Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acho que este é o tópico correto para expor uma dúvida que me assola.
    Tenho um FIAT TIPO SW City Life novo de 2021 que usa óleo 0w20 Petronas Selenia ele fez a primeira revisão com um ano de idade e +- 7500 km e o óleo de origem nunca deu problemas. Desde a primeira revisão até agora fez cerca de 6800 km e pediu mudança de óleo nos avisos. Levei à oficina e a indicação que deram é que seria melhor alterar rapidamente porque as propriedades do óleo já só tinham 5% de durabilidade ou algo do género.

    Isto é uma situação normal? Obrigado desde já.

    Comentário


      Originalmente Colocado por ASimon Ver Post
      Acho que este é o tópico correto para expor uma dúvida que me assola.
      Tenho um FIAT TIPO SW City Life novo de 2021 que usa óleo 0w20 Petronas Selenia ele fez a primeira revisão com um ano de idade e +- 7500 km e o óleo de origem nunca deu problemas. Desde a primeira revisão até agora fez cerca de 6800 km e pediu mudança de óleo nos avisos. Levei à oficina e a indicação que deram é que seria melhor alterar rapidamente porque as propriedades do óleo já só tinham 5% de durabilidade ou algo do género.

      Isto é uma situação normal? Obrigado desde já.


      O Fiat é a diesel? E que percursos anda a fazer?

      Na volta e se for diesel e pequenos percursos... FAP a fazer das suas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ASimon Ver Post
        Acho que este é o tópico correto para expor uma dúvida que me assola.
        Tenho um FIAT TIPO SW City Life novo de 2021 que usa óleo 0w20 Petronas Selenia ele fez a primeira revisão com um ano de idade e +- 7500 km e o óleo de origem nunca deu problemas. Desde a primeira revisão até agora fez cerca de 6800 km e pediu mudança de óleo nos avisos. Levei à oficina e a indicação que deram é que seria melhor alterar rapidamente porque as propriedades do óleo já só tinham 5% de durabilidade ou algo do género.

        Isto é uma situação normal? Obrigado desde já.
        Ou não reiniciaram ou os trajectos que faz diminuem o tempo de vida útil do óleo.

        Acredito mais na segunda hipótese...

        0W20
        Norma fabricante: FIAT 955535-DSX
        Norma ACEA: C5

        Se for o 1.3d ou 1.6d

        A zargolina é tudo igual excepto a norma Fiat: ser a 955535-DM1 se não falha a memória..

        Editado pela última vez por eblase; 30 November 2022, 14:29.

        Comentário


          Originalmente Colocado por nto Ver Post



          O Fiat é a diesel? E que percursos anda a fazer?

          Na volta e se for diesel e pequenos percursos... FAP a fazer das suas.
          Neste caso é o 1.0 a Gasolina. Dos 6800 km diria que cerca de 2000 são AE, os outros 4800 são citadinos com médias de 25 km diários...

          Ou não reiniciaram ou os trajectos que faz diminuem o tempo de vida útil do óleo.

          Acredito mais na segunda hipótese...

          0W20
          Norma fabricante: FIAT 955535-DSX
          Norma ACEA: C5

          Se for o 1.3d ou 1.6d

          A zargolina é tudo igual excepto a norma Fiat: ser a 955535-DM1 se não falha a memória..​
          Eu ainda pensei que fosse o aviso da revisão dos 15000 por se estar a aproximar, mas na oficina da marca (SGS Car Feijó) não deram essa justificação como válida e insistiram sempre que seria pelos percursos mais citadinos... Ainda mais me intrigou porque a mensagem ligava quando ligava o carro, mas depois não mantinha luz de aviso ligada, parecia só um remember.

          Já agora essas normas o que implicam na escolha do óleo??

          Comentário


            Isso tem aviso de revisão e de inspeção. Se calhar só reiniciaram a da inspeção.

            Tenho boa ideia da SGS e conheço gente lá 😎

            As normas são para garantir a longevidade e correcto funcionamento do motor. Deve ter em conta a viscosidade (0W20) e a norma (a tal Fiat 955535-DM1).

            Comentário


              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Isso tem aviso de revisão e de inspeção. Se calhar só reiniciaram a da inspeção.

              Tenho boa ideia da SGS e conheço gente lá 😎

              As normas são para garantir a longevidade e correcto funcionamento do motor. Deve ter em conta a viscosidade (0W20) e a norma (a tal Fiat 955535-DM1).
              Esclarecido! Vamos lá a ver quantos km faz agora, mas espero que faça pelo menos 12000 sem problemas... Apesar de que em Abril tem a revisão do 2º ano...

              Comentário


                Pessoal, aconteceu me ontem uma situação caricata. Fui a uma Norauto que abriu à pouco tempo aqui na zona e pedi para me trocarem óleo e filtro de óleo. Eu disse que o carro costuma levar Castrol Magnatec 5 30 mas que pelos vistos não havia em stock.

                A pessoa que me atendeu perguntou-me se me importava de colocar outra marca ou até mesmo a da Norauto, ao que eu respondi afirmativamente.

                Depois de me ter feito esperar um bom bocado chegou à conclusão que não havia óleo para mim. Pediu-me desculpa e disse boa tarde.

                Será que o óleo para o meu veículo é assim uma raridade tão grande?

                O veículo em questão é um Suzuki Vitara 1.0 boosterjet allgrip a gasolina.

                Comentário




                  Originalmente Colocado por joo Ver Post
                  Pessoal, aconteceu me ontem uma situação caricata. Fui a uma Norauto que abriu à pouco tempo aqui na zona e pedi para me trocarem óleo e filtro de óleo. Eu disse que o carro costuma levar Castrol Magnatec 5 30 mas que pelos vistos não havia em stock.

                  A pessoa que me atendeu perguntou-me se me importava de colocar outra marca ou até mesmo a da Norauto, ao que eu respondi afirmativamente.

                  Depois de me ter feito esperar um bom bocado chegou à conclusão que não havia óleo para mim. Pediu-me desculpa e disse boa tarde.

                  Será que o óleo para o meu veículo é assim uma raridade tão grande?

                  O veículo em questão é um Suzuki Vitara 1.0 boosterjet allgrip a gasolina.
                  Se calhar não sabiam que óleo usava e preferiram não arriscar. Devias estar agradecido..

                  Penso que o K10C usa um 5W30 C2/C3..
                  Ou mesmo um 0W20. Tinha que ver pela matrícula.
                  Editado pela última vez por eblase; 01 December 2022, 12:11.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post



                    Se calhar não sabiam que óleo usava e preferiram não arriscar. Devias estar agradecido..

                    Penso que o K10C usa um 5W30 C2/C3..
                    Pois ele estava a dizer que teria de ser um A3/B4, sinceramente ainda não pesquisei muito sobre isso.

                    Comentário


                      Motor K10C penso que seja o teu do Vitara,APK.

                      Pode usar viscosidade de 0w30,tanto ACEA C2 como C3.

                      Depois 5w30 ACEA C2 e C3.

                      Faz só cuidado e repara se o liquido de refrigeração não começa a mudar de cor,houve uma campanha sobre essa matéria,a Suzuki mandou mudar o liquido de arrefecimento a todos os APK,campanha essa que durou até 2020.

                      Comentário


                        Se o teu motor for o K10C encontrei num manual de utilizador de outro modelo (Swift), que pode utilizar o 5W30 ACEA A3/B4 ou A5/B5.

                        Se tiver já filtro de partículas talvez seja um ACEA C2/C3.

                        Talvez este.

                        https://www.norauto.pt/p/oleo-de-mot...l-2276126.html
                        Editado pela última vez por nferrari; 01 December 2022, 22:56.

                        Comentário


                          Segundo a Liqui Moly:



                          Seria interessante comparar com o 0w30.

                          Editado pela última vez por mpereira; 02 December 2022, 14:39.

                          Comentário


                            Boas pessoal.
                            Para um Citroen c3 1.4 HDI em 2009, este Quartzo Total Ineo ECS 5W30 5L TOTAL é adequado para fazer revisões de 30 em 30mil Kms?

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jacc Ver Post
                              Boas pessoal.
                              Para um Citroen c3 1.4 HDI em 2009, este Quartzo Total Ineo ECS 5W30 5L TOTAL é adequado para fazer revisões de 30 em 30mil Kms?

                              Cumprimentos
                              Não é a viscosidade do óleo que define o intervalo das manutenções
                              Se não estou em erro esse motor usa de facto um 5w30 com a norma PSA b71 2290 mas muda a cada 20k
                              Isto se a memória não me falha

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                Não é a viscosidade do óleo que define o intervalo das manutenções
                                Se não estou em erro esse motor usa de facto um 5w30 com a norma PSA b71 2290 mas muda a cada 20k
                                Isto se a memória não me falha
                                De 15 em 15. Mas pensei que com um Óleo melhor fosse possível fazer de 30 e 30. Porque há uma revisão que só muda o filtro de óleo e óleo. Uma muda os filtros todos e outra é só óleo e filtro de óleo...

                                Agora vai fazer a revisão dos 240Mil, pelo que mudaria os filtros todos e colocava um óleo para 30... mas se não dá..

                                retirado do endado: Óleo multigraduado totalmente sintético de alta qualidade, aplicável a motores modernos a gasolina e diesel. Este lubrificante tem a designação "low seiva", por isso é indicado para uso em veículos que possuem filtro de partículas e catalisadores de três vias. É um óleo de "longa vida", portanto, a periodicidade da troca se estende até 30.000 km.

                                Mas vim recolher opiniões. Desde já agradeço
                                Editado pela última vez por Jacc; 02 December 2022, 15:19.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                  Viste a minha mensagem no telémovel?

                                  Não consigo ver nem enviar mensagens privadas pelo fórum.

                                  Desculpa, passou-me por completo e só agora reparei que tinha mensagem tua.

                                  Comentário


                                    A melhor forma para não existirem equívocos é seguir o estabelecido pela marca.

                                    Até para a substituição ser efectuada aos 30000 está relacionada com o tipo de utilização. Se for mais exigente, a vida útil do óleo é reduzida substancialmente.


                                    Para as coisas serem feitas com mais rigor, talvez mesmo só por intermédio de análises.

                                    Mas para um utilizador comum acaba por não ser viável, daí a prescrição das marcas dos tais quilómetros.


                                    Edit: Até me esqueci, o que as marcas costumam recomendar é x quilómetros ou y anos, o que ocorrer primeiro.


                                    Editado pela última vez por nferrari; 02 December 2022, 16:09.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jacc Ver Post
                                      Agora vai fazer a revisão dos 240Mil, pelo que mudaria os filtros todos e colocava um óleo para 30... mas se não dá..
                                      Qual é o tipo de utilização habitual e km anual que é costume fazer?

                                      Comentário


                                      • Jacc
                                        Jacc commented
                                        Editing a comment
                                        19 a 22k por ano. Viagens de 250kms de 5 em 5 dias +/-. Para os kms feitos por ano, o tempo de utilização é reduzido.

                                      19 a 22k por ano. Viagens de 250kms de 5 em 5 dias +/-. Para os kms feitos por ano, o tempo de utilização é reduzido

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jacc Ver Post
                                        19 a 22k por ano. Viagens de 250kms de 5 em 5 dias +/-. Para os kms feitos por ano, o tempo de utilização é reduzido
                                        À partida uma troca anual ou 20000 quilómetros deve ser adequado num óleo "sintético".

                                        ​​​​​​Mas podem existir outras opiniões e mesmo se deve ver o recomendado pela marca.

                                        Comentário


                                          Ou seja, na prática faz os tais 30k em ano e meio, mais mês menos mês. Se esse óleo tiver as especificações da marca, eu talvez arriscasse a usar. Não deve ficar pior do que andar por ex. 2 anos para fazer 5 a 10.000km...(meu caso atualmente).

                                          Comentário


                                            Tudo tem a ver com a oxidação do óleo.

                                            Se circulares muito e em trajetos que favorizem o aquecimento apropriado do motor,a evaporação dos vapores do combustivel,que o lubrificante não seja contaminado em demasia com combustivel devido às regenerações do fap poderás fazer o que a marca te recomenda.

                                            O ideal é uma análise ao lubrificante e aí já terás uma resposta detalhada e cientifica à tua questão.

                                            É raro um lubrificante motor suportar 25/30kkm dois anos sem perder por completo as suas propriedades.

                                            Comentário


                                              Bom dia,

                                              Qual o óleo indicado para o Opel Corsa C 1.2 de 2005? E qual aconselham?

                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por espuma Ver Post
                                                Bom dia,

                                                Qual o óleo indicado para o Opel Corsa C 1.2 de 2005? E qual aconselham?

                                                Obrigado
                                                SAE 5W30
                                                Norma: Dexos 2

                                                Marca ao gosto da carteira conforme estes requisitos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por espuma Ver Post
                                                  Bom dia,

                                                  Qual o óleo indicado para o Opel Corsa C 1.2 de 2005? E qual aconselham?

                                                  Obrigado
                                                  Dexos 2 5w30/0w30.

                                                  Vê o mais barato com a norma oficial.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                    Dexos 2 5w30/0w30.

                                                    Vê o mais barato com a norma oficial.
                                                    Obrigado.

                                                    Motul 8100 X clean EFE 5w30, Mobil 1 ESP 5w30 ou GM Opel Dexos 2 5w30, qual o melhor compromisso?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por espuma Ver Post

                                                      Obrigado.

                                                      Motul 8100 X clean EFE 5w30, Mobil 1 ESP 5w30 ou GM Opel Dexos 2 5w30, qual o melhor compromisso?
                                                      O mais barato.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        O mais barato.
                                                        Obrigado

                                                        Comentário


                                                          Quem tiver a app do Mundo Galp, hoje no calendário do advento tem um cupão de 50% desconto em lubrificantes nos postos aderentes. Não sei se compensará face aos preços de outras lojas, mas fica a dica.

                                                          Comentário


                                                            Boa tarde a todos,

                                                            Qual o óleo recomendado, marca e viscosidade, para um Mitsubishi Eclipse Cross motor 4B40?
                                                            No manual vem várias viscosidades mas respeitando API SN/GF5.

                                                            Obrigado a todos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X