O meu carro faz revisões anuais / 25.000km. Faço sempre as revisões no mês da matrícula (Outubro), que no meu caso acaba por ser entre 15.000 e 20.000km.
Neste momento tenho 10.000km feitos desde a última revisão, em Outubro passado.
Em Setembro, prevejo ter cerca de 20.000km feitos desde a última revisão (feita em Outubro de 2022) e nessa altura vou fazer uma viagem de cerca de 3.000km.
A questão é: antecipavam a revisão para ir fazer a viagem com óleo “fresco” ou mantinham a revisão para Outubro como é habitual?
Existe uma razão para se fazer revisões a tempo e horas...
Só preciso de saber se devo fazer a revisão em Outubro de 2023 (com previsivelmente 23k kms, e portanto dentro do preconizado pelo fabricante) ou se devo antecipar a revisão um mês de forma a fazer a viagem com o óleo novo.
Ninguem falou em protelar prazos de revisão. Aliás quem me acompanha por cá já sabe como funciona nesse aspeto, não facilito nada.
Eu sou picuinhas e como faço esse serviço em casa com filtros todos por menos de 100€, faria.
Se tivesse de pagar para o fazer e custasse muito mais, não o faria.
Sinceramente, acho que não vai fazer grande diferença nem para o bom nem para o mau. É simplesmente descargo de consciência.
Agora tu é que sabes se tens uns €€ a mais para adiantar ou não
Só preciso de saber se devo fazer a revisão em Outubro de 2023 (com previsivelmente 23k kms, e portanto dentro do preconizado pelo fabricante) ou se devo antecipar a revisão um mês de forma a fazer a viagem com o óleo novo.
Ninguem falou em protelar prazos de revisão. Aliás quem me acompanha por cá já sabe como funciona nesse aspeto, não facilito nada.
Pessoalmente faria a revisão antes.
Uma revisão, teoricamente, não é apenas mudar óleo mas sim fazer um checkup ao carro.
Um óleo com 20k já estará bastante deteriorado.
Não sabendo o tipo de utilização do carro é sempre subjectivo. Os limites indicados para serviços "long life" baseiam-se em utilizações ideais. Se fazes muita cidade, uso desportivo ou trajectos curtos esse prazo 25k/1A não se aplica. Isso vem nas letras miúdas do manual que ninguém lê.
Com a revisão feita iria tranquilo e não vem mal nenhum ao mundo por se antecipar uma revisão 1 mês.
Preciso da v/ ajuda, para tentar pelo menos perceber o que se poderá estar a passar com o Ford Focus 1.0 Ecoboost de 2016, com atualmente cerca de 35.000km.
Sem qualquer mudança de tipo de condução ou de combustível utilizado, esporadicamente e aleatoriamente, ao parar em stops ou semáforos o motor vai abaixo. Ao recolocar a trabalhar aparece no CB o aviso de erro no motor e o trabalhar do próprio motor parece ficar alterado, e com alguns soluços/hesitações.
O erro assim como aparece volta a desaparecer na vez seguinte que se desliga e volta a ligar o motor. Liguei um ELM327 com o programa de leitura de erros no telemóvel e devolve-me estes erros no módulo da Unidade de Controlo do Motor
P06E9(00) Arquivar(Inativo)
Status: Confirmado, Falha no teste desde a última limpeza do DTC
P164C(00) Arquivar(Inativo)
Status: Confirmado, Falha no teste desde a última limpeza do DTC
O que poderá estar por detrás desta situação? Alguma ficha a fazer mau contacto? O carro tem sempre sido assistido na Ford, mas com tão pouca utilização tem dado umas quantas chatisses de sensores....
Preciso da v/ ajuda, para tentar pelo menos perceber o que se poderá estar a passar com o Ford Focus 1.0 Ecoboost de 2016, com atualmente cerca de 35.000km.
Sem qualquer mudança de tipo de condução ou de combustível utilizado, esporadicamente e aleatoriamente, ao parar em stops ou semáforos o motor vai abaixo. Ao recolocar a trabalhar aparece no CB o aviso de erro no motor e o trabalhar do próprio motor parece ficar alterado, e com alguns soluços/hesitações.
O erro assim como aparece volta a desaparecer na vez seguinte que se desliga e volta a ligar o motor. Liguei um ELM327 com o programa de leitura de erros no telemóvel e devolve-me estes erros no módulo da Unidade de Controlo do Motor
P06E9(00) Arquivar(Inativo)
Status: Confirmado, Falha no teste desde a última limpeza do DTC
P164C(00) Arquivar(Inativo)
Status: Confirmado, Falha no teste desde a última limpeza do DTC
O que poderá estar por detrás desta situação? Alguma ficha a fazer mau contacto? O carro tem sempre sido assistido na Ford, mas com tão pouca utilização tem dado umas quantas chatisses de sensores....
Obrigado a todos
Verifica os terminais para corrosão.
Bateria, motor de arranque, massa do chassis/caixa de velocidades.
O meu carro faz revisões anuais / 25.000km. Faço sempre as revisões no mês da matrícula (Outubro), que no meu caso acaba por ser entre 15.000 e 20.000km.
Neste momento tenho 10.000km feitos desde a última revisão, em Outubro passado.
Em Setembro, prevejo ter cerca de 20.000km feitos desde a última revisão (feita em Outubro de 2022) e nessa altura vou fazer uma viagem de cerca de 3.000km.
A questão é: antecipavam a revisão para ir fazer a viagem com óleo “fresco” ou mantinham a revisão para Outubro como é habitual?
Vou ser a voz dissonante. Se à chegada da viagem, continuar previsivelmente dentro do intervalo de manutenção (km e tempo), é ir e mais nada. Se fosse meu, era o que faria, e fiz muitas vezes com a Megane, que tinha os 30 mil km como limite.
Mais a mais penso que o A do Etcetera tenha sensor de qualidade do óleo, portanto se efetivamente estivesse degradado o próprio carro iria indicar a mudança antes do previsto.
Obrigado Johnny25 pela ajuda. Coloquei 27 nm no bujão, no carter preferi nem arriscar. Está com uma pequena fuga de óleo mas não percebo de onde. Até agora o bujão era a olho, mas com medo de apertar de mais da última vez acabei por apertar de menos, vou observar como se comporta nos proximos dias.
Uma Bosch car service faz o mesmo.
Relativamente ao voltante desalinhado: se a direcção está realmente alinhada, foram sapateiros que não o alinharam na horizontal aquando do ultimo alinhamento.
Óleo Mannol 5w30 FR (não era a minha escolha, mas o dono queria o óleo mais barato possível).
Filtro ar e óleo Bosch.
Discos Blueprint.
Pastilhas ATE.
120€ em material.
PS:
Adivinhem lá qual o óleo que o carro tem andado a levar desde que tem sido feita a revisão?
Boa tarde. Tinha deixado na semana passada o meu carro na oficina, Opel Astra H 1.3 2006 com 195000Kms, pois andava a uma serie de tempo a fazer um barulho estranho sempre que carregava na embraiagem, e hoje ligam a dizer que estava pronto e que levou a embraiagem bimassa nova. Resultado €1100. Foi caro ou está dentro dos valores praticados ? Já agora, como vou levantá-lo hoje, existe alguma pergunta que possa fazer para tentar perceber se foi tudo corretamente bem feito ? Desculpem as duvidas, mas eu de mecânica sou um completo leigo.
Obrigado.
Boa tarde. Tinha deixado na semana passada o meu carro na oficina, Opel Astra H 1.3 2006 com 195000Kms, pois andava a uma serie de tempo a fazer um barulho estranho sempre que carregava na embraiagem, e hoje ligam a dizer que estava pronto e que levou a embraiagem bimassa nova. Resultado €1100. Foi caro ou está dentro dos valores praticados ? Já agora, como vou levantá-lo hoje, existe alguma pergunta que possa fazer para tentar perceber se foi tudo corretamente bem feito ? Desculpem as duvidas, mas eu de mecânica sou um completo leigo.
Obrigado.
Tive uma 1.3 CDTi de 2005 e também teve essa intervenção. Considero uma "avaria normal" dado o desgaste provocado pelos KM´s.
Paguei um valor perto dos 800€, mas em 2017, pelo que o valor que lhe foi pedido atualmente parece-me adequado.
Já sei que por aqui todos são cépticos quanto ao uso de aditivos, mas da marca GAT, o que dizem?
O "meu" mecânico tem lá numa estante, mas não comprei por não conhecer a merca nem nunca ter visto em lado nenhum...
Eu na semana passada fiz "manutenção" recarregar o AC no meu carro (2016) com [R134a] (só tinha 60gr de Gás leva cerca de ~450gr) e paguei 60€ ainda colocaram um pouco de espuma na caixa onde se mete o filtro.
Avisei que tinha já um filtro para colocar e não não houve qualquer entrave, Eu levei o filtro de casa, pk já tinha comprado um no ano passado um filtro de habitáculo Antialérgico.
Perguntei quanto ficaria com Gás novo o carro da "Maria" tbm e de 2016 mas já traz esse gás R1234yf e falaram entre ~120€ a 150€ + IVA) nem sei se tinham máquina para esse gás.
(Acho que as tampas do gás novo são cinzentas e tem a gravação do Gás a usar, o gás antigo acho que são castanhas ou preta)
Tive uma 1.3 CDTi de 2005 e também teve essa intervenção. Considero uma "avaria normal" dado o desgaste provocado pelos KM´s.
Paguei um valor perto dos 800€, mas em 2017, pelo que o valor que lhe foi pedido atualmente parece-me adequado.
Já agora, reparei que desde que fui buscar o carro á oficina, para ele andar a direito, o volante não fica centrado mas tenho que o virar um pouco para a direita, terá a vêr com a intervenção que foi alvo ? Qual a solução?
Já agora, reparei que desde que fui buscar o carro á oficina, para ele andar a direito, o volante não fica centrado mas tenho que o virar um pouco para a direita, terá a vêr com a intervenção que foi alvo ? Qual a solução?
Que alinhem a direcção dado que mexeram nisso. Ou metam o berço no sítio certo...
Já sei que por aqui todos são cépticos quanto ao uso de aditivos, mas da marca GAT, o que dizem?
O "meu" mecânico tem lá numa estante, mas não comprei por não conhecer a merca nem nunca ter visto em lado nenhum...
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