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    Chrysler Voyager sobraquecimento

    Boa tarde!
    Peço-lhes um pouco do vosso tempo para verificar o seguinte,
    este fim-de-semana fiz a viagem até vila-real e na subida fatal da Serra do Marão aconteceu o sobre aquecimento, mas agora mais do que o normal.
    Ou seja, desta vez acedeu a luz do óleo e passado pouco tempo como o ponteiro chegou ao vermelho acendeu também a luz da temperatura.
    Saí da via-rápida e foi devagar pela secundária e a temperatura desceu e as luzes apagaram.
    Fiz o resto da viagem e já voltei para Albergaria-a-velha, onde durante a viagem de regresso nas longas subidas não podia passar dos 130km/h porque se não o ponteiro começava a subir até ao traço antes do vermelho, tirando o pé do acelerador e fixando +- a 110/120km/h a temperatura descia para o normal do dia á dia.
    No dia á dia nada tem acontecido, sendo isto só mesmo em esforço, também a temperatura ambiente rondava 32/34º.
    Poderá ser ar no circuito refrigerador ou o termostato avariado ou mesmo a bomba de água?
    Não á perdas de água nem alterações visíveis no óleo.
    (CHRYSLER VOYAGER 2001 2.5 CRD)


    att


    Pedro Maia

    #2
    Notas sujidade, no circuito? Parece-me que tens o circuito com pouca circulação, ou radiador entupido, termostato, que não abre na totalidade, etc.
    A ventoinha não disparou?

    Comentário


      #3
      Pode até ser um mau funcionamento da bomba de óleo ou motor gripado...

      Comentário


        #4
        em termos de óleo nem diminuiu nem aumentou, a água que tem anticongelante novo de á 3000km +- (quando fiz a revisão normal) ela não apresenta borras.
        já tive um carro em que tinha a cabeça rachada e aí ele atirava a água toda fora.
        parado com a temperatura normal, deixei-o a trabalhar até a temperatura chegar a meio e as duas ventoinhas começaram a funcionar.

        Comentário


          #5
          Infelizmente palpita-me mais o circuito de óleo e bronzes da cambota do que o circuito de água, que seria bem mais fácil e barato... mas isso só numa oficina a sério.

          Sei que esses sensores de pressão de óleo não são nada fiáveis, mas acender a luz de baixa pressão e o motor aquecer simultaneamente... já não é apenas questão de indicação.

          Seja bomba ou bronzes, não há consumo de óleo... apenas pouca pressão para as solicitações.
          Editado pela última vez por CL; 15 June 2014, 22:23.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            Infelizmente palpita-me mais o circuito de óleo e bronzes da cambota do que o circuito de água, que seria bem mais fácil e barato... mas isso só numa oficina a sério.

            Sei que esses sensores de pressão de óleo não são nada fiáveis, mas acender a luz de baixa pressão e o motor aquecer simultaneamente... já não é apenas questão de indicação.

            Seja bomba ou bronzes, não há consumo de óleo... apenas pouca pressão para as solicitações.
            Não pode ter o termostato avariado em aberto?

            Comentário


              #7
              Em fechado? Não... o sistema de arrefecimento parece estar a funcionar normalmente quando não muito solicitado (em termos de potência).

              E não será o caso de circuito mal sangrado porque em 3 mil km já teria dado sinais anteriormente...

              Repara na sequência: 1º acende a luz do óleo; depois aquece; só finalmente acende a luz da água...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Em fechado?
                Quis mesmo dizer aberto porque se avarias se fechado não aquecia até aos 90 correto?

                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Não... o sistema de arrefecimento parece estar a funcionar normalmente quando não muito solicitado (em termos de potência).

                E não será o caso de circuito mal sangrado porque em 3 mil km já teria dado sinais anteriormente...

                Repara na sequência: 1º acende a luz do óleo; depois aquece; só finalmente acende a luz da água...
                Relativamente à parte da sequência como o user disse que o óleo estava exatamente na mesma pensei que poderia o sensor de óleo estar avariado e viste alguem dizer que os sensores não são muito fiáveis..
                A luz da água pode ser bomba de água?

                Comentário


                  #9
                  Se o termostato estivesse sempre aberto, todo o caudal de água debitado pela bomba estava permanentemente a passar por todo o circuito, portanto o motor iria demorar imenso tempo a atingir a sua temperatura normal de funcionamento, se conseguisse!, e se alguma vez chegasse a temperaturas elevadas significava que ou a bomba não estava a funcionar devidamente, ou o radiador estaria entupido (parece que aquele pode ter umas alhetas para desviar o fluxo de água...), ou o radiador já quase nem teria as alhetas exteriores para troca de calor com o ar... nada disso parece estar a acontecer.

                  A luz de aviso de temperatura de água quer dizer que o motor aqueceu demais... só isso. Os motivos podem ser vários, até defeito nesse sensor de temperatura de água. Nada será de excluir à partida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                    Se o termostato estivesse sempre aberto, todo o caudal de água debitado pela bomba estava permanentemente a passar por todo o circuito, portanto o motor iria demorar imenso tempo a atingir a sua temperatura normal de funcionamento, se conseguisse!, e se alguma vez chegasse a temperaturas elevadas significava que ou a bomba não estava a funcionar devidamente, ou o radiador estaria entupido (parece que aquele pode ter umas alhetas para desviar o fluxo de água...), ou o radiador já quase nem teria as alhetas exteriores para troca de calor com o ar... nada disso parece estar a acontecer.

                    A luz de aviso de temperatura de água quer dizer que o motor aqueceu demais... só isso. Os motivos podem ser vários, até defeito nesse sensor de temperatura de água. Nada será de excluir à partida.
                    Obrigado pela explicação, por acaso desconhecia a parte das alhetas...

                    O melhor a fazer é começar pelo mais "simples" mudar a bomba de água e o termostato?
                    Secalhar também ajudava dizer quantos km o carro tem...

                    Comentário


                      #11
                      O mais simples é atacar directamente o problema e começar pelo mais fácil: tirar o cárter e ver o estado do chupador e vedação ao bloco.

                      Se não for daí... é ir subindo na escala de dificuldad€.

                      Comentário


                        #12
                        Fala-se em sobreaquecimentos e o CL aparece...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                          Notas sujidade, no circuito? Parece-me que tens o circuito com pouca circulação, ou radiador entupido, termostato, que não abre na totalidade, etc.
                          A ventoinha não disparou?
                          Acho que devias começar mesmo por aqui...

                          Tem só atenção que quando paras o carro para não o desligares porque isso pode deixar o motor agarrado.

                          Vê se a depósito da agua está sujo, cuidado ao abrir depois de andares com o carro porque se a agua estiver a ferver vai saltar e bem.

                          Notas algum consumo exagerado ?

                          Comentário


                            #14
                            Outra coisa, se o carro está aquecer tanto, a junta da cabeça está a sofrer e bem com tanto calor - tem atenção a isso.

                            Comentário


                              #15
                              obrigado a todos!
                              neste momento a carrinha tem +- 1860000km, mas já a comprei usada....... o que quererá dizer que poderá ter mais km.....
                              as mudas de oleo já fiz duas de 10000 em 10000km trocando sempre os filtros.
                              não consume nem óleo nem água, mas gosta de gasoleo (7.5/100km)
                              a água do pote está limpa de sujidades.
                              a ideia de verificar o chupador é de verificar e se calhar fazer uma drenagem completa da água e uma limpeza do circuito é boa.
                              a maioria do people aponta para o termostato, vamos ver o que vou fazer, se o mecânico resolver, eu colocarei aqui a solução utilizada.

                              Comentário


                                #16
                                Opinião pessoal ia para a troca do termostato e bomba de água...
                                Até porque aumento dos consumos pode ter haver com o mau funcionamento do termostato
                                O carro demora muito aquecer?

                                Comentário


                                  #17
                                  Como mudaste o anticongelante há 3 mil km (na revisão normal), parti do princípio de que quem o fez terá feito uma limpeza a todo o circuito e verificado que o radiador ficaria bem limpo internamente...

                                  Tudo o que seja circuito de arrefecimento é fácil de resolver, enquanto não envolver cabeças estaladas, mas preocupa-me mais essa luz de pressão de óleo. Também deve ser um sensor relativamente barato... um dia que mudes o óleo era boa ideia mudar também esse sensor (ou agora, se chegarem a ver o chupador, é capaz de andar com muita porcaria lá dentro...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    teste 1:
                                    - termostato trocado e resultado igual

                                    Comentário


                                      #19
                                      teste 2:
                                      - retirar radiador, resultado, todo entupido, dá-se!

                                      Estou á procura de um radiador para teste final........

                                      Comentário


                                        #20
                                        Onde moras?

                                        Fala com esta gente: João de Deus & Filhos SA-Radiadores-Samora Correia

                                        Produção nacional, de muito boa qualidade e com preços aceitáveis até para os portugueses.

                                        A luz do óleo ainda acende?



                                        PS: grandes mecânicos que mudam anticongelantes e deixam radiadores entupidos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          obrigado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            pois os motores ficam com febre quando chega o verão e os radiadores estão entupidos ;)

                                            já agora... já alguem se deparou com a luz do óleo acesa ao fazer uma curva fechada? Daquelas que ninguem está à espera...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por stroj Ver Post
                                              pois os motores ficam com febre quando chega o verão e os radiadores estão entupidos ;)

                                              já agora... já alguem se deparou com a luz do óleo acesa ao fazer uma curva fechada? Daquelas que ninguem está à espera...
                                              Pode acontecer, se o óleo se deslocar todo para um lado e deixar o chupador a seco...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Radiador trocado por um novo:
                                                Problema resolvido, fui a Vila Real pelo Marão e a temperatura não passou do 1/2!
                                                Aqui vai a foto do velho, que parecia ter barro ceco em quase metade da caixa:
                                                IMG_20140708_152036.jpg
                                                Editado pela última vez por memaia; 14 July 2014, 21:24.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso bem lavadinho ainda fazia mais alguns 100 km!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu bem disse que era um problema de circulação

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A pergunta é: e de onde veio esse lixinho todo que se acumulou aí? É que se veio do interior do motor, palpita-me que alguma coisa não anda muito famosa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se calhar nunca lhe mudaram o anti congelante. E metem água da torneira. E o suficiente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          infelizmente, quando a comprei á dois anos, o gatuno vendeu-ma já com o motor "borrado" pois na primeira viagem no Marão era sobraqueceu e rachou a cabeça atirando fora toda a água, ao abrir o motor verifiquei que já o tinham aberto e andado a polir as camisas entre outras coisas.
                                                          a solução foi encontrar um motor usado para ela, consegui um de 2004 de uma acidentada nacional.
                                                          a minha burrice foi na altura quando substitui o motor , para além de ter trocado a correia de transmissão não ter feito um checkup aos restantes sistemas, aprendi ás minhas custas.

                                                          Comentário

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