Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
    Disseram-me que óleo solúvel em água misturado na água/líquido de refrigeração do motor era bastante bom e bom substituto de anti-congelante

    Óleo este que é utilizado nos circuitos de refrigeração dos moldes de plásticos onde existem temperaturas de trabalho bastante elevadas em relação a um motor convencional

    Alguém me sabe dizer se a utilização deste óleo em relação ao anti-congelante é benéfico ou nem por isso?
    Um colega meu tem um R21 Turbo (clássico) e foi nessa do óleo solúvel...
    Teve de comprar outro Bloco do motor pois o que tinha ficou como um coador (só furos!).

    Comentário


      Originalmente Colocado por draper Ver Post
      Um colega meu tem um R21 Turbo (clássico) e foi nessa do óleo solúvel...
      Teve de comprar outro Bloco do motor pois o que tinha ficou como um coador (só furos!).
      Qual foi a explicação para isso acontecer?

      Comentário


        O bloco já estava bastante corroído devido à má qualidade do anticongelante usado pelo anterior dono (se canhar nem usava...).
        Como o óleo solúvel a alta temperatura (~90ºc -temp. motor) é corrosivo, acabou com o bloco...

        Comentário


          Originalmente Colocado por draper Ver Post
          O bloco já estava bastante corroído devido à má qualidade do anticongelante usado pelo anterior dono (se canhar nem usava...).
          Como o óleo solúvel a alta temperatura (~90ºc -temp. motor) é corrosivo, acabou com o bloco...
          Pois se calhar só usava mesmo água corrente e nada mais ...

          Mas o óleo solúvel não é corrosivo pelo simples facto de na indústria utilizarem-no para protecção das peças contra ferrugem e outros... Se calhar querias dizer que tem uma boa função de limpeza e remoção e que ajudou a abrir a fendas no bloco desse Renault...

          No entanto, pondo esse caso à parte, não existe problema em utilizar óleo solúvel num circuito onde não existe quaisquer sinais de corrosão por utilização de anti-congelante, certo?

          Comentário


            Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
            Pois se calhar só usava mesmo água corrente e nada mais ...

            Mas o óleo solúvel não é corrosivo pelo simples facto de na indústria utilizarem-no para protecção das peças contra ferrugem e outros... Se calhar querias dizer que tem uma boa função de limpeza e remoção e que ajudou a abrir a fendas no bloco desse Renault...

            No entanto, pondo esse caso à parte, não existe problema em utilizar óleo solúvel num circuito onde não existe quaisquer sinais de corrosão por utilização de anti-congelante, certo?
            Na indústria utiliza-se para protecção das peças contra corrosão mas é à temperatura ambiente. Num centro de maquinação ele pode ser pré-aquecido a ~50ºC, mais que isso não.

            Podes é lavar o motor com óleo solúvel (para funcionar como desencostrante) e depois passar com água (bastante) para limpar bem. Depois aplicar um bom anticongelante!
            Editado pela última vez por draper; 10 January 2013, 14:22.

            Comentário


              Originalmente Colocado por draper Ver Post
              Na indústria utiliza-se para protecção das peças contra corrosão mas é à temperatura ambiente. Num centro de maquinação ele pode ser pré-aquecido a ~50ºC, mais que isso não.

              Podes é lavar o motor com óleo solúvel (para funcionar como desencostrante) e depois passar com água (bastante) para limpar bem. Depois aplicar um bom anticongelante!

              E porque é que esse óleo acima de 50ºc se torna corrosivo?

              Comentário


                Porque o óleo soluvel é uma mistura de óleo de corte + água. O oxigénio da água a temp. elevadas começa a reagir quimicamente com a composição do óleo formando acidos que aceleram a corrosão.

                Comentário


                  Draper, tenho duas duvidas para tirar se me puderes responder! A primeira é se existe algum produto/método eficaz para tirar a ferrugem que tem lacrada no vaso de expansão de agua. No do meu Alfa Romeo já tentei com sal, pedras, cilit bang, ácido muriático também, mas nada... Se souberes ou alguém souber, que me diga. A outra questão é se realmente os produtos de limpeza para radiadores são realmente eficazes. Eu no meu Renault tinha o radiador da sofagem entupido cheio de lama e ferrugem, graças a deus saiu com, mas gostaria de saber como funciona realmente esses produtos e se são eficazes. Um grande abraço para ti Draper e muito obrigado pela sempre tua ajuda amigo!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por zarizard Ver Post
                    Draper, tenho duas duvidas para tirar se me puderes responder! A primeira é se existe algum produto/método eficaz para tirar a ferrugem que tem lacrada no vaso de expansão de agua. No do meu Alfa Romeo já tentei com sal, pedras, cilit bang, ácido muriático também, mas nada... Se souberes ou alguém souber, que me diga. A outra questão é se realmente os produtos de limpeza para radiadores são realmente eficazes. Eu no meu Renault tinha o radiador da sofagem entupido cheio de lama e ferrugem, graças a deus saiu com, mas gostaria de saber como funciona realmente esses produtos e se são eficazes. Um grande abraço para ti Draper e muito obrigado pela sempre tua ajuda amigo!
                    Certos vasos de expansão dado o tipo de plástico de que são fabricados, a ferrugem fica 'lacrada' (Em alguns Renault também acontece isso). A solução é mesmo comprar um vaso de expansão novo.

                    Recordo-me que no antigo Clio do meu sogro, ficou tão 'lacrada' que nem o nível já se via...

                    O efeito dos produtos de limpeza dos radiadores é sempre relativa: se estiverem muito impregnados de sujidade, o resultado fica aquém do esperado. É uma questão de experimentar.

                    Comentário


                      É que para o Alfa já não há! o 19 levou um novo foi barato até 10 euros, agora para o Alfa já não há!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                        Porque o óleo soluvel é uma mistura de óleo de corte + água. O oxigénio da água a temp. elevadas começa a reagir quimicamente com a composição do óleo formando acidos que aceleram a corrosão.
                        Ah não sabia, mas sendo assim é uma boa solução para limpeza e chega

                        Obrigado pela explicação

                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                        Certos vasos de expansão dado o tipo de plástico de que são fabricados, a ferrugem fica 'lacrada' (Em alguns Renault também acontece isso). A solução é mesmo comprar um vaso de expansão novo.

                        Recordo-me que no antigo Clio do meu sogro, ficou tão 'lacrada' que nem o nível já se via...

                        O efeito dos produtos de limpeza dos radiadores é sempre relativa: se estiverem muito impregnados de sujidade, o resultado fica aquém do esperado. É uma questão de experimentar.
                        Olha pelo que aprendi com o pessoal dos Renault, os vasos de expansão que estavam todos castanhos colocas uma solução de Mistolin misturada com água no interior, deixavas aquilo actuar e depois esvaziavas e colocavas pequenas pedras no interior e com um pouco de água agitavas até sair tudo ou pelo menos a grande parte da sujidade

                        Já o fiz num Clio e resultou ;)

                        Comentário


                          Boa tarde,estou com uma duvida,posso usar este anticongelante no meu renault clio dci 65 de 2002?

                          INUGEL LL.jpg

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                            Boa tarde,estou com uma duvida,posso usar este anticongelante no meu renault clio dci 65 de 2002?

                            [ATTACH]112709[/ATTACH]
                            Podes usar com toda a confiança pois cumpre a norma Renault Type-D.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por draper Ver Post
                              Podes usar com toda a confiança pois cumpre a norma Renault Type-D.
                              Ok.........obrigada,amanha já o vou comprar,apanhei-o numa casa de peças em promoção(10 euros/5 litros)

                              Comentário


                                Paraflu onde andas tu... ??

                                Comentário


                                  O paraflu é bom,sem duvida,mas também muito caro.
                                  Usei-o em tempos num punto que tive,na FIAT, custou 17 euros/5 litros.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                    Ok.........obrigada,amanha já o vou comprar,apanhei-o numa casa de peças em promoção(10 euros/5 litros)

                                    Belo preço de facto, por esse Motul.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                      Podes usar com toda a confiança pois cumpre a norma Renault Type-D.
                                      No site da Motul só encontro esta informação: UNE 26-361; SAE J814 / 1034; BS 6580; USA O-A548 y JIS2234,

                                      relativamente a este anti-congelante...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                        No site da Motul só encontro esta informação: UNE 26-361; SAE J814 / 1034; BS 6580; USA O-A548 y JIS2234,

                                        relativamente a este anti-congelante...

                                        http://www.motul.com/system/product_...pdf?1324461640

                                        Dependendo do mercado o mesmo produto tem 2 nomes:
                                        - INUGEL LongLife
                                        - Inugel Optimal

                                        Comentário


                                          alguém sabe que anticongelante usam na midas?

                                          Comentário


                                            Alguém me pode confirmar se o Motul Inugel G12 cumpre a norma "Mazda MEZ MN 121D". Obrigado

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jfdiogo Ver Post
                                              Alguém me pode confirmar se o Motul Inugel G12 cumpre a norma "Mazda MEZ MN 121D". Obrigado
                                              O Motul Inugel G12 não tem escrito no rótulo que cumpre a norma Mazda MEZ MN 121D, mas é anticongelante AOT de tecnologia similar a essa norma (e a muitas outras).

                                              Até na cor é igual ao usado na rede Mazda

                                              Comentário


                                                Esqueci-me de dizer que é para um Mazda 3 1.6 D (BK). O que tem neste momento é verde, e também jáme disseram que a norma Mazda MEZ MN 121D equipara-se à norma ASTM D3306 / D4656. A pergunta que faço agora é se a cor neste caso interessa, tendo as mesmas caracteristicas do liquido original. Mais uma vez obrigado.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jfdiogo Ver Post
                                                  Esqueci-me de dizer que é para um Mazda 3 1.6 D (BK). O que tem neste momento é verde, e também jáme disseram que a norma Mazda MEZ MN 121D equipara-se à norma ASTM D3306 / D4656. A pergunta que faço agora é se a cor neste caso interessa, tendo as mesmas caracteristicas do liquido original. Mais uma vez obrigado.
                                                  A norma ASTM D3306 é a norma standard para anticongelantes com base de glicol.
                                                  A ASTM D4656 é a norma standard para anticongelante pré-diluido a 50% com base de etilenoglicol.

                                                  Estas 2 normas são a base de todas as normas dos construtores.

                                                  Existem 2 tipos de anticongelantes:
                                                  Os IAT (Inorganic Acid Technology): geralmente de côr verde ou azul e devem ser mudado a cada 2 anos ou 50.000km
                                                  Os OAT (Organic Acid Technology): geralmente de cor amarelo ou vermelho com duração 'long-life' (min. 5anos/250.000km)

                                                  O porquê das cores?
                                                  Não se deve misturar anticongelantes de cor diferente, pois reagem quimicamente.
                                                  Antes de mudar o anticongelante, deve ser feita uma purga total ao sistema de refrigeração.

                                                  Existem excessões à regra: exemplo o Ford Super Plus Premium é verde/azul (mas é um OAT) e no meu Fiesta aguentou 18anos

                                                  Agora tenho Motul Inugel 50% e não conto em voltar a mudar (até lá o carro acaba...)
                                                  Editado pela última vez por draper; 01 April 2013, 21:12.

                                                  Comentário


                                                    Muito útil e no amazon.co.uk compra-se a bom preço:

                                                    Deve-se fazer um controlo no inicio de cada estação (verão/inverno).

                                                    Comentário


                                                      o que tem a dizer do anticongelante da marca Motrio (-25º) de cor verde? Foi colocado por um agente renault.

                                                      Isso é o mesmo da ELF?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                        Muito útil e no amazon.co.uk compra-se a bom preço:
                                                        Deve-se fazer um controlo no inicio de cada estação (verão/inverno).
                                                        como funciona esse aparelho, ele mede a % de água existente no anti congelante?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          o que tem a dizer do anticongelante da marca Motrio (-25º) de cor verde? Foi colocado por um agente renault.
                                                          Isso é o mesmo da ELF?
                                                          O Motrio -25ºC é um anticongelante 'universal' para Renault mais 'démodés' (antigos) e/ou multimarcas.
                                                          É produzido pela Durand.


                                                          O anticongelante Renault cumpre a norma Renault Type-D (40%), e esse sim é de origem Total/Elf

                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          como funciona esse aparelho, ele mede a % de água existente no anti congelante?
                                                          Ele mede só misturas de 50% anticongelante/50% água. Indica é o estado de conservação do antigel.

                                                          Comentário


                                                            ele tinha o anticongelante renault (elf/total) da embalagem preta que foi colocado na troca da distribuição e bomba de água (noutra oficina).

                                                            Agora fui á renault para trocar o radiador da chauffage e como tiveram de tirar o anticongelante, meteram esse da motrio. É um mégane II , por isso não se pode dizer que é antigo.

                                                            Achas que deva trocar já? ou daqui a 2 anos ?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                              ele tinha o anticongelante renault (elf/total) da embalagem preta que foi colocado na troca da distribuição e bomba de água (noutra oficina).

                                                              Agora fui á renault para trocar o radiador da chauffage e como tiveram de tirar o anticongelante, meteram esse da motrio. É um mégane II , por isso não se pode dizer que é antigo.

                                                              Achas que deva trocar já? ou daqui a 2 anos ?
                                                              Já não troques, mas daqui a 2 anos mete um bom anticongelante, senão passas a vida a pôr radiadores...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X