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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

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    Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Esse termostato é mais caro do que outros, porque o dito tem o sensor de temperatura englobado.
    Eu por acaso tinha já encomendado estas peças, com preço de revenda, 89,00 termostato + 8,00 tubos, mas não me senti com coragem em mudar o termostato.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
      Eu por acaso tinha já encomendado estas peças, com preço de revenda, 89,00 termostato + 8,00 tubos, mas não me senti com coragem em mudar o termostato.
      Nem foi caro... .

      Esse circuito já estava,ou está com alguma corrosão.

      Volta e meia,pelo menos mais duas vezes muda o anticongelante.

      Comentário


        E francês...


        https://fr.calorstatbyvernet.com/produit/TH6832.88J/

        Comentário


          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
          Nem foi caro... .

          Esse circuito já estava,ou está com alguma corrosão.

          Volta e meia,pelo menos mais duas vezes muda o anticongelante.
          Desde que tenho o "charuto" Já levou 3 lavagens e mudanças de liquido.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
            Desde que tenho o "charuto" Já levou 3 lavagens e mudanças de liquido.
            Desde que tens o veículo,anteriormente já podia estar mal tratado.

            Esse motor por "norma" deve mudar o anticongelante a cada 2/3 anos.

            Os anticongelantes com técnologia mais antiga eram mais suscéptiveis à corrosão e perdiam o efeito anticorrosivo num espaço de tempo mais curto.

            Experimenta pegar num desses tubos velhos e parte um,verás que o padrão da rachadela será seco de dentro para fora.

            Mas três lavagens é bom,pede que te façam uma mistura de 50%,ajuda a limpar os depósitos melhor do que uma mistura mínima a 33/35%.

            Comentário


              Um desses tubos está grávido à conta do óleo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                Desde que tens o veículo,anteriormente já podia estar mal tratado.

                Esse motor por "norma" deve mudar o anticongelante a cada 2/3 anos.
                Os anticongelantes com técnologia mais antiga eram mais suscéptiveis à corrosão e perdiam o efeito anticorrosivo num espaço de tempo mais curto.
                Experimenta pegar num desses tubos velhos e parte um,verás que o padrão da rachadela será seco de dentro para fora.

                Mas três lavagens é bom,pede que te façam uma mistura de 50%,ajuda a limpar os depósitos melhor do que uma mistura mínima a 33/35%.
                Claro, o veículo estava maltratado, excepto chapa, pintura, estofos e supensão. O motor tirando o problema da bomba, está bom ainda hoje foi comentado pelos mecânicos na oficina.

                Tenho o carro desde o dia 29 Dezembro 2021 e tem sido tratado até ficar TOP á minha maneira.

                Liquidos dos carros todos, costumo mudar em intervalos 2 anos e alguns em 1 ano, sempre com liquido com as normas da marca e modelo do veículo.
                Este pelo aspecto, acho que sempre levou água da torneira. Agora já levou 2 mudas de Paraflu 11 (da Petronas) aplicação directa sem ser diluído.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Um desses tubos está grávido à conta do óleo.
                  grávido á conta do óleo? como assim eblase

                  Comentário


                    Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

                    Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                    Eu tinha alguma razão em suspeitar que o problema de não disparar a ventoinha seria o termostato, hoje a oficina substituiu o termostato e os 2 tubos que vão ao filtro de óleo, braçadeiras novas mesmo fora desta parte e mais 4,0 L de liquido de refrigeração, estava tudo uma colado com ferrugem, até um tubo tinha um remendo e o termostato encontrava-se aberto (muito caro este termostato), acho que ficou bom esta parte
                    Pelo aspecto é um termóstato igual ao que troquei na doblo, na Roménia dei 25€
                    E achei caro, bons tempos que comprei para o punto a uns 5€
                    Editado pela última vez por fabiodobill20; 13 January 2022, 06:51.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                      Pelo aspecto é um termóstato igual ao que troquei na doblo, na Roménia dei 25€
                      E achei caro, bons tempos que comprei para o punto a uns 5€



                      Normal que termostato seja igual, já que bloco em si, é o mesmo.

                      Comentário


                        Boas malta. Ainda pegando neste assunto sobre os níveis, que aliás já postei aqui recentemente num tópico em que me foi mudado todo o kit de distribuição INA e respectiva bomba de agua da mesma marca.
                        Por longos meses o nível andou sempre um pouco a cima do MAX.
                        De há umas semanas para cá e com apenas 1 ano de material e 10.000km, reparei que o mesmo estava a frio uns milímetros a baixo do máximo.
                        Repus acima um pouco como está na figura.
                        Hoje a frio e com uns 800 km feitos, está no nível um pouco abaixo do máximo, e quando em quente fica exatamente no máximo.
                        Mas ainda há uma semana a quente estava ligeiramente acima do nível máximo (meio centímetro)
                        A oficina disse que assumia, mas só se o nível baixasse para o mínimo, e o ressoado que viram por baixo da bomba, podia ser do inicio quando foi montada. Segundo ele é normal.
                        Realmente vi no site da Gates que uma bomba nova nos primeiros kilometros pode verter um pouco enquanto acama.
                        Mas esta baixa será normal?
                        Alguém aqui tem um Pug 308 hdi com o nível um pouco acima do máximo há muito tempo sem baixar?
                        Ou já é cronico o carro "vomitar" o excesso?
                        Penso eu que pelo menos devia manter a frio no nível máximo não?
                        Queria uns pareceres para não ir chatear os gajos há toa...
                        É que um gajo está todos os dias a abrir o capõ com receio...

                        IMG_20220117_173305 copiar.jpg

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                          Boas malta. Ainda pegando neste assunto sobre os níveis, que aliás já postei aqui recentemente num tópico em que me foi mudado todo o kit de distribuição INA e respectiva bomba de agua da mesma marca.
                          Por longos meses o nível andou sempre um pouco a cima do MAX.
                          De há umas semanas para cá e com apenas 1 ano de material e 10.000km, reparei que o mesmo estava a frio uns milímetros a baixo do máximo.
                          Repus acima um pouco como está na figura.
                          Hoje a frio e com uns 800 km feitos, está no nível um pouco abaixo do máximo, e quando em quente fica exatamente no máximo.
                          Mas ainda há uma semana a quente estava ligeiramente acima do nível máximo (meio centímetro)
                          A oficina disse que assumia, mas só se o nível baixasse para o mínimo, e o ressoado que viram por baixo da bomba, podia ser do inicio quando foi montada. Segundo ele é normal.
                          Realmente vi no site da Gates que uma bomba nova nos primeiros kilometros pode verter um pouco enquanto acama.
                          Mas esta baixa será normal?
                          Alguém aqui tem um Pug 308 hdi com o nível um pouco acima do máximo há muito tempo sem baixar?
                          Ou já é cronico o carro "vomitar" o excesso?
                          Penso eu que pelo menos devia manter a frio no nível máximo não?
                          Queria uns pareceres para não ir chatear os gajos há toa...
                          É que um gajo está todos os dias a abrir o capõ com receio...

                          [ATTACH]154846[/ATTACH]
                          Uma baixa de nivel depois de mudar a correia de distribuição,coma a bomba de ágia incluida,ou só a bomba devido a qualquer fator pode ser normal se for pouco como no teu caso,pois mesmo o circuito purgado nunca fica a 100%,digámos que a 98%...com o tempo o anticongelante ocupa o espaço das bolhas de ar e o nivel baixa.

                          Aí deve ter descido 100/150ml o que não é alarmante.

                          Sim a tampa do vaso tem uma válvula de sobre pressão que abre se houver pressão acima de xbar.

                          Acrescenta anticongelante 1 cm acima do máx e vigia,se descer muito então é ir ver se existe uma fuga.

                          Pessoalmente quando fazia esse tipo de trabalho e me acontece bricolar lubrifico a junta de da bomba e aplico sempre silicone junta nesse tipo de trabalhos,mesmo que já não seja necessário.

                          Nunca tive stresses,só dá trabalho a limpar no dia que tenha que ser desmontado,raspar e um spray de limpa juntas e está feito.

                          Comentário


                            Pois isso já fiz há 2 semanas, e agora está como na foto...
                            A pergunta era se já aconteceu com mais malta aqui o mesmo neste tipo de motores. Ou se tem o nível no MAX mesmo em frio e mantém sempre por longo período.
                            Mas vou deixar andar mais uns dias.
                            Se baixar alem disto penso já nao ser normal. Mas que diabo estas bombas em quase todos os vídeos que vejo, estão babadas pelo furo de escape...
                            Será que as de origem também dão estes problemas?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                              Boas malta. Ainda pegando neste assunto sobre os níveis, que aliás já postei aqui recentemente num tópico em que me foi mudado todo o kit de distribuição INA e respectiva bomba de agua da mesma marca.
                              Por longos meses o nível andou sempre um pouco a cima do MAX.
                              De há umas semanas para cá e com apenas 1 ano de material e 10.000km, reparei que o mesmo estava a frio uns milímetros a baixo do máximo.
                              Repus acima um pouco como está na figura.
                              Hoje a frio e com uns 800 km feitos, está no nível um pouco abaixo do máximo, e quando em quente fica exatamente no máximo.
                              Mas ainda há uma semana a quente estava ligeiramente acima do nível máximo (meio centímetro)
                              A oficina disse que assumia, mas só se o nível baixasse para o mínimo, e o ressoado que viram por baixo da bomba, podia ser do inicio quando foi montada. Segundo ele é normal.
                              Realmente vi no site da Gates que uma bomba nova nos primeiros kilometros pode verter um pouco enquanto acama.
                              Mas esta baixa será normal?
                              Alguém aqui tem um Pug 308 hdi com o nível um pouco acima do máximo há muito tempo sem baixar?
                              Ou já é cronico o carro "vomitar" o excesso?
                              Penso eu que pelo menos devia manter a frio no nível máximo não?
                              Queria uns pareceres para não ir chatear os gajos há toa...
                              É que um gajo está todos os dias a abrir o capõ com receio...
                              [ATTACH]154846[/ATTACH]
                              Quando em circulação e quando a temperatura sobe até abrir o termostato a água/liquido sobe a cima do máximo, quando o termostato abre, o liquido começa a circular e baixa de volume no vaso para normal, ou seja no máximo.

                              Se reparar quando o carro está frio, o liquido mantêm-se no vaso no máximo.

                              O kit da Gates é um dos melhores que andam aí na casa de peças mas salvo erro vem com a bomba de água da INA (?) mas é da mesma familia.

                              Mas leia este tópico completo, tem interesse.
                              https://forum.motorguia.net/forum-ge...es-partiu.html

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                                Repetido

                                Comentário


                                  Acabei de ler esse tópico. Ainda bem que foi a oficina que comprou o kit. E eu que estava com a ideia que a Dayco seria melhor para o Peugeot...pelo menos mais silenciosa.
                                  Não descartaram a responsabilidade. Vou aguardar a ver se desce mais.
                                  Espero que não...
                                  No site do grupo Schaeffler onde a INA se inclui, nas instruções de montagem da bomba, tem lá bem explicito que o nível do anticongelante deve ficar no meio entre o máximo e mínimo. Pode ser que tenha a ver com a pressão do circuito.
                                  Digo eu...na esperança que assim seja.
                                  Obrigado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                    Acabei de ler esse tópico. Ainda bem que foi a oficina que comprou o kit. E eu que estava com a ideia que a Dayco seria melhor para o Peugeot...pelo menos mais silenciosa.
                                    Não descartaram a responsabilidade. Vou aguardar a ver se desce mais.
                                    Espero que não...
                                    No site do grupo Schaeffler onde a INA se inclui, nas instruções de montagem da bomba, tem lá bem explicito que o nível do anticongelante deve ficar no meio entre o máximo e mínimo. Pode ser que tenha a ver com a pressão do circuito.
                                    Digo eu...na esperança que assim seja.
                                    Obrigado.
                                    Se queres ter a certeza que não há uma fuga é fácil.

                                    Desmonta os resguardos da correia de distribuição e vê se existe uma fuga na bomba de água,contra o bloco motor,estanquidade da junta,ou pelo veio da mesma,e pelo veio sem fazeres andar o motor é raro poder reparar nesse pormenor,sem desmontar a bomba e verificar se existe alguma folga.


                                    Marcas como Dayco,Gates,Continental,INA,SKF,Aisin etc,etc são marcas de qualidade e são marcas que fornecem a montagem de fábrica para muitas marcas,quer seja automóvel,pesados,maquinaria pesada,etc,não me refiro só a correias de distribuição.

                                    É normal que mesmo com o tempo mesmo sem fuga,um pouco de anticongelante baixe do vaso de expansão,existe sempre uma perca muito baixa,mas muito pequena pela rolha deste mesmo.

                                    Comentário


                                      Deixei o carro na oficina.
                                      Vão pôr o circuito sobre pressão, detetar a fuga caso exista, e em caso de ser da bomba, disseram que vão pedir a bomba nova e a correia dentada para substituição ao fornecedor, já que segundo ele, quando se substitui a bomba, a correia deve ser também substituída , a pesar de ter só 1 ano.
                                      Sem encargos para mim. Assim está bem e não perdem o cliente.
                                      Obrigado PSoares e Mat1977 pelos conselhos.
                                      Fiquem bem.
                                      Editado pela última vez por ToniGT; 18 January 2022, 12:59.

                                      Comentário


                                        Próximo tópico é queixar que ficou igual.


                                        Spoilers: nem que montes original. O nível vai baixar novamente.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Próximo tópico é queixar que ficou igual.


                                          Spoilers: nem que montes original. O nível vai baixar novamente.


                                          Acredito. Mas antes de mudar esta bomba, a original apenas repunha o nível 1x por ano, e isto até aos 190.000, e esta 1x por mes...
                                          Mesmo assim cancro nestes motores são as bombas...concordo contigo...
                                          Embora o desgaste precoce também não será da montagem deficiente?
                                          Não rodar a bomba há mão 4 voltas com anticongelante para não rodar a seco no inicio...
                                          Contaminação de anticongelantes ( má limpeza do circuito,diferentes marcas) antes de encher com o novo...
                                          Repor novo anticongelante com o carro quente...
                                          Estas são as advertências no site da Gates e não só sobre uma deficiente montagem.
                                          Se fosse uma bomba da própria marca em exclusivo, poderia supor que era um feitio,má concessão da peça, mas muitos se queixam desta situação de várias marcas de bombas para este modelo...
                                          Estranho.
                                          Mas se tu o dizes é porque já te passou muitas com o mesmo problema.
                                          O que por um lado, já fico a contar que nunca fique perfeito.
                                          Ou menos que fique melhor para não contaminar a correia dentada.
                                          Editado pela última vez por ToniGT; 18 January 2022, 15:36.

                                          Comentário


                                            Ao encheres o circuito o anticongelante vai ter à bomba sem necessidades de andar com o motor.

                                            Além disso o motor só se 'roda' para pôr o motor no ponto para mudar a correia de distribuição,para alinhar os pontos de distribuição do baixo motor com o ponto superior.

                                            Só algumas bombas de água a comando elétrico necessitam de ser comandadas préviamente no momento de encher o circuito para purgar mesmo e a bomba,comando mecânico não é preciso.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                              Ao encheres o circuito o anticongelante vai ter à bomba sem necessidades de andar com o motor.

                                              Além disso o motor só se 'roda' para pôr o motor no ponto para mudar a correia de distribuição,para alinhar os pontos de distribuição do baixo motor com o ponto superior.

                                              Só algumas bombas de água a comando elétrico necessitam de ser comandadas préviamente no momento de encher o circuito para purgar mesmo e a bomba,comando mecânico não é preciso.


                                              Acredito que tenhas razão. Só citei o que li no site aqui; https://www.gatestechzone.com/en/news/2017-06-water-pump-replacement

                                              Afinal o problema após o teste de pressão não era da bomba.
                                              Estive lá ver com o sistema sobre pressão. A bomba embora tenha uma pequena mancha pelo furo, está seca e acastanhada. É normal logo nos primeiros quilómetros após a instalação enquanto acama.
                                              O pingo, muito pouco escorre pelo permutador de óleo. Vao desmontar e trocar as juntas ou ás vezes pode ser os parafusos frouxos. Já vi que eles sabem da poda.

                                              Quem diria. Não é a bomba para variar.
                                              Mas é mais mão de obra que tenho de pagar...
                                              Mas também é a primeira "avaria" em 8 anos que tenho o carro. Não me posso queixar.
                                              Editado pela última vez por ToniGT; 19 January 2022, 13:59.

                                              Comentário


                                                Boas

                                                Ando a tentar limpar o circuito de um Micra K11. Aquilo andava com uma água com cor de ferrugem mas sem oleosidades e tinha o radiador e o vaso rotos. O que fiz até agora:
                                                Desmontei o radiador e o termostato e fiz circular água pelo circuito ( sofagem no quente, claro) até sair limpa. Quando voltei a pegar no assunto, montei o radiador novo e o termostato (limpei e testei e estava bom) e enchi com água destilada, ponho a trabalhar até ligar a ventoínha ou vou dar uma volta para aquecer, desligo e mais tarde (às vezes uns dias) esvazio e volto a fazer o mesmo.
                                                Já repeti este processo pelo menos umas 4 vezes mas volta sempre a sair água acastanhada. Se deixar essa água sossegada, os sedimentos até se acumulam no fundo.
                                                Calculo que a bomba de água esteja suja, assim como o radiador da sofagem e os próprios tubos não consegui limpar a 100% mas também não estavam maus.

                                                Acham que vou acabar por conseguir limpar tudo com mais meia dúzia de ciclos ou é melhor desistir? Ajudará/acelerará usar um produto para limpeza?
                                                Já tenho o vaso novo e o anticongelante Inugel 50% para pôr mas só queria fazer isso quando estivesse tudo limpo...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                  Boas

                                                  Ando a tentar limpar o circuito de um Micra K11. Aquilo andava com uma água com cor de ferrugem mas sem oleosidades e tinha o radiador e o vaso rotos. O que fiz até agora:
                                                  Desmontei o radiador e o termostato e fiz circular água pelo circuito ( sofagem no quente, claro) até sair limpa. Quando voltei a pegar no assunto, montei o radiador novo e o termostato (limpei e testei e estava bom) e enchi com água destilada, ponho a trabalhar até ligar a ventoínha ou vou dar uma volta para aquecer, desligo e mais tarde (às vezes uns dias) esvazio e volto a fazer o mesmo.
                                                  Já repeti este processo pelo menos umas 4 vezes mas volta sempre a sair água acastanhada. Se deixar essa água sossegada, os sedimentos até se acumulam no fundo.
                                                  Calculo que a bomba de água esteja suja, assim como o radiador da sofagem e os próprios tubos não consegui limpar a 100% mas também não estavam maus.

                                                  Acham que vou acabar por conseguir limpar tudo com mais meia dúzia de ciclos ou é melhor desistir? Ajudará/acelerará usar um produto para limpeza?
                                                  Já tenho o vaso novo e o anticongelante Inugel 50% para pôr mas só queria fazer isso quando estivesse tudo limpo...
                                                  Mais um ciclos e pelo menos os sedimentos saiem, mas será sempre bom colocar um termostato novo e tampa do radiador.

                                                  E daqui a 3-4 meses deves mudar novamente o líquido de refrigeração, porque a reserva anti corrosiva vai ser toda gasta a estancar essa corrosão existente.

                                                  Depois aplica vw g13
                                                  Editado pela última vez por Illusion; 19 January 2022, 20:18.

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                                                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                    Boas

                                                    Ando a tentar limpar o circuito de um Micra K11. Aquilo andava com uma água com cor de ferrugem mas sem oleosidades e tinha o radiador e o vaso rotos. O que fiz até agora:
                                                    Desmontei o radiador e o termostato e fiz circular água pelo circuito ( sofagem no quente, claro) até sair limpa. Quando voltei a pegar no assunto, montei o radiador novo e o termostato (limpei e testei e estava bom) e enchi com água destilada, ponho a trabalhar até ligar a ventoínha ou vou dar uma volta para aquecer, desligo e mais tarde (às vezes uns dias) esvazio e volto a fazer o mesmo.
                                                    Já repeti este processo pelo menos umas 4 vezes mas volta sempre a sair água acastanhada. Se deixar essa água sossegada, os sedimentos até se acumulam no fundo.
                                                    Calculo que a bomba de água esteja suja, assim como o radiador da sofagem e os próprios tubos não consegui limpar a 100% mas também não estavam maus.

                                                    Acham que vou acabar por conseguir limpar tudo com mais meia dúzia de ciclos ou é melhor desistir? Ajudará/acelerará usar um produto para limpeza?
                                                    Já tenho o vaso novo e o anticongelante Inugel 50% para pôr mas só queria fazer isso quando estivesse tudo limpo...
                                                    Para limpesa total, usar um bom anticongelante e lavar o sistema 2 ou 3 vezes, só com água não consegue.

                                                    Tive um problema com um permutador de outro carro que deixou passar óleo para o vaso (todo o circuito), e foi assim que o mecânico da marca fez, e liquido anticongelante um pouco caro. Lavou por 3 vezes, mas até hoje mantem-se impecavél e já fez cerca de 50k sem anomalias.

                                                    Comentário


                                                      Boas.
                                                      Hoje vinha com o carro da oficina e senti um ranger ao carregar no pedal de embraiagem.
                                                      Pouco depois ficou o pedal encravado a meio.
                                                      Forcei e saltou uma mola (ver anexo) QWW.jpg
                                                      Mas o pedal mesmo sem a mola, continuou a funcionar bem, não notei diferença sem a mola.
                                                      Escachei a mesma, mas nota-se uma folga no jogo de plástico interior.
                                                      Já mandei vir uma nova.
                                                      Porque terá saltado? Relaxamento dos plásticos?
                                                      E qual a função da mesma? Já que sem ela, o pedal mantém a mesmo funcionamento? Estive a ver o funcionamento da mola ao carregar no pedal e a mola mal se mexe...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                                        Boas.
                                                        Hoje vinha com o carro da oficina e senti um ranger ao carregar no pedal de embraiagem.
                                                        Pouco depois ficou o pedal encravado a meio.
                                                        Forcei e saltou uma mola (ver anexo) [ATTACH]154874[/ATTACH]
                                                        Mas o pedal mesmo sem a mola, continuou a funcionar bem, não notei diferença sem a mola.
                                                        Escachei a mesma, mas nota-se uma folga no jogo de plástico interior.
                                                        Já mandei vir uma nova.
                                                        Porque terá saltado? Relaxamento dos plásticos?
                                                        E qual a função da mesma? Já que sem ela, o pedal mantém a mesmo funcionamento? Estive a ver o funcionamento da mola ao carregar no pedal e a mola mal se mexe...
                                                        Normal nesses carros (e em outros) não é defeito, é feitio.
                                                        Agora prender a mola ou substituir, conforme ela tiver.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                                          Normal nesses carros (e em outros) não é defeito, é feitio.
                                                          Agora prender a mola ou substituir, conforme ela tiver.
                                                          Ela está meio que torta, a parte de dentro parece estar um pouco deformado.
                                                          As meias luas devem estar relaxadas.

                                                          Já pedi há Peugeot para mandar vir. Não tinham em stock.
                                                          18 euros + iva aquele pentelho...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            Mais um ciclos e pelo menos os sedimentos saiem, mas será sempre bom colocar um termostato novo e tampa do radiador.

                                                            E daqui a 3-4 meses deves mudar novamente o líquido de refrigeração, porque a reserva anti corrosiva vai ser toda gasta a estancar essa corrosão existente.

                                                            Depois aplica vw g13
                                                            G13 é offtopic, este tópico é sobre Glicol!
                                                            A sério, porquê o G13? Nestes carros usava-se anticongelante sem silicatos (mas com fosfatos). O mais aproximado ao original seria um P-OAT mas é dificil encontrar na concorrência pelo que estava a pensar usar simplesmente G12+ ou g12++.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                                              Para limpesa total, usar um bom anticongelante e lavar o sistema 2 ou 3 vezes, só com água não consegue.

                                                              Tive um problema com um permutador de outro carro que deixou passar óleo para o vaso (todo o circuito), e foi assim que o mecânico da marca fez, e liquido anticongelante um pouco caro. Lavou por 3 vezes, mas até hoje mantem-se impecavél e já fez cerca de 50k sem anomalias.
                                                              Obrigado.

                                                              Comentário

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