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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

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    Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post

    Nem a autopa...... nem a texol....... vendem estes que mostras! Nos sites apresentam opções em que nenhuma refere a norma Renault!
    O que responderam ao teu pedido de orçamento?

    Comentário


      Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post

      Nem a autopa...... nem a texol....... vendem estes que mostras! Nos sites apresentam opções em que nenhuma refere a norma Renault!
      Na Autopa...

      Tens o Original Renault,Motul Inugel G12 50%,Valeo Anticongelante 50% G12 amarelo.

      Todos estes com a norma da Renault.

      E ainda podes usar o Motul Autocool Optimal que cobre as especificações,à condição de limpar o circuito previamente.

      Aliás mesmo quando se muda de anticongelante mesmo que seja exatamente o mesmo,ou de oitra marca que cubra a norma,por principio devia-se sempre lavar o circuito para eliminar o velho anticongelante que por lá anda... .

      Comentário


        Na Tex...realmente está tudo esgotado.

        Mas podes sempre utilizar um G12+ por exemplo à condição de lavar todo o circuito previamente.

        Os anticongelantes só dão barraca se utilizares um inorgânico em motores modernos.

        Ou se andares a misturar diferentes tipos de técnologias.

        Comentário


          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
          Na Autopa...

          Tens o Original Renault,Motul Inugel G12 50%,Valeo Anticongelante 50% G12 amarelo.

          Todos estes com a norma da Renault.

          E ainda podes usar o Motul Autocool Optimal que cobre as especificações,à condição de limpar o circuito previamente.

          Aliás mesmo quando se muda de anticongelante mesmo que seja exatamente o mesmo,ou de oitra marca que cubra a norma,por principio devia-se sempre lavar o circuito para eliminar o velho anticongelante que por lá anda... .
          A negrito, vai lá ver as normas e vais ver que nenhum refere a TYPE D da Renault, é isto que estou a dizer desde o inicio!!

          Comentário


            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            O que responderam ao teu pedido de orçamento?
            Não pedi orçamento, apenas pesquisei e fiquei surpreendido por não haver opção ao anticongelante de origem!

            Comentário


              Fui a um dos sites que escreveste de forma encriptada e tem lá o anticongelante Renault.



              Pronto a usar 5L
              Concentrado 1L
              Pronto a usar 2L

              Comentário


                Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post

                A negrito, vai lá ver as normas e vais ver que nenhum refere a TYPE D da Renault, é isto que estou a dizer desde o inicio!!
                A norma da RN nada mais é do que um anticongelante OAT.

                Esse da Valeo cobre e bem as necessidades do teu motor.

                Simplesmente postei onque ooderias utilizar no teu motor pelo que encontrei nessas duas lojas online.

                Se estás com tanta coisa,e queres utilizar a norma em questão simplesmemte compra o original da RN,fabricado na Bélgica,numa das subsidiárias da BASF,mas responsabilidade de fabricação da Bardahl europa.

                Comentário


                  Fiat Punto 1.2 69cv ano 2016

                  Qual o anticongelante adequado? Paraflu 11? G12+?

                  O que está lá de momento tem coloração alaranjada

                  Comentário


                    Paraflu UP.

                    Ou qualquer G12+.

                    Comentário


                      Boas malta, o meu fiesta mk8 1.0 ecoboost está me a aparecer que está a aquecer um pouco mais que o que devia, muitas vezes o motor atingue 100/105 no liquido de refrigeraçao .

                      O liquido tambem já tem 4 anos , estava a pensar em trocar, o que aconselham?

                      Já agora o aditivo motul mocool , pode ser usado?Faz alguma coisa ?

                      Comentário


                        E procurar a causa do aquecimento invés de mézinhas?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          E procurar a causa do aquecimento invés de mézinhas?
                          Ele nao anda sempre a 105 , nem coisa parecido , é apenas um pico quando vou a puxar por ele , dai eu querer garantir que o sistema esteja sempre sempre na performance maxima , porque alem de ser um 1.0 está reprogramado , ou seja ja sabemos que é sempre mais calor adicional para o motor ao qual ele originalmente estava projetado

                          Comentário


                            O motor não é projectado para andar quente demais...

                            ​​​​​​Vê lá se não tens outro problema...

                            ​​​​

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                              Paraflu UP.

                              Ou qualquer G12+.
                              o mais equivalente ao UP não seria o G12 em vez do Plus devido a este ultimo já ser um híbrido??
                              pergunto isto pois ando no dilema de desistir do UP mas ainda não consegui perceber quais as opções mais acertadas e se esses híbridos são ou não compatíveis e melhores.
                              estava inclinado para o motul autocool optimal que tambem é OAT como o UP, consta é que alteraram a coloração de rosa para laranja.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                                Boas malta, o meu fiesta mk8 1.0 ecoboost está me a aparecer que está a aquecer um pouco mais que o que devia, muitas vezes o motor atingue 100/105 no liquido de refrigeraçao .

                                O liquido tambem já tem 4 anos , estava a pensar em trocar, o que aconselham?

                                Já agora o aditivo motul mocool , pode ser usado?Faz alguma coisa ?
                                O teu problema não está no liquido de refrigeração.

                                Aponto mais para um termostato a dar as ultimas, uma bomba de água pelo mesmo caminho... Ou pior ainda, uma junta de cabeça a dar sinais.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                                  o mais equivalente ao UP não seria o G12 em vez do Plus devido a este ultimo já ser um híbrido??
                                  pergunto isto pois ando no dilema de desistir do UP mas ainda não consegui perceber quais as opções mais acertadas e se esses híbridos são ou não compatíveis e melhores.
                                  estava inclinado para o motul autocool optimal que tambem é OAT como o UP, consta é que alteraram a coloração de rosa para laranja.
                                  Confirmo o Psoares.
                                  O Paraflu anda esgotado em todo o lado, quase. Onde há, o preço é absurdo.

                                  image.png

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post

                                    Confirmo o Psoares.
                                    O Paraflu anda esgotado em todo o lado, quase. Onde há, o preço é absurdo.

                                    image.png
                                    essas coisas acabam por me baralhar ainda mais.
                                    pelo que percebo esse protect C12+ (ravenol) é OAT sem silicas tal como o UP e o G12, mas o G12+ diz que é OAT mas com mistura de silicas dai eu dizer que é um hibrido.

                                    Comentário


                                      Como a Fiat "agora" é PSA, pode estar a acontecer é esgotar stock antigo e aparecer(ainda não fui espreitar) um produto novo já com etiqueta PSA/Stellantis.

                                      Um pouco como a nova etiqueta da Castrol Há um periodo onde podem aparecer as duas etiquetas até acabar o produto antigo.
                                      Editado pela última vez por eblase; 21 September 2023, 13:19. Razão: +info

                                      Comentário


                                        Ainda sobre o anticongelante Fiat, podem usar um AntiCongelante Si-OAT em motores até 2005 e de 2005 em diante, OAT.

                                        Si-OAT - Normais mais conhecidas (VW G11)
                                        OAT - Normas mais conhecidas (VW G12+ ou G12++)

                                        Contudo, não misturar as cores quando é renovado o anticongelante e ter em conta o tipo de AC e normas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                                          essas coisas acabam por me baralhar ainda mais.
                                          pelo que percebo esse protect C12+ (ravenol) é OAT sem silicas tal como o UP e o G12, mas o G12+ diz que é OAT mas com mistura de silicas dai eu dizer que é um hibrido.
                                          Eu recentemente mudei, deixei o Paraflu de lado, agora usei da Krafft. No futuro, será Krafft também ou LM. Desde que seja G12+, é sempre a andar.

                                          Comentário


                                            Se quiserem ler mais um pouco sobre o FABRICANTE que produz os anticongelantes ORIGINAIS Stellantis(Peugeot, Citroen, ..):
                                            - https://www.arteco-coolants.com/en/s..._english_0.pdf
                                            ou
                                            - Brugarolas Bradol 497

                                            Normas:
                                            PSA B71 5110

                                            Comentário


                                              Qual o anticongelante indicado para um Volvo S60 D5 de 2005?
                                              Alguma norma a respeitar?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                Qual o anticongelante indicado para um Volvo S60 D5 de 2005?
                                                Alguma norma a respeitar?
                                                12.5L de anticongelante na mesma cor que tiver desde que seja do tipo OAT. Originalmente é azul/petróleo mas podes aplicar um G12/G12+/G12++ desde que faças uma boa lavagem para não misturar cores.


                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Se quiserem ler mais um pouco sobre o FABRICANTE que produz os anticongelantes ORIGINAIS Stellantis(Peugeot, Citroen, ..):
                                                  - https://www.arteco-coolants.com/en/s..._english_0.pdf
                                                  ou
                                                  - Brugarolas Bradol 497

                                                  Normas:
                                                  PSA B71 5110

                                                  Acho que continuo com o mesmo dilema
                                                  Esse tal fornecedor do grupo stellantis tambem refere OAT com isenção de silicas, sendo essa a especificação do paraflu Up e do G12.

                                                  continuo na duvida se os G12+ ( com adição de silicas ao OAT) é compativel ou superior.?

                                                  Comentário


                                                    Tens Vários tipos de OAT! É escolher um do tipo igual

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                                                      12.5L de anticongelante na mesma cor que tiver desde que seja do tipo OAT. Originalmente é azul/petróleo mas podes aplicar um G12/G12+/G12++ desde que faças uma boa lavagem para não misturar cores.

                                                      12.5L? Leva assim tanto???

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post

                                                        O teu problema não está no liquido de refrigeração.

                                                        Aponto mais para um termostato a dar as ultimas, uma bomba de água pelo mesmo caminho... Ou pior ainda, uma junta de cabeça a dar sinais.
                                                        deixo um uplad de um log de ontem num excerto em Autoestrada, com 16 graus ambiente , tocou ali nos 100 no coolant com velocidade de 140km/h

                                                        coolant.png?1695638823.png
                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          E qual é o problema mesmo? Há motores que andam a 105 mas marcam 90. Outros que marcam 90 e andam a 75.

                                                          Comentário


                                                            1 duvida: o sistema de refrigeração é estanque ne? Isto é, não é suposto ir perdendo liquido, mesmo que pouco.
                                                            Ou pode acontecer sem significar anomalia?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                              E qual é o problema mesmo? Há motores que andam a 105 mas marcam 90. Outros que marcam 90 e andam a 75.
                                                              Motores PSA, eu no meu e da Maria (308) com a APP já verifiquei que a temperatura normal de funcionamento é acima dos 90°C a faixa normal é 94° até aos ~104° a rondar sempre nos 96°~98° as vezes lá tem o pico aos 104°.

                                                              O mais engraçado e que o ponteiro do 308 marca 80° mas anda sempre acima de 90°(controlo pela ECU). Aquilo foi erro de design ou de marcação de temperatura.
                                                              E sempre que há essa essa variação de temperatura de funcionamento 94°ate aos 104° o ponteiro nem mexe sempre fixo nos 80° +/- a meio.

                                                              Comentário

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