Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Mazda 3 1.6 HDI 109cv - Safe Mode

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FAP Mazda 3 1.6 HDI 109cv - Safe Mode

    Boas Malta!
    Já sei que é um tópico batido aqui no fórum, mas é o seguinte:
    O carro entrou me em safe e mandou me o erro de bloqueio do filtro de partículas, acendeu a luz no quadrante também.

    Anteontem levei-o ao IPO, passou com 0 anotações, o inspetor nem se preocupou em ver se o fecho central, vidros, luz se nevoeiro... Etc, funcionava. Tinha a direção um bocadinho desalinhada, passou com 0 anotações.

    A questão é: devo saca-lo fora (não desmiolar) e ficar com ele para se precisar de o montar numa futura inspeção? É que o carro perde imenso rendimento a regenerar + gasta bem mais... Até o meu mecânico diz para o sacar fora
    Ou, mando-o limpar?

    Grande abraço.

    #2
    Pede 2 ou 3 diagnósticos/orçamentos em oficinas decentes.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Pede 2 ou 3 diagnósticos/orçamentos em oficinas decentes.

      Entendido. Tens alguma em mente para a zona do porto?

      Comentário


        #4
        Não sou daí, mas por exemplo uma Bosch Car Service será sempre boa opção, e estão um pouco por todo o lado.

        Ou se pesquisares no Google, no Porto, até deve haver oficinas especializadas em FAP que te poderão aconselhar melhor.
        Editado pela última vez por LinoMarques; 23 July 2022, 14:22.

        Comentário


          #5
          Retirar a FAP sem programar, vai dar erro.
          Retirar a FAP polui muito mais.

          Limpar a FAP e ter garantia do serviço é uma opção.

          Uma FAP nova para Peugeot já anda abaixo dos 300€ mais montagem..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Retirar a FAP sem programar, vai dar erro.
            Retirar a FAP polui muito mais.

            Limpar a FAP e ter garantia do serviço é uma opção.

            Uma FAP nova para Peugeot já anda abaixo dos 300€ mais montagem..
            Obviamente que seria para fazer eletrónica... Há casas que dão garantia caso algo corra mal e o carro entre em safe por algum motivo.

            Quanto a valores anda tudo a rondar os 500 / 600 euros, para retirar ou substituir. Para limpar são para aí 200/300 euros.

            Limpar é para voltar ao mesmo...

            Comentário


              #7
              V1P3R

              Limpar não volta ao mesmo se for feito numa casa especializada para o efeito, não estou a falar dessas lavagens da treta que muitas oficinas fazem que o filtro nem sai do sitio, mas sim das que desmontam em tem equipamento para efetuar a lavagem do filtro como deve de ser para garantir que ficou desobstruído.

              Agora claro substituição é em ultimo recurso, passar para anulação como tu dás a entender estás por tua conta e risco, que quando se fala de eventuais problemas, já é relativo a outros componentes do motor que mais tarde podem vir a dar problemas e ai garanto-te que não há garantia de quem te fez a repro da anulação, só despesas...

              Simplesmente para teres conseguido entupir um filtro não andas o suficiente de carro que justifique um diesel ou andas sempre a interromper as regenerações.

              Agora tu é que sabes que caminho queres tomar, por enquanto no IPO as coisas vão passando, há de chegar a uma altura que a coisa vai acabar e vai ter tudo de ir a correr meter filtros novamente.

              Comentário


                #8
                Sem querer encorajar a solução menos correcta, mas essa última parte já anda a ser falada há vários anos e nem sinais de se fazer alguma coisa.

                Mas hoje em dia os filtros tornaram-se mais fiáveis e fáceis de reparar/limpar sem isso implicar uma despesa avultada com uma substituição. Neste caso também tentaria ir pela limpeza.

                Comentário


                  #9
                  Depende dos quilómetros. Se o carro tiver menos de 150.000 e nunca teve esse problema, eu mandaria limpar. Nada chega aos filtros de origem.
                  Por algum motivo os OEM custam acima de 1000€ e a sua vida útil dependendo da marca será acima dos 180 - 200.000 quilómetros... pelo menos nos Peugeot cujo motor é o mesmo (HDI).
                  O meu tem 206.000 e nunca tive avisos até ver.
                  Os originais tem metais ricos daí seu alto preço e maior longevidade e regenerações mais rápidas e eficazes.

                  Os Fap´s mais baratos são compostos por Cordiérite fabricação mais barata. Cumprem a sua função mas mais adequados para quem faz viagens longas.
                  .
                  Já os FAP de silício tem um custo mais elevado mas suportam mais altas temperaturas, mais aconselhado para quem faz muito circuito urbano, pois as regenerações serão constantes sempre em alta temperatura. Por isso os de silício andam há volta dos 600-700€ da Wal***. Mas pode levar um dos 2. Cabe a ti decidir, lembrando que as oficinas nunca levam o preço que está na Net... é sempre mais uns 200 euros em cima do preço original.
                  Os originais são de cilício,daí o seu alto custo.
                  Eu não anularia e mandaria limpar.

                  No Norte tens a EuroClean no Porto e 1 ano de garantia...150€ em média. Não sei se com ou sem MO. É ligar.

                  Não sei se esse modelo leva o Eoils ou vulgarmente chamada Cerina é verificar, embora se tiver dará um aviso de aditivo baixo. Este aditivo ajuda nas regenerações ativas diminuindo a temperatura de regeneração para valores muito inferiores ao que seria normal (600 para 400º)

                  Por fim estes tipo de motores se um gajo anda em viagens curtas, uma vez por semana tem que se lhe meter uns quilómetros em cima seguidos para ele fazer a regeneração. Se não ficam com as mesmas interrompidas até acontecer o que te aconteceu provavelmente...

                  Daí já ando há procura de um a gasolina, pois as viagens agora são curtas e este tipo de motores chega a um ponto que é só enterrar dinheiro... FAP. EGR, e custos de manutenção mais caros.
                  Editado pela última vez por ToniGT; 23 July 2022, 18:44.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    V1P3R

                    Limpar não volta ao mesmo se for feito numa casa especializada para o efeito, não estou a falar dessas lavagens da treta que muitas oficinas fazem que o filtro nem sai do sitio, mas sim das que desmontam em tem equipamento para efetuar a lavagem do filtro como deve de ser para garantir que ficou desobstruído.

                    Agora claro substituição é em ultimo recurso, passar para anulação como tu dás a entender estás por tua conta e risco, que quando se fala de eventuais problemas, já é relativo a outros componentes do motor que mais tarde podem vir a dar problemas e ai garanto-te que não há garantia de quem te fez a repro da anulação, só despesas...

                    Simplesmente para teres conseguido entupir um filtro não andas o suficiente de carro que justifique um diesel ou andas sempre a interromper as regenerações.

                    Agora tu é que sabes que caminho queres tomar, por enquanto no IPO as coisas vão passando, há de chegar a uma altura que a coisa vai acabar e vai ter tudo de ir a correr meter filtros novamente.
                    Já tive stress nas IPOs com as emissões.

                    Lá tive que ir passear o cão à AE.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Retirar a FAP polui muito mais.
                      Tou farto de ouvir essa TANGA !!!

                      NINGUÉM se importa com isso jovem, os navios continuam a ser dos maiores poluídores e ninguem quer saber

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                        Tou farto de ouvir essa TANGA !!!

                        NINGUÉM se importa com isso jovem, os navios continuam a ser dos maiores poluídores e ninguem quer saber
                        Em parte tens razão...

                        Mas estás só a ver a parte da poluição na óptica de quem prejudica o planeta e não de prejudicar a saúde... E enquanto um navio está no meio do mar a prejudicar essencialmente o planeta, um carro está no meio da cidade com o tubo de escape directamente para os nossos pulmões...

                        Comentário


                          #13
                          Tiraste-me as palavras do teclado.

                          Obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                            Em parte tens razão...

                            Mas estás só a ver a parte da poluição na óptica de quem prejudica o planeta e não de prejudicar a saúde... E enquanto um navio está no meio do mar a prejudicar essencialmente o planeta, um carro está no meio da cidade com o tubo de escape directamente para os nossos pulmões...
                            Se ele for p a serra da estrela sem FAP tambem nao vai prejudicar ninguém, depende sempre de onde circula
                            ...

                            Comentário


                              #15
                              Sim, tem 140 mil, de motor está impecável, 0 fugas e está limpinho.
                              Entretanto meti-lhe um aditivo, limpei os erros para forçar a regen e ele fez um cagaçal de fumo e não voltou a acender até agora...
                              Como é que eu sei se ele leva aditivo para o fap mesmo num depósito especifico? É que já ouvi que a troca tem de ser bem feita para não dar asneira...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                Depende dos quilómetros. Se o carro tiver menos de 150.000 e nunca teve esse problema, eu mandaria limpar. Nada chega aos filtros de origem.
                                Por algum motivo os OEM custam acima de 1000€ e a sua vida útil dependendo da marca será acima dos 180 - 200.000 quilómetros... pelo menos nos Peugeot cujo motor é o mesmo (HDI).
                                O meu tem 206.000 e nunca tive avisos até ver.
                                Os originais tem metais ricos daí seu alto preço e maior longevidade e regenerações mais rápidas e eficazes.

                                Os Fap´s mais baratos são compostos por Cordiérite fabricação mais barata. Cumprem a sua função mas mais adequados para quem faz viagens longas.
                                .
                                Já os FAP de silício tem um custo mais elevado mas suportam mais altas temperaturas, mais aconselhado para quem faz muito circuito urbano, pois as regenerações serão constantes sempre em alta temperatura. Por isso os de silício andam há volta dos 600-700€ da Wal***. Mas pode levar um dos 2. Cabe a ti decidir, lembrando que as oficinas nunca levam o preço que está na Net... é sempre mais uns 200 euros em cima do preço original.
                                Os originais são de cilício,daí o seu alto custo.
                                Eu não anularia e mandaria limpar.

                                No Norte tens a EuroClean no Porto e 1 ano de garantia...150€ em média. Não sei se com ou sem MO. É ligar.

                                Não sei se esse modelo leva o Eoils ou vulgarmente chamada Cerina é verificar, embora se tiver dará um aviso de aditivo baixo. Este aditivo ajuda nas regenerações ativas diminuindo a temperatura de regeneração para valores muito inferiores ao que seria normal (600 para 400º)

                                Por fim estes tipo de motores se um gajo anda em viagens curtas, uma vez por semana tem que se lhe meter uns quilómetros em cima seguidos para ele fazer a regeneração. Se não ficam com as mesmas interrompidas até acontecer o que te aconteceu provavelmente...

                                Daí já ando há procura de um a gasolina, pois as viagens agora são curtas e este tipo de motores chega a um ponto que é só enterrar dinheiro... FAP. EGR, e custos de manutenção mais caros.

                                Sim, tem 140 mil, de motor está impecável, 0 fugas e está limpinho.
                                Entretanto meti-lhe um aditivo, limpei os erros para forçar a regen e ele fez um cagaçal de fumo e não voltou a acender até agora...
                                Como é que eu sei se ele leva aditivo para o fap mesmo num depósito especifico? É que já ouvi que a troca tem de ser bem feita para não dar asneira...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Já tive stress nas IPOs com as emissões.

                                  Lá tive que ir passear o cão à AE.
                                  Não percebo, o da minha namorada não tem FAP e a egr tem-na tapada e passa com 0 anotações... sinto literalmente o cheiro dos gases de escape, e eles na IPO não?
                                  Que contradição... não achas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                    Se ele for p a serra da estrela sem FAP tambem nao vai prejudicar ninguém, depende sempre de onde circula
                                    ...

                                    Epah eu honestamente tou-me um pouco a ***** para isso da poluição.
                                    Digo isto simplesmente porque daqui a uns anos, vou ser obrigado a trocar para um elétrico/hidrogênio porque os combustíveis fosseis vão estar insuportavelmente caros. Andei com carros velhos sem fap nem egr e com os catalizadores já a cair aos bocados a poluir até hoje (sim, ainda ando com o peugeot 1.4hdi da minha mãe de vez em quando) e as IPOs passam os carros sem anotações. Só me dizem "epah... olha tens de ver só aí a panela que ele tá a fazer um cadinho de barulho... fora isso siga passou!"
                                    Se fosse só pela questão da poluição metia já uma linha com um muffler no fim e tá feito. Isto vai acabar tudo daqui a uns anos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                                      Sim, tem 140 mil, de motor está impecável, 0 fugas e está limpinho.
                                      Entretanto meti-lhe um aditivo, limpei os erros para forçar a regen e ele fez um cagaçal de fumo e não voltou a acender até agora...
                                      Como é que eu sei se ele leva aditivo para o fap mesmo num depósito especifico? É que já ouvi que a troca tem de ser bem feita para não dar asneira...
                                      Deve ter e precisas de um kit com o material para encher o depósito especifico. Referência Y603-13-SS0. Carece de confirmação conforme o VIN e a cor da tubagem do carro (azul, verde, branca..)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                                        Sim, tem 140 mil, de motor está impecável, 0 fugas e está limpinho.
                                        Entretanto meti-lhe um aditivo, limpei os erros para forçar a regen e ele fez um cagaçal de fumo e não voltou a acender até agora...
                                        Como é que eu sei se ele leva aditivo para o fap mesmo num depósito especifico? É que já ouvi que a troca tem de ser bem feita para não dar asneira...
                                        No meu tem um deposito na traseira do lado do pendura em frente ao deposito coberto por uma proteção de plástico...
                                        Detetaram que só tinha 180 mililitros numa leitura de erros por causa de um alerta de bateria ou defeito elétrico...

                                        Dependendo da cor das fichas (verde ou azul,acho) tem uma especificação de Cerina...
                                        Tem que ser reposto, e os contadores com a maquina de diagnostico tem que ser repostos...
                                        2 Litros e serviço, 170€...
                                        Mas dá para mais ou menos 80 a 100.000 km.
                                        Se andar a meter aos 20 euros de cada vez dura menos
                                        O teu fica ao centro por de traz do deposito...

                                        https://www.youtube.com/watch?v=hbXTknhfpMA
                                        Editado pela última vez por ToniGT; 24 July 2022, 18:20.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hmm, é bom saber isso! Irei pesquisar mais sobre esse tema...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ok, este liquido é semelhante ao adblue parece-me, não sabia que este carro tinha aditivo. Mas é bom saber que assim pergunto à oficina se trata da substituição e da reposição dos valores na máquina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              "Semelhante" só na função anti-poluição.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim! A tecnologia é mais antiga mas o objetivo é o mesmo, era isso que queria dizer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                                                  Sim! A tecnologia é mais antiga mas o objetivo é o mesmo, era isso que queria dizer.
                                                  Atenção, existem alguns motores 1.5 BlueHDI no mercado, que gastam Eolys e Adblue.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                                    Atenção, existem alguns motores 1.5 BlueHDI no mercado, que gastam Eolys e Adblue.
                                                    1.5? Não conheço esse motor, creio que estejas a falar dos 1.4 e dos 1.6, o meu é o 1.6 de 2010, usa Eolys.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                                                      1.5? Não conheço esse motor, creio que estejas a falar dos 1.4 e dos 1.6, o meu é o 1.6 de 2010, usa Eolys.
                                                      Os 1,5 Hdi já são motores "recentes" e acho que já não foram usados na Mazda.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                        Os 1,5 Hdi já são motores "recentes" e acho que já não foram usados na Mazda.
                                                        Pois exato, sei que pelo menos são utilizados na Citroen e na Peugeot. A Ford acho que partilha o bloco, mas a versão deles não utiliza sequer Adblue.

                                                        De resto desconheço.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X