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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

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    Olá a todos
    Alguém me pode informar se um dos óleos correctos para um rover 75 diesel é o visco route 7000 (5W40)?
    E só deve ser substituido quando o computador do automovel avisar sobre a necessidade de efectuar o serviço de lubrificação, já que este, segundo informação prestada pelo concessionário, efectua um cálculo baseado nas distâncias dos percursos efectuados?

    Comentário


      route 7000? não será o sport 7000?

      De qualquer modo, segundo o site da cepsa, esse é o indicado.

      Comentário


        Alô especialista Jeff

        Em breve vou efectuar a revisão ao meu carrito Opel Corsa B 1.7 Diesel. O conta quilómetros já conta uma marca jeitosa de 150 mil e o fabricante anúncia para este motor um 10W40 sintético. Acontece que até aos 120 mil sempre levou o BP Visco 3000 10W40 semi-sintético em intervalos de 15 mil. A partir dos 120 tenho feito mudanças de 10 em 10 mil sempre com óleo 10W40 semi-sintético. Agora estava a pensar meter um oleo tipo o ELF Competition ST 10W40. Atendendo a quilometragem que já leva que aconselhas? continua com a mesma viscosidade? o motor está impecável

        Comentário


          Boas!

          Deixo aqui uma questão, que pode ser ou não pertinente: no caso dos motores VAG com motores PD, o óleo a ser usado terá de obedecer à norma 505.01 (isto motores sem sistema long-life).
          Terá alguma vantagem usar óleo com a norma 506.01 (mantendo as manutenções normais aos 15.000km), tendo em vista uma melhor protecção do motor?

          Um abraço

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Cupra_R

            Alô especialista Jeff

            Em breve vou efectuar a revisão ao meu carrito Opel Corsa B 1.7 Diesel. O conta quilómetros já conta uma marca jeitosa de 150 mil e o fabricante anúncia para este motor um 10W40 sintético. Acontece que até aos 120 mil sempre levou o BP Visco 3000 10W40 semi-sintético em intervalos de 15 mil. A partir dos 120 tenho feito mudanças de 10 em 10 mil sempre com óleo 10W40 semi-sintético. Agora estava a pensar meter um oleo tipo o ELF Competition ST 10W40. Atendendo a quilometragem que já leva que aconselhas? continua com a mesma viscosidade? o motor está impecável
            isso é uma maquina igual ao meu....pelo que sei recomendam um semi sintetico 10w-40 para 15mil km...agora pode haver deles que nem durem tanto e tb depende da condução. O meu tá com 140mil e parece-me impecavel....se nao beber oleo como o meu é manter as revisoes de 15mil de preferencia com um bom semi sintectico genero visco 5000...mas esse elf tambem nao deve ser mau, e deve aguentar bem os 15mil km.

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por vitor_rocha

              O óleo "gémeo" é realmente o Mobil super S 10W-40. E nos hipers já se encontra mais barato do que o preço pelo qual compraste o Esso. Esses revendedores...
              acho que o preço acertado era mais ou menos esse.....mas perguntei a pouco ao meu pai....e parece que o revendedor ofereceu os litros de oleo e nao levou nada heheh...assim vale a pena nao?

              Comentário


                o elf tem um 10w-40 especifico para diesel

                Comentário


                  Boas jeff,

                  Acabei de comprar o Castrol TXT 10w40 para colocar no Polo G40 do meu irmão, mas estou aqui com duas duvidas.

                  1º Quantos kms devera fazer o oleo? Ele diz que tem base sintetica è considerado semi ou sintetico?

                  2º Pareçe-me que ja vi o TXT 10w40 com outra embalagem, sera esta a nova ou ha varios TXT 10w40?


                  Comentário


                    Boas
                    N sou o Jeff... nem sei tanto como ele...
                    Mas acho q a unica diferença é mesmo a embalagem (MArketing).
                    Penso q podes fazer mudas de 10.000Km em 10.000Km ou 1 ano... pelo menos é o q eu faço no meu jipe com esse mesmo oleo...

                    Claro q o Jeff qd voltar te vai responder a isso com mais certeza.

                    Hasta

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por jeff

                      citação:Originalmente colocada por ciber007

                      Desculpa chatear mais um pouco Jeff mas gostava da tua opinião. O meu carro é um Corsa C 1.2 de 2002, tem funcionado sempre com 5W-40. Chegou agora a hora de mudar o óleo novamente (revisão dos 60mil) e claro, gostava de colocar um óleo para 30mil. Portanto, mantenho a graduação e compro o BP Visco 7000 por exemplo? O carro não gasta nenhum óleo, ao fim de 30mil continua exactamente no mesmo nível .

                      Cumprimentos.
                      Boas. Esses motores são da nova geração da Opel com folgas minimas de cilindros. Para a Opel recomendar esse 5W40 (ou 0W40?) é porque tem o sistema ecoflex(ou qualquer coisa parecida, já não me lembro). Se quiseres continuar a trocar de 30 em 30 mil deves continuar a usar o mesmo oleo, acho que o Visco 7000 Sport 5W40 não está preparado para isso, mas acho que é o Bp Visco 7000 0W40. Com este oleo o motor está protegido, com o 5W40 não, isto se o motor tem este serviço (O carro avisa a altura de trocar o oleo?). De qualquer forma o Bp V. 7000 5W40 é um oleo que nesse motor faz 20000 mas não é o oleo ideal. Um abraço.

                      Comentário


                        entao jeff qual e o oleo idial e qual e a diferença entre os 2 oleos
                        e qual da para 30mil ou arranjas para 60mil

                        citação:Originalmente colocada por jeff

                        citação:Originalmente colocada por ciber007

                        Desculpa chatear mais um pouco Jeff mas gostava da tua opinião. O meu carro é um Corsa C 1.2 de 2002, tem funcionado sempre com 5W-40. Chegou agora a hora de mudar o óleo novamente (revisão dos 60mil) e claro, gostava de colocar um óleo para 30mil. Portanto, mantenho a graduação e compro o BP Visco 7000 por exemplo? O carro não gasta nenhum óleo, ao fim de 30mil continua exactamente no mesmo nível .

                        Cumprimentos.
                        Boas. Esses motores são da nova geração da Opel com folgas minimas de cilindros. Para a Opel recomendar esse 5W40 (ou 0W40?) é porque tem o sistema ecoflex(ou qualquer coisa parecida, já não me lembro). Se quiseres continuar a trocar de 30 em 30 mil deves continuar a usar o mesmo oleo, acho que o Visco 7000 Sport 5W40 não está preparado para isso, mas acho que é o Bp Visco 7000 0W40. Com este oleo o motor está protegido, com o 5W40 não, isto se o motor tem este serviço (O carro avisa a altura de trocar o oleo?). De qualquer forma o Bp V. 7000 5W40 é um oleo que nesse motor faz 20000 mas não é o oleo ideal. Um abraço.

                        Comentário


                          As respostas às perguntas já estão no próprio post que citou...

                          Comentário


                            O meu usa Shell Helix mineral 20w40... mas também já tem 17 anos hehe ;)

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Ibiza100

                              Atendendo aos kms que o carro tem, aconselharia uma mudança para um óleo menos viscoso, tipo 10W40, e qual a marca?
                              Agradecia que me esclarecesse, Jeff.

                              Bons Kms.
                              Naõ sou o jeff (deve ter tirado umas férias), mas acho que consigo responder a essa questão.

                              Se o carro não apresentar um consumo anormal de óleo deve manter o lubrificante. Se consumir muito oleo deve optar por utilizar um 10W-40.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

                                Boas
                                O meu carro n tem serviço Long Life e no entanto o oleo aconselhado é um 0w 30 (Castrol SLX)...
                                É um oleo q posso usar todo o ano, n há problems de no Verão estarem 40º e utilizar... certo?!

                                Hasta
                                O facto de utilizar um oleo 0W30 nada tem a ver com o serviço long life. Esse motor foi desenhado para ter uma pelicula protectora muito "fina" e desta forma o oleo tem mesmo de ser esse, até porque só dessa forma se consegue intervalos de assistencia tão espaçados. O oleo pode e deve usar todo o ano aqui em Portugal. Como disse a temperatura exterior tem influencia na temperatura de funcionamento do motor, mas no caso de estarem 45º é o sistema de refrigeração que tem de funcionar.
                                Um abraço.

                                Comentário


                                  O jeff tira uma semana de férias e isto fica um caos cheio de perguntas! :D

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                    Boas!
                                    Jeff, estive a ler o topico todo e ja vi que és entendido na materia , ai ha uns posts atras o Kreisp postou que lhe tinham metido cepsa 10w40 no C-Max 1.6TDCI, aconteceu o mm cmg, como tal queria tirar umas duvidas ctg.
                                    Em 1º lugar espetaram-me cerca de 5 litros de oleo no motor e este só leva 3,8L , sabes se pode haver algum tipo de problema?
                                    Quais as desvantagens deste oleo 10w40 em relação ao 5w30 para este motor?
                                    Tu aconselhaste o Kreisp a por o cepsa 5w30 eco synthetic, qual a tua opinião sobre o 5w30 da Motorcraft?
                                    A marca recomenda mudanças de oleo de 20kKM em 20kKM, se usar o Cepsa 5w30 (ou o motorcraft) em que condiçoes deveria reduzir esse intervalo?

                                    Continua ai a esclarecer a malta, pois estas a fazer um optimo trabalho.

                                    1 Abraço


                                    Boas. A maior desvantagem deste motor ao usar um 10W40 passa por um aumento do consumo medio, talvez mais um litro e meio. Os intervalos deveriam-se reduzir para 14000 kms. O facto de eles cobrarem os 5 litros, talvez seja por usarem o produto em lata e não em bidão. Fazem pagar os 5 e não os 3,8, mas deveriam dar o restante para atestos. O 5w30 da motorcraft é um oleo de segundo escalão pois é um pouco desiquilibrado na formulação (não resiste muitos kms com as caracteristicas iniciais, logo não dura nem de perto os 20 mil), muito embora seja bom enquanto novo.
                                    Deve reduzir o intervalo caso ande muito em cidade, principalmente ao ralenti e se fizer seguidos demasiados kms (mais de 300 kms). É normal o consumo de oleo neste motor, pelo menos, ultimamente é o que se ouve.
                                    Um abraço.

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Prozi

                                      citação:Originalmente colocada por jeff

                                      citação:Originalmente colocada por Prozi

                                      Ora vivas...jEnao vinha aqui Eseculos!

                                      O meu pai tem uns contactos na esso e arranjou o esso ultra 10w-40
                                      lEpros carros de casa. Um mercedes c220 e o meu opel corsa 1.7d que utiliza o mobil 5w-50 ehheeh ate agora impecavel e nem come uma gota de oleo. No meu bicho sEmeto o que Ede top e saiu barato 4litros 45euros

                                      Gostava de saber se este oleo da esso Ealguma coisa de jeito? A mim parece-me que Einferior ao seu similiar (leia-se mobil 1 10w-40). Nao estou com muita vontade de trocar pra semi sintectico o carro tem 140 mil km e nao bebe oleo, o meu pai so apanhou o mega desconto 25litros por 100euros se nao me engano. Estou a pensar fazer mudanças em ambos os carros de 10mil km, acho que este nao aguenta os 15mil, eu pelo menos gosto de jogar pelo seguro.
                                      Supostamente pedimos Mobil e o revendedor entregou esso, serEque Ea mesma coisa? Deduzo que seja o Jeff a responder

                                      jEagora um pequeno aparte...vejam um dvd do bestmotoring em que testam carros desportivos no dia mais quento no japao cerca de 40 graus..em que uns utilizam oleos 10w-50 10w-60 e uns mais normais 5w-40.....e os unicos carros que deram problemas de aquecimentos foram um honda nsx type r que utilizava no meu ponto de vista um oleo completamente desaconselhado 0w-30 de serie, quando a temperatura ambiente era superior a 40 graus....e ja tive a ler nos manuais nao aconselham a utilização desses oleos a temperaturas ambientes superiores a 30 graus isto na MB e um *W-40 a temperaturas superiores a 40 graus isto tb na MB. 0w-30 em portugal no verao e se gostar de acelarar e andar altas rotações não são nada aconselhados....o seu motor vai sofrer aquecimento...e jEse sabe o que pode originar...a dispersão de calor não vai ser eficiente e a longevidade diminui. Esses 0w-30 sao bons pros paises nordicos e Americas e Canadas onde se vendem muito. Por isso nunca utilizaria serviços long live em que o oleo fosse dessa graduação preferia fazer as revisões normais com oleos mais apropriados ao clima portugues, tudo o que seja *w-40 ou superiores *w-50 conforme os motores tá bom pra portugal
                                      Boas. Parece que andaste a beber, ou tu, ou o teu teclado.:D
                                      O Mobil Super S tem caracteristicas bastante semelhantes ao Esso Ultra 10W40 embora sejam fabricados actualmente em sitios diferentes. O Mobil está mais adaptado ao nosso clima mas é uma diferença minima. É comprar o que estiver mais barato.
                                      Quanto a isso das temperaturas é muito relativo essa teoria pois esse 0W30 pode-se portar muito melhor que um 10W60 ao nivel da temperatura dependendo directamente dos aditivos. Experimenta colocar um 10W60 num BMW 120D que vais ver o resultado: acredita que eu já vi o resultado e não foi nada bom! Durou 7000 até descoordenar o motor!
                                      Desculpa lá a escrita mas nesse dia o meu pc deve ter apanhado qualquer coisa, pois este forum aparecia-me com caracteres chineses, um erro na codificação que ainda nao consegui resolver no site da bola e jogo, agora aqui aparentemente tá normal.
                                      Nao chegas-te a responder a todas as duvidas se souberes claro...o oleo é alguma coisa de jeito? e qual a km de mudança 10mil ou 15mil?
                                      Acredito que em alguns carros o 10w-60 nao seja utilizado especialmente naqueles em que as folgas sejam minimas, esses 10w-50 e 50 eram no subaru impreza wrx e mitsubichi evo nao sei das quantas o ultimo o VIII se nao me engano! ou seja turbinados a gasolina....agora os oleos estao sempre a melhorar mas ainda desconfio um pouco na pratica desses 0w-30 em paises mais quentes...daqui a uns anos é que vamos ver se o resultado!
                                      O Esso que falas cumpre os 10000 kms. Agora não é o melhor que se arranja. Se o preço for agradavel usa, senão não vale o investimento, até porque não é feito para o nosso clima.
                                      Um abraço.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Ibiza100

                                        Boas, pessoal.
                                        Depois de ler alguns posts e de apreender mais alguns conhecimentos através da sabedoria do Jeff, venho pôr-lhe uma questão:
                                        A minha Seat Ibiza 1.9 TDI 90 Cv de 1997 tem 193.500 kms, e o óleo que eu sempre usei nas minhas revisões foi o Mobil 1 5W40. Atendendo aos kms que o carro tem, aconselharia uma mudança para um óleo menos viscoso, tipo 10W40, e qual a marca?
                                        Agradecia que me esclarecesse, Jeff.

                                        Bons Kms.
                                        Boas. Atendendo à escolha do Mobil 1 5W40, acho que está muito bem entregue o motor. Se o consumo ainda não é exagerado, mais de 0,5 lts por 1000 kms, não deve mudar de forma nenhuma.
                                        Um abraço.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por Pcustodio

                                          O 307 indica a altura para mudar de oleo de acordo com o estilo de condução. O aviso deverá ser por volta dos 20 mil km. Mas aqui o que muda entre um 10w40 e um 5w40? O 5w40 aquece menos e deste modo poderá durar mais?
                                          O avisador não vai alterar o aviso, a menos que seja reprogramado. Mas os 20000 são para cumprir.
                                          Um abraço.

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por roverzinho

                                            Olá a todos
                                            Alguém me pode informar se um dos óleos correctos para um rover 75 diesel é o visco route 7000 (5W40)?
                                            E só deve ser substituido quando o computador do automovel avisar sobre a necessidade de efectuar o serviço de lubrificação, já que este, segundo informação prestada pelo concessionário, efectua um cálculo baseado nas distâncias dos percursos efectuados?
                                            A aplicação é correcta. A mudança deve ser feita de acordo com o avisador.
                                            Um abraço.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Cupra_R

                                              Alô especialista Jeff

                                              Em breve vou efectuar a revisão ao meu carrito Opel Corsa B 1.7 Diesel. O conta quilómetros já conta uma marca jeitosa de 150 mil e o fabricante anúncia para este motor um 10W40 sintético. Acontece que até aos 120 mil sempre levou o BP Visco 3000 10W40 semi-sintético em intervalos de 15 mil. A partir dos 120 tenho feito mudanças de 10 em 10 mil sempre com óleo 10W40 semi-sintético. Agora estava a pensar meter um oleo tipo o ELF Competition ST 10W40. Atendendo a quilometragem que já leva que aconselhas? continua com a mesma viscosidade? o motor está impecável
                                              Boas. Deve continuar a usar esse 10W40.
                                              Um abraço.

                                              Comentário


                                                Eu acho é que o avisador é treta. Já passaram mais de mil km e aquilo vai decrementando exactamente conforme os km percorridos (de 100 em 100). Não creio que esteja relacionado com o estilo de condução como indica o manual.
                                                Mas estava mais a pensar em mudar aos 15 mil. Não gosto muito de chegar perto dos limites.


                                                citação:Originalmente colocada por jeff

                                                citação:Originalmente colocada por Pcustodio

                                                O 307 indica a altura para mudar de oleo de acordo com o estilo de condução. O aviso deverá ser por volta dos 20 mil km. Mas aqui o que muda entre um 10w40 e um 5w40? O 5w40 aquece menos e deste modo poderá durar mais?
                                                O avisador não vai alterar o aviso, a menos que seja reprogramado. Mas os 20000 são para cumprir.
                                                Um abraço.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por LB

                                                  Boas!

                                                  Deixo aqui uma questão, que pode ser ou não pertinente: no caso dos motores VAG com motores PD, o óleo a ser usado terá de obedecer à norma 505.01 (isto motores sem sistema long-life).
                                                  Terá alguma vantagem usar óleo com a norma 506.01 (mantendo as manutenções normais aos 15.000km), tendo em vista uma melhor protecção do motor?

                                                  Um abraço
                                                  Não há nenhuma vantagem em usar e é prejudicial na lubrificação.
                                                  Um abraço.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Marco

                                                    Boas jeff,

                                                    Acabei de comprar o Castrol TXT 10w40 para colocar no Polo G40 do meu irmão, mas estou aqui com duas duvidas.

                                                    1º Quantos kms devera fazer o oleo? Ele diz que tem base sintetica è considerado semi ou sintetico?

                                                    2º Pareçe-me que ja vi o TXT 10w40 com outra embalagem, sera esta a nova ou ha varios TXT 10w40?

                                                    Deve no maximo 10000 kms. A embalagem pode ser espanhola ou francesa.
                                                    Um abraço.

                                                    Comentário


                                                      Caro Jeff,

                                                      Das boas referencias que me deram e pelos posts que escreve deveremos chamar-lhe o "mestre" dos óleos. ;)

                                                      A minha pergunta ja foi posta... mas o problema é que quanto mais leio mais embaralhado fico.....

                                                      O meu carro Golf IV TDI 25 anos 110cv e 120.000 kms.... mas este modelo tem bomba injectora?

                                                      O manual diz para respeitar o 505.00 e 500.00 mas já me aconselharam o Castrol TXT 5w40 (esp. 505.01... que segundo o manual do carro é pro tdi 150cv...)

                                                      Outras hipóteses (ainda nao fui ver o preço do Mega synthetic da Cepsa... mas será boa hipótese pro meu?)

                                                      Hoje vi um óle que respeitava o 500.00 e 505.00 e 500.01 de uma marca que nem conheço... ADI SHT e custava 3€ 5lts (promo) mas será bom "sangue" por motor?

                                                      Resumindo... para além da Cepsa melhor optar por SHELL Helix 5w40; Visco 7000 sport ou só 7000; Castrol GTD Magnatec 5w40 ???

                                                      socorro!!! obrigado

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por Pcustodio

                                                        Eu acho é que o avisador é treta. Já passaram mais de mil km e aquilo vai decrementando exactamente conforme os km percorridos (de 100 em 100). Não creio que esteja relacionado com o estilo de condução como indica o manual.
                                                        Mas estava mais a pensar em mudar aos 15 mil. Não gosto muito de chegar perto dos limites.


                                                        citação:Originalmente colocada por jeff

                                                        citação:Originalmente colocada por Pcustodio

                                                        O 307 indica a altura para mudar de oleo de acordo com o estilo de condução. O aviso deverá ser por volta dos 20 mil km. Mas aqui o que muda entre um 10w40 e um 5w40? O 5w40 aquece menos e deste modo poderá durar mais?
                                                        O avisador não vai alterar o aviso, a menos que seja reprogramado. Mas os 20000 são para cumprir.
                                                        Um abraço.
                                                        Não queria dizer isso directamente...:D:D:D

                                                        Comentário


                                                          Hoje vi um óle que respeitava o 500.00 e 505.00 e 500.01 de uma marca que nem conheço... ADI SHT e custava 3€ 5lts (promo) mas será bom "sangue" por motor?

                                                          nao 3€ mas 36€ 5ltrs

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por boguinhas II

                                                            Caro Jeff,

                                                            Das boas referencias que me deram e pelos posts que escreve deveremos chamar-lhe o "mestre" dos óleos. ;)

                                                            A minha pergunta ja foi posta... mas o problema é que quanto mais leio mais embaralhado fico.....

                                                            O meu carro Golf IV TDI 25 anos 110cv e 120.000 kms.... mas este modelo tem bomba injectora?

                                                            O manual diz para respeitar o 505.00 e 500.00 mas já me aconselharam o Castrol TXT 5w40 (esp. 505.01... que segundo o manual do carro é pro tdi 150cv...)

                                                            Outras hipóteses (ainda nao fui ver o preço do Mega synthetic da Cepsa... mas será boa hipótese pro meu?)

                                                            Hoje vi um óle que respeitava o 500.00 e 505.00 e 500.01 de uma marca que nem conheço... ADI SHT e custava 3€ 5lts (promo) mas será bom "sangue" por motor?

                                                            Resumindo... para além da Cepsa melhor optar por SHELL Helix 5w40; Visco 7000 sport ou só 7000; Castrol GTD Magnatec 5w40 ???

                                                            socorro!!! obrigado
                                                            Boas. Não é um modelo de injector bomba. Existem muito oleos com essa aprovação para não dizer todos. É um pessimo sangue. Os mais equilibrados são o Cepsa e o Castrol. Depois o 7000 e depois o Shell.
                                                            Um abraço.

                                                            Comentário


                                                              jeff mais uma coisa...

                                                              O castrol acima referido por ti é o Magnatec ou o TXT?

                                                              Ultima questão a partir de quantos kilometros/ sintomas deverei passar a colocar um 10w40 em vez do 5w40?

                                                              obrigado mais uma vez


                                                              depois informo

                                                              ;)

                                                              Comentário

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