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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

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    Boas, para um BMW e91 de 2010 qual recomendam?

    pesquisei no mister auto com a matricula mas os que recomendava parecia marcas estranhas...

    Comentário


      Originalmente Colocado por vagoncalves Ver Post
      Boas, para um BMW e91 de 2010 qual recomendam?

      pesquisei no mister auto com a matricula mas os que recomendava parecia marcas estranhas...
      Norma GS 9400 da BMW

      Comentário


        Online original tens num site nacional que ainda te dá 7% de desconto se fores sócio do glorioso

        Comentário


          Novo G12evo ( 774-L) (vá-se la perceber porque foram de G13 para este)

          https://cdn.website-editor.net/61024...santin_G65.pdf

          contains a corrosion inhibitor package based onsalts of organic acids, phosphate and silicate (PSi-OAT coolant). free from nitrites, amines and borates.




          Editado pela última vez por Illusion; 24 January 2020, 12:25.

          Comentário


            Não sabia que agora tinham esse G12evo.

            O G13 sei que dava para mistura com todos os G12 com simbolo "+" sem qualquer risco para o motor.

            Até aqui apenas o primeiro G11 e G12 é que não se deve misturar com nada.

            Agora esse G12evo vem no mesmo sentido?

            Comentário


              Ao ano passado substitui o anti congelante pois tinha bastante ferrugem, estava castanho, apesar de só ter usado água destilada para fazer acrescentos.
              Fiz um flush e depois pus 50/50 g12 plus da vaico.

              De vez em quando verifico o líquido e o vaso já começa a ficar acastanhado outra vez e o líquido turvo mas ao tirar um pouco ele continua cor de rosa e relativamente "limpo" .

              Isto deverá ser ferrugem que foi se soltando (da que já tinha) que está em suspensão no liquido. E estava a pensar em filtrar o líquido em vez de o deitar fora. Ou acham melhor mudá-lo outra vez?
              Se sim, aconselham um aditivo ou alguma mistura homemade antes para tirar a ferrugem de vez porque penso que vai voltar a aparecer.


              Comentário


                Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                Ao ano passado substitui o anti congelante pois tinha bastante ferrugem, estava castanho, apesar de só ter usado água destilada para fazer acrescentos.
                Fiz um flush e depois pus 50/50 g12 plus da vaico.

                De vez em quando verifico o líquido e o vaso já começa a ficar acastanhado outra vez e o líquido turvo mas ao tirar um pouco ele continua cor de rosa e relativamente "limpo" .

                Isto deverá ser ferrugem que foi se soltando (da que já tinha) que está em suspensão no liquido. E estava a pensar em filtrar o líquido em vez de o deitar fora. Ou acham melhor mudá-lo outra vez?
                Se sim, aconselham um aditivo ou alguma mistura homemade antes para tirar a ferrugem de vez porque penso que vai voltar a aparecer.


                Se chegou a ter ferrugem, vai sempre aparecer algum "lixo" no anticongelante.
                É inevitável... pelas fotos não mexia, está bom.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                  Ao ano passado substitui o anti congelante pois tinha bastante ferrugem, estava castanho, apesar de só ter usado água destilada para fazer acrescentos.
                  Fiz um flush e depois pus 50/50 g12 plus da vaico.

                  De vez em quando verifico o líquido e o vaso já começa a ficar acastanhado outra vez e o líquido turvo mas ao tirar um pouco ele continua cor de rosa e relativamente "limpo" .

                  Isto deverá ser ferrugem que foi se soltando (da que já tinha) que está em suspensão no liquido. E estava a pensar em filtrar o líquido em vez de o deitar fora. Ou acham melhor mudá-lo outra vez?
                  Se sim, aconselham um aditivo ou alguma mistura homemade antes para tirar a ferrugem de vez porque penso que vai voltar a aparecer.


                  Tem ar de estar em boas condições.

                  Muda daqui a um ano,e depois mantém o plano do construtor.

                  Comentário


                    Boa noite pessoal, precisava de adicionar um pouco de anticongelante ao meu C3 1.6 BlueHDI 100 de 2016.
                    Já procurei no manual do carro, mas não encontrei nenhuma referência ao dito. Na net também já vi várias respostas.
                    Afinal o que devo comprar para repor um pouco do nível?
                    Obrigado.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
                      Boa noite pessoal, precisava de adicionar um pouco de anticongelante ao meu C3 1.6 BlueHDI 100 de 2016.
                      Já procurei no manual do carro, mas não encontrei nenhuma referência ao dito. Na net também já vi várias respostas.
                      Afinal o que devo comprar para repor um pouco do nível?
                      Obrigado.
                      Para não correr o risco de haver misturas e apenas para um pequeno acréscimo, sugiro o uso de água destilada

                      Comentário


                        Obrigado.

                        Comentário


                          Tirei o vaso de expansão para lavar no fim de semana já que estava meio encardido e ontem quando fui ver o anticongelante ainda estava pior, tinha sedimentos de ferrugem no fundo bem mais do que antes de ter lavado.

                          Hoje fui então comprar mais anti congelante e pensei no g13, só que as embalagens que tinham já eram de 2016 disse que não queria que então me desse g12, acabei comprando duas garrafas da Febi (não tinha da vaico como já comprei).

                          Agora em casa pesquisei e este que comprei afinal é G12+ e não G12++ que é o que pus. Segundo a tabela o G12+ não pode ser misturado com G12++, outras dizem que pode misturar mas perde propriedades anti corrosivas.

                          O melhor vai ser mesmo devolver não ?

                          E comprar um aditivo para ver se limpa a ferrugem, vi um da mannol que diz mesmo que remove ferrugem, enquanto que outros não referem isso ? Será que vai dar tudo ao mesmo ?

                          Comentário


                            Compra o G13, não importa absolutamente nada a idade.

                            Não uses nenhum aditivo de limpeza, esse anticongelante está limpíssimo.

                            Estás pura e simplesmente a complicar, sedimentos é normal ganhar num circuito que ao ser antigo não teve o líquido próprio.

                            O anticongelante já estancou qualquer corrosão adicional.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Compra o G13, não importa absolutamente nada a idade.

                              Não uses nenhum aditivo de limpeza, esse anticongelante está limpíssimo.

                              Estás pura e simplesmente a complicar, sedimentos é normal ganhar num circuito que ao ser antigo não teve o líquido próprio.

                              O anticongelante já estancou qualquer corrosão adicional.
                              Então se não importa porque é que o febi vem com a data de produção e expiração ? Neste caso 2019-2024.

                              Antigo como quem diz, o carro é de 2013, comprei com 20mil (em 2015), desde logo notei que o anti-congelante estava alaranjado (mas limpo) pensei que era normal, na altura não percebia nada.

                              Lá de vez em quando fazia uns acrescentos com agua destilada, porque a bomba de água tinha uma pequena fuga, em 2018 foi então que a coisa ficou feia liquido castanho, vaso encardido, tive que fazer um flush (sem aditivos) e deitei 50/50 G12++ da Vaico. Aguentou-se até agora. Na foto está limpo mas ontem já não estava assim vou tirar uma foto.

                              E também pode acontecer de ele estar com uma cor boa mas depois a concentração estar fraca não ?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                Então se não importa porque é que o febi vem com a data de produção e expiração ? Neste caso 2019-2024.

                                Antigo como quem diz, o carro é de 2013, comprei com 20mil (em 2015), desde logo notei que o anti-congelante estava alaranjado (mas limpo) pensei que era normal, na altura não percebia nada.

                                Lá de vez em quando fazia uns acrescentos com agua destilada, porque a bomba de água tinha uma pequena fuga, em 2018 foi então que a coisa ficou feia liquido castanho, vaso encardido, tive que fazer um flush (sem aditivos) e deitei 50/50 G12++ da Vaico. Aguentou-se até agora. Na foto está limpo mas ontem já não estava assim vou tirar uma foto.

                                E também pode acontecer de ele estar com uma cor boa mas depois a concentração estar fraca não ?
                                Tem data para efeitos de gestão de stock, da mesma forma que muitos alimentos dizem "melhor se consumido até"

                                O liquido da renault "sempre foi" amarelo fluorescente, se não tinha essa cor já tinha sido feita asneira. Ler asneira como meter outro liquido incorrecto, que devido a reacções quimicas causa precipitados (O mesmo que misturar G11 com G12)




                                Como te disse, se queres mesmo mexer, tira o liquido velho, lava o melhor possivel e aplica G13, e não te preocupes por longos anos.

                                Não te esqueças de sangrar bem o circuito nas purgas.
                                Editado pela última vez por Illusion; 20 February 2020, 07:20.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                  Tem data para efeitos de gestão de stock, da mesma forma que muitos alimentos dizem "melhor se consumido até"

                                  O liquido da renault "sempre foi" amarelo fluorescente, se não tinha essa cor já tinha sido feita asneira. Ler asneira como meter outro liquido incorrecto, que devido a reacções quimicas causa precipitados (O mesmo que misturar G11 com G12)

                                  Como te disse, se queres mesmo mexer, tira o liquido velho, lava o melhor possivel e aplica G13, e não te preocupes por longos anos.

                                  Não te esqueças de sangrar bem o circuito nas purgas.
                                  Ok muito bem sempre a aprender.
                                  Mas eu tenho um tdi e não um renault.

                                  Aqui fica a evolução.





                                  O problema é quando se tem uma gerigonça destas de termostato fica dificil fazer um flush em condições. O termostato fica dentro dessa peça selada. E o carro leva imenso tempo a aquecer ao ralentim. Da outra vez já tinha 40min e ainda ia nos 75-80ºc e acelerar às 2000rpm. Já pensei se era do termostato estar sempre aberto mas a temperatura mantém-se nos 93-97 durante a condução.

                                  Editado pela última vez por apsol; 20 February 2020, 10:42.

                                  Comentário


                                    Pensei que estivesse a falar do DCI, sendo assim os TDI não tem purga, é deixar a tampa aberta por algum tempo e acelerar até sair o ar todo pelo mini tubo.

                                    Não precisas de tirar o termostato, basta a mangueira inferior, que ja retira uma grande parte, e meter a mangueira a pressao pelo reservatorio.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                      Pensei que estivesse a falar do DCI, sendo assim os TDI não tem purga, é deixar a tampa aberta por algum tempo e acelerar até sair o ar todo pelo mini tubo.

                                      Não precisas de tirar o termostato, basta a mangueira inferior, que ja retira uma grande parte, e meter a mangueira a pressao pelo reservatorio.
                                      Sim realmente no erwin ele não fala em tirar o termostáto eu só disse porque é o que se costuma fazer para limpar mais facilmente o anti congelante que fica no bloco, assim era escusado de esperar que ele abra.
                                      No caso do meu ele refere em tirar o tubo inferior do radiador, do copo do filtro de óleo e da bomba de água secundária. Mas como a abraçadeira do copo é de díficil acesso só vai lá com aquele alicate próprio, só tiro dos outros dois e uso o aspirador para tirar os restos. lol

                                      Comentário


                                        Caros,

                                        Alguém sabe a cor e diluição ORIGINAL que traziam os Opel Astra F a gasolina?

                                        Comentário


                                          Boas,

                                          Usando este tópico tenho aqui algumas dúvidas.

                                          Como é que a água entra para o bloco do motor se o termostáto está lá no caminho?
                                          Se temos de esperar que aqueça como é que o termostato vai abrir se não tem água dentro do bloco? (isto já tendo drenado o sistema antes).
                                          No meu caso em particular o termostato está partido só tem as tubagens, as duvidas são agora quando colocar o novo termostato.

                                          O carro em questão é um Lupo 1.0 (motor AHT) de 1999.
                                          Qual a quantidade de liquido?
                                          Onde e como remover o ar do sistema? não encontro nenhuma valvula para sangrar o mesmo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Dgoncalves Ver Post
                                            Boas,

                                            Usando este tópico tenho aqui algumas dúvidas.

                                            Como é que a água entra para o bloco do motor se o termostáto está lá no caminho?
                                            Se temos de esperar que aqueça como é que o termostato vai abrir se não tem água dentro do bloco? (isto já tendo drenado o sistema antes).
                                            No meu caso em particular o termostato está partido só tem as tubagens, as duvidas são agora quando colocar o novo termostato.

                                            O carro em questão é um Lupo 1.0 (motor AHT) de 1999.
                                            Qual a quantidade de liquido?
                                            Onde e como remover o ar do sistema? não encontro nenhuma valvula para sangrar o mesmo.
                                            O termostato apenas tapa um lado.

                                            O motores VW são de purga automatica, para isso serve aquele tubinho que vai para o deposito.

                                            Comentário


                                              Então até fiz o serviço +/-
                                              Levou quase 5L, vou aproveitar então a fazer umas quantas mudas até lhe meter o termostato a ver se lava alguma ferrugem.
                                              Ontem ainda lhe dei uma mangueirada pra dentro do motor e radiador e saiu a jorra castanha toda.

                                              Meti água do desumidificador (não como solução definitava).
                                              Serve como água destilada ou não tem nada a ver?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Dgoncalves Ver Post
                                                Então até fiz o serviço +/-
                                                Levou quase 5L, vou aproveitar então a fazer umas quantas mudas até lhe meter o termostato a ver se lava alguma ferrugem.
                                                Ontem ainda lhe dei uma mangueirada pra dentro do motor e radiador e saiu a jorra castanha toda.

                                                Meti água do desumidificador (não como solução definitava).
                                                Serve como água destilada ou não tem nada a ver?
                                                Sim serve.

                                                Mas quando fizeres o atesto final usa destilada + o G13 na proporção 55% G13 45 água destilada.

                                                Para o caso de ficar ainda água dentro do circuito.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Dgoncalves Ver Post
                                                  Então até fiz o serviço +/-
                                                  Levou quase 5L, vou aproveitar então a fazer umas quantas mudas até lhe meter o termostato a ver se lava alguma ferrugem.
                                                  Ontem ainda lhe dei uma mangueirada pra dentro do motor e radiador e saiu a jorra castanha toda.

                                                  Meti água do desumidificador (não como solução definitava).
                                                  Serve como água destilada ou não tem nada a ver?
                                                  Essa água serve perfeitamente,eu repetiria esse processo diversas vezes até sair água completamente limpa,inclusive convém ligar varias vezes a sofagem para a água circular pelo radiador da sofagem,de modo a limpar também,e quando já sair limpa colocava g12 a 50%,ou caso seja comprado concentrado,diluiria a 50% com água destilada.

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                                                    Originalmente Colocado por Dgoncalves Ver Post
                                                    Então até fiz o serviço +/-
                                                    Levou quase 5L, vou aproveitar então a fazer umas quantas mudas até lhe meter o termostato a ver se lava alguma ferrugem.
                                                    Ontem ainda lhe dei uma mangueirada pra dentro do motor e radiador e saiu a jorra castanha toda.

                                                    Meti água do desumidificador (não como solução definitava).
                                                    Serve como água destilada ou não tem nada a ver?
                                                    Se é para purgar até água normal podes usar. Ela não vai viver tempo suficiente no circuito ao ponto de criar corrosão. Mas se tiveres acesso fácil a água destilada, é melhor claro.

                                                    Outra coisa, podes também usar um aditivo de limpeza de radiadores para libertar mais porcaria. O da Liqui Moly é bom.

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                                                      Já tenho o termostato encomendado que até não é propriamente barato pra este carro.
                                                      O vaso de expansão está bem sujo tb. E estou pensando antes de ir gastar dinheiro num novo limpar aquele (com vinagre).
                                                      Já tentei com agua, sal grosso e abanar muito, limpa mas deixa muita porcaria ainda.

                                                      E agora um pouco mais arriscado mas será que se deitar um litro de vinagre dentro do circuito deixar umas horas ou uma noite vai limpar algo sem atacar as juntas?
                                                      A teoria é simples (é barato em comparação aos aditivos, o vinagre amolece a ferrugem, e nem é das coisas mais àcidas)

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                                                        Originalmente Colocado por Dgoncalves Ver Post
                                                        Já tenho o termostato encomendado que até não é propriamente barato pra este carro.
                                                        O vaso de expansão está bem sujo tb. E estou pensando antes de ir gastar dinheiro num novo limpar aquele (com vinagre).
                                                        Já tentei com agua, sal grosso e abanar muito, limpa mas deixa muita porcaria ainda.

                                                        E agora um pouco mais arriscado mas será que se deitar um litro de vinagre dentro do circuito deixar umas horas ou uma noite vai limpar algo sem atacar as juntas?
                                                        A teoria é simples (é barato em comparação aos aditivos, o vinagre amolece a ferrugem, e nem é das coisas mais àcidas)

                                                        O vaso de expansão o que eu fazia era limpar o melhor possivel e colocar o mesmo,e porque? Porque já me aconteceu em alguns carros trocar o vaso por ter água já a sair limpa,mas o anticongelante,com o tempo vai limpando a ferrugem,e o vaso volta a ficar todo sujo mesmo como anticongelante limpo,e já vi muitas oficinas da moda "daquelas que fazem vídeos para o youtube",a fazerem o mesmo já que trocam os vasos por tudo e por nada vá-se lá saber porque,e alguns dos carros voltaram lá um tempo depois e filmaram novamente e o vaso já estava sujo outra vez,por isso pelo menos no espaço de 1 ano,eu não trocava o vaso!

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                                                          Originalmente Colocado por Dgoncalves Ver Post
                                                          Já tenho o termostato encomendado que até não é propriamente barato pra este carro.
                                                          O vaso de expansão está bem sujo tb. E estou pensando antes de ir gastar dinheiro num novo limpar aquele (com vinagre).
                                                          Já tentei com agua, sal grosso e abanar muito, limpa mas deixa muita porcaria ainda.

                                                          E agora um pouco mais arriscado mas será que se deitar um litro de vinagre dentro do circuito deixar umas horas ou uma noite vai limpar algo sem atacar as juntas?
                                                          A teoria é simples (é barato em comparação aos aditivos, o vinagre amolece a ferrugem, e nem é das coisas mais àcidas)

                                                          Sujidade no deposito é o menos, o que interessa é no motor.

                                                          Não, não metas vinagre nenhum, ou qualquer aditivo.

                                                          Limpa com agua e enche com G13+agua destilada, simples.
                                                          Editado pela última vez por Illusion; 28 February 2020, 11:46.

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                                                            Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
                                                            O vaso de expansão o que eu fazia era limpar o melhor possivel e colocar o mesmo,e porque? Porque já me aconteceu em alguns carros trocar o vaso por ter água já a sair limpa,mas o anticongelante,com o tempo vai limpando a ferrugem,e o vaso volta a ficar todo sujo mesmo como anticongelante limpo,e já vi muitas oficinas da moda "daquelas que fazem vídeos para o youtube",a fazerem o mesmo já que trocam os vasos por tudo e por nada vá-se lá saber porque,e alguns dos carros voltaram lá um tempo depois e filmaram novamente e o vaso já estava sujo outra vez,por isso pelo menos no espaço de 1 ano,eu não trocava o vaso!
                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            Sujidade no deposito é o menos, o que interessa é no motor.

                                                            Não, não metas vinagre nenhum, ou qualquer aditivo.

                                                            Limpa com agua e enche com G13+agua destilada, simples.
                                                            Vou tentar limpar o deposito porque está mesmo feio, custa a ver o nível sem abrir.
                                                            Comprei o carro com o termostato avariado (diga-se completamente partido, mas sem saber, depois de desmontar confirmei a dúvida de não chegar aos 90ºC).
                                                            Mudei: velas, filtro de ar e de gasolina e já o carro parece outro.
                                                            O termostato vou montar este fds, já vou na 2ª leva de água limpa, e acho que ainda meto outra leva nova até à muda para G12 (já tenho um bidon lá em casa).
                                                            Isso e o óleo e já a brincadeira passa de 100€ (10% do valor do carro), mas acho que vai cumprir o seu objectivo como deve ser.

                                                            Confesso que demasiada limpeza nestes carros mais velhos penso sempre que vai acabar em rupturas algures.
                                                            Tenho vontade de experimentar meter gasóleo no circuito do óleo para limpar a borra, mas acho muito agressivo, vou apenas colocar um óleo sintético.

                                                            Preciso apenas que ele dure mais uns 3 /4 aninhos a passar na inspeção e se alguém o quizer depois por 700€ vendo! XD

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
                                                              O vaso de expansão o que eu fazia era limpar o melhor possivel e colocar o mesmo,e porque? Porque já me aconteceu em alguns carros trocar o vaso por ter água já a sair limpa,mas o anticongelante,com o tempo vai limpando a ferrugem,e o vaso volta a ficar todo sujo mesmo como anticongelante limpo,e já vi muitas oficinas da moda "daquelas que fazem vídeos para o youtube",a fazerem o mesmo já que trocam os vasos por tudo e por nada vá-se lá saber porque,e alguns dos carros voltaram lá um tempo depois e filmaram novamente e o vaso já estava sujo outra vez,por isso pelo menos no espaço de 1 ano,eu não trocava o vaso!
                                                              Vaso novo 14€ para uma scienic

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