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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

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    #31
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    A minha experiência diz-me exactamente o contrário do que descreves.

    Exemplo meu real: Renault com líquido mudado de 2 em 2 anos no máximo (Elf por acaso) = Ferrugem no circuito.

    Honda com 11 anos e líquido original = líquido limpinho da cor original.
    É sinal que nunca trocaste a bomba de agua no honda, certo?
    Porque se tivesses trocado, terias trocado de liquido.

    Para verem se o liquido é bonzinho, ou se é só agua com corante, metam os dedos no liquido e vejam se o liquido é gorduroso. Se for, tem uma boa percentagem de glicol.

    Comentário


      #32
      Aqui estão as fotos da embalagem original (Glicol inside) :


      G12 1.JPG

      G12 2.JPG

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Pese embora o facto da renault recomendar e usar elf há muitos anos, incluindo na altura em que era raro o renault que ao fim de poucos anos não tinha o circuíto de refrigeração cheio de ferrugem...

        nem sei qual o anticongelante que era utilizado antigamente mas pelo menos em 2001 mudaram a cor de laranja para verde.

        Por acaso é das coisas que tenho mais atênção e se for necessário mudo o liquido e faço uma limpeza de 2 em 2 anos ou mesmo todos os anos. nem fica assim tão caro

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Jackyl Ver Post
          É sinal que nunca trocaste a bomba de agua no honda, certo?
          Porque se tivesses trocado, terias trocado de liquido.

          Para verem se o liquido é bonzinho, ou se é só agua com corante, metam os dedos no liquido e vejam se o liquido é gorduroso. Se for, tem uma boa percentagem de glicol.
          Certo.

          Está a aproximar-se a altura de trocar a bomba, e vou meter líquido original honda lá.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
            nem sei qual o anticongelante que era utilizado antigamente mas pelo menos em 2001 mudaram a cor de laranja para verde.
            Em 1994 já o elf era verde (o que se comprava nos hipers)

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Em 1994 já o elf era verde (o que se comprava nos hipers)
              Só sei que antigamente utilizavam um de cor alaranjada se era elf ou outra marca não sei. Sinceramente não é marca que eu tenha plena confiança mas deve ter alguma qualidade

              Comentário


                #37
                O ELF actual é azul e não verde.

                Comentário


                  #38
                  o líquido de refrigeração da Honda custa 25€ 5 litros, e para além de cumpriri muito bem a sua função tem a característica de conseguir tapar pequena fugas que possam ocorrer no sistema de tubos e/ou radiador!

                  Comentário


                    #39
                    Esses líquidos considerados os melhores onde se podem comprar? Só na marca?

                    Comentário


                      #40
                      vou á volvo e ainda me pedem 50€ por um litro......

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                        vou á volvo e ainda me pedem 50€ por um litro......
                        O quê??? O original da marca que comprei rondou os +- 10 euros, grande abuso, os da volvo devem ter flocos de ouro na mistura.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                          Esses líquidos considerados os melhores onde se podem comprar? Só na marca?
                          Em Lisboa

                          Febi Bilstein (Tal como coloquei num post acima têm várias cores para que não se misture e perca a garantia, possuem para VW, OPEL, FORD, Mercedes, BMW, Etc.)
                          ALECARPEÇAS


                          ESSO (côr azul) - Qualquer bomba ou agente ESSO/Mobil
                          GLICOLSHELL (côr Azul)- nunca mais vi com a saída da Shell de portugal, mas se há lubrificantes e agentes Shell certamente arranjam o liquido.


                          Há outros que já aqui foram indicadas, menciono as marcas acima porque garantidamente têm qualidade e conheço de experiência própria.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                            O da elf é recomendado e usado pela Renault como tal deve ser bom
                            O ORIGINAL é bom.

                            O dos hipers, esqueçam, é água verde.

                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Pese embora o facto da renault recomendar e usar elf há muitos anos, incluindo na altura em que era raro o renault que ao fim de poucos anos não tinha o circuíto de refrigeração cheio de ferrugem...
                            A ferrugem no circuito não depende só do líquido.

                            Mas uma coisa é certa, tive um Clio de 1998 (comprado novo) que manteve o líquido original até 2003 (altura em que fiz a mudança da distribuição) e sempre teve muito bom aspecto (o normal verde fluorescente) e não havia um único vestígio de ferrugem!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              Em Lisboa

                              Febi Bilstein (Tal como coloquei num post acima têm várias cores para que não se misture e perca a garantia, possuem para VW, OPEL, FORD, Mercedes, BMW, Etc.)
                              ALECARPEÇAS


                              ESSO (côr azul) - Qualquer bomba ou agente ESSO/Mobil
                              GLICOLSHELL (côr Azul)- nunca mais vi com a saída da Shell de portugal, mas se há lubrificantes e agentes Shell certamente arranjam o liquido.


                              Há outros que já aqui foram indicadas, menciono as marcas acima porque garantidamente têm qualidade e conheço de experiência própria.
                              Desculpa ser chato, mas em local ficam as lojas?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                Desculpa ser chato, mas em local ficam as lojas?
                                Compra o da Valeo, que há á venda na maioria das casas de peças

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                  O quê??? O original da marca que comprei rondou os +- 10 euros, grande abuso, os da volvo devem ter flocos de ouro na mistura.
                                  Confirmo esse preço, para o liquido usado pelo grupo VW. Foi o que eu paguei!

                                  Vou ter que comprar mais, porque apesar de à uns meses, a junta ter mudada, o circuito limpo, mas mesmo assim aínda ficou lá alguns resíduos do anterior, que era mais rosa (não original) do que lilás (original). Como agora foi mais para fazer a limpeza a fundo, a concentração foi de uma garrafa (1.5L), agora quando for mudar o óleo, vai ser 3L de concentrado original, largo uns 20€ a 21€, mas é o que o manual diz!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Mas esse produto é um concentrado ou já vem pronto a ser usado?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Alguém aqui já usou daquelas ferramentas para testar o nível de protecção, deste género?

                                      http://www.justoffbase.co.uk/Tool-Sh...Freeze-Testers

                                      Será fiável?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                        Mas esse produto é um concentrado ou já vem pronto a ser usado?
                                        Normalmente as marcas vendem em concentrado!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
                                          Normalmente as marcas vendem em concentrado!
                                          E mistura-se com que?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                            Mas esse produto é um concentrado ou já vem pronto a ser usado?
                                            Do grupo vw é pronto a usar, mas penso que existem as 2 versões para escolha, diluido e concentrado.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                              E mistura-se com que?
                                              Água destilada!

                                              Comentário


                                                #53
                                                E as quantidades certas como se sabem? É fácil mudar o liquido ou é preciso ser mecânico(lol)?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                                  E as quantidades certas como se sabem? É fácil mudar o liquido ou é preciso ser mecânico(lol)?
                                                  Desculpa a franqueza, ou não leste o tópico com atenção, ou então queres a papa feitinha e servida no prato.

                                                  No 1º post fala-se das percentagens face à temperatura negativa que se pretende proteger ou atingir.


                                                  Mas também nas embalagens, vem lá descrito como se deve desdobrar o liquido se o mesmo fôr concentrado (se for de uso directo é colocar e já está).

                                                  Normal é 50%~50%, 40%~60% ou 30%~70% sendo Glicol~Água/Água destilada.

                                                  Quanto a recorrer ao mecânico isso depende do grau de dificuldade de cada veiculo e grau de destreza ou à vontade para realizar este trabalho, normalmente não é difícil, o mais importante é ter em atenção a purga de ar que fica na tubagem, mas normalmente o próprio sistema acaba por anular o fenómeno.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                    Desculpa a franqueza, ou não leste o tópico com atenção, ou então queres a papa feitinha e servida no prato.

                                                    No 1º post fala-se das percentagens face à temperatura negativa que se pretende proteger ou atingir.


                                                    Mas também nas embalagens, vem lá descrito como se deve desdobrar o liquido se o mesmo fôr concentrado (se for de uso directo é colocar e já está).

                                                    Normal é 50%~50%, 40%~60% ou 30%~70% sendo Glicol~Água/Água destilada.

                                                    Quanto a recorrer ao mecânico isso depende do grau de dificuldade de cada veiculo e grau de destreza ou à vontade para realizar este trabalho, normalmente não é difícil, o mais importante é ter em atenção a purga de ar que fica na tubagem, mas normalmente o próprio sistema acaba por anular o fenómeno.
                                                    "ou então queres a papa feitinha e servida no prato"->Confesso

                                                    Então imagina que ia ao mecânico para mudar o liquido de refrigeração, levava a minha mistura num garrafão?. Obrigado desde já a paciência

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Quando se compra o liquido já feito(digo não concentrado) também é basicamente Glicol com agua destilada ou tem mais substancias?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                                        Quando se compra o liquido já feito(digo não concentrado) também é basicamente Glicol com agua destilada ou tem mais substancias?
                                                        É o Glicol em percentagem menor e pronto a usar, não tem mais "mistelas" além das necessárias para um liquido de refrigeração.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                          É o Glicol em percentagem menor e pronto a usar, não tem mais "mistelas" além das necessárias para um liquido de refrigeração.
                                                          Qual é melhor então? desculpa lá o abuso....

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                                            Qual é melhor então? desculpa lá o abuso....

                                                            Um abres a emblagem e colocas o conteudo no circuito e mais nada.

                                                            O outro tens de calcular a quantidade de água para a aplicação que queres dar, tens o trabalho de desdobrar segundo a percentagem pretendida, tens um leque mais alargado de hipóteses, em termos de temperaturas mas mais trabalho a realizar e cálculos a fazer.

                                                            É só escolher

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                              Um abres a emblagem e colocas o conteudo no circuito e mais nada.

                                                              O outro tens de calcular a quantidade de água para a aplicação que queres dar, tens o trabalho de desdobrar segundo a percentagem pretendida, tens um leque mais alargado de hipóteses, em termos de temperaturas mas mais trabalho a realizar e cálculos a fazer.

                                                              É só escolher
                                                              És um porreiro

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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