Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volante bimassa....outra vez

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Volante bimassa....outra vez

    Bom dia,

    estou a escrever este post para ver se descubro pessoas que já tenham tido o mesmo problema que eu estou a ter ultimamente.

    O meu carro é um seat leon 1.6 tdi (105 cv) e o carro tem neste momento 70 000 km e é de 2011.

    Já há algum tempo que tenho notado um ruído que parece ser metal a roçar em metal e isso acontecia mais com o carro a frio e nas passagens da 1ª para a 2ª velocidade e da 2ª para a 3ª, geralmente, se acelerasse de forma mais brusca, o ruído era mais notório. O ruído ouvia-se mal chegava com o pedal da embraiagem ao fundo e durava uma fração de segundo.
    Mais recentemente, notei que o carro fazia o mesmo ruído quando largava o acelerador simplesmente... Ia em 5ª, por exemplo, e se largasse o acelerador, ouvia-se o tal ruído.
    O ruído que se ouve é o mesmo que se ouve neste vídeo do youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=cQXU2cWB-94

    Desde ontem que notei também que com o carro parado, com o motor em ralenti, ele treme mais que o normal (olhando para o motor, nota-se que treme mais e se estiver dentro do carro, sente-se a vibração no corpo). Não é uma vibração extrema, mas é ligeiramente superior ao que era.

    Levei-o ao mecânico ontem para ele ver aquela vibração e ele desconfia que seja do bimassa (tal como eu também já desconfiava, devido a outros posts que tenho lido).
    Para a semana vou deixar lá o carro e vamos ver se não poderá ser de um apoio do motor ou algo do género. A probabilidade de o ser é mínima, mas é mais por um descargo de consciência.

    A minha questão é a seguinte: sendo que já houve muita gente a queixar-se do mesmo, ou seja, problemas do bimassa nestes motores 1.6 tdi, a marca não será obrigada a intervir?
    Houve aqui alguém a quem a marca tenha pago esta reparação ou conhecem alguém a quem isso tenha acontecido? Bem sei que vão dizer que é peça de desgaste, mas o carro tem 70 mil km e não sendo o único a ter este problema, se calhar o problema não será meu mas sim de um possível defeito de fabrico ou algo do género, não?

    Agradeço desde já as vossas respostas.

    Espero que tenham todos um ótimo fim de semana.
    Abraço,
    Alfredo

    #2
    o carro compraste-o novo? quanto a marca obrigada a intervir esquece isso, só se fosse algo cronico, isso já tinhas dado com o gato nas pesquizas na net e provavelmente ter sido chamado a marca para mudar as peças, como se trata de peças de desgas-te estás sempre sugeito e não tens como provar que pode ser defeito das peças como desgaste prematuro derivado a tua utilização do carro, logo a marca não havendo historico de problemas de fabrico descarta-se logo...

    portanto se for mesmo o bimassa prepara a carteira tens ai uma bela despesa...

    Comentário


      #3
      Não, por acaso comprei-o usado.

      A questão é que havendo tanta gente a queixar-se do mesmo, automaticamente tem de ser um problema crónico. Se fosse um ou outro caso, ainda seria naquela, mas neste caso...
      Mas claro, as marcas descartam-se sempre, isso é óbvio.

      Só sei que antes de comprar este carro, tinha um ibiza 1.9 tdi de 1999 e já ia em 230 mil km e nunca me deu problemas. Este, sendo um motor relativamente novo, é normal que surjam problemas, o que não acho normal é ser aos 70 mil km e já vi casos em que os carros tinham 30 mil e às vezes até menos e tiveram os mesmos problemas.
      A carteira está sempre preparada e nem é isso que me preocupa, porque se tem de ser, tem de ser... A questão aqui é que mesmo sendo uma peça de desgaste, a peça não está a ter um desgaste normal, ou vão-me dizer que de 50mil em 50mil se vai ter de trocar o bimassa e a embraiagem?

      Algo que também é bastante típico dos portugueses é acharem que não vale a pena exigir o que é nosso de direito e pouca gente vai à marca fazer barulho, mas se toda a gente que teve este problema fosse lá fazer barulho, eles eram obrigados a cobrir as reparações. Agora, muita gente se queixa e pouca gente vai lá exigir que seja resolvido o problema... e o problema é esse...

      Comentário


        #4
        É um problema relativamente comum nos 1.6 tdi da vag, pelo menos nos primeiros anos de lançamento. Actualmente não sei se já foi resolvido. Vais ter de abrir os cordões à bolsa.

        Comentário


          #5
          Se for mesmo o volante bimassa tenta ver se é algum destes estao a bom preço

          http://texoleo.com/produtos/grupo-vag

          Comentário


            #6
            O meu tem 28mil e já faz um barulho desde os 23mil que foi quando o comprei, só me apercebi depois do barulho.
            Na marca dizem que é normal.
            Areis30 sabes que pode não ser o bimassa e sim o rolamento de encosto. Tambem pensei que no meu era o bimassa, ainda me lembro do teu primeiro topico, mas depois li que esse rolamento de encosto tambem faz um barulho parecido.

            A peça em si não é muito cara, o problema é que tem que desmontar a caixa.

            E não andes a tão baixas rotações em mudanças altas senão danificas o volante do motor tambem, e quando ligas e desligas o motor, carrega sempre na embraiagem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por apsol Ver Post
              O meu tem 28mil e já faz um barulho desde os 23mil que foi quando o comprei, só me apercebi depois do barulho.
              Na marca dizem que é normal.
              Areis30 sabes que pode não ser o bimassa e sim o rolamento de encosto. Tambem pensei que no meu era o bimassa, ainda me lembro do teu primeiro topico, mas depois li que esse rolamento de encosto tambem faz um barulho parecido.

              A peça em si não é muito cara, o problema é que tem que desmontar a caixa.

              E não andes a tão baixas rotações em mudanças altas senão danificas o volante do motor tambem, e quando ligas e desligas o motor, carrega sempre na embraiagem.
              Eu faço muito isto danifica pq?

              Comentário


                #8
                Porque estás a forçar a transmissão mas como o volante do motor é bimassa ele é que vai sofrer para proteger a transmissão.

                Imagina estares a pedalar numa mudança alta e a subir, vai-te custar pedalar e com sorte até partes a corrente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                  Eu faço muito isto danifica pq?
                  Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                  Porque estás a forçar a transmissão mas como o volante do motor é bimassa ele é que vai sofrer para proteger a transmissão.

                  Imagina estares a pedalar numa mudança alta e a subir, vai-te custar pedalar e com sorte até partes a corrente.

                  Assino por baixo. Se fazes isso para poupar no combustível, vais gastar noutro lado..

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho uma opinião um pouco contrária a esta maioria que cada vez mais sofre e se revolta e não se mexe para tentar responsabilizar as marcas.

                    Ao contrário do que a maioria dos users dizem eu discordo que uma peça dessas possa ser algum dia considerada como peça de desgaste.
                    Isso é desculpa de marcas que não se querem responsabilizar por erros cometidos na concepção dos modelos.

                    E não venham com a treta de que os carros hoje em dia têm mais potencia e mais binário ou menos cilindrada para caixas mais fracas, isso não é explicação nem desculpa, as caixas como qualquer outra peça podem sempre ser reforçadas, no passado sempre existiram motores com potencias e binários muito acima da média e as caixas não rebentavam por usar um monomassa que por sua vez era vitalicio...
                    Para introduzirem uma porcaria de uma peça que anda sempra a rebentar e a assaltar os clientes, têm eles 10 olhinhos, agora responsabilizarem-se, tá quieto.

                    Uma embraiagem é uma peça de desgaste, mas se estiver no prazo dos dois anos de garantia eles têm de se responsabilizar, o mesmo deve acontecer com esses volantes de treta, 70.000kms e já está avariado, bolas que sucata de engenheiros criaram essa porcaria de peças.

                    Se têm um bi-massa e este está prestes a rebentar estando na garantia, façam barulho, unam-se para tentar acabar com esta pouca vergonha e exploração por parte das marcas.

                    Comentário


                      #11
                      Bom dia,

                      antes de mais, obrigado a todos pelas vossas respostas e opiniões.

                      @apsol, Mas o teu faz isto quando fazes a passagem das mudanças também?
                      sim, eu sei que o rolamento de encosto também é uma peça que vai logo à vida e é também o meu caso. Com o carro parado, largando a embraiagem ouve-se o ruído típico do rolamento de encosto desgastado.
                      No início ainda pensei que pudesse mesmo ser do rolamento, no entanto, há dias o carro começou a tremer quando está parado e quando a rotação baixa. Com "quando a rotação baixa" quero dizer que é quando o carro atinge a rotação maix baixa com o carro imobilizado. Ainda pensei que pudesse ser a regeneração do filtro de partículas, mas para além de nesse dia ter feito bastantes km's em autoestrada, a rotação não subia e pelo que li, quando o carro está a fazer a regeneração, a rotação aumenta para cerca de 1000 rpm, o que não era o caso.

                      @m4nn1pul0 o meu já não está na garantia, até porque o comprei usado e já passou um ano e 1 ano foi o acordo que assinei com o stand. A questão é que há centenas de casos destes (pesquisei na alemanha, inglaterra, etc) e há destes casos por todo o lado, como é óbvio. Independentemente da garantia, devia ser considerado defeito de fabrico. Há casos em que isto acontece aos 30 mil km... Enfim...

                      Aliás, na EMAC de Stº Tirso mencionei uma vez o facto de o bimassa estar possivelmente a falhar e dizem eles que o facto de a bimassa fazer barulho ou assim, não significava que estivesse avariada e que tivesse de ser substituída. Pedi para me assinarem um documento a dizer isso e caso a bimasse fosse à vida e danificasse outra peça, que eles teriam de assumir essa responsabilidade dos danos. Escusado será dizer que disseram logo que não podiam fazer isso...
                      Editado pela última vez por Areis30; 19 July 2015, 13:49.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                        Porque estás a forçar a transmissão mas como o volante do motor é bimassa ele é que vai sofrer para proteger a transmissão.

                        Imagina estares a pedalar numa mudança alta e a subir, vai-te custar pedalar e com sorte até partes a corrente.
                        Por ser bimassa ou para todos?
                        Editado pela última vez por cursedcar; 19 July 2015, 14:45.

                        Comentário


                          #13
                          Para todos.

                          Comentário


                            #14
                            Bem, tenho notícias sobre esta questão e vou partilhar aqui para o caso de alguém estar interessado em saber.

                            Ontem fui à EMAC de St. Tirso e foram-me ditas algumas coisas novas.

                            1 - Garantiram-me que o facto de o carro tremer muito tinha a ver com o facto de o carro estar a fazer a regeneração. Acho estranho, porque isto aconteceu em dias diferentes e a rotação nunca aumentou quando isto aconteceu. Para além disso, quando senti o carro a tremer mais foi quando vim de uma viagem maior em auto-estrada, pelo que o carro teve mais tempo para aquecer e tal, mas pronto... Foi-me garantido que seria disso.

                            2 - O barulho que ouço quando largo a embraiagem (com o carro parado), parece que não é do rolamento de encosto, mas sim do bimassa. Isto foi-me dito pelo gestor de clientes. O mecânico disse-me que tanto podia ser do bimassa como do rolamento de encosto. De qualquer forma, os dois garantiram que não havia problema.

                            3 - Quanto ao ruído que se ouve (ver vídeo do youtube no primeiro post aqui. Não é o meu carro que se vê no vídeo, mas o ruído é idêntico e em situação idêntica): quando lá estive o carro não fez esse ruído (costuma fazer a frio) e não vou deixar lá o carro para eles verem isso, porque costuma ser tempo perdido e eu preciso do carro.

                            Por fim, aconteceu algo que me deixou um bocado de pé atrás, embora não faça sentido, na minha opinião. Questionei se o facto de o carro tremer poderia estar relacionado com os injetores (problema comum nestes carros também, pelo que sei) e perguntei se não era melhor marcar um diagnóstico. O gestor de cliente disse logo que não valia a pena e para não me preocupar com isso. Nesta situação, acho que o normal seria ele dar a opinião dele e dizer que se calhar não valia a pena, mas para marcarmos se tal me deixasse de consciência mais tranquila.
                            Resumindo: vou marcar um diagnóstico no meu mecânico do costume e também já vejo se está tudo em ordem. Assim também aproveito e vejo o resultado, pois na Bosch detetaram um desvio no injetor 3 e na EMAC, quando fui fazer a atualização de software dos injetores devido ao matraquear, eles disseram que não havia qualquer problema com os injetores e que estava tudo impecável. Espero que o diagnóstico da EMAC se venha a confirmar.

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                              Se for mesmo o volante bimassa tenta ver se é algum destes estao a bom preço

                              http://texoleo.com/produtos/grupo-vag
                              Se eu vos dissesse a que preço sai de fábrica um volante bimassa completo mais um disco de embraiagem vocês até se passavam!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post

                                1 - Garantiram-me que o facto de o carro tremer muito tinha a ver com o facto de o carro estar a fazer a regeneração. Acho estranho, porque isto aconteceu em dias diferentes e a rotação nunca aumentou quando isto aconteceu. Para além disso, quando senti o carro a tremer mais foi quando vim de uma viagem maior em auto-estrada, pelo que o carro teve mais tempo para aquecer e tal, mas pronto... Foi-me garantido que seria disso.
                                Atenção que isto não é assim tão linear como possas pensar. Se o FAP só saturou depois da viagem, é aí que regenera. Até podias ter feito 2 mil kms em AE que só vai regenerar quando chegar a determinada % de saturação. Já eles saberem que o tremer é daí, só com essa descrição é que faz mais confusão. Se calhar até é, mas também pode não ser.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                  Se eu vos dissesse a que preço sai de fábrica um volante bimassa completo mais um disco de embraiagem vocês até se passavam!
                                  A margem de um filtro de oleo assusta bem mais, mas como é barato, a malta nem nota.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Areis30, espero que se resolva da melhor forma.

                                    Apesar de não ajudar em nada, não consigo deixar de expressar que me parece demasiado mau que um carro de 2011 com 70 mil km já tenha tantos problemas de saúde.

                                    Vai actualizando se puderes. Boa sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu 407 levou um bimassa e duas embraiagens. Da primeira vez mudou so embraiagem.
                                      Da segunda vez mudou os dois.
                                      Da terceira levou um monomassa.
                                      Isto tudo em 60000km.
                                      É mais desconfortável é verdade mas desde que não me passe faturas anualmente...

                                      Comentário


                                        #20
                                        @33Stradale, e o pior é que o preço indicado nesse site até é barato, tendo em consideração que geralmente custam mais para perto de 400 euros...

                                        Eu compreendo que o carro faça a regereneção quando tiver de a fazer, acho é estranho ele fazê-la em dias diferentes. Pensei que quando começasse, a fizesse até terminar. Daí alguns carros até ficarem com as ventoinhas ligadas, pelo que me disseram.

                                        De qualquer das formas, ontem, depois de andar mais um bocado no carro, pareceu-me que o carro continua a tremer ligeiramente numa situação muito específica, que é quando a rotação chega ao seu nível mais baixo, ou seja, os motores iguais ao meu têm 2 ralentis, digamos assim, um quando o carro está em andamento mas em ponto morto, por exemplo, sendo que neste caso a rotação está ligeiramente abaixo das 1000, e quando está ao ralenti, mas com o carro completamente imobilizado, sendo que aqui a rotação baixa mais umas 100 ou 200 rotações. Reparei que quando o carro passa do ralenti de perto das 1000 rotações para o ralenti de carro imobilizado, ele treme ligeiramente ao atingir o ralenti mais baixo. (espero que tenha conseguido explicar isto de forma minimamente percetível).

                                        Resumindo: depois de fazer uma rápida pesquisa na net, desconfio que possa ser do controlo de injeção de combustível. Provavelmente não estará a injetar o suficiente ou estará dessincronizado, não sei. De qualquer das formas, já marquei um diagnóstico no meu mecânico para a próxima semana.

                                        @Vocsa, realmente, é verdade. O facto de ser um "picuinhas" com o carro também não ajuda muito, porque mal ouço qualquer ruído anormal no carro, tento logo resolver para evitar problemas maiores no futuro, mas realmente acho que estes novos motores, embora tenham as suas qualidades, como é óbvio, causam muitos problemas devido ao facto de ainda serem relativamente recentes.

                                        Enfim... de qualquer forma, quando tiver novidades sobre isto, venho aqui atualizar o post.

                                        Até lá, espero que o carro não volte a tremer tanto, mas se o fizer, vou ter o gosto de ir à emac e mostrar-lhe a "regeneração" e ver quem vai cobrir os possíveis danos que possam ter sido agravados pela inação deles.

                                        Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda e opiniões.
                                        Abraço

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          A margem de um filtro de oleo assusta bem mais, mas como é barato, a malta nem nota.
                                          Sim, é verdade!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como disse no outro tópico.

                                            O meu carro treme estando parado em relantin e mesmo a manete treme, se estiver mt em para arranca em 1ª, chega a um ponto que o carro parece que salta e atrofia todo. Já vai com 310mil. De resto não oiço nada fora do normal, o pedal pega é mt em cima.
                                            Editado pela última vez por Robie; 27 July 2015, 19:00.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa tarde pessoal,
                                              alguém me consegue confirmar se um audi a4 b5 1.9tdi, 90cv, motor 1z, de 1995, é bimassa ou monomassa.
                                              já ouvi opiniões distintas e o próprio mecânico diz que so conseguirá saber depois de desmontar.
                                              Desde já agradecido

                                              Comentário


                                                #24
                                                Deverá ser Monomassa. Mas após estes anos todos, podem ter montado um bimassa por desconhecimento.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X