Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
    Boas,

    Uma das coisas que quero fazer ao Punto é um flush completo ao sistema de refrigeração.

    O plano é esvaziar tudo o que lá está. Depois encher de água destilada, deixar aquecer um bocado e esvaziar de novo.
    Depois vou encher novamente de água destilada, juntar o aditivo de limpeza da Liqui molly, aquecer e esvaziar.
    Finalmente desmonto o tanque de expansão que la está, monto um novo e atesto o sistema com Paraflu diluído a 50% com aguandestilada.

    A minha questão é se devo optar pelo Paraflu 11 ou pelo Up.
    Sei que o Up é superior em performance e durabilidade por ser orgânico, mas apenas foi adoptado pela Fiat em 2007.
    Sendo o Punto de 2002, fico na dúvida se devo usar o 11, que provavelmente é o original do carro, ou se faço a mudança para o Up.

    Cumprimentos


    Sent from my iPad using Tapatalk Pro
    Usa o UP.

    Depois de aplicares o flush da LM,limpa mais uma vez o circuito com água,assim não ficam restos que iram encurtar a duração,expectro do novo anticongelante.

    Comentário


      Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
      Usa o UP.

      Depois de aplicares o flush da LM,limpa mais uma vez o circuito com água,assim não ficam restos que iram encurtar a duração,expectro do novo anticongelante.
      Sim, também me parece que será melhor o UP.
      Não encontrei ainda informação de quanto líquido de refrigeração leva o carro.
      O Paraflu Up há concentrado em embalagens de 1L ou diluído a 50% pronto a usar em embalagens de 5L.
      O que é melhor?
      Li que fazendo um flush ao sistema, se usar o 50%, ele na prática vai ficar mais “fraco” porque vão ficar bolsas de água destilada no circuito.
      Confirma-se? É melhor comprar o concentrado?


      Sent from my iPad using Tapatalk Pro

      Comentário


        Se disseres qual o motor decerto poderei ajudar-te[emoji28]

        Comentário


          Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
          Sim, também me parece que será melhor o UP.
          Não encontrei ainda informação de quanto líquido de refrigeração leva o carro.
          O Paraflu Up há concentrado em embalagens de 1L ou diluído a 50% pronto a usar em embalagens de 5L.
          O que é melhor?
          Li que fazendo um flush ao sistema, se usar o 50%, ele na prática vai ficar mais “fraco” porque vão ficar bolsas de água destilada no circuito.
          Confirma-se? É melhor comprar o concentrado?


          Sent from my iPad using Tapatalk Pro
          Eu compraria concentrado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
            Eu compraria concentrado.
            Por aqui igual, pela sua facilidade.

            Ainda me lembro em tempos (uns bons anos...) ter visto à venda o de 5L no Auchan, fiquei parvo

            Comentário


              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
              Se disseres qual o motor decerto poderei ajudar-te[emoji28]
              Claro, esqueci-me desse pequeno detalhe…
              Fiat 1.8 16V 130cv

              Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
              Por aqui igual, pela sua facilidade.

              Ainda me lembro em tempos (uns bons anos...) ter visto à venda o de 5L no Auchan, fiquei parvo
              O que tem o concentrado em prol da facilidade?


              Sent from my iPad using Tapatalk Pro

              Comentário


                Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                Claro, esqueci-me desse pequeno detalhe…
                Fiat 1.8 16V 130cv



                O que tem o concentrado em prol da facilidade?


                Sent from my iPad using Tapatalk Pro
                Leva 5.8 litros.

                Compra 4 litros de concentrado.

                Pões a mistura a 50% dentro do circuito,quando sobe ao nivel do vaso de expansão completa até ao nivel máximo com puro.

                E depois quando o nivel baixar,o que é normal completas com a mistura previamente diluida a 50%.

                Atenção,vê se existem purgas no circuito de refrigeração.

                Comentário


                  Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                  Leva 5.8 litros.

                  Compra 4 litros de concentrado.

                  Pões a mistura a 50% dentro do circuito,quando sobe ao nivel do vaso de expansão completa até ao nivel máximo com puro.

                  E depois quando o nivel baixar,o que é normal completas com a mistura previamente diluida a 50%.

                  Atenção,vê se existem purgas no circuito de refrigeração.
                  Obrigado pela ajuda.
                  Então vou comprar 4L de Paraflu Up concentrado.
                  Em relação à água para fazer a mistura, compro água destilada normal? Daquela que se vende na Norauto para uso nas baterias?
                  Ou há alguma água mais indicada?

                  Edit: ha está água destilada no Auchan:


                  Isto assim é o indicado para fazer a diluição para os 50%?
                  E para fazer os flushes ao sistema? É com água desta?
                  Se o sistema leva 6 litros quase, para fazer os flushes é meter 6 litros desta água destilada, por a circular e depois esvaziar e repetir?

                  Sent from my iPhone using Tapatalk Pro
                  Editado pela última vez por gdourado07; 07 September 2021, 16:04.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                    Obrigado pela ajuda.
                    Então vou comprar 4L de Paraflu Up concentrado.
                    Em relação à água para fazer a mistura, compro água destilada normal? Daquela que se vende na Norauto para uso nas baterias?
                    Ou há alguma água mais indicada?

                    Edit: ha está água destilada no Auchan:


                    Isto assim é o indicado para fazer a diluição para os 50%?
                    E para fazer os flushes ao sistema? É com água desta?
                    Se o sistema leva 6 litros quase, para fazer os flushes é meter 6 litros desta água destilada, por a circular e depois esvaziar e repetir?

                    Sent from my iPhone using Tapatalk Pro
                    Podes usar essa água à vontade,se o circuito estiver muito sujo as duas primeiras vezes podes usar água del cano à vontade.

                    Não te esqueças de purgar o circuito a cada vez se existir um ou vários purgadores de circuito.

                    Deixa aquecer,abrir o termostato,e depois quando o motor estiver morno repete a operação até obteres um líquido/água limpa.

                    Depois procede como te referi no meu post mais acima.

                    Se o circuito apresentar sinais de ferrugem e o termostato nunca foi mudado,aproveita para o fazer.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                      Podes usar essa água à vontade,se o circuito estiver muito sujo as duas primeiras vezes podes usar água del cano à vontade.

                      Não te esqueças de purgar o circuito a cada vez se existir um ou vários purgadores de circuito.

                      Deixa aquecer,abrir o termostato,e depois quando o motor estiver morno repete a operação até obteres um líquido/água limpa.

                      Depois procede como te referi no meu post mais acima.

                      Se o circuito apresentar sinais de ferrugem e o termostato nunca foi mudado,aproveita para o fazer.
                      Obrigado mais uma vez.
                      Vou ver o preço do termostato. Mas acredito que para um Punto não deva ser nenhuma fortuna. Pelo sim, pelo não encomendo já um juntamente com o tanque de expansão e mudo.

                      Em relação à água, eu perguntei porque ouvi dizer que se deve usar água destilada, depois outras pessoas falam em água desmineralizada ou deionizada…

                      Para limpar o circuito e fazer os vários flushes, acredito que aquela água destilada do Auchan a 0,80 eur cada 5 litros seja mais que suficiente.
                      Mas para fazer a mistura final com o Paraflu fiquei na dúvida se há algum tipo de água mais indicado ou recomendado.


                      Sent from my iPhone using Tapatalk Pro

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                        Obrigado mais uma vez.
                        Vou ver o preço do termostato. Mas acredito que para um Punto não deva ser nenhuma fortuna. Pelo sim, pelo não encomendo já um juntamente com o tanque de expansão e mudo.

                        Em relação à água, eu perguntei porque ouvi dizer que se deve usar água destilada, depois outras pessoas falam em água desmineralizada ou deionizada…

                        Para limpar o circuito e fazer os vários flushes, acredito que aquela água destilada do Auchan a 0,80 eur cada 5 litros seja mais que suficiente.
                        Mas para fazer a mistura final com o Paraflu fiquei na dúvida se há algum tipo de água mais indicado ou recomendado.


                        Sent from my iPhone using Tapatalk Pro
                        Para fazer a mistura qualquer água desmineralisada,destilada serve.

                        Comentário


                          Boa tarde, para uma Volvo XC70 de 2004 com o 2,4 TD qual o anticongelante recomendado por favor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por joann Ver Post
                            Boa tarde, para uma Volvo XC70 de 2004 com o 2,4 TD qual o anticongelante recomendado por favor.
                            Anticongelante verde 50%
                            Norma/Aprovação TR-31854114-002
                            9.0L de líquido.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Anticongelante verde 50%
                              Norma/Aprovação TR-31854114-002
                              9.0L de líquido.
                              Obrigado

                              Comentário


                                Boas

                                Vou fazer uma lavagem ao circuito de um Micra K11. A água que saiu estava cor de lama mas sem oleosidades. O radiador estava roto, pelo que vai ser trocado e o vaso de expansão também. A minha questão é que as flanges onde os tubos encaixam no motor estão algo ferrugentas e uma até está um pouco podre mesmo na ponta. A minha ideia é lixar aquilo e pintar com tinta anti-corrosão (do género hammerite) para contaminar o menos possível a nova "água". Há algum problema? Poderá a tinta sair em contacto com o glicol?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                  Boas

                                  Vou fazer uma lavagem ao circuito de um Micra K11. A água que saiu estava cor de lama mas sem oleosidades. O radiador estava roto, pelo que vai ser trocado e o vaso de expansão também. A minha questão é que as flanges onde os tubos encaixam no motor estão algo ferrugentas e uma até está um pouco podre mesmo na ponta. A minha ideia é lixar aquilo e pintar com tinta anti-corrosão (do género hammerite) para contaminar o menos possível a nova "água". Há algum problema? Poderá a tinta sair em contacto com o glicol?
                                  Não pontes nem coloques nada.

                                  Apenas um bom líquido de refrigeração para estancar a corrosão.

                                  Vw G12 Evo

                                  Ou vw g13

                                  Comentário


                                    Vou voltar a trocar o liquido refrigeração no Punto 1.9Ds, o que foi feito não me convenceu, nem sequer tiraram o tubo do radiador.

                                    Tenho em casa Petronas Paraflu 11, coloco 30% ou 50% na diluição?

                                    Obg,

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                      Vou voltar a trocar o liquido refrigeração no Punto 1.9Ds, o que foi feito não me convenceu, nem sequer tiraram o tubo do radiador.

                                      Tenho em casa Petronas Paraflu 11, coloco 30% ou 50% na diluição?

                                      Obg,


                                      A 50%.

                                      Se fores ver, é o que a Fiat costuma recomendar sempre.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        A 50%.

                                        Se fores ver, é o que a Fiat costuma recomendar sempre.
                                        Ok, obrigado nto

                                        Tenho que tirar o tubo em baixo do radiador ou posso tirar o outro liquido pelo tubo de retorno?




                                        Editado pela última vez por Mat1977; 05 January 2022, 19:48.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                          Ok, obrigado nto

                                          Tenho que tirar o tubo em baixo do radiador ou posso tirar o outro liquido pelo tubo de retorno?




                                          Faz cuidado que esse anticongelante já está diluído.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                            Faz cuidado que esse anticongelante já está diluído.
                                            Ok, obrigado PSoares,

                                            Este anticongelante já não necessita de ser diluído com água?

                                            Cpts,

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                              Ok, obrigado PSoares,

                                              Este anticongelante já não necessita de ser diluído com água?

                                              Cpts,


                                              Não, esse já não.

                                              Já está diluido a 33%

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                                Ok, obrigado PSoares,

                                                Este anticongelante já não necessita de ser diluído com água?

                                                Cpts,
                                                Não,como refere na embalagem é uma mistura já pronta a 33%,que garante -20 e o mínimo de proteção,ou seja nunca o diluas abaixo dos 33%,visto que os 33% é o mínimo para qualquer mistura de anticongelante para garantir o minimo de proteção anticorrosiva,anti cavitação e calorífica,mas não compromete em nada o expectro de longevidade do anticongelante.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Não, esse já não.

                                                  Já está diluido a 33%
                                                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                  Não,como refere na embalagem é uma mistura já pronta a 33%,que garante -20 e o mínimo de proteção,ou seja nunca o diluas abaixo dos 33%,visto que os 33% é o mínimo para qualquer mistura de anticongelante para garantir o minimo de proteção anticorrosiva,anti cavitação e calorífica,mas não compromete em nada o expectro de longevidade do anticongelante.
                                                  Mas se sistema do carro leva 6 Lts, se tenho uma embalagem com 5 lts, como faço? vou comprar outra embalagem igual ou coloco água?
                                                  Editado pela última vez por Mat1977; 06 January 2022, 00:07.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                                    Mas se sistema do carro leva 6 Lts, se tenho uma embalagem com 5 lts, como faço? vou comprar outra embalagem igual ou coloco água?
                                                    O ideal será meter anticongelante no teu caso.

                                                    Ou então metes água destilada e posteriormente tiras fora o que está no vaso de expansão e acrescentas puro sem o diluìr no vaso.

                                                    Comentário


                                                      Como o PSoares refere, eu compraria um litro de concentrado e juntaria a isso.

                                                      Comentário


                                                        Se enfiar os 5L já é bom.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                          O ideal será meter anticongelante no teu caso.
                                                          O carro levou há 3 dias uma substituição, usava água delcano, e na oficina levou liquido que nem vi marca, sei que era azul.

                                                          Ou então metes água destilada e posteriormente tiras fora o que está no vaso de expansão e acrescentas puro sem o diluìr no vaso.
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Como o PSoares refere, eu compraria um litro de concentrado e juntaria a isso.
                                                          Como assim nto?

                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Se enfiar os 5L já é bom.
                                                          Meto os 5 lt diretos do Petronas Paraflu 11, porque fica sempre liquido no bloco, é isso?

                                                          O Punto leva 6 lts segundo o manual do mesmo.

                                                          Editado pela última vez por Mat1977; 06 January 2022, 11:10.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                                            Como assim nto?


                                                            Meto os 5 lt diretos do Petronas Paraflu 11, porque fica sempre liquido no bloco, é isso?

                                                            O Punto leva 6 lts segundo o manual do mesmo.



                                                            Estava a referir, em comprares 1L de puro e colocares primeiro esse no enchimento e só depois o garrafão de 5L que já está misturado.

                                                            Mas em todo o caso e como o eblase refere, são poucas as situações em que sai tudo, portanto os 5L que tens, na volta ainda te sobram mesmo assim. Há no entanto um ou outro bloco, que tem um "bujão" no próprio bloco, para retirar o que fica no bloco, mas não é o caso do 1.9 da Fiat

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                              Estava a referir, em comprares 1L de puro e colocares primeiro esse no enchimento e só depois o garrafão de 5L que já está misturado.

                                                              Mas em todo o caso e como o eblase refere, são poucas as situações em que sai tudo, portanto os 5L que tens, na volta ainda te sobram mesmo assim. Há no entanto um ou outro bloco, que tem um "bujão" no próprio bloco, para retirar o que fica no bloco, mas não é o caso do 1.9 da Fiat
                                                              Obrigado,

                                                              Tiro o liquido que lá está pelo tubo de retorno ou tenho de tirar o tubo por baixo que sai do radiador?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X