Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro soluça no arranque

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro soluça no arranque

    Boa noite pessoal,

    (Para quem tem pouca pachorra de ler o testamento, o que está AZUL é o que "interessa")

    Antes de mais queria agradecer toda e qualquer ajuda que me disponibilizem e dar os parabéns a quem contribui para este fórum.
    Está cheio de informações úteis e devido a minha ignorância nestes assuntos, costumo vir cá parar várias vezes por curiosidades e afins, mas nada tenho a acrescentar de útil por norma.

    Tentei solucionar o meu problema via alguns desses mesmos tópicos mas visto que não resultou vou passar a explicar:

    O meu veículo é um Ford Fiesta 1.25 Titanium 82 CV de 2009 (Gasolina)

    Há cerca de 3 meses atrás, do nada, o carro começou com uns soluços no arranque (com o motor a frio).
    O carro soluçava umas 2\3 vezes por semana (ao ponto de acelerar e não acelerar ser igual enquanto ele não acabar de tossir) e tudo bem depois..
    E repetiu este ciclo de 2\3 dias (a frio) durante um mês.


    Isto foi-se passando, dias melhores, dias piores, agora com o frio de fim de Dezembro e Janeiro nota-se mais.
    Eis que esta Segunda-Feira dia 11 Janeiro tive um novo sintoma.

    O ponteiro das rotações que habitualmente se situava na casa dos 1200, agora está nos 1000 (quando ligo) durante 3 minutos e depois fica na casa dos 900 (uma vez que o motor aqueça).
    De notar também que de vez em quando, quando reduzo até paragem, noto que o ponteiro dá uns tremeliques e depois para outra vez nos 900.


    Testei o seguinte:

    Num espaço de 3 depósitos inteiros de 50L de gasolina, experimentei no 1º depósito um daqueles líquidos para limpar os injetores (não costumo atestar na BP mas fiz nestes 3 depósitos)

    Ao fim dos 3 depósitos, recorri a um aditivo para gasolina (recuperar potência, proteger motor, etc, etc) com propriedades parecidas e também não resolveu o problema (ou fez nada de todo).
    Depois mudei o liquido refrigerante conforme recomendações de alguns tópicos daqui e não resolveu.

    Levei a um um grupo de mecânica (Precision) que não conseguiu identificar o problema (ainda este só acontecia num período de 5 a 10segundos a frio e depois ficava impecável) e depois levei a Ford.

    Na Ford ficou lá para "arrefecer" e fazerem um despiste, disseram-me que ligaram o veículo a uma máquina para testar os injetores e que não detetaram nenhum problema, pois no tempo que lá esteve não conseguiram aparentemente "arrefecer" o motor que chegue para sequer o ver soluçar.


    Eles não me trocaram as velas na Ford (que eles apontaram como algo que poderia ser a causa do problema na altura, porque disseram que não viram mais nada), porque vão ser todas trocadas na revisão do carro que vai acontecer em Abril.

    Acho que as velas é um culpado destes 2 sintomas? Já ouvi dizer que pode ser a bobine (posso estar a dizer um disparate, nem sei o que é, mas li, mas nem sei se aplica no meu caso)

    Acham que devo adiantar a revisão já para "ontem" e ver se o problema se resolve, ou há aqui alguém que sabe o que preciso de dizer aos da Marca e aos outros que se consideram peritos para como me ajudar a resolver o problema.

    Desde já muito obrigado.

    #2
    Boas, o carro a trabalhar normalmente (já quente) não "soluça" ou tem falta de potência? Que velas tem o motor (marca,modelo).

    Comentário


      #3
      Quantos kms tem?
      Já mudaste velas?

      Comentário


        #4
        Boas,

        Tenho um peugeot 306 (diesel) que tinha exactamente os mesmos sintomas que descreves.
        O meu além de soluçar, alternância nas rpm, até se desligava de manhã após andar e puxar um pouco por ele.
        Após andar um pouco a situação estabilizava, porém piorou com o tempo.
        De manhã era sempre 20x pior do que de tarde após dar umas voltas embora fosse notório os soluços e falta de força.

        Após alguns testes e duas revisões feitas por um amigo mecânico meu (mecânico top ) veio-se a descobrir que tinha não uma, mas duas entradas de ar no circuito de combustível.
        Como a bomba injectora "sugava" o gasóleo, puxava também ar para o circuito. e como é óbvio ar não faz o carro andar. Fez-se o teste de inverter o sentido do gasóleo e lá se viu ele a jorrar pelos 2 buraquinhos por onde entrava o ar.
        Editado pela última vez por Disconnected; 16 January 2015, 23:52.

        Comentário


          #5
          Muito obrigado pelos que já ajudaram até agora!

          Originalmente Colocado por CarinaFR Ver Post
          Boas, o carro a trabalhar normalmente (já quente) não "soluça" ou tem falta de potência? Que velas tem o motor (marca,modelo).
          Não soluça depois dos primeiros 10 segundos por norma, acompanhado com os soluços notei alguma perda de potência e definitivamente algum aumento dos consumos, e mais recentemente desde o dia 11 o carro obriga-me a reduzir mais devido as mudanças nas rotações.

          Quanto as velas, não te posso dar essa informação de momento pois não sei.

          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Quantos kms tem?
          Já mudaste velas?
          65 mil kms. Vou mudar pela 1º vez agora na próxima revisão.


          Originalmente Colocado por Disconnected Ver Post
          Boas,

          Tenho um peugeot 306 (diesel) que tinha exactamente os mesmos sintomas que descreves.
          O meu além de soluçar, alternância nas rpm, até se desligava de manhã após andar e puxar um pouco por ele.
          Após andar um pouco a situação estabilizava, porém piorou com o tempo.
          De manhã era sempre 20x pior do que de tarde após dar umas voltas embora fosse notório os soluços e falta de força.

          Após alguns testes e duas revisões feitas por um amigo mecânico meu (mecânico top ) veio-se a descobrir que tinha não uma, mas duas entradas de ar no circuito de combustível.
          Como a bomba injectora "sugava" o gasóleo, puxava também ar para o circuito. e como é óbvio ar não faz o carro andar. Fez-se o teste de inverter o sentido do gasóleo e lá se viu ele a jorrar pelos 2 buraquinhos por onde entrava o ar.
          Eu esperava claro que no meu caso fosse algo mais simples, mas a coincidência não é uma cena que me assiste muito a mim, o problema ficou resolvido 100% após a resolução das entradas de ar? Que infelizmente ainda não fazem os carros andar confere. Isso foi brincadeira para qto €€€?

          Comentário


            #6
            Isso leva velas a cada 3 anos ou 60000Kms. Já devia ter levado..

            Comentário


              #7
              Eu já senti o meu Grande Punto a soluçar uma vez a frio, desconfiei das velas porque nunca tinha sido mudadas e estavam com 64.000 km's e 4 anos.
              Na FIAT lá as substituíram, em troca de 52 euros, e nunca mais aconteceu.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por andrejc Ver Post


                Eu esperava claro que no meu caso fosse algo mais simples, mas a coincidência não é uma cena que me assiste muito a mim, o problema ficou resolvido 100% após a resolução das entradas de ar? Que infelizmente ainda não fazem os carros andar confere. Isso foi brincadeira para qto €€€?
                Após cuidar da 1ºa entrada de ar que se detectou ao inicio a situação melhorou muito mesmo mas continuava com alguns soluços. Depois de se cuidar da outra entrada de ar a situação normalizou completamente.

                Mas atenção que o meu 306 é um carro mais antigo e muito mais simples quando comparado ao teu.
                O teu é um carro recente e tem muita electrónica.
                No teu pode ser mil uma coias. No meu é mais simples.
                É estranho já ter entradas de ar falso após apenas 6 anos. mas que os teus sintomas são quase idênticos ao que eu tinha são.
                Eu também pus aditivos de limpeza como tu para ver se resolvia

                A mim nas oficinas que perguntei também me disseram, que era a bomba injectora, injectores, velas etc, mas como o meu amigo não é mecânico de se aproveitar das situações ele viu o que era e resolveu.
                E ele é mecânico à uma data de anos numa empresa de renome assim que ele até percebe do assunto.

                Nas oficinas já sabemos que levamos sempre com a situação mais cara.

                Em relação a valores não sei porque eu pedi-lhe para me mudar filtros, travões, luzes etc.
                Mas os valores que ele faz não são de referência.
                Editado pela última vez por Disconnected; 17 January 2015, 00:56.

                Comentário


                  #9
                  Motores a gasóleo não podem haver uma bolha sequer! Daí terem os tubos transparentes para vigiar essa situação

                  Comentário


                    #10
                    Bem, com esses sintomas (falo do Fiesta), umas velas com 65 mil e a caminho dos 6 anos (!!) como é possível que numa oficina tenham deixado passar isso??

                    O que eu acho é que o pessoal hoje liga o carro à máquina e esquece-se de pensar. Assim também eu era mecânico: também sei ler na máquina.

                    O "soluço" é o chamado "misfire", é falta de faísca. Começa-se sempre pelas velas... depois cabos, bobines...

                    Comentário


                      #11
                      Experimenta trocar as velas.. Nada que seja caro e que há partida te vai resolver o problema.
                      Se puderes opta por umas velas de grau 7 pois são feitas para temperaturas extremas, que é o problema em Portugal, no Inverno demasiado frio e no Verão demasiado calor e essas velas dão o melhor de si em temperaturas bastante baixas ou altas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                        Experimenta trocar as velas.. Nada que seja caro e que há partida te vai resolver o problema.
                        Se puderes opta por umas velas de grau 7 pois são feitas para temperaturas extremas, que é o problema em Portugal, no Inverno demasiado frio e no Verão demasiado calor e essas velas dão o melhor de si em temperaturas bastante baixas ou altas.
                        As velas precisam de uma temperatura óptima para fazer a limpeza. Podes ajustar consoante o motor e não generalizar dizendo o grau. Muito alto queima mal, muito baixo não duram nada... ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          As velas precisam de uma temperatura óptima para fazer a limpeza. Podes ajustar consoante o motor e não generalizar dizendo o grau. Muito alto queima mal, muito baixo não duram nada... ;)
                          Consoante o motor dele terá certamente as velas que lhe são indicadas pela marca, mas nada vai contra usar umas consoante as temperaturas do país em que reside.

                          Eu por exemplo tinha grau 6 no meu que são as aconselhadas pela marca e mudei para grau 7 e desde ai que tive uma mudança enorme no carro, desde o pegar, o trabalhar a frio e consumos.

                          O aconselhamento da marca em relação a velas baseia-se em temperaturas amenas e normais de funcionamento, mas há que ter em conta as condições em que vão trabalhar..

                          Agora cada um é livre de fazer suas escolhas e não vou obrigar ninguém a seguir um conselho, mas até agora nunca obtive feedback negativo de quem trocou para grau 7 e por algum motivo são as únicas que não encontras em lado nenhum a não ser encomendando, devido ao vasto vazão do stock.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                            Consoante o motor dele terá certamente as velas que lhe são indicadas pela marca, mas nada vai contra usar umas consoante as temperaturas do país em que reside.

                            Eu por exemplo tinha grau 6 no meu que são as aconselhadas pela marca e mudei para grau 7 e desde ai que tive uma mudança enorme no carro, desde o pegar, o trabalhar a frio e consumos.

                            O aconselhamento da marca em relação a velas baseia-se em temperaturas amenas e normais de funcionamento, mas há que ter em conta as condições em que vão trabalhar..

                            Agora cada um é livre de fazer suas escolhas e não vou obrigar ninguém a seguir um conselho, mas até agora nunca obtive feedback negativo de quem trocou para grau 7 e por algum motivo são as únicas que não encontras em lado nenhum a não ser encomendando, devido ao vasto vazão do stock.
                            NGK - Thermal behaviour

                            Comentário


                              #15
                              Agradeço a todos a vossa participação até agora, seguido de ler os vossos posts e a leitura adequada sobre as velas em concreto, sinto que sou 1% menos ignorante neste assunto, vou tratar de marcar a revisão o mais depressa possível para trocar as velas e logo irei dar feedback.

                              Será necessário informa-los da desaceleração do motor, ou isso é algo que também deverá ficar corrigido imediatamente após a substituição das velas.

                              Comentário


                                #16
                                Além do que já disseram sobre a ignição (velas, cabos, bobines), suponho que na máquina verificaram que o sensor de temperatura de "água" estava a dar informação plausível com a temperatura actual do fluido...

                                Eu tentaria confirmar a leitura desse sensor antes de partir para umas velas de grau mais "quente", que poderão melhorar esse aspecto em particular, mas que poderá não estar na génese do problema real (dará apenas para o mascarar e adiar a resolução definitiva).

                                Comentário


                                  #17
                                  Muda de velas !

                                  Esses motores só gostam de Motorcraft Super ou entao das FoMOcO que sao as originais da ford !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Muda de velas !

                                    Esses motores só gostam de Motorcraft Super ou entao das FoMOcO que sao as originais da ford !
                                    Estas verdades absolutas é que não me entra na cabeça..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Estas verdades absolutas é que não me entra na cabeça..
                                      Tens uma certa razão. Na verdade alguém faz aquelas velas.... e geralmente as da Motorcraft são feitas ou pela NGK ou pela Bosch. É preciso é encontrar a referência correcta delas

                                      Aliás a mesma ref de vela comprada na Ford pode ter origens diferentes. Elas são produzidas por "caderno de encargos" e tem fases que vêm de um lado e alturas que vêm de outro.

                                      A questão (falando por mim com experiência em Ford) é que alguns motores são muito picuinhas com as velas.
                                      Na Ford geralmente dão-te as velas adequadas para o teu motor. Cá fora nem sempre é fácil. Posso garantir que para o meu 1.8 16v "blacktop zetec" nunca encontrei em Pt as velas adequadas da NGK- só mandando vir de fora pela net. Há depois velas que dá para adaptar mas... na verdade duram muito pouco. Mas o 1.8 é de uma familia de motores completamente diferente do 1.25. Esse é bem menos complicado neste aspecto.

                                      (por acaso agora tenho umas das Brisk para GPL em teste... só para contrariar... )

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Muda de velas !

                                        Esses motores só gostam de Motorcraft Super ou entao das FoMOcO que sao as originais da ford !
                                        Desde que sejam as velas certas, podes usar Beru, Bosch ou NGK à confiança. Tenho um Ford Fiesta 1.25 Zetec de 1997. Se os soluços não passarem, troca cabos das velas e a bobine de ignição.
                                        Editado pela última vez por AfonsoAlbufeira; 20 January 2015, 10:19.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas pessoal,

                                          Obrigado até agora pelas opiniões. Tenho feedback para vocês..

                                          Já levei o carro a revisão e.. ( onde entre várias coisas houve troca de anti-congelante e velas )

                                          Infelizmente, as velas NÃO resolveram totalmente o problema.
                                          Mas devem ter ajudado em algo, já deviam estar a acusar também, visto que agora não tenho tipo 10 segundos onde se tentar acelerar o carro soluça, mas sim 1, 2 segundos, e\ou um soluço maior.

                                          E mais uma vez a Ford não conseguiu encontrar o problema.. O Computador não acusa nada e dizem-me que não encontram nenhum problema..

                                          Que faço eu? Deixo o carro lá vários dias lol? Para eles poderem testar de manhã e se tiver frio o suficiente para eles verem os soluços, e depois passa e eles ficam sem perceber de novo até ao dia seguinte..

                                          Irritante isto..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Que analisem a frio os valores das sondas lambda e afins.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Limpeza da MAF/MAP e reset à centralina (desligar a bateria durante algumas horas), nestes motores fazem milagres.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andrejc Ver Post
                                                Boas pessoal,

                                                Obrigado até agora pelas opiniões. Tenho feedback para vocês..

                                                Já levei o carro a revisão e.. ( onde entre várias coisas houve troca de anti-congelante e velas )

                                                Infelizmente, as velas NÃO resolveram totalmente o problema.
                                                Mas devem ter ajudado em algo, já deviam estar a acusar também, visto que agora não tenho tipo 10 segundos onde se tentar acelerar o carro soluça, mas sim 1, 2 segundos, e\ou um soluço maior.

                                                E mais uma vez a Ford não conseguiu encontrar o problema.. O Computador não acusa nada e dizem-me que não encontram nenhum problema..

                                                Que faço eu? Deixo o carro lá vários dias lol? Para eles poderem testar de manhã e se tiver frio o suficiente para eles verem os soluços, e depois passa e eles ficam sem perceber de novo até ao dia seguinte..

                                                Irritante isto..
                                                Tenho o mesmo problema e com a mesma viatura. Só muda o ano, o meu é de 2008, conseguiste resolver o problema?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas,

                                                  Acontece exatamente o mesmo no meu carro novo, Seat ibiza 1.0 TSI de 95cv. Já o levei 3x ao concessionário para me tratar do assunto (pois está na garantia) e dizem que está tudo bem, e todas as vezes com o carro a frio ele solavanca.

                                                  Conseguiste resolver o problema?

                                                  Obrigado,

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X