?

                                      grande falha

                                      seja como for, depois fui a outra oficina aqui perto que tem electricista

                                      não queres saber que o rádio depois funcionou durante o caminho ? mas o meu filho aumentou o som e prontos...falharam outra vez, está esquisito

                                      deram um orçamento de 260 euros

                                      trocar o rádio por um normal usando um adaptador da gaveta ( aquele original do Astra H é quadrado )

                                      mais mão de obra e outras peças

                                      eu se calhar podia fazer isso

                                      Comentário


                                        #20
                                        260 euros é um bocado puxado - digo eu que nunca paguei por alterações deste género. O máximo que paguei foram 5 contos (25 euros) para montar um Pioneer num chaço, ali por volta de 1998. Colunas montei eu, tirar umas e pôr outras.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Altar compra um de origem usado. Se meteres um rádio normal vais ter de arranjar um adaptador para os comandos do volante e para o ecrã superior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já disse em cima. Na B-parts 70 euros, num sucateiro aí perto se calhar menos. Mesmo assim ainda acho que pode ser um mau contacto do fusível ou outra coisa simples como colunas não indicadas,polaridade da ligação ou mesmo as colunas embora novas com algum defeito. Pelo preço que custaram... Já vi de tudo um pouco.
                                            Pergunta o parecer a outro eletricista.
                                            Mas eu preferia em ultimo recurso,comprar um usado igual ao original. Mas primeiro testava esse com colunas antigas ao máximo, mesmo que distorcido, tirava as duvidas em relação ao radio.
                                            Fica muito mais barato e como já aqui disseram, mantém toda a informação no ecran principal entre outras coisas...
                                            Editado pela última vez por ToniGT; 19 April 2022, 15:17.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só por curiosidade alguém sabe se existe maneira de saber as características técnicas, tais como a potência, RMS, impedância, sensibilidade e alcance de frequência das colunas originais do carro?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há vários modelos.
                                                CD30, CD50, etc
                                                Para o CD30 dados fornecidos pela marca no Reino Unido:

                                                "Potência RMS para a saída do CD30 MP3 é de 4 x 14W (Potencia RMS ou nominal. O valor mais importante. Não a potencia musical)


                                                As taxas de bits suportadas funcionam entre 8kHz e 320kHz inc e também suporta VBR. "


                                                Convém que os altifalantes cumpram o mais possível a potencia em RMS de saída do sistema de som em causa. Neste caso do CD30, entre os 14 e os 20 Wats RMS...no máximo, para obter o melhor rendimento possível.
                                                Editado pela última vez por ToniGT; 20 April 2022, 19:52.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Arrependo-me de não ter comprado o carro com o CDC40 Opera...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                                    Não.
                                                    Então o som original do teu carro poderá ser 2x colunas simples grandes para graves/medios e as de cima dos agudos. São portanto de uma via cada. O tipo de ligação de fabrica será outro assunto, dependendo de quantas saídas tem o radio.
                                                    Quando são de 2 vias numa só coluna, quer dizer que a mesma tem a membrana grande para os graves e em cima da mesma tem outra membrana mais pequena para os agudos. Entre elas umas resistências (crossover) para dividir as frequençias (graves-agudos). São 2 fios para ligar há coluna principal, mas que vai ligar 2 colunas na mesma.

                                                    Também as há de 3 vias em que uma coluna tem graves- médios e agudos.
                                                    Para ter um bom som, cada coluna deve ser independente. Graves, uma coluna de médios, e outra de agudos, e um crossover que serve para dividir as diferentes frequências, pois cada uma tem uma frequência própria de sinal,
                                                    para ter os graves fortes e nítidos, os medios como a voz etc e os agudos límpidos e sem distorção (como os tachos da bateria por ex).
                                                    Isto só falando das colunas e sua ligação. A qualidade do aparelho de áudio é de grande importançia obviamente.

                                                    Atenção que embora alguns carros vem um fio com terminal mais grosso (+) e outro mais fino (-), modelos há em que os dois fios tem terminais da mesma grossura de encaixe. Convém medir com multímetro para ligar a polaridade certa.
                                                    Pior para quem não sabe, é quando tem de origem uma ficha de encaixe, em que se a coluna não for OEM, terá de se cortar e ligar os terminais com a polaridade correta.

                                                    Funcionam trocados, só que a qualidade não será a mesma dando a sensação de som "rafanho". Existe positivo e negativo, portanto é por alguma razão...
                                                    É um assunto complexo demais para estar aqui a explicar tudo.

                                                    Por isso geralmente se o carro estiver o som todo de origem, dificilmente terá melhor som com colunas de grande potencia, pois as OEM foram estudadas para tirar o melhor partido do radio instalado.
                                                    Só se for trocar as colunas por outras de igual potencia e impedância mas de qualidade topo,caso o carro não tenha uma qualidade razoável de fabrica. Coisa difícil de encontrar nas grandes superfícies.

                                                    Mas colunas de boa qualidade e potencias fortes 200w ou mais, mas com instalação de um amplificador externo, outra vez consoante as colunas em questão px. 2 colunas 200w + 2 twiters de 100w, é somar e comprar um amplificador de 500 w. Aí sim, a qualidade das colunas será de outro nível. Tanto de potencia sonora como de qualidade,pois serão excitadas com potencia equilibrada.

                                                    Já vai longo. Ficam umas imagens de tipo de altifalante e um link mais detalhado...

                                                    [ATTACH]155261[/ATTACH] 3 vias numa só coluna...

                                                    [ATTACH]155262[/ATTACH] colunas de 2 vias separadas (provavelmente semelhante ao teu carro original)

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=lXFLzXhZZHY

                                                    onde se compram essas colunas pequenas ??? acho que é para os agudos, segundo a explicação

                                                    algo que sirva para o Astra, existem essas colunas pequenas ao nível dos retrovisores

                                                    a Norauto tem ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Duvido.
                                                      Talvez a Amazon.
                                                      É ver o diâmetro. Tentar ver qual a potencia e pesquisar na net.
                                                      De qualquer forma ligar para a Opel e perguntar os preços não custa nada, e já agora pergunte qual a potencia em wats das mesmas. A diferença pode não ser por aí além...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                        as colunas do meu Astra H já estão meio maradas, com som muito distorcido

                                                        a minha pergunta é se algum de vós já substituiu essas colunas

                                                        se é tarefa fácil ou não

                                                        se posso eu fazer isso ou entregar numa oficina especializada

                                                        o que vocês aconselham ?
                                                        Os Astras H de 5 portas têm um Cancro com os cabos das portas de trás, partem-se todos. Procura no google. Em alguns casos, algumas funções não funcionam, noutros funcionam mal e o som é um dos casos, pode passar som, mas se tiver os cabos muito partidos vai fazer muito ruido. Por exemplo numa das portas e trás da minha Astra não dá som e o vidro só abre nos comandos do condutor, na outra porta o som está todo marado e a porta não tranca. As colunas da frente bombam som que não acaba
                                                        hqdefault.jpg
                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Como geralmente há tópicos onde se fazem as perguntas mas depois raramente se vem dizer como solucionou, venho deixar um comentário aqui onde não faço perguntas ;) mas apresento a solução que me serviu, sempre agradecendo muitas das respostas acima, que algumas delas contém informação bastante útil, mas não me pareceu ver nenhum caso concreto.

                                                          Então, numa coisa à partida simples, acontece obviamente que para montagem conforme origem, cada carro tem as suas dimensões e se, por ex., o diâmetro até pode ser... tal, já a profundidade ou a presença de uma 2ª via incorporada junto ao próprio cone do altifalante e/ou até mesmo a furação de fixação (apenas 3 pontos de fixação no GTC H) podem significar alguma incompatibilidade.

                                                          Eu procurei uma casa especializada - uma loja física mesmo. Levei as colunas velhas e rotas, umas tais Faital/FBL de origem.
                                                          Mas mesmo através do modelo e ano da viatura e eles tem manuais de referência cruzada e podem recomendar de imediato umas colunas compatíveis e respetivos adaptadores e cablagens. Foi o que felizmente aconteceu neste caso.

                                                          Substituí num GTC H com 2 pares destas:
                                                          → Colunas Auto Pioneer TS-G1720F
                                                          Comprei 2 conjuntos + 1 de adaptadores​ + 4 adaptadores de conetores idênticos aos originais, só para não estar a emendar.

                                                          Esta referência no GTC H serve para frente e trás, podendo-se recorrer, na montagem à frente, aos tais adaptadores/espaçadores, vendidos à parte.
                                                          Mas parece-me que será possível instalar mesmo sem estes.

                                                          O som de origem → o problema com os altifaltantes de origem é que são de qualidade mínima de som, para começar.
                                                          Para além disso, o material em si falha por degradação do polímero de que se compõe aquela... "espuma" flexível (o amortecedor) na extremidade dos cones.
                                                          É aí que o som fica "roufenho", "fanhoso" ;)
                                                          Nada a fazer e nem pensar em comprar usados. → aliás, olá B-parts 70 eur por uma coluna velha???!!! Go grupo Stellantis reciclagem !! Mais margem do que nos carros novos certamente!
                                                          Mas de volta ao material... os próprios cones sendo de papel se apanham um Ajaxzito ao limpar ou numa lavagem de interiores... podem degradar-se.
                                                          Estas Pioneer possuem um cone totalmente plástico.

                                                          Finalmente, quantos aos tweeters - ou como o Altar chamou acima "colunas pequenas" podem ser adquiridos facilmente... mais uma vez, em qualquer boa casa especializada em som auto... pelas voltas que dei, as cadeias fast food e os supermercados e afins e mesmo o online, para isto, só servem para perder tempo e dinheiro.
                                                          Mas concluindo... os tweeters pela sua reduzida dimensão e por só lidarem com as frequências altas não costumam dar problemas - raramente avariam a não ser que sejam abusados com volume... ou música xunga ;)

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X